Especiais

5 animes de slice of life impossiveis de esquecer pt.1

15 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Animes de slice-of-life que tratem exclusivamente do dia a dia dos personagens tendem a ser tediosos para os não admiradores do gênero. 

Todavia, saiba que eu acredito que, na verdade, é impossível ter um anime onde o principal é de fato somente o dia-a-dia dos personagens. 

Afinal, se o dia a dia dos personagens for cheio de reviravoltas e situações dramáticas, o anime será considerado um “drama”. Se for cheio de amorzinhos, será um romance. Se for sobre a rotina de treino de um clube esportivo, será de “esporte”. 

Sendo assim, é difícil ter o slice-of-life como o gênero predominante em uma obra, porém ele pode ser o principal meio pelo qual o gênero principal dela vai se desenvolver.

Neste post-recomendação da Cúpula do Trovão, busquei em minha memória os animes slice-of-life que mais me marcaram. Ora pela incrível maneira como mostram o dia-a-dia dos personagens, ora como a narrativa dessas obras continua interessante mesmo sendo só uma “rotina de alguém”.

Ressalto que os animes a seguir são inesquecíveis. Por qual principal motivo? Primordialmente porque você começa a se sentir dentro do dia a dia dos personagens. Da vida deles. Vivencia todas suas angústias, tristezas e conquistas, sejam elas provenientes de um ambiente romântico, amigável ou trabalhoso.

Vamos a lista!

1. Bakuman

Bakuman, top slice of life, protagonistas quebrando a cabeça
  • Gêneros: Slice-of-life, Drama, Romance
  • Estúdio: J.C. Staff
  • Material original: Mangá (agosto 2008 – abril 2012)
  • Episódios: 
    • Primeira temporada: 25 (outubro 2010 – março 2011) 
    • Segunda temporada: 25 (outubro 2011 – março 2012)
    • Terceira temporada: 25 (outubro 2012 – março 2013)

Quando criança, Moritaka Mashiro (Saiko) sonhava em se tornar um mangaká, igual seu herói e tio, Kawaguchi Tarou, o criador de um mangá de comédia bem popular do passado. 

Entretanto, devido a um triste acontecimento, o protagonista desiste de seu sonho e começa a passar seus dias de colegial estudando. Saiko passou a desejar se tornar um assalariado comum.

Contudo, um dia, Akito Takagi (Shuujin), o estudante destaque do colégio e aspirante a escritor, acha um caderno pessoal de Saiko na escola. Caderno este que continha muitos desenhos e rascunhos de Saiko, e isso chamou a atenção de Shuujin.

Vendo o gigantesco potencial dos desenhos de seu colega, Shuujin aborda o desenhista com a seguinte proposta: se tornarem mangakás, juntos.

Após muita relutância e dúvida, Saiko, com intuito de impressionar a garota por quem ele tem uma queda, a bela Azuki Miho, aceita a proposta de Shuujin. A partir dali ambos começam a trabalhar juntos sob o pseudônimo de “Ashirogi Muto”. 

Bakuman mostra o passo a passo para se tornar um mangaká. Além disso, trata sobre as dificuldades e obstáculos que costumam afugentar as pessoas do dificílimo mercado de mangás japonês. 

Grandes nomes do mercado como Naruto, One Piece e Bleach são referenciados o tempo todo no anime. Até mesmo a grandiosa Shueisha é mencionada o tempo inteiro.

Olha, eu não vou dizer a você se o Saiko e o Shuujin conseguem de fato se tornarem mangás famosos, mas uma coisa eu vou dizer: assista Bakuman.

2. Shirobako

Elenco de Shirobako vendo fogos de artificio
  • Gêneros: Slice-of-life, Comédia, Drama
  • Estúdio: P.A. Works
  • Material original:  Anime original.
  • Episódios: 24 (outubro 2014 – março 2015

Em Shirobako, você acompanhará a mesma concepção, elaboração e produção de Bakuman. Só que dessa vez, dos animes

Miyamori Aoi é a protagonista e, junto dela, você conhecerá o processo de criação de um anime e aprenderá sobre as dificuldades e problemáticas que os profissionais dessa área enfrentam dia após dia em uma cansativa e estressante rotina.

Shirobako também acompanha 4 das melhores amigas de Miyamori em suas respectivas jornadas para adentrar no mundo da animação japonesa.

