Especiais

3 manhwas parecidos com Solo Leveling (e bons!)

26 minutos para a leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

O fenômeno Solo Leveling tomou conta da internet entre os anos de 2019 e 2020, e não é difícil encontrar em fóruns de pesquisa pessoas pedindo recomendação de manhwas parecidos com Solo Leveling para poderem suprir o buraco que essa história deixa sempre que um capítulo acaba e ainda não tem um novo.

Porém, muita gente se engana em achar que Solo Leveling foi o primeiro ou é o único “mangá” (entre aspas, porque é um manhwa, e há diferença entre os dois termos) de alta qualidade a ser lançado.

Apesar de eu gostar muito de SL, como já comentei anteriormente aqui no site, existem inúmeros títulos que vieram antes que são tão bons quanto, ou até mesmo melhores que a história de Jin-Woo, dependendo do seu ponto de vista.

Nós aqui da Cúpula do Trovão estamos atentos a essa nova tendência e estamos sempre tentando trazer conteúdos de primeira sobre esse ”novo” e fascinante universo das webtoons/manhwas da Coreia do Sul, e até mesmo da China, com seus manhuas.

Os critérios para a elaboração dessa lista foram simples: a obra precisa ter um conceito similar ao de Solo Leveling e ter uma arte no mínimo boa. Pode ser os dois, como pode ser apenas um desses critérios. Mas obrigatoriamente, todas devem ser uma boa história, porque no fim, é isso que importa!

Sem mais delongas, vamos para essa lista de “mangás” parecidos com Solo Leveling!

1) The Beginning After the End

The Beginning after the end parecidos com Solo Leveling
  • Autor: TurtleMe
  • Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, Artes Marciais, Romance
  • Material Original: Web Novel (2017)
  • Ano de lançamento: 2018
  • Status: Em andamento

Sinopse de The Beginnig After the End

“Dizem que a solidão acompanha aqueles com grande poder. Permanecendo como um Rei com força incomparável, status, e fama.

Eu, que uma vez lutei para viver, me afogava em meu raso trono sem nenhuma vontade ou propósito. Haviam muitos que tinham inveja de mim, mas eu diria de bom grado, “Tirem tudo de mim! Será meu presente!”

Um dia, eu finalmente consegui meu presente – uma nova vida. Com uma segunda chance de corrigir meus erros e cumprir meus arrependimentos, permita-me mostrar a você o que um (ex-rei) pode fazer!”

The Beginning After the End (TBAE) é uma web novel americana de mesmo nome que foi lançada no ano de 2017. A webtoon, em sua plataforma oficial (americana), já conta com mais de 2.4 milhões de leituras.

Essa série é ilustrada pelo Fuyuki23, mas infelizmente até o momento não se tem mais informações sobre o mesmo.

The Beginning After the End é uma das obras dessa lista que não atende aos critérios ”temática RPG” mas tem uma arte e ambientação parecidos com Solo Leveling.

Querendo ou não, por se tratar de uma adaptação de uma novel americana, a história tem uma ”pegada” muito mais ocidental que de costume. Ou seja, apesar do autor usar da cultura oriental como base, os pontos culturais que normalmente causam “estranheza” não estão presentes aqui.

A primeira vista, essa webtoon pode parecer um pouco excêntrica, tendo em vista que quase 1/3 de sua primeira temporada é protagonizada por um bebê.

Porém, não se engane. The Beginnig After the End tem uma história muito bem desenvolvida com arcos bem estruturados capazes de fazer você se surpreender em poucos capítulos.

Arte de The Beginnig After the End

Sem dúvidas o primeiro aspecto que merece destaque em TBAE é sua arte. Afinal, o estilo de arte e leitura que consagrou Solo Leveling, colocando-o no status em que ele se encontra hoje, está presente aqui.

Pai de Art correndo em direção a casa explodida

A leitura verticalizada é uma tendência muito bem vinda nas webtoons atuais. A fluidez e a dinâmica que esse formato proporciona oferece uma liberdade criativa até antes nunca vista.

Outro ponto alto na arte desse manhwa é a qualidade de sua arte. A composição de cenas belíssimas, com cores muito bem escolhidas e enquadramentos diferenciados.

Desing parecidos com Solo Leveling, Ser das trevas virando um dragão

História de The Beginnig After the End

A história pode ser novidade para alguns, mas para outros, mais ligados a esse universo é algo extremamente comum. Muitas histórias chinesas são pautadas na reencarnação e no cultivo de algum tipo de energia.