Graças a isso, é possível vivenciar diferentes ramos da indústria: dublagem, animação 2D e 3D, elaboração de roteiros e a produção do anime em si. 

A parte legal é que as 5 garotas atuam em áreas diferentes, mas todas com o mesmo objetivo. Elas almejam produzir de maneira profissional o anime amador que elas fizeram quando participavam do clube de animação, no ensino médio.

O anime começa nessa parte do ensino médio, aliás. Mas já no primeiro episódio há o clássico time-skip levando a audiência para 2,5 anos no futuro. Nesse futuro, Miyamori e suas amigas já se encontram no mercado, porém talvez não como gostariam.

Shirobako é mais do que a história de um grupo de garotas, é uma história sobre trabalho duro, superação e, acima de tudo, perseverança. Além disso, de bônus: você vai aprender o processo de criação de um anime! Sério, é só coisa boa!

Será que as garotas conseguem atingir seus objetivos? Ou será que a dura verdade do mercado fará com que elas desistam? Com certeza vale a pena dar uma olhada!

Eu gostei tanto do anime que tenho até um review sobre ele aqui na Cúpula. Shirobako está na Crunchyroll!

3. Violet Evergarden

Violet Evergarden, Slice of life da Cupula
  • Gêneros: Slice-of-life, Fantasia, Drama
  • Estúdio: Kyoto Animation
  • Material original: Light novel (dezembro 2015 – março 2018)
  • Episódios: 13 (janeiro 2018 – abril 2018)

Após o final da Grande Guerra que durou 4 longos anos, o continente Telesis que fora dividido ao meio devido aos conflitos físicos e políticos, começa a se recuperar com êxito.

Violet é o nome de uma garota que fez a linha de frente nesta guerra sangrenta. Ela fora criada somente com o propósito de dizimar seus inimigos no campo de batalha, e sua missão foi bem-sucedida. Ou, quase.

Apesar de ter concluído seu objetivo, Violet perdeu uma das coisas mais importantes de sua vida. Talvez a única coisa importante para ela. Isso torna a situação de nossa protagonista um tanto quanto triste e melancólica.

Ao acordar, Violet descobre que além de ter perdido seu maior tesouro, a Grande Guerra tirou outra coisa importante dela. Suas principais armas: seus braços. 

A recuperação não é fácil, mas Violet, agora veterana de guerra, começa a se esforçar para conseguir se adaptar às próteses que são seus novos membros superiores. A adaptação é necessária pois provém de um convite para trabalhar em uma agencia postal.

Adotada pela família Evergarden (daí o nome do anime), Violet agora se encontra numa pesada situação: ela perdeu seu maior bem e seus braços. Naturalmente, perdeu junto o seu motivo para viver.

Sob uma animação de altíssima qualidade (talvez uma das mais belas de todos os tempos) e uma trilha sonora personalizada especialmente para ele, o anime de Violet Evergarden conta com maestria a história de superação, esforço e evolução pessoal da mais linda protagonista de 2018.

O anime trata principalmente sobre o dia a dia de Violet, mas já aviso para preparar um lencinho, porque o desenvolver da história é muito emocionante.

Violet está na Netflix!

4. Ano Hana

Ano Hana, passado do elenco. Andando na estrada
  • Gêneros: Slice-of-life, Sobrenatural, Drama
  • Estúdio: A-1 Pictures
  • Material original:  Anime original.
  • Episódios: 11 (abril 2011 – junho 2011)

Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai (apelidado carinhosamente de Ano Hana pela comunidade) conta a história de seis amigos que se afastaram após uma tragédia acontecer com um dos integrantes do grupo, Meiko Honma, uma doce e pequena garotinha. 

Dez anos se passaram desde o acontecido e Jinta Yadomi, um energético ex-membro do agora extinto grupo de amigos, se tornou um garoto recluso à sociedade que só quer passar seu tempo jogando vídeo games.

Em um dia de verão qualquer, Menma (apelido de Meiko) aparece para Jinta e diz que precisa realizar seu desejo final para atingir o seu destino, mas ela não lembra qual é este desejo e por isso veio até o antigo amigo pedindo por ajuda.

Num primeiro momento, Jinta ignora Menma pois acha que ela é apenas uma alucinação causada pelo intenso calor do verão. Afinal, sua querida amiga havia morrido uma década atrás.

Contudo, não leva muito tempo para Jinta digerir e se convencer de que ele realmente está lidando com o fantasma de Menma, e resolve juntar seu antigo grupo de amigos para que juntos consigam ajudar a falecida garota a realizar seu desconhecido último desejo.

O principal problema dessa situação toda é que para poderem ajudar o Gasparzinho feminino, o grupo precisará enfrentar dores adormecidas e arrependimentos guardados, pois ninguém ainda havia de fato superado a tragédia.

Ano Hana é uma obra sobre superação de traumas, amor e amizade, que mostra o dia a dia dos adolescentes. Todavia, destaco que é um drama de alto calibre. Esteja preparado para assistir esse anime, senão você com certeza suará pelos olhos! 

Você pode encontrar Ano Hana na Netflix.

5. Mahoutsukai no Yome

Mahoutsukai no Yome, protagonistas
  • Gêneros: Slice-of-life, Sobrenatural, Fantasia, Magia
  • Estúdio: Wit Studio
  • Material original:  Manga (novembro 2013 – presente)
  • Episódios: 24 (outubro 2017– março 2018)

Hatori Chise, uma garota japonesa de 15 anos, foi vendida por 25 milhões de reais em um leilão para um suspeito cavalheiro mascarado.

A caminho de seu desconhecido destino, ela escuta outras pessoas sussurrando coisas como “o comprador dessa garota conseguiu pôr as mãos em uma Sleigh Beggy, que sortudo”. 

Ignorando os murmúrios, o comprador se revela ser Elias Ainsworth, um mago de aparência… diferenciada.

Não demorou muito para Elias mostrar o quão conveniente são seus poderes de mago, já que ele saiu usando magia de teletransporte para levar ele e Chise ao seu cafofo rural, na Inglaterra, onde viria a se tornar aprendiz do mago. 

Ao chegarem, eles são recebidos por seres mágicos, como fadas e outros bixos esquisitos que somente magos podem enxergar. Porque será que Chise podia enxergá-los, então? ~suspense intensifies

Ah, além de aprendiz, ela é noiva dele. O romance dessa obra é de se chamar a atenção também. Entretanto a história mantém o foco em mostrar o dia a dia do mago e de sua nova aprendiz.

O que seria um Sleigh Beggy? Porque será que Elias tem aquela forma e rosto tão anormal? O gênero slice of life realmente prevalece em meio a tantas possibilidades para um romance ou drama fantasioso? 

Este título contém uma animação do mais alto padrão e uma trilha sonora única e bela que, somadas a toda a mitologia e magia presente nessa obra, é o que a torna o slice of life de fantasia mais marcante dos últimos tempos

Como diria o Dudi: esse anime é praticamente uma releitura da Bela e a Fera, só que melhor! Tá na Crunchyroll!

Finalizando…

Assim como fiz na postagem de recomendação de romances para guardar no coração, procurei me ater a somente os animes de slice of life que atendessem a condição que impus na introdução. Para este post foi: o slice of life tem que ser o principal meio pelo qual a história se desenvolve.

Ou seja, nesse tipo de obra não haverá grandes batalhas que mudam o rumo do anime ou plot-twists revolucionários que fazem com que você se sinta traído pelo roteirista. 

Em animes de slice of life, o legal é acompanhar o passo a passo da desenvoltura dos personagens e da trama, de uma maneira que tende a ser mais lenta e controlada; que chega e ser até chata para alguns.

Lembrando que isso não é regra. Até mesmo nesta lista tinha um anime que de fato trabalhava com plot-twists. Você sabe qual é? Se não sabe, recomendo que assista todas essas recomendações para descobrir rs.

A Cúpula do Trovão não erra quando o assunto é recomendar desenhos japoneses!

Só para não perder o costume, acabo essa postagem com um típico desafio: sem pensar muito, descreve aí um de seus animes de slice of life favoritos com apenas 3 palavras!

O meu provavelmente seria: design perfeito de personagens, um dia a dia trabalhoso e “Annnndeeees Chuuuucky”!

Ou será que seria outro: um protagonista com “olhos de peixe morto”, heroínas um tanto quanto provocantes e Clube de Serviços Voluntários. Difícil me decidir…

Escrito por

André Uggioni

Fundador

Vendedor | Prolixo

Criciúma - SC

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Gosta de animes e mangás? Conheça o nosso podcast!