O artigo que eu fiz, Feng Shen Ji: o épico universo dos deuses e da cultura chinesa, é o exemplo perfeito de uma típica história chinesa.

O protagonista é um rei que morre e reencarna como um bebê, porém todas as suas memórias são preservadas. Nesse mundo em que ele renasceu, existe um poder que pode ser ”cultivado” e Arthur, nosso bebê, começa a treinar desde os primeiros anos de vida chegando ao ponto de ser considerada uma criança prodígio.

Mas, não se engane, apesar da vantagem que Arthur possui. Sua jornada será árdua e repleta de desafios.

Art bebê sendo segurado ao alto

Concluo: essa história é fascinante e merece ser lida por todos!

Apesar dos elementos e temática não serem tão parecidos com Solo Leveling, a história é sem dúvidas nenhuma mais ”encorpada” e composta de diversas camadas que deixam essa obra melhor elaborada.

2) Overgeared

Capa overgeared parecidos com Solo Leveling
  • Autor: Park Saenal
  • Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, Artes Marciais, RPG
  • Material Original: Web Novel (2015)
  • Ano de lançamento: 2020
  • Status: Em andamento

Sinopse de Overgeared

Nesse universo, existe um jogo de realidade virtual conhecido como Satisfy. Satisfy é um jogo de RPG, porém a ideia é simular da maneira mais real a vida neste mundo.

Shin Youngwoo tem uma vida desafortunada e agora encontra-se endividado e trabalhando com bicos até mesmo carregando tijolos em canteiros de obras.

Entretanto, a sorte logo entraria em sua vida infeliz. Seu personagem no jogo Satisfy, Greed, descobriria a Caverna do Extremo Norte por meio de uma missão, e nesse lugar, ele encontraria o ”Livro Raro de Pagma” e se tornaria um jogador com uma classe lendária.

Mestre do fogo do inferno Overgeared

Overgeared é uma webnovel coreana de muito sucesso e que atualmente possui mais de MIL capítulos e lançando.

Devido a tal sucesso, saiu uma primeira versão da webtoon no ano de 2017, mas que mais parece que saiu no início dos anos 2000.

Overgeared antes e depois design parecidos com Solo Leveling
Versão antiga e esquerda rework a direita

Porém, no ano de 2020 a obra recebeu uma repaginada pelo Team Argo e está com uma qualidade muito acima da média.

Overgeared é uma webtoon muito recente no mercado mas que já conquistou muitos leitores por aqui. O site que traduz essa obra aqui no Brasil, já conta com mais de 300 mil leituras estando em 13° lugar das webtoons mais lidas.

Esse fato deve-se principalmente a sua temática que está em alta nos dias de hoje, o RPG.

estatisticas de greed, design parecidos com Solo Leveling

História de Overgeared

Essa é uma das obras da lista que tem a estética e arte muito parecidos com Solo Leveling. Provavelmente esse é o primeiro ponto que vai fazer com que você queira ler.

Porém, o que Overgeared tem de melhor não é apenas sua arte. O ponto alto mesmo fica por conta de sua fidelidade aos RPGs de nossos sonhos.

Diferentemente de Solo Leveling, Overgeared é realmente um jogo em que o protagonista entra e sai dele a hora que quer.

Como disse anteriormente, o jogo Satisfy tenta se assemelhar a vida real. Então, se o personagem tem como objetivo criar um item, ele precisa ir até um ferreiro, pegar todos os materiais e leva-los a forja e fazer todos os processos pertinentes a criação desse objeto.

Greed construindo uma flecha

É um processo extremamente prazeroso de se ver e, ao mesmo tempo, gratificante. Mesmo não sendo nós, de fato, que estamos produzindo aquele material, conseguimos sentir as emoções do personagem que o está produzindo.

A ambientação do universo também é muito crível quando pensamos em um jogo. Armas, itens, quests, buffs, debuffs, NPCs; tudo é muito bem pensado e faz parecer que realmente estamos em um jogo de RPG.

Personagens de Overgeared

O desenvolvimento de personagem e a relação entre eles é outro ponto alto da trama.

Greed, de inicio, tem um caráter deplorável, fazendo até mesmo com que o leitor crie uma antipatia por ele. Mas sua evolução ao longo dos capítulos é muito palpável e cadenciada, e não demora para que nos coloquemos em seu lugar e nos sintamos felizes com isso.

Greed cansado

Já os NPCs que surgem, não dá para considerá-los como “descartáveis”, porque é um mais interessante que o outro. Eles possuem tanta personalidade que é difícil ver eles como apenas um “personagem não jogável”.

NPC querendo o corpinho do Greed

Ambientação de Overgeared

Dentre tudo, o ponto mais parecido com Solo Leveling nesse manhwa é a estética e a ambientação. Todavia, a versão mais antiga já tinha todos esse conceitos, mesmo que tenha ficado um pouco diferente de seu rework mais recente.

Agora, em 2020, o sistema do protagonista e como ele é representado é exatamente praticamente igual ao de Solo Leveling.

Greed upando de nivel com um sistema parecidos com Solo Leveling

Porém, o elemento RPG é muito, mas muito mais presente aqui do que no manhwa do Jin-Woo.

Como comentamos no episódio do Cúpula Cast, ”Solo Leveling: a 1ª temporada do manhwa foi LINDA e PERFEITA. Será?”, Solo Leveling se apropria do elemento RPG, mas, pouco a pouco, essa característica vai perdendo sua importância ao longo da trama. Por exemplo, a armadura que Jin-Woo adquire na quest de mudança de trabalho, pouco importa para a fase atual da história – mesmo que ele ainda a use!

Em Overgeared, a principio, cada item é de suma importância e faz uma diferença considerável, e sua classe, diferente de Solo Leveling que é apenas ”Overpower”, permite mais a aproximação com o elemento RPG de construção de itens.

Arte de Overgeared

Dentre todos dessa lista, esse é o que tem os designs, tanto de personagem, quanto de background, mais parecidos com Solo Leveling.

Cena de ação em overgread parecidos com Solo Leveling

Porém, por tratar-se de um manhwa muito mais voltado para a história que para a ação, são poucos os momentos em Overgeared que vemos o que Solo Leveling tem de melhor: páginas inteiras com uma cena praticamente em movimento devido a liberdade da leitura verticalizada.

Mas, Overgeared não decepciona e nos entrega uma arte de encher os olhos, que nos faz perder aquele minutinho a mais, só para admirar a beleza daquilo que estamos vendo.

3) Tomb Raider King

Capa Tomb Raider King, Protagonista a frente segurando algumas reliquias e um corvo atrás
  • Autor: Yoonz
  • Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
  • Material Original: Web Novel (2016)
  • Ano de lançamento: 2019
  • Status: Em andamento

Sinopse de Tomb Raider King

As tumbas dos deuses começaram a aparecer em todo o mundo. Devido a relíquias dentro dessas tumbas, a humanidade começou a cobiçá-las e tomá-las para si.

Porém o que ninguém sabia é que essas relíquias concediam poderes a seus portadores, todavia nem todos foram capazes de dominar essas relíquias e tornaram-se escravos desses deuses.

No entanto, um ladrão de tumbas surge, com apenas um único proposito: roubar todas as relíquias poderosas para si. Essa pessoa é conhecida nas profecias como o “Tomb Raider King”.

Protagonista chegando em Las Vegas

O que faz Solo Leveling ser Solo Leveling?

Muitos irão dizer que é a arte, outros irão dizer que é o protagonista, e ainda terão aqueles que irão dizer que é o conceito como um todo.

Mas meio que não importa, porque Tomb Raider King tem todos esse elementos parecidos com Solo Leveling, só que, ainda assim, consegue ter uma identidade própria. Ou seja, algo que o deixa original e não apenas um derivado.

Talvez, essa seja a obra que mais se assemelha a Solo Leveling dessa lista, e irá agradar até mesmo os leitores mais apaixonados.

Vale ressaltar que a arte dessa webtoon é incrível e fica por conta do estúdio Redice, que é o mesmo responsável pelo manhwa de Solo Leveling.

História de Tomb Raider King

Como dito antes, algo que faz parte da cultura do oriente é o tema reencarnação. Então é muito comum nas obras você se deparar com esse tema de forma direta ou indireta.

Tomb Raider King, assim como Solo Leveling, trata-se disso. O protagonista morre no início da história, porém ao invés de apenas ressuscitar e voltar mais forte, ele volta no tempo para uma época antes do aparecimento da tumba.

Agora, pega a mentalidade de Jin-Woo overpower do capítulo 110, e a coloque no corpinho do Jin-Woo noob do capítulo 1. Imagine a evolução que ele teria dessa forma, com a que ele realmente teve.

E é exatamente isso que acontece em Tomb Raider King. O protagonista já era um ”tomb raider” experiente e volta no tempo com a possibilidade de mudar sua vida por completo.

O conceito da história de ladrão de tumbas é muito interessante. Apesar dessas tumbas serem similares as dungeons que aparecem em Solo Leveling, é fato que elas têm suas peculiaridades, como armadilhas, passagens secretas e, é claro, as relíquias.

Tumba aparecendo em Tomb Raider King

Diferentemente de Solo Leveling, Tomb Raider King não tem grandes cenas de ação. Apesar de haver lutas e embates, a princípio elas são mais simples e menos desafiadoras para o experiente protagonista.

O protagonista de Tomb Raider King

Um dos motivos que levam das pessoas a gostarem de Solo Leveling, é sem dúvidas, o carisma do gostoso protagonista Jin-Woo e seu jeito badass de ser.

Seo Joo-Heon, não fica atrás e é muito parecido com o Jin-Woo.

Sua autoconfiança somada a sua sagacidade o torna uma personagem muito carismático, a ponto de lermos a história somente por esse motivo, querendo ver mais ele ação.

Seo Joo-Heon, personagem com cara de confiante vestindfo uma blusa preta, camisa branca e com cabelos pretos

E é claro, que o Seo Joo-Heon torna-se overpower, porém em uma escala totalmente diferente de Jin-Woo.

A título de comparação, Seo Joo-Heon lembra muito o Joseph Joestar na parte 2 de JoJo’s Bizarre Adventure. Sem dúvidas um personagem muito forte, mas sua verdadeira força está mais na sua inteligência para lidar com os confrontos, do que no poder absoluto propriamente dito.

Arte de Tomb Raider King

Por se tratar dos mesmo estúdio, a arte e o design de Tomb Raider King são extremamente parecidos com Solo Leveling.

Sistema parecidos com Solo Leveling

Na verdade, acho que Solo Leveling estabeleceu um novo padrão na indústria de manhwas e webtoons em geral. Não é difícil achar obras que têm a mesma estética que a obra de Jin-Woo.

Não acho isso necessariamente errado. Pelo contrário, se usado de forma bem feita é algo que padroniza e agrada a nós leitores.

Tomb Raider King mesmo tendo a mesma estética, tem suas particularidades que o tornam diferente e até mesmo único.

Além disso, embora não tendo cenas de ação tão empolgantes quanto Solo Leveling, as lutas são legais e a arte é inegavelmente bem feita.

Cena de ação muito parecidos com solo leveling

De forma alguma, mesmo com todas as semelhanças, essa obra é um “derivado genérico” de Solo Leveling. Definitivamente você deve ler essa obra!

Menção honrosa de “mangá” parecido com Solo Leveling

As obras a seguir estão como uma menção honrosa pelo fato das mesmas ainda não terem se provado como algo realmente recomendável. Eu li todas as obras antes citadas, e também as abaixo, só para ficar claro.

Porém, elas se enquadram em todos os quesitos necessários para estar nessa lista. Dessa forma, essa parte aqui é para aqueles fãs mais hardcore de Solo Leveling que querem ler conteúdos que sejam parecidos com Solo Leveling, independentemente da qualidade final do material.

I) Blade of Evolution

Capa de Blade of Evolution, tudo muito parecidos com solo leveling
  • Autor: Não informado
  • Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, manhua
  • Material Original: ”Original”
  • Ano de lançamento: 2020
  • Status: Em andamento

Sinopse de Blade of Evolution

“Um homem despertou sua habilidade de cura, mas a mesma era inútil. Durante uma missão e uma dungeon subterrânea com seu time, todos os integrantes, exceto ele, foram mortos. Isso aconteceu devido ao furioso “último sacerdote” que escapou devido a essa raid.

Nessa dungeon, o protagonista consegue uma espada e fortalece suas habilidades com ela… O que esse homem sozinho fará diante de tudo isso?

Boss de cabelo branco e aspecto demoniacom parecidos com solo leveling

The Blade of Evolution transcende o ”ser parecido com Solo Leveling”, e passa “a ser o próprio Solo Leveling“.

As informações que constam até então, é que essa obra é declaradamente uma versão chinesa de Solo Leveling, adaptada para o público chinês, visto que a diversas sanções no país que dificultando o acesso ao mesmo.

A arte do manhua é um pouco inconsistente, sendo ora simplesmente sensacional, ora apenas ”ok”.

Desing mais ou menos de Blade of Evolution

Porém, de fato, a arte desse manhua é acima da média e vai agradar boa parte dos fãs de Solo Leveling.

Já quanto a história, o protagonista está trilhando os mesmos passos de Jin-Woo, porém talvez com um ritmo um pouco mais lento. Mas a ação está presente desde o primeiro capitulo dessa obra.

II) Kill the Hero

Capa Kill The hero
  • Autor: D-Dart
  • Gênero: Ação, Aventura, Tragédia
  • Material Original: Webnovel (2018)
  • Ano de lançamento: 2020
  • Status: Em andamento

Sinopse de Kill the Hero

Um dia, o mundo se transformou em um ‘jogo’. ‘Dungeons’ e ‘monstros’ apareceram nas cidades e os ‘jogadores’ que receberam a autoridades dos ‘deuses’ surgiram. Se Jun-Lee, o mestre da guilda do Messias, que traria a salvação ao mundo, e confiando nisso, eu me tornei um de seus companheiros.

Mas ele não era um herói e nem mesmo o messias, como o mundo o considerava. Ele é um herói nojento com a ambição de governar o mundo. Eu morri pelo fio de sua lâmina na última dungeon, ou era isso que eu pensava.

O anúncio que ouvi no momento em que morri “Iniciando o jogo”. Eu voltei ao passado, quando ainda não tinha despertado como um jogador. E dessa vez, serei eu que irei CAÇÁ-LO.

Protagonista de Kill the Hero evoluindo por matar monstros parecidos com Solo Leveling

Kill the Hero é igual, porém diferente

Algo estava acontecendo na Coreia do Sul no ano de 2018, porque é muita coincidência duas obras com protagonista necromancers saírem praticamente simultaneamente.

Pegue Solo Leveling e tire todo o glamour do mesmo, eis que temos Kill the Hero.

A principio, parece apenas mais um tentando surfar na onda chamada Solo, porém é fácil perceber que apesar das semelhanças o caminho tomado está sendo outro.

Entretanto, Woo Jin-Kim é um necromante raiz. Esqueça as sombras estilosas e cheias de personalidade do Jin-Woo. Aqui o protagonista realmente invoca os mortos, literalmente, mortos.

Protagonista invocando um esqueleto com seu poder necromance parecidos com Solo Leveling

Diferentemente de Jin-Woo, que apesar de ser ”solo” ainda é dotado de algumas virtudes, Woo Jin-Kim está mais para um anti-herói, e é solo não só em sua caçada, mas também em sua vida.

O objetivo de Jin-Woo desde o ínicio era nobre: ganhar dinheiro o suficiente para pagar o tratamento de sua mãe e pagar a faculdade de sua irmã.

Porém, em Kill The Hero, como o próprio nome já diz, o protagonista tem como único objetivo, matar aquele que é considerado o herói do povo, o ”messias”.

Protagonsita de capa ajoelhado frente a dois outros personagens

Kill the Hero tem uma narrativa mais densa e mais pesada. Trata-se de uma história de vingança, as guildas não são boazinhas, heróis não são heróis e ser um caçador não é tão vantajoso.

Kill the Hero é sem dúvidas muito interessante e é muito parecido com Solo Leveling.

O único motivo pelo qual o mesmo não apareceu dentre os principais, se deve ao fato de sua arte, que apesar de bonita, não chega aos pés da de Solo Leveling.

Finalizando…

Primeiramente, algumas obras não foram incluídas nessa lista pois já há uma análise sobre as mesmas aqui no nosso site. São elas:

Portanto, elas são recomendadissimas e você precisa no minimo dar uma conferida! Além disso, de fato, há diversas outros títulos, mangás e manhwas, que devem ser parecidos com Solo Leveling que deveriam entrar nessa lista.

Contudo, por se tratar de algo tão recente, aqui no Brasil, é difícil acompanhar os inúmeros “lançamentos” que saem por mês, pois não temos isso sendo divulgado de maneira oficial ainda por aqui. Menos o próprio Solo Leveling, que será publicado pela NewPOP em terras brasileiras.

Então, façamos assim: deixa ai nos comentários sua recomendação de mangá/manhwa parecido com Solo Leveling e o porquê de ele valer a pena.

Assim, vamos aumentar ainda mais essa lista com base nas recomendações de vocês (se valerem a pena, claro, rs).

Escrito por

Pedro Bernardes

Profissional de Educação Física

Cult | Atleta | Leitor compulsivo

Belo Horizonte - MG

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo