Especiais

Guia Made in Abyss COMPLETÃO: abismo, bestiário e personagens

90 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Seja muito bem vindo(a) ao super-hiper-mega Guia Made in Abyss, da Cúpula do Trovão!

Nessa incrível postagem, você irá encontrar TUDO o que procura sobre a série Made in Abyss, de Akihito Tsukushi, cujo anime foi ao ar em julho de 2017.

O anime se baseou no material original escrito por Akihito, e esse material é um web-mangá, que iniciou sua publicação em julho de 2013, quatro anos antes da série animada pelo estúdio Kinema Citrus.

A direção da adaptação para anime foi por conta de Masayuki Kojima, e o roteirista foi o Hideyuki Kurata. Ambos foram os responsáveis para as adaptações de filme da série também, Made in Abyss: Tabidachi no Yoake e Made in Abyss: Hōrō Suru Tasogare.

Os dois primeiros filmes são basicamente um compilado dos episódios do anime com poucas diferenças, e o terceiro filme da franquia, Made in Abyss Movie 3: Fukaki Tamashii no Reimei, está previsto para lançamento no dia 17 de janeiro de 2020.

Agora, sem mais delongas, vamos dar início ao super Guia Made in Abyss! Fique a vontade para usar o sumário abaixo para pular para as sessões que mais interessa a você!

Made in Abyss poster com personagens

O Abismo de Made in Abyss

Os Exploradores

explorador made in abyss

Exploradores, também conhecido como Invasores de Caverna, é um termo geral para se referir aos aventureiros que mergulham profundamente no Abismo para explorá-lo e desvendar seus segredos. 

Na cidade à beira do abismo, Orth, os delvers (exploradores, inglês) são considerados heróis, e muitas crianças aspiram se tornar um no futuro.

Afinal, quem não iria querer se inspirar em pessoas que mergulham no poço infernal e retornam com artefatos inestimáveis ​​escondidos no interior, explorando suas profundezas e contribuindo para o estudo do buraco anormal? Fica difícil não se espelhar em gente assim.

Quando no fundo do Abismo, os balões de correio são usados ​​para transportar pacotes leves para a superfície.

Alguns orfanatos, como o Orfanato Belchero, ensinam os órfãos tudo sobre mergulhar. Ou seja, os orfanatos concedem aos seus órfãos a possibilidade de um futuro brilhante, mesmo que eles tenham sido abandonados pela vida.

Os exploradores mais habilidosos são os conhecidos como Apitos Brancos, e eles fizeram descobertas e recuperaram artefatos que mudaram o mundo.

Por conta disso, eles são muito admirados pela população e considerados o pináculo do ranking dos Invasores de Cavernas. 

Enquanto muitos delvers trabalham individualmente ou em pequenos grupos, ocasionalmente, partidos oficiais são formados pelo governo para obter certos itens do Abismo, já que artefatos de graus mais altos podem alterar o equilíbrio de poder entre países.

Devido à tal poder, existem exploradores de diferentes nações que precisam fazer isso ilegalmente, e, às vezes, até competem para colocar as mãos nestes itens raros…

Os Apitos em Made in Abyss

Sinos

Os sinos são os “novatos em treinamento”, ainda aguardando para receber um Apito.

Essa classificação é dada àqueles que estão estudando para se tornarem exploradores, mas ainda precisam realmente entrar no próprio Abismo.

Embora a maioria dos sinos seja dada a crianças pequenas, quando Reg chegou ao orfanato Belchero, ele também recebeu um sino até a sua primeira expedição.

Apito Vermelhos

Os Apitos Vermelhos são os “aprendizes” de exploradores. Eles têm um conhecimento decente do Abismo, e desceram até a 1ª camada por conta própria. É uma classificação comum para crianças pré-adolescentes que estudam desde pequenos os mistérios do grande buraco. 

Obtém-se um Apito Vermelho e o título oficial de explorador após sua primeira descida ao abismo. Embora tenham bastante conhecimento, os Apitos Vermelhos não têm força física para se aprofundar muito, então eles só podem descer até 550 metros.

Ir mais fundo é tratado como um acidente ou comportamento rebelde, e uma equipe de resgate é enviada para trazê-los de volta.

Além disso, se um Apito Vermelho conseguir descer de 1.350 metros até a 2ª camada, isso será tratado como suicídio e as buscas serão canceladas.

Apitos Azuis

Os Apitos Azuis são os “adeptos”. Eles são exploradores mais experientes que conseguiram provar suas capacidades, e podem mergulhar até a 2ª camada do Abismo.

Por isso, provavelmente possuem uma capacidade de combate aceitável para afastar os animais da Floresta da Tentação (veja a próxima sessão do Guia).

Tipicamente e com o treinamento apropriado, é atingido o nível de Apito Azul aos 15 anos de idade. No entanto, existem exceções, como o Marulk.

Apitos da Lua

Os Apitos da Lua são os “professores”. Eles são exploradores altamente proficientes que carregam um extenso conhecimento do Abismo.

Os Apitos da Lua podem se aprofundar na terceira ou na quarta camada com segurança. Portanto, sua capacidade de investigação está em um nível completamente diferente dos Apitos Azuis.

Eles são considerados experientes o suficiente para servir como professores para as novas gerações de delvers.

Apitos Negros

Apitos Negros são os “especialistas”. Eles são exploradores extremamente talentosos que dominam as técnicas de escavação e exploração.

Os Apitos Negros podem chegar à quarta ou quinta camada do Abismo, que é o ponto no qual as tensões da ascensão podem causar insanidade. Às vezes, eles também trabalham sob Apitos Brancos como subordinados e os ajudam em suas expedições.

Apitos Brancos

Apitos brancos são as famigeradas “lendas”. Eles são considerados os maiores exploradores de todos, porque seus feitos mudaram o mundo, e suas descobertas surpreenderam a todos, transformando-os em figuras históricas espetaculares. 

Os Apitos Brancos têm o nome de sua personalidade única (“soberano de” ou “senhor de”) e atingem um nível totalmente novo incomparável ao de outros exploradores, mesmo quando comparados aos Apitos Negros. 

Eles estão armados até os dentes com Artefatos do Abismo e possuem uma capacidade de progressão formidável. Por causa de seu status, qualquer informação transmitida oficialmente por eles é considerada um fato, por mais absurdo que seja.

Os Apitos Brancos não têm limite de profundidade. No entanto, como as maldições de ascensão tornam humanamente impossível sobreviver à subida da 6ª camada, durante a maior parte de sua vida, elas se limitam à 5ª camada. 

Em algum momento, quando eles tomarem a decisão, um Apito Branco descerá na inviolável sexta camada.

Como voltar desse ponto é impossível, essa descida é chamada de “Último Mergulho”, e representa o ponto mais importante de sua carreira; mergulhar em um território amplamente desconhecido.

Seus próprios Apitos não podem ser obtidos por meios convencionais.

A Passagem do Tempo no Abismo

ozen falando do tempo no abismo (1)

Para os conhecedores de Made in Abyss, já é óbvio que o Abismo é um lugar bem fora dos padrões no que diz respeito a eventos sobrenaturais e fenômenos esquisitos.

Uma das peculiaridades mais fatais do Abismo é que, quanto mais profundo uma pessoa desce no Abismo, mais lento o tempo passará para ela. A causa desse fenômeno ainda é um mistério.

Sendo assim, é bastante comum expedições durarem meses ou até anos, mesmo que não sejam tão profundas.

A Doença do Aniversário e os Esqueletos em Oração

A “Doença do Aniversário” é uma misteriosa doença que aflige as pessoas em seu aniversário levando-as à morte no final do dia.

Sabe-se que, até o momento, cinco pessoas foram vítimas desse mal em toda Orth. Geralmente, crianças.

Kyuiu de Made in Abyss com a Doença do Aniversário

Kyuiu foi vítima dessa doença do aniversário e, por enquanto, ele é o único sobrevivente de que se tem conhecimento em Made in Abyss.

Após ter sido levado por Jiruo para fora da ilha, o menino tem uma inexplicável recuperação. 

Ozen de Made in Abyss com as mãos em oração

A relação com os Esqueletos…

Em um spinoff de Made in Abyss, Ozen supõe que essa poderia ter sido uma das causas da morte dos “Esqueletos em Oração”, afirmando que, se você não sabe o que se fazer a respeito de um mal misterioso, só lhe resta rezar.

Esqueleto em Oração diretamente do Abismo de Made in Abyss

Localizada na 1ª camada, a 300 metros da superfície, encontra-se uma torre funerária, onde centenas de esqueletos estimados em cerca de 2000 anos, ficam com as mãos entrelaçadas em oração.

Sob a torre do enterro, há uma tumba com mais esqueletos em oração, estimados em cerca de 4000 anos. E este túmulo leva a um túmulo secundário com esqueletos, estimado em cerca de 6000 anos.

Atualmente, a causa desse ciclo de mortes em massa é desconhecida, mas acredita-se que esteja ligada ao próprio Abismo (como tudo na série Made in Abyss). 

É um assunto de muita preocupação em Orth, já que outros 2000 anos se passaram e a doença misteriosa está circulando mais uma vez, já tendo reivindicado a vida de cinco pessoas.

Acredita-se que a única maneira de escapar da doença é deixar completamente a vizinhança do Abismo.

Sendo assim, por este motivo, aqueles que são incapazes de partir só podem orar e, portanto, é isso que faz com que os moradores teorizem que as mãos apertadas dos Esqueletos em Oração estão relacionadas à doença, pois as vítimas morrem “orando”.

As camadas do Abismo em Made in Abyss

1ª Camada: A Borda do Abismo

Primeira Camada do Abismo de Made in Abyss
  • Profundidade: 0 ~ 1.350 metros
  • Sintomas de ascensão: tontura e leves náuseas 

A primeira camada é a camada mais rasa do abismo, logo abaixo da cidade de Orth. Uma gôndola foi construída entre 50 e 580 metros para acelerar a descida e facilitar a vida dos exploradores.

O ambiente realmente não muda muito, e a vida selvagem é constituída principalmente por animais inofensivos, embora ocasionalmente os predadores da 2ª camada possam ascender em busca de alimentos.

Não há muitos tesouros ou relíquias, mas há um número considerável de Esqueletos de Oração, como já citado.

2ª Camada: Floresta da Tentação/Floresta Invertida

segunda camada do abismo de made in abyss
  • Profundidade: 1.350 ~ 2.600 metros
  • Sintomas de ascensão: náusea pesada, dor de cabeça e entorpecimento dos membros

A Floresta da Tentação é a primeira camada verdadeiramente perigosa do abismo.

Nela, a fauna e o ambiente de repente mudam, transformando-se em uma floresta tropical com vegetação enorme. Ainda, ela é cheia de animais perigosos e a ascensão torna-se cada vez mais difícil, tornando-se um lugar onde apenas exploradores experientes podem investigar.

Caso um Apito Vermelho chegar por conta própria à 2ª Camada, as buscas são canceladas e o fato é tratado como um suicídio, como já dito.

floresta invertida da segunda camada do abismo

No ponto mais profundo (a partir de 2000 metros em diante), o habitat de repente se desloca e se torna a “Floresta Invertida“.

Os predadores no ar tornam-se comuns e as correntes do vento são muito fortes e instáveis. Também fica mais frio e mais escuro, pois recebe pouca luz devido à sua posição invertida.

No mais distante do centro, um acampamento de observação foi construído para servir de ponto de repouso para os exploradores. Atualmente, a Apito Branco Ozen é a responsável pela base.

3ª Camada: A Grande Queda

terceira camada do abismo de made in abyss
  • Profundidade: 3.000 ~ 7.000 metros
  • Sintomas de Ascensão: vertigem combinada com alucinações visuais e auditivas

A terceira camada consiste apenas em um penhasco vertical de 4000 metros, tornando-se uma área altamente desafiadora para se cruzar.

Por conta disso, inúmeros métodos foram tentados para atravessar, variando dentre o uso de artefatos e de dispositivos para diferentes formas.

Porém, o mais seguro é pela rede de cavernas que se encontra no interior de suas paredes. Os predadores aéreos são comuns, incluindo Scarlet Maws (Mandíbulas Escarlates), o que dificulta uma descida vertical mais direta.

4ª Camada: Cálice dos Gigantes

quarta camada do abismo de made in abyss
  • Profundidade: 7.000 ~ 12.000 metros
  • Sintomas de ascensão: intensa dor no corpo inteiro e hemorragia de cada orifício do corpo

A quarta camada é o ponto em que a maldição do abismo de Made in Abyss se torna realmente grave e pode matar uma pessoa se for alguém já ferido ou fraco.

Essa camada é invadida por uma vegetação absurdamente coberta, com plantas de 800 metros de altura em forma de copos.

As plantas têm taxas de crescimento extremamente rápidas por aqui, tornando o layout do local em constante mudança, tornando assim impossível fazer mapas ou um gráfico.

Os copos totalmente crescidos são preenchidos com água quente no topo, mas os que não estão totalmente crescidos produzem ácido em vez disso.

O animal mais perigoso é o Tamaugachi. Embora ele seja herbívoro, é altamente defensivo do que considera seu território, e atacará qualquer um que vê nas proximidades.

Na região do meio nos 9000 metros, há o famoso Jardim da Flor da Resiliência, uma área cheia de Fortunas Eternas, uma flor característica do Abismo. A visão distintiva produzida pelas incontáveis ​​flores brilhantes faz do jardim uma das mais belas paisagens do abismo.

A partir de agora, poderão ter leves spoilers para quem não leu o Mangá. Nada muito esclarecedor, contudo.

5ª Camada: Mar de Corpos

quinta camada do abismo de made in abyss
  • Profundidade: 12.000 ~ 13.000 metros
  • Sintomas da Ascensão: perda temporária de todos os 5 sentidos, confusão e comportamento de automutilação

A 5ª camada é o mundo em que apenas os apitos brancos se aprofundam e, de acordo com o Shiggy, você pode contar o número de pessoas que retornaram com sucesso daqui com os dedos das mãos.

Verticalmente falando, é a camada mais fina do Abismo, com apenas 1.000 metros de profundidade. Mas também é a mais larga horizontalmente, provavelmente cerca de 10 vezes maior que a cidade de Orth

Consiste principalmente em um grande mar com algumas secções cristalizadas.

A água está sendo mantida por uma grande camada de água enlameada. Além disso, esse mar está cheio de monstros, e mergulhar profundamente no lago é o mesmo que suicídio, uma vez que a natação de volta atingiria o nadador com a maldição do abismo.

O fato de ser a última camada do abismo onde é fisicamente possível sobreviver a uma viagem de retorno, é bastante comum que os apitos brancos se estabeleçam aqui por algum tempo.

O Idofront

idofront de made in abyss

No ponto mais profundo, um forte foi estabelecido pelo apito branco Bondrewd, chamado Idofront. Como está acima da 6ª camada, um dispositivo semelhante a um elevador existe diretamente em seu centro.

Normalmente, descer abaixo da 5ª camada exigiria mergulhar na água e nadar, mas isso quase impossível de se fazer. Então, um dispositivo de descida foi criado.

No entanto, ele só pode ser ativado por um apito branco, ou mais especificamente, por uma Pedra de Reverberação da Vida, a matéria prima de um Apito Branco.

Porém, seus assobios são especialmente projetados para que eles só possam ser usados ​​por seus proprietários originais, sendo assim, o dispositivo de descida está disponível apenas para eles mesmos.

6ª Camada: A Capital dos Sem Volta

sexta camada do abismo de made in abyss
  • Profundidade: 13.000 ~ 15.500 metros
  • Sintomas da Ascensão: alterações corporais devastadoras que resultam na perda da humanidade e, muitas vezes, à morte

Essa camada é o ponto de “não-retorno“, uma vez que é humanamente impossível sobreviver à subida deste ponto. Quando um portador de apito branco desce para a 6ª camada, eles chamam o evento de “O Último Salto”.

Na Capital dos Sem Retornos, as ruínas de uma cidade majestosa dormem sem perturbações. Existe um rumor em Orth sobre uma Cidade Dourada dormindo no fundo, que se originou desta mesma cidade dentro da 6ª Camada.

Além dessa misteriosa cidade, as criaturas do nível de perigo irracional de Made in Abyss, como o Kuongatari, tornam-se bastante comuns de serem encontradas por aqui.

A maldição que se manifesta ao subir na 6ª camada submete a vítima a uma dor inconcebível e leva-o a uma pilha de carne bagunçada.

Os seres humanos, por vezes, sobrevivem aos efeitos da maldição, mas sua inteligência e consciência desaparecem, passando para algo insensato que age puramente em instintos básicos, como um animal.

Essas criaturas foram nomeadas “Narehate” pelos exploradores e, se encontradas, geralmente são mortas para libertá-las de sua forma. 

Foi observado que a forma ao qual um ser humano toma ao se tornar um Narehate parece estar intimamente relacionada com seus desejos e sonhos.

Em uma área isolada da 6ª Camada, existe uma aldeia inteiramente habitada por Narehates, chamada Ilblu foi formada.

7ª Camada: O Maelstrom Final

  • Profundidade: 15.500 ~ 20.000 metros
  • Sintomas da Ascenção: Morte certa

Essa camada é tida, até então, como a camada final do Abismo na mitologia de Made in Abyss.

Não se sabe muito sobre ela, mas há muitos rumores sobre esse desconhecido nível. Alguns apitos brancos alegaram que, de cima, pode-se ver algo em forma de “anel”.

O Ponto Mais Profundo

o ponto mais profundo do abismo guia made in abyss
  • Profundidade: Além de 20.000 metros
  • Sintomas da ascensão desconhecidos

Ninguém alcançou o ponto mais profundo, mas foi confirmado que está além de 20.000 metros de profundidade.

O bestiário de Made in Abyss

O ecossistema nessa obra é incrivelmente diversificado, de forma sintética, tornando sua flora e fauna super variadas.

As criaturas vivas do grande poço (o Abismo) evoluíram para se adaptarem a condições tão difíceis que o ambiente lhes condiciona, inclusive desenvolvendo órgãos sensoriais únicos para enxergarem o campo de força do Abismo.

A fim de avaliar a periculosidade dos animais dentro do abismo, foi criado um sistema denível de perigo“.

Documentar tudo que se sabe sobre cada ser que habita o abismo é fundamental para a sobrevivência de cada novo explorador que irá realizar uma incursão ao local.

Observação: a partir da quinta camada, até os animais inofensivos podem ser potencialmente perigosos. Por isso, são classificados como “presumidamente inofensivos” por não haver um estudo mais aprofundado sobre eles.

  • ☆ (Inofensivo)
  • ★ (Pouco)
  • ★★ (Cuidado)
  • ★★★ (Perigoso)
  • ★★★★ (Letal)
  • ★★★★★ (Irracional)
  • ★★★★★★ (Extraordinário)
  • ★★★★★★★ (Sem Precedentes)

O nível de perigo “Sem Precedentes” foi originalmente criado como uma piada pelos exploradores, mas a aparição inesperada de criaturas perigosas que excederam até mesmo a imaginação mais insana acabou por torná-la uma classificação oficial.

Neritantan ☆ (Inofensivo)

neriatantan monstro guia made in abyss
  • Encontrado geralmente na 3ª Camada

O Neritantan é um animal que vive dentro das fissuras de raízes nas paredes da terceira camada do abismo. Seus corpos planos são moldados por suas costelas que podem encher e alongar conforme necessário, inflando-se seu corpo com ar.

Para proteger-se dos predadores, eles se agrupam em seus ninhos e inflam seus corpos, formando uma parede quase impossível de ser rompida.

Sua dieta primária consiste em frutas Baracocha e, por isso, sua carne é descrita como “muito deliciosa”.

Eles têm uma relação simbiótica com as árvores em que vivem, enquanto comem as frutas das árvores e espalham suas sementes através de fezes.

Lyza, em seu documento, relata ter domesticado um Neritantan. Ela os considera um ótimo travesseiro.

Hermit Rat ☆ (Presumidamente Inofensivo)

hermit rat monstro guia made in abyss
  • Encontrado na 6ª Camada

Devido ao fato de seus corpos serem moldados por seus ossos elásticos, eles podem se encaixar em espaços apertados e suas presas resistentes os ajudam a moldar o interior de suas habitações.

Acredita-se que a razão pela qual eles usam objetos como habitações é se camuflar dos vários predadores da 6ª Camada.

Apenas um único exemplar foi documentado pela exploradora Lyza. E pela maneira que ela o descreve, ele é aparentemente inofensivo.

Hammerbeak (Bico-de-Martelo) ★ (Pouco)

Hammerbeak monstro guia made in abyss
  • Encontrado da superfície até à 4ª camada do abismo.

O Hammerbeak é uma ave cujo habitat se estende da superfície até a quarta camada do abismo. Eles são muito numerosos, e são vistos frequentemente nas áreas mais rasas do Abismo, tanto que podem ser observados com um telescópio simples das casas em Orth.

Eles aparentam ser bastante apaixonados por coisas brilhantes, e geralmente levam os objetos ao seu ninho, apenas por diversão.

Sua característica mais icônica é o bico duro que está fundido com o crânio. Eles o usam quando se envolvem em situações hostis com outras criaturas, e se movem em grandes grupos agredindo implacavelmente suas vítimas.

Se um deles for atacado, todo o rebanho retaliará. Eles também aproveitarão os adversários enfraquecidos que sofreram feridas graves, mesmo que seja uma criatura muito mais poderosa, como um Scarlet Maw, por exemplo.

Apesar dos relacionamentos amistosos uns com os outros, os martelos machos às vezes se envolvem em disputas, batendo suas cabeças uma contra a outra até que se quebre. A luta entre dois Hammerbeaks geralmente produz faíscas, mostrando a robustez de seus bicos.

Pelo fato de geralmente não serem muito grandes, e como o bico é tudo o que eles têm para como um mecanismo de defesa, eles não são tão temíveis e representam um pequeno perigo para os humanos, mesmo que estejam em grupos. 

Sua carne é deliciosa e é uma fonte muito conveniente de comida para os exploradores em Made in Abyss. O seu bico também pode servir como pederneira, utensílios de cozinha ou até mesmo como um recipiente, de modo que apanhar um irá fornecer uma refeição e as ferramentas necessárias para prepará-lo.

Suas penas também funcionam bem como carvões vivos de alta qualidade.

Hamashirama ★ (Pouco)

Hamashirama monstro guia made in abyss
  • Encontrado no mar da 5ª Camada

O Hamashirama é um peixe estranho que vive em grande número na 5ª camada do Abismo, o Mar de Corpos.

Bizarras, estas criaturas aquáticas são as bastante comuns no mar flutuante da quinta camada. Dizem que eles comem vida sedimentar.

Sua aparência fora da água é muito diferente da forma que eles tomam ao nadar, um pouco parecido com um balão de ar.

Muito semelhante com todas as outras criaturas aquáticas da 5ª camada, elas não são afetadas pela maldição por terem um conjunto diferente de órgãos sensoriais do que organismos de superfície.

Hamashirama Em natação monstro guia made in abyss

Sua anatomia é bastante estranha, afinal, todos os seus órgãos internos são empacotados em sua cabeça, e pulverizam uma mucosa produzida por seus órgãos expelida pela boca.

Esta mucosa tem propriedades paralisantes e é usada para impedir o movimento de predadores. Em alguns relatos, eles foram vistos usando outras criaturas paralisadas como escudos vivos.

Fora da água eles morrem muito rapidamente e não são tão fortes, então, através da pesca, eles se tornam inofensivos. Além disso, tentar pegar um na água é mais difícil. Lembrando que o ato de mergulhar no mar da 5ª camada é sinônimo de suicídio devido à privação sensorial da maldição.

Apesar de tudo, eles são comestíveis e bastante deliciosos, pois embora sua aparência seja extremamente nojenta, é muito doce e saboroso.

A melhor forma de comê-lo é cru, como um sushi. Sua pele é muito resistente, então pode ser usada como um tipo de “prato” para a refeição. Entretanto, os órgãos oleosos devem ser removidos, e descartados, já que são tóxicos.

Gogouge ★★ (Cuidado)

Gogouge monstro guia made in abyss
  • Encontrados na 1ª Camada

O Gogouge é um grande inseto, geralmente visto na primeira camada do abismo em Made in Abyss.

Ele tem um território em forma de cúpula, e chega a ter cerca de 10 metros cobertos de uma secreção pegajosa. Eles a usam como uma armadilha para pegar suas presas quando elas entram descuidadamente em seu território.

Além disso, eles se movem extremamente rápido dentro de seu território e podem cuspir um veneno paralisante de suas bocas. 

Esses insetos tornam-se bastante perigosos quando alguém acidentalmente entra em seu território, mas seu nível de perigo diminui quando fora dele.

No entanto, eles nunca vão deixar a sua cúpula e dormem no topo até aparecer uma presa potencial. Porém se o explorador é cauteloso, evitá-los não é tarefa difícil. Eles podem ser comestíveis, mas ainda não foram confirmados como uma boa fonte de alimento.

Inbyos ★★ (Cuidado)

inbyos monstro made in abyss do abismo
  • Encontrados na 2ª Camada

Os Inbyos têm braços e dedos muito longos que os permitem balançar através das árvores com facilidade. Pêlos escuros cobrem todo o corpo desde monstro, exceto as mãos, pés e narizes. Além disso, seus olhos brilham em vermelho.

Eles vivem na Floresta Invertida, e, como estão sempre em grupos de familiares, são muito territoriais. Se algo invadir seu território, eles jogarão coisas no invasor e eventualmente perseguirão até que ele saia.

Pouco da espécie foi mostrada, então pouco se sabe sobre ela. Seu nível de perigo é desconhecido, embora, julgando por sua natureza territorial e falta de hesitação em atacar, eles podem ser classificados em torno de ★★. 

Nakikabane ★★★ (Perigoso)

Nakikabane de made in abyss
  • Encontrados na 2ª Camada

Os Nakikabane são grandes pássaros carnívoros e bastante violentos. São notórios por suas capacidades de imitar o discurso e usá-lo para a caça.

Caso capturem uma presa com altas capacidades sociais, como Hammerbeaks ou seres humanos, eles imitarão os gritos de sua presa pedindo por ajuda para atrair suas novas vítimas. Sendo assim, surgiu o nome Crying Corpses (Lamentadores de Cadáveres).

Eles vivem em colônias e criam seus filhotes juntos. Quando eles estão em uma idade jovem e antes que eles aprendam a voar, os mais velhos levam suas presas vivas para o ninho para alimentar os filhotes.

Como seria de esperar de seu tamanho, eles são bastante fortes, podendo carregar com muita facilidade um ser humano.

Durante a época de reprodução, eles dirigem propositadamente suas vítimas para sua colônia e caçam juntos. Explorar em seu território é extremamente perigoso, mesmo para um adepto explorador.

Apesar de seus olhares assustadores e seu comportamento intimidante, eles são bastante carinhosos e os filhotes podem ser criados para estar familiarizados com os seres humanos. Além disso, por mais que sua carne cheira ruim quando cozida, é incrivelmente saborosa.

Eles têm dois olhos, um no lado esquerdo da cabeça e um maior no que seria a testa. Isso acaba por lhes dar uma excelente consciência espacial, e eles podem responder rapidamente às ameaças provenientes do céu.

Os Nakikabane não têm um bico como a maioria dos pássaros, então eles destroem carne e órgãos usando suas línguas. Os machos têm penas mais longas, para que possam ser reconhecidos facilmente. Com as asas totalmente abertas, eles podem ultrapassar 10 metros de envergadura.

A pena no capacete de Lyza provavelmente é de um Nakikabane.

Ottobasu ★★★ (Perigoso)

Ottobasu de made in abyss
  • Encontrados na 2ª Camada

Os Ottobasu são grandes animais anfíbios que vivem profundamente no fundo da segunda camada do Abismo em Made in Abyss, na área ao redor das fronteiras da Floresta Invertida.

Esses animais são predadores e vivem em lagos dentro das florestas. Inesperadamente, foram capazes de se adaptar ao habitat do Abismo.

No entanto, eles não conseguiram competir com outros predadores da 2ª camada e foram periodicamente conduzidos para a região mais interna da Floresta Invertida, onde o campo de força é fino.

O período evolutivo que eles passaram depois de gerações dentro do abismo os tornou muito maiores do que eram originalmente, e eles são capazes de engolir seres humanos inteiros, de modo que ficar próximo de um é algo bastante perigoso. Eles são onívoros e não dependem necessariamente da caça, mas não hesitarão em comer alguém.

Eles têm uma camada grossa de gordura e pele, por isso geralmente não são adequados para consumo. No entanto, com cuidado e preparação adequados, seria suficiente alimentar cerca de 200 pessoas.

Lembrando que a 2ª Camada está dividida em “Floresta da Tentação” e “Floresta Invertida” que é a mais profunda.

Takeguma ☆ (Inofensivo)

Takeguma de made in abyss

Os Takegumas são pequenos mamíferos roedores com olhos redondos e narizes grandes. Eles têm corpos atarracados, com pernas curtas e uma cauda longa e fina.

Eles também têm uma relação simbiótica com os cogumelos parasitas da água, que geralmente são encontrados saindo de suas costas. Quando os Takegumas se enfraquecem, os Water Shrooms de suas costas liberam alguns dos nutrientes que estavam armazenando no corpo do hospedeiro, restaurando-o à saúde.

Os Water Shrooms foram uma parte fundamental na recuperação de Riko, depois de serem atacados pelo Orb Piercer. Nanachi enxertou os cogumelos na ferida, para que os cogumelos ajudassem no processo de cicatrização.

Sua classificação de perigo não foi mencionada, embora, considerando a falta de capacidade ofensiva contra Reg e a docilidade depois de serem empurrados para dentro de um contêiner para transporte, possa-se presumir que eles possam ser ☆ (Inofensivo).

Madokajacks ★★★ (Sério)

  • Encontrado na 3ª Camada

Os Madokajacks normalmente capturam suas presas no ar. Seus braços e pernas evoluíram para asas que os permitiam deslizar pelas correntes de vento na Grande Falha.

Seus olhos estão nos caules que se destacam dos lados de suas cabeças, e suas mandíbulas se juntam em pinças enormes, dando-lhes uma aparência de inseto.

Eles não parecem ser criaturas muito higiênicas, pois, quando Riko e Reg tropeçaram acidentalmente em um de seus ninhos, o mesmo estava cheio de fezes, cascas de ovos e restos de refeições passadas.

Amakagame ★ (Menor)

Amakagame de made in abyss
  • Encontrado na 3ª Camada

Os Amakagame são essencialmente apenas estômagos enormes. Seus corpos são cobertos de veias que eles usam para se fixar nas paredes da caverna.

Em vez de caçar ativamente suas presas, seus ácidos estomacais cheiram fortemente a frutas Baracocha, a comida favorita dos Neritantanos.

Ou seja, o cheiro flutua através de um buraco na parte superior de seus corpos e aproxima presas antes de engoli-las inteiras. Eles têm olhos redondos e uma boca enrugada, embora não esteja claro para que servem as bocas, considerando que não comem com elas.

Além disso, sua pele é muito fina, tendo em vista que a Riko rasgou uma facilmente com uma pequena adaga quando ela acidentalmente caiu em uma Amakagame.

Sua classificação de perigo é desconhecida, mas devido ao fato de serem imóveis e fáceis de reconhecer ao se aproximar de um, pode-se estimar que seja em torno de ★ (Menor).

Um fato interessante é que esta criatura não foi apresentada em nem um momento no mangá. Sendo assim, vista somente no anime.

Scarlet Maw (Mandíbula Escarlate) ★★★★ (Letal)

scarlet maw do anime made in abyss
  • Encontrados geralmente na 3ª Camada

O Scarlet Maw é uma espécie de cobra vermelha gigante que vive principalmente nos penhascos íngremes da terceira camada. Foi ele aquele monstro que aparece no primeiro episódio da série Made in Abyss.

Ao abrir seu capuz, ele é capaz de plainar rapidamente nas correntes de ar, e, devido a isso, eles podem voar até as camadas superiores em busca de alimentos, mas é extremamente raro vê-los nas seções mais rasas do abismo. Eles têm olhos vestigiais* e muitos apêndices de verruga em suas mandíbulas inferiores.

Os Scarlet Maw são basicamente onívoros, conhecidos também por engolir relíquias e minerais. Não há dúvida de que no interior de algum deles tem grandes quantidades de tesouros, embora a possibilidade de serem defecados também não pode ser eliminada.

Eles são predadores ferozes que atacam qualquer explorador à vista, então seu nível de perigo é alto, classificado como algumas das criaturas mais perigosas na terceira camada. Sua carne é comestível, mas não é muito saborosa.

*Vários animais que vivem em ambientes escuros, como cavernas ou no subsolo, tiveram a perda ou a redução dos olhos, já que não se apresentava necessário tê-los nessas condições do ambiente.

Tamaugachi ★★★★★ (Irracional)

Tamaugachi guia monstro made in abyss
  • Encontrado apenas na 4ª Camada.

O Tamaugachi é uma criatura perigosa que habita a quarta camada do abismo. Ele tem a aparência de um grande porco-espinho com uma cabeça que parece uma máscara com vários orifícios.

É herbívoro e come algas que crescem na Dairakazura (plantas que crescem na 4ª camada), porém é ferozmente temperamental e defensivo em seu território.

Embora o Kenzan Kazura seja uma rota de passagem importante para os exploradores, o Tamaugachi considera que todo o seu diâmetro de 1 km será o seu território.

Sendo assim, exploradores precisam ser extremamente cautelosos e rezar por uma passagem segura quando adentram a área. Um único ser tomou a vida de mais de 100 apitos negros, só para parâmetro de letalidade.

Seu corpo é coberto com longas agulhas afiadas que podem perfurar o metal como se fosse papel, e elas são cobertas com um veneno mortal.

Ainda. apesar do veneno do Tamaugachi ser bastante lento em matar sua vítima, é extremamente eficaz, enfraquecendo muito os afetados por ele e se espalhando rapidamente por todo corpo.

Por isso, muitos exploradores pensam em recorrer a amputação de seus membros como medida de sobrevivência.  

Outras características…

Eles são capazes de liberar instantaneamente uma quantidade temível de força, mesmo em terreno úmido. O seu traço mais impressionante é a sua capacidade de detectar o campo de força do Abismo, o que é muito incomum para as criaturas da 4ª camada.

Isso lhes confere a habilidade de detectar os fluxos de energia do Abismo e resulta em um instinto de previsão que lhes permite prever todos os movimentos de outros seres vivos.

Ou seja, isso torna quase impossível de sair vitorioso em uma batalha contra ele. Ainda, por causa de sua capacidade de infligir feridas fatais em qualquer vida selvagem com seu veneno, provavelmente não exista nem uma outra criatura tão temida na quarta camada em Made in Abyss. 

No entanto, o Tamaugachi tem um grande ponto frac: os cinco orifícios em seu rosto são órgãos sensores de campo e é um ponto extremamente sensível.

Se for atingido ou tocado, o Tamaugachi sofrerá um terrível dor e entrará em pânico. Porém, uma vez que pode ler os movimentos de alguém, é provável que ninguém nunca irá tocá-lo. Os Apitos Brancos são provavelmente os único humanos capazez de derrotar um desses em combate.

Além disso, por mais perigoso que seja, aparentemente é uma criatura muito rara, já que nunca foi visto mais de um na quarta camada.

Se a sua vida está ameaçada, ela derramará suas agulhas e usá-la como isca para escapar. Suas agulhas têm uma taxa de crescimento lento, então sua escassez pode ser devido ao fato de que muitos Tamaugachi não chegam a um estado completamente amadurecido.

Kuongatari ★★★★★ (Irracional)

Kuongatari de made in abyss
  • Encontrado principalmente na 6ª Camada

Os Kuongatari são insetos que vivem dentro da 6ª camada impenetrável do Abyss, onde o retorno torna-se impossível para os humanos.

Pelo fato de eles viverem em uma seção tão profunda do Abismo, sua existência é conhecida apenas por alguns relatórios feitos por Apitos Brancos.

A carta recentemente descoberta da Lyza a Aniquiladora expandiu o conhecimento sobre esses insetos, exibindo esboços e pesquisas ecológicas.

Recentemente, eles foram vistos em outras camadas do abismo, como a 4ª camada. A razão por trás da migração é desconhecida, mas há preocupações de que se espalhem para outras seções.

Esses insetos traiçoeiros têm uma estrutura corporal muito peculiar. Suas asas se assemelham muito à aparência de Fortunas Eternas, também conhecidas como Flores da Resiliência, que florescem praticamente em todos os lugares do abismo.

Ao se esgueirar nessas flores, os Kuongatari as transformarão em armadilhas da morte, imitando o lindo jardim de flores da quarta camada.

Além disso, eles atacarão os seres vivos que ficam muito próximos e plantam suas larvas dentro de seus corpos. Mais do que isso, eles assumirão um estado de dormência durante o mimetismo, permitindo que eles enganem até as criaturas que podem ler o fluxo de energia, tornando impossível a previsão de seus movimentos. 

Outras características…

Depois de plantar suas larvas, eles vão começar lentamente a consumir o hospedeiro por dentro e aumentar seus números. Uma vez que a cabeça é invadida, o hospedeiro se torna uma fonte de alimento para as larvas enquanto vive, e, ocasionalmente, os adultos entrarão pela boca do hospedeiro para alimentá-lo e prolongar sua sobrevivência.

Em um confronto direto, não são tão ameaçadores quanto outras criaturas, como o Tamaugachi. Entretanto, sua natureza enganosa e furtiva torna seu nível de perigo igualmente alto. Eles tiram a vida de muitos apitos negros sem lhes dar chance de reagir, mantendo-os inconscientes de que eles estão sendo parasitados até que seja tarde demais.

Ryuusazai ★★★★★ (Irracional)

ryuusazai made in abyss (1)
  • Visto na 6ª camada

O Ryuusazai é uma criatura que vive na sexta camada do Abismo, onde o retorno é humanamente impossível, como já mencionado.

O primeiro relato sobre ele foi documentado nas notas de Lyza, onde ela o descreveu como uma criatura que se assemelha a um cavalo com um pescoço longo e o que parece ser um bico no local da boca.

Sua pele é coberta de escamas como um réptil, tornando-se uma mistura estranha de diferentes tipos de animais. Quando atacado, suas escamas se quebram como porcelana. Além disso, elas estão cobertas com um veneno perigoso.

Os machos muitas vezes se envolvem em lutas um com o outro, ignorando a maldição e se movendo de uma maneira tridimensional*. Seu grande tamanho, comparável ao de um grande dinossauro, constitui uma figura imponente, e, por isso, são criaturas consideravelmente fortes, com seu nível de perigo rivalizando com o Kuongatari e o Tamaugachi

Eles não parecem ser particularmente violentos. Então, se não os provocar, uma passagem segura é viável mesmo próximo a eles.

*Aparentemente, eles têm habilidade de “voar” ou uma grande facilidade de escalar estruturas.

Desert Hydra (Hidra do Deserto)

desert hydra de made in abyss
  • Encontrado no arenito da 5ª Camada

A Hidra do Deserto é a criatura mais perigosa que vive na área do arenito na 5ª camada do Abismo de Made in Abyss. A primeira hidra foi oficialmente documentada pela Apito Branco Lyza.  

Descrito como um dos melhores predadores da 5ª camada, as Hidras do Deserto são enormes escorpiões de sete caudas que atingem mais de 2 metros de altura.

Cada cauda contém um veneno terrível que derrete carne e osso, matando instantaneamente suas vítimas com um assalto implacável de suas caudas. 

Embora individualmente não sejam muito problemáticos para os Exploradores experientes, muitas vezes formam grandes colônias e caçam em grupos. Sendo assim, evitar seu ninho é o mais sábio a se fazer. 

Eles não são comestíveis, então há poucas razões para se envolver em batalhas contra eles.

Os lugares onde o arenito está descolorido nada mais são do que restos dos infelizes o suficiente para serem vítimas de seu veneno.

Além disso, a área ao redor de seu ninho possui um cheiro muito peculiar. É o mesmo cheiro que você sente ao queimar vômitos secos. Escavadores altamente experientes que deixaram sinais de fumaça usando seu vômito provavelmente serão capazes de reconhecê-lo.

*Na minha opinião, o motivo da Hidra do Deserto não possuir nível de perigo deve-se ao fato de serem de nível irracional (★★★★★), porém são facilmente evitáveis, uma vez que os sinais da presença de uma colônia são claros e sua mobilidade é baixa.

Armorshell (Desconhecido)

Armorshell de made in abyss
  • Encontrado na 6ª camada

The Armorshell é uma criatura incrível que vive na sexta camada do Abyss, presumivelmente encontrado pelo apito branco Lyza, e tendo recebido seu nome por ela.

Uma criatura com aparência de um grande lagarto que parece ter se adaptado ao habitat perigoso da Capital dos Sem Retorno, crescendo em sua casca de ovo e usando-o como um escudo para mantê-los seguros mesmo da “chuva de ferro” da 6ª Camada. Eles são muito ferozes, mas comestíveis e podem ser preparados sem muito trabalho.

De acordo com Lyza, eles continuarão a crescer sem parar durante o tempo que viverem, e eles parecem ter uma vida de vida ridiculamente longa.

O apito branco lendário afirma ter encontrado um com uma armação imponente de 30 metros. Este antigo Armorshell era forte o suficiente para que mesmo Lyza, apreciada por sua habilidade de luta fenomenal, não conseguiu derrubá-lo. Ela o chamou-o de “Armadura Gigante” após sua caçada mal sucedida.

O fato de seu nível de perigo ser desconhecido se deve a falta de informações sobre suas capacidades reais de combate.

Mizoujacks (Desconhecido)

Mizoujacks monstro guia made in abyss
  • Encontrado na 6ª Camada

Mizoujacks são animais calmos que vivem em grupos perto de geotérmicas. Seus ovos são redondos e em forma de espiral, e as cascas são incrivelmente fortes.

Nas anotações de Lyza, ela disse que os ovos recém-postos são bons, mas quando Riko, Reg e Nanachi cruzaram o ninho, os ovos já estavam começando a chocar.

Apesar disso, eles os pegaram e cozinharam de qualquer maneira. Mesmo depois de cozidos e fritos, os filhotes ainda estavam em movimento, embora estivessem mortos. No fim, eles acabaram sendo bastante saborosos.

A PARTIR DE AGORA, SERÃO CRIATURAS AINDA NÃO APRESENTADAS NO ANIME DE MADE IN ABYSS.

Saber da existência dessas criaturas pode ser considerado um spoiler. Porém, evitei detalhar em excesso sobre elas para esconder algumas características.

Meinastoirim (Desconhecido)

Meinastoirim de made in abyss
  • Encontrado na 4ª Camada

Meinastoirim são pequenas criaturas com aparência de coelho e com corpos redondos, pernas grossas e orelhas grandes e emplumadas com as quais voam.

Seus olhos têm uma pupila horizontalmente cortada, fazendo com que seus rostos pareçam um pouco com sapos. Supondo que Meinya não seja uma exceção, eles são animais amigáveis ​​e vocais e podem formar fortes laços com os seres humanos.

Os Meinastoirim têm ossos flexíveis que podem sofrer muito estresse, sendo muito resistentes a pressão física.

Sua classificação de perigo é desconhecida uma vez que apenas um espécime foi visto. Mas devido à sua natureza aparentemente indefesa, pode ser estimada em cerca de ☆ (Inofensivo).

O autor provavelmente se inspirou numa criatura chamada Desert Rain Frog para criar o Meinastoirim.

Mockwater (Água Falsa) (★★★★★ Irracional)

mockwater made in abyss
  • Encontrado na 6ª Camada

Mockwater é um parasita feroz que tem a aparência, sabor e a viscosidade da água. Ao ser absorvido por um hospedeiro, ele inicialmente parece aliviar a desidratação e fazer com que o hospedeiro se sinta revigorado, como se consumisse água comum. No entanto, os sintomas da infecção por Mockwater começarão a se manifestar logo em seguida.

O parasita se reproduz colocando ovos no sistema digestivo do hospedeiro, que geralmente são excretados perto do hospedeiro devido a uma combinação de diarreia, doença geralmente causada pela infecção e imobilidade inevitável causada pela deformação do corpo do hospedeiro. O parasita é pequeno, claro e quase impossível de perceber.

Depois que o hospedeiro falece e seu corpo se transforma em uma pilha irreconhecível de carne parecida com pedra, os ovos da Mockwater eclodem e usam o cadáver do ex-hospedeiro como um vaso para conter sua forma aquosa, tentando animais sedentos a beber.

Corpos maiores de Mockwater são mantidos em um lago em forma de numerosos cadáveres que derretiam perto ou em cima uns dos outros.

Assim como o Kuongatari, quando se sabe sobre a natureza do Mockwater, fica fácil evita-lo, tornando-o quase inofensivo.

Porém, com sua alta semelhança a água, sua resistência a altas temperaturas e a grande dificuldade em encontrar uma cura, podemos classificá-lo no mesmo nível que o Kuongatari.

Fuzosheppu (★★★★★★ Extraordinário)

Fuzosheppu de made in abyss
  • Encontrado na 6ª Camada

O Fuzosheppu é uma enorme criatura, com uma cabeça parecida com a de um crustáceo e um corpo principalmente amorfo, ligeiramente gelatinoso e transparente, de maneira a revelar seus órgãos internos. Pode voar para fora do campo de força, provavelmente por ser mais leve que o ar

Rápido e ágil, tudo que essa criatura toca acaba sendo dissolvida em instantes pelo seu corpo, tornando-a uma das criaturas mais perigosas já apresentadas na serie Made in Abyss. 

Nota: Até agora, apenas um Fuzosheppu apareceu na obra. Dados suas características acima, é sensato classificá-lo como ★★★★★★.

Personagens de Made in Abyss

Agora, nessa parte do guia, iremos tratar sobre os elenco principal da obra, bem como todos os personagens secundários que mais são relevantes para o enredo de Made in Abyss.

Algumas sessões terão spoilers leves, e outros mais pesados. Os leves, você pode assumir que estarão em todas as sessões, mas eles não impactam em quase nada sua experiência com o anime. Os pesados são de fato pesados, então tome cuidado.

Caso não queria ser spoilado, recomendo que primeiro consuma o que tem até agora para ser consumido de Made in Abyss, depois, retorne a leitura desse Guia.

RIKO

riko de made in abyss

Riko é uma órfã de 12 anos da cidade na orla do Abismo, Orth. Ela é a única filha de Lyza, a Aniquiladora.

Quando tinha dois anos, sua mãe desapareceu durante uma expedição ao fundo do Abismo e, como seu pai, Torka, morreu antes mesmo de nascer, a garota ficou sob os cuidados do orfanato de Belchero.

Seu sonho é tornar-se um Apito Branco, um tipo lendário de explorador, e explorar as profundezas do Abismo para aprender seus muitos segredos e encontrar sua mãe.

torka de made in abyss manga

Quando sua mãe engravidou, ela recebeu ordem de liderar um esquadrão de expedição para recuperar uma Relíquia da quarta camada, Unheard Bell (Sino Inaudível).

A expedição foi longa e sangrenta, com muitos confrontos com exploradores de outras nações que resultaram na morte de muitos membros do pelotão, incluindo o marido de Lyza, Torka.

Eventualmente, Riko nasceu nas profundezas do abismo perto do final da missão depois que o grupo dizimado obteve a Relíquia. Tudo deu uma guinada para o pior quando Riko nasceu morta, jogando Lyza em uma depressão severa.

imagem do manga de made in abyss com ozen falando de lyza

O ressurgimento da protagonista de Made in Abyss

A mentora de Lyza, Ozen, ficou tão irritada com a criança morta por ter deixado Lyza em um estado de depressão profunda e assim adiado sua missão de recuperar o Unheard Bell, que empurrou o cadáver de Riko para a Caixa da Maldição, para que a mãe não tivesse que lidar com isso.

No entanto, para surpresa das duas, começaram a surgir sons de dentro da caixa e, quando foi aberto, Riko estava viva.

imagem do mangá de made in abyss ovo maluco

Tendo confirmado a ressurreição de seu recém-nascido, Lyza ajudou Ozen a carregar a extremamente pesada Caixa de Proteção contra Maldições, da 4ª camada até o Campo dos Buscadores.

Riko foi trazida à superfície, onde viveu uma infância saudável aos cuidados de Lyza e aos cuidados de Jiruo, seu discípulo, quando Lyza não estava por perto.

lyza e sua filha riko no manga de made in abyss

A identidade de Riko como filha de Lyza, a Aniquiladora, foi mantida em segredo devido a sua mãe ter muitos inimigos em potencial que poderiam ameaçá-la.

Quando ela tinha 2 anos, sua mãe desceu em seu “Último Mergulho” em direção à 6ª camada, e Riko foi levada pelo Orfanato Belchero sob os cuidados do aprendiz de Lyza, Jiruo.

Curiosidades sobre a Riko

  • “Riko” em Japonês, significa “Criança da jasmine branca”. O que se refere às Flores da Fortuna Eterna que são encontradas no Abismo;
  • É a única pessoa até agora a carregar dois Apitos Brancos em Made in Abyss;
  • Riko é o Apito Branco mais jovem até agora na história de Made in Abyss. Também é a única Apito Branco a pular todos os outros estágios e a única a não ser oficialmente reconhecida como um, já que ela teria que voltar para Orth para oficializar seu cargo;
  • Ela foi a primeira pessoa a sobreviver ao ataque do Tamaugauchi e também participar de sua derrota.

LYZA

lyza de made in abyss sorrindo

Lyza “The Annihilator” é uma lendária Apito Branco que realizou muitas grandes descobertas sobre os segredos do Abismo em Made in Abyss.

Ela é conhecida como o Senhora da Aniquilação por sua tendência a exterminar todos os inimigos que encontrou no Abismo, sejam bestas perigosas ou exploradores de outros países.

Lyza nasceu na cidade de Orth, nos limites do Abismo, e em algum momento em uma idade muito jovem, tornou-se uma aprendiz de explorador, encantada pelos mistérios do Abismo. 

lyza de capacete em made in abyss

Ela conheceu a lendário Apito Branco Ozen e pediu que se tornasse sua mentora. Ozen, inicialmente irritada e relutante, concordou e Lyza se tornou sua discípula.

Provando-se extremamente talentosa e apaixonada como exploradora, ela rapidamente subiu na hierarquia, tornando-se uma Apito Negro na adolescência e alcançando sua mentora como Apito Branco ainda jovem. 

Juntamente com Ozen, elas mergulharam profundamente no abismo em inúmeras expedições e sobreviveram a muitos grandes perigos.

Com a notícia de suas realizações se espalhando como fogo em direção à cidade de Orth, ela se tornou uma figura famosa. Um jovem, Jiruo, pediu a ela para se tornar sua aprendiz da mesma maneira que ela fez com Ozen.

Em batalha, ela empunha o Artefato “Blaze Reap”, uma picareta anormalmente grande projetada com um mecanismo único e equipada com uma pólvora duradoura chamada Peace Phopia que, aparentemente, é eterna.

Quando atinge algo com força suficiente, desencadeia uma explosão violenta, mas direcionada. Foi originalmente criado para ser um instrumento de escavação, mas Lyza preferia usá-lo como arma.

lyza com sua fiel picareta artefato

Aprofundando um pouco…

A picareta foi utilizada anteriormente por Lyza, a Aniquiladora, como sua arma de assinatura, antes de desaparecer misteriosamente durante seu Último Mergulho.

Foi finalmente recuperado por Ozen, a Imóvel, no Jardim das Flores da Resiliência da 4ª camada, onde marcava um túmulo vazio. Atualmente, está na posse de Riko.

Ozen observou que o exterior da arma estava em péssimo estado, apenas sendo capaz de suportar mais alguns acertos. No entanto, a pólvora não foi afetada, pois é infinita.

Quando Riko tinha 2 anos, Lyza desceu ao seu “Último Mergulho” em direção à inexpugnável 6ª camada do Abismo. Em algum momento, ela alcançou um ponto extremamente profundo perto da 7ª camada e encontrou uma entidade humanóide.

reg descrito em pintura quase que rupestre no diário de lyza

REG

Made-In-Abyss-Journeys-Dawn-Reg1

Reg é um robô que mais parece ser um garotinho que recebeu o nome de um cachorro que Riko costumava ter.

Sua idade, origem e nome até desconhecidos são desconhecidos porque ele não consegue se lembrar de nada sobre sua vida antes de seu encontro com Riko. Ele

riko e seu cachorro em made in abyss manga

Tendo um corpo artificial, Reg pode ser o único ser completamente imune à Maldição do Abismo. Hablog também comentou que “cada parte de seu corpo aparenta ser uma relíquia única”. Por causa disso, ele às vezes é chamado de “O Tesouro do Abismo”.

Baseando-se nas anotações de Lyza e nos relatos de outros personagens, a provável origem de Reg está em algum lugar da 7ª camada.

Habilidades:

1) Incinerador

incinerador de reg em disparo

O Incinerador é um poderoso canhão incendiário incorporado nas mãos e nos pés. Qualquer objeto em seu caminho desaparece, “como se fosse desfeito”.

Ainda, o incinerador também é capaz de “tensionar” o campo de força do Abismo de maneira indefinida. O tamanho do feixe muda dependendo da vontade de Reg.

É importante observar que o Incinerador não apenas queima objetos; ele está conectado ao abismo de uma maneira desconhecida.

O nome implica que tudo o que é atingido pela luz “retorna” ao Abismo. Por exemplo, quando Reg mata Mitty, ele faz um comentário sobre a alma de Mitty “pedalando novamente”.

Nanachi também comenta que o Incinerador de Reg “tem o poder de reescrever as regras do Abismo”. Essa arma parece funcionar de maneira semelhante ao Sparagmos, a Luz Orientadora da Origem.

reg segurando seu capacete

O Incinerador é uma relíquia que faz parte do registro. Todas as relíquias no abismo contêm um padrão que significa o número de usos restantes antes de se tornarem inúteis.

Além de desmaiar por 2 horas após 10 minutos depois do uso do incinerador, o padrão no capacete de Reg diminui. A eletricidade parece recarregá-lo, pois o símbolo cresceu novamente depois que Reg foi exposto à eletricidade do Ido Front.

Também é possível que, quando usado em excesso, e ele fique sem energia. Talvez, ele até perca sua memória. Isso explicaria por que Riko foi capaz de acordá-lo com um choque elétrico, no primeiro episódio do anime.

2) Braços Extensíveis

Os braços de Reg podem se estender até 40 metros cada. Ele pode atirar eles no topo de falésias ou pegar coisas muito distantes.

O cabo que os prende é muito durável. O uso desses braços não reduz o padrão no capacete de Reg porque eles exigem uma quantidade mínima de energia.

3) Sentidos elevados

Os sentidos do olfato e da audição de Reg são mais fortes do que os de um humano. Nanachi comentou consigo mesma que ele a lembra de um cachorro pela maneira como segue o nariz. Ele sente dor “simulada”.

4) Super Durabilidade

reg sendo socado na parece por ozen

Como comentado por vários personagens, o corpo de Reg é extremamente durável, até o ponto em que Ozen, a Imóvel, não conseguiu quebrá-lo, mesmo pisando nele com toda a sua força. 

Apesar de sua alta durabilidade, Reg é ágil e pesa pouco. Suas feridas cicatrizam mais rapidamente do que as de um humano, e ele tem uma tolerância à dor muito alta. Seu umbigo é a parte mais fina de sua pele, tornando-o um ponto fraco.

5) Modo Fúria

reg em formato desconhecido

Pouco se sabe sobre esse estado de luta do Reg, mas sua velocidade e agilidade aumentam bastante e o poder de seu Incinerador fica colossal, chegando a destruir boa parte do piso de Ido Front.

OZEN

Ozen de Made in Abyss

Ozen “A Imóvel” é uma lendária Apito Branco que fez descobertas notáveis ​​do Abismo e recuperou inúmeros artefatos de incrível valor.

Mesmo entre seus colegas de alto nível, Ozen é conhecida por sua incrível força física. Ela é uma pessoa misteriosa, envolta por inúmeros rumores absurdos, mas difíceis de refutar.

crianças falando da ozen

Uma frieza domina sua personalidade, e muitas vezes ela pode ser cruel, cínica e apática. Ela despreza a mentira para as crianças e raramente mente para elas – mesmo que isso signifique dizer-lhes verdades brutais.

Ozen tem controle absoluto sobre suas expressões faciais, tornando seus sentimentos reais (ou a falta deles) normalmente ambíguos.

ozen parecendo um cara lutador

Ela é uma lutadora inigualável. Cerca de 120 Pinos de Mil Homens foram incorporados em seu corpo. Esses pinos garantem força, velocidade e vitalidade sobre-humanas.

No entanto, apesar dos pinos concedendo a ela a força cumulativa de 120.000 homens, ela não foi capaz de arranhar Reg usando sua relíquia.

ozen com seu braço machucado

Nem tudo é pedra

Apesar disso, ela não é completamente desprovida de calor e é mostrado que, secretamente, ela se importa com Lyza.

Quando Riko e Reg deixaram o Campo para viajar para as profundezas do Abismo, Ozen revelou que queria mais tempo para relembrar mais sobre Lyza, antes de mandá-los para o Abismo.

lyza falando com ozen

Mesmo com sua aparência jovem, Ozen é uma apito branco há mais de 50 anos – e lendas sobre ela circulam a quase 100.

Em algum momento de sua vida, ela conheceu a jovem Lyza. Inicialmente hostil com a garota, ela tentou expulsar a jovem por ameaças e violência.

Foi somente através da teimosia e recusa de Lyza em deixar Ozen em paz que Ozen estava convencida de permitir que a jovem se tornasse sua aprendiz.

As duas se tornaram muito próximas uma da outra, como evidenciado por Lyza certa vez jurando aniquilar quem atacou Ozen.

BONDREWD

bondrewd de made in abyss

Bondrewd “O Curioso”, também conhecido como  “O Lorde da Alvorada”, é um lendário Apito Branco que fez muitas grandes descobertas sobre os segredos do Abismo também.

Pesquisador fascinado pelo Abismo, ele sempre recorreu a meios ilegais e moralmente questionáveis ​​para obter fundos e conduzir sua pesquisa, incluindo a venda de artefatos de forma ilícita, o desenvolvimento de drogas perigosas e até experiências com seres humanos vivos.

bondrewd de perfil

Mas isso não é… errado?

Seus métodos foram contra todos os princípios éticos, mas ele foi autorizado a continuar devido a seus excelentes resultados. Dez anos atrás, ele fez o impensável estabelecendo uma grande base chamada Ido Front na área mais profunda da 5ª camada do Abismo, além de garantir uma rota para a 6ª camada então inviolável.

artefato de bondrewd made in abyss

Quinze anos atrás, ele conseguiu roubar o Artefato de Grau Especial, Zoaholic, e o usou para espalhar sua consciência em vários corpos, criando as Umbra Hand (Mãos em Oração).

Cinco anos depois, foi alcançada a conquista que lhe valeu a classificação de um Apito Branco. Mais cinco anos se passaram e ele usou seu corpo original como material para a Pedra Reverberante da Vida necessária para fazer o Apito Branco, tornando-se seu próprio Apito.

Desde então, Bondrewd se tornou nada além de uma alma se movendo entre corpos com o uso do Zoaholic. Apesar disso, sua busca pelo conhecimento do abismo permaneceu igualmente forte.

bondrewd e clones guia made in abyss

Bondrewd é um homem que valoriza o conhecimento acima de qualquer outra coisa, mesmo sobre quaisquer questões morais que possam ocorrer em suas ações. 

Ele está disposto a sacrificar qualquer um e todos os envolvidos na busca, não por malícia, mas porque sente que eles precisam estar preparados para o que virá à medida que o próximo período de 2.000 anos se aproximar.

Ainda, ele lembra os nomes de cada um dos indivíduos que ele sacrificou até esse ponto, vendo isso como uma necessidade.

Ele não mostra hostilidade àqueles que enfrenta. Em vez disso, ele os elogia se eles conseguirem obter vantagem sobre ele.

Habilidades:

1) Cartuchos

nanachu segurando alguma coisa made in abyss

A fim de sustentar sua energia e combater a Maldição do Abismo, Bondrewd cria pacotes especializados feitos a partir da carne e da essência dos humanos que demonstraram amor e lealdade a ele na vida. 

Para portabilidade, apenas o cérebro e os órgãos vitais das crianças são usados. A maldição é desviada para longe de Bondrewd e para a criança no cartucho. Um coquetel de drogas também é usado para induzir um estado de êxtase e terror no cartucho, para aumentar a eficiência no combate à maldição. Bondrewd é capaz de evitar a perda da humanidade ao subir da sexta camada e receba a Bênção do Abismo.

2) Percepção compartilhada

Ele pode ver os eventos através dos olhos daqueles a quem ele implantou um fragmento de sua alma, incluindo Nanachi.

3) Ascendente à Estrela da Manhã (Passadiço, Escadaria da Luz)

bondrewd pensando

Produzido a partir de um Artefato, a Escadaria da Luz. Ele libera uma faixa de luz para atingir o alvo refletido. Ele tem a capacidade de atingir o objeto em que o usuário se concentra fortemente.

Escondido em leilões ilegais, esse artefato único mantido em segredo pelo Lord of Dawn é de grau desconhecido. Ele tinha o nome “Stairway of Light” como o nome do leilão, mas mesmo depois de processado, ainda é chamado pelo mesmo nome. É o misterioso raio de luz que sai da máscara aberta de Bondrewd. Parece que o raio de luz não danifica nada em que o usuário não se concentra, portanto, não causará nenhum problema com o que atingir caso seja refletido.

4) Agulha de maldição

riko e bondrewd manga made in abyss

Um Artefato de Grau Desconhecido que atira dardos cortados de outro Artefato, o Aço da Maldição. O Aço da Maldição é um Artefato capaz de induzir a Maldição do Abismo naqueles que a tocam. Atualmente, está oculto por Bondrewd. É um artefato aterrorizante capaz de induzir a Maldição, mas há muitas criaturas do fundo que são resistentes à Maldição do Abismo. Em suma, isso é usado principalmente contra oponentes humanos.

5) Tocando a Lua

artefato de bondrewd

Um artefato de segundo grau capaz de manipular inúmeras gavinhas. Incrivelmente resistente e elástico. A rigor, não é exatamente um artefato, mas uma criatura nativa dentro de um cilindro. É classificado como um artefato simplesmente porque não pode ser coletado fora do Abismo.

6) Luz orientadora da origem: Sparagmos

sparagmos de bondrewd

Um Artefato processado de Grau Desconhecido. Um artefato que gera uma misteriosa lâmina de luz. As coisas que atingir serão desintegradas, sem exceções. Só pode funcionar por um curto período de tempo e produz muito calor.

É possível que seja do mesmo tipo que o Incinerator de Reg. Possui um poder desconhecido, capaz de reescrever as regras do abismo.

NANACHI

nanachi made in abyss

Nanachi é um Narehate; uma pessoa que sobreviveu à Maldição do Abismo da 6ª camada e ficou deformada como resultado, mas, ao contrário da maioria dos outros Narehate, ainda mantém uma mente sã. 

Possuindo vasto conhecimento do Abismo (seu ecossistema, vegetação e até o uso de remédios), Nanachi atualmente faz parte do grupo de Riko, ajudando-a a chegar ao fundo do abismo. O sexo de Nanachi é ambíguo, sendo que até o próprio criador pediu para não se referir a esse personagem como ele/ela.

Nanachi nasceu na região norte de Sereni*, perdeu a família e o lar desde muito jovem e foi levado ao abismo pelo infame Apito Branco Bondrewd, junto com muitas outras crianças.

Não se sabe exatamente onde fica esse país. Porém, pelas roupas dos órfãos, pode se deduzir que eles vieram de várias partes do mundo.

Bondrewd estava experimentando maneiras de negar a maldição do Abismo, usando crianças como sujeitos de teste.

Enquanto estava no abismo, Nanachi conhece Mitty, outra criança levada por Bondrewd, e as duas crianças se tornaram amigos íntimos.

Eventualmente, o número de crianças diminuiu, até que finalmente Mitty foi escolhida para para fazer parte do experimento. Preocupada com Mitty, Nanachi a seguiu e logo a encontrou presa em uma das duas cápsulas conectadas.

elevador de made in abyss

O começo da tragédia

Entrando naquele momento, Bondrewd decidiu usar as duas crianças como sujeitos de teste juntas por causa de seu forte relacionamento, já que experimentos anteriores com humanos e animais não haviam sido eficazes.

Bondrewd forçou Nanachi a entrar na outra cápsula, abaixando-a para a 6ª camada e rapidamente subindo-a de volta. 

As cápsulas foram projetadas para transferir a Maldição para apenas um sujeito, Mitty, deixando o outro potencialmente inalterado. Ambos sobreviveram e se tornaram Narehate como resultado, mas Nanachi manteve sua humanidade e mente, pois a maioria da Maldição foi transferida para Mitty.

Nanachi, em sua nova forma Narehate, continuou a trabalhar para Bondrewd na Ido Front, ajudando-o a criar cartuchos. Incapaz de suportar a horrível experimentação à qual Mitty continuou a ser submetida, Nanachi escapou de Ido Front com Mitty nas costas.

Os dois viajaram até a quarta camada, onde Nanachi encontrou um ponto distante do eixo vertical do Abismo, onde o campo de força não estava presente, e construiu um esconderijo lá.

esconderijo nanachi (1)

Um segundo começo

Nanachi viveu pacificamente com Mitty na quarta camada por algum tempo. Às vezes, algum explorador passava pela área e, temendo que pudesse ser levada, Nanachi teve o cuidado de não se revelar e, em vez disso, observava a uma distância segura.

Ocasionalmente, quando um explorador era ferido mortalmente, Nanachi os pegava e realizava experiências neles, na esperança de encontrar uma maneira de matar Mitty. Os corpos desses exploradores estão enterrados em um cemitério atrás de sua cabana.

nanachi em forma de narehate

Durante a descida de Riko e Reg para a quarta camada, Nanachi os observa. Após a batalha contra o Tamaugachi, Nanachi se revela para Reg, ao vê-lo chorando pelo corpo de Riko.

Como o relacionamento dos dois lembra Nanachi de seu relacionamento com Mitty, e por isso Nanachi decide ajudá-los.

Durante sua estadia, Reg demonstra o poder de seu incinerador, que é semelhante ao artefato de Bondrewd, Sparagmos; a única coisa que tinha sido capaz de ferir permanentemente Mitty.

Vendo a oportunidade, Nanachi pede a Reg para matar Mitty, libertando-a de mais sofrimento, com o que ele concorda com relutância. Depois que a alma de Mitty foi libertada, Nanachi explode em lágrimas e lamenta a perda de sua amiga, sendo confortada por Reg. Nanachi decide se juntar a Riko e Reg em sua jornada para o fundo do abismo.

Habilidades:

1) Detecção de maldição

nanachi maldição (1)

Além das habilidades de rastreamento e perseguição de alto nível, desde que se tornou um Narehate, Nanachi foi capaz de ver o fluxo da Maldição do Abismo – uma força misteriosa que está por trás das doenças que os seres humanos sofrem ao tentar ascender do Abismo. Assim, Nanachi é capaz de evitar a maldição.

2) Vasto Conhecimento

Além de suas habilidades concedidas por sua natureza Narehate, Nanachi demonstrou ter profundo conhecimento sobre a flora e fauna dentro do Abismo.

Nanachi é capaz de determinar o que é comestível, bem como se algo tem alguma propriedade medicinal.

O tempo gasto no Ido Front também lhe rendeu habilidades de realizar algumas cirurgias complexas.

Usando esse conhecimento, Nanachi cuidou de inúmeras feridas que um explorador pode sofrer, como ser capaz de reabilitar braços quebrados, suturar feridas abertas e até criar um antídoto para o veneno do Tamaugachi.

Muitos dos métodos curativos e remédios que Nanachi usa são desconhecidos até para os apitos mais experientes, que geralmente são considerados os mais conhecedores do abismo.

3) Artista

desenho de nanachi em made in abyss

Apesar de não muito relevante para combate ou sobrevivência, Nanachi também é uma ótima desenhista, mesmo antes de ir para Ido Front.

MITTY

Mitty era um amorfo Narehate que viveu com Nanachi na 5ª camada do Abismo. Ela tinha sido uma garota humana normal no passado, e sua aparência mudou devido ao resultado da ascensão da 6 ª camada.

Como humano, Mitty era uma garota otimista e positiva. Ela quase sempre sorria e aspirava ser “um futuro apito branco “.

Depois de ser afetada pela maldição da 6ª camada, o corpo de Mitty tornou-se uma espécie de uma bolha amorfa, e ficando coberta de pelo rosado claro.

Nas extremidades do que restava de seus braços havia longas garras afiadas. Ela tinha duas orelhas de gato salientes em ângulos diferentes da cabeça.

Sua boca se abriu para cima e ficou aberta o tempo todo. Ambos os olhos esbugalhados para fora, até que um deles foi atingido com uma das relíquias de Bondrewd, Sparagmos, e não conseguiu se regenerar.

Após se tornar um Narehate, sua inteligência desapareceu e ela não podia mais se comunicar com Nanachi. Tudo o que ela podia fazer eram barulhos suaves e rastejar um pouco. Quando machucada, ela chorou reflexivamente, mas provavelmente não sentiu nenhuma sensação física nem emoção.

Afinal, como Nanachi disse, a alma de Mitty estava “presa dentro” de sua forma Narehate.

O uso como corpo de prova

Bondrewd continuou a usá-la em seus experimentos e descobriu que ela era praticamente indestrutível.

No entanto, incapaz de suportar o sofrimento de Mitty por mais tempo, Nanachi levou Mitty e fugiu para a 4 ª camada. Lá, Nanachi construiu um esconderijo para eles viverem.

Durante esse período, Nanachi tentou inúmeras vezes tirar Mitty de sua miséria, mas nada poderia acabar com ela.

Quando Nanachi observa o Incinerador de Reg , durante o segundo encontro com o Tamaugauchi, eles ficam surpresos ao parecerem muito semelhantes ao Artefato de Bondrewd, Sparagmos, e percebem que podem finalmente encontrar o caminho para libertar Mitty de seu sofrimento.

Depois que a luta termina e Reg pergunta como ele pode retribuir a Nanachi por toda a ajuda deles, eles pedem um favor a ele: matar Mitty e libertá-la.

Reg, chocado pela solicitação, concorda com relutância. Depois de pensar um pouco ele aceita, mas apenas se Nanachi prometer que não tirará a própria vida depois da tristeza.

Nanachi concorda e eles preparam um local de descanso final para Mitty, cercado de bichos de pelúcia. Reg usa seu incinerador nela que ela finalmente morre.

Nanachi explode em lágrimas e lamenta a perda de sua amiga, enquanto é confortado por Reg. Mais tarde, Riko revela que, enquanto ela estava inconsciente e sua mente foi torturada pelo veneno do Tamaugauchi, ela sentiu a presença de outra garota sendo ainda mais infeliz do que ela e eles se confortaram apenas sentindo a presença uma da outra.

PRUSHKA

prushka de made in abyss

Prushka é a filha adotiva de Bondrewd. Ela nasceu no Abismo e, como tal, nunca esteve na superfície.

Prushka é uma garota alegre e amável que amava muito seu pai adotivo. Ela é incrivelmente dedicada a ele, e faria qualquer coisa para ajudá-lo, mantendo-o em uma consideração maior do que qualquer outra pessoa. 

Tendo vivido a maior parte de sua vida na 5 ª camada , ela desenvolveu uma forte curiosidade para explorar e era fascinada por contos de outros viaja através do Abismo.

Ela é aventureira e bastante valente, indo em suas próprias aventuras através da 5 ª camada por trás das costas de seu pai.

bondrewd e criança (1)

Prushka provavelmente era filha de uma “Mão Umbra”, subordinada do Apito Preto do lendário Bondrewd. Como uma criança, Prushka se envolveu num acidente durante o transporte através da 5ª camada .

Ela sobreviveu, mas foi submetido a maldição da 5 ª camada e, como resultado, ela sofreu trauma físico e mental grave.

Um bom pai?

Um dos subordinados de Bondrewd, um apito preto chamado Gueira , tentou curá-la, mas sem sucesso. Ele considerou a possibilidade de simplesmente matá-la, já que ela atualmente não tinha utilidade e estava apenas sofrendo.

Porém, o próprio Bondrewd se aproximou dela. O Apito Branco a abraçou e declarou que ela seria sua filha, dando-lhe o nome de “Prushka”.

Passou algum tempo em que a mente de Prushka permaneceu instável, se escondendo sozinha em áreas escuras entre as paredes. Muitas vezes, ela tinha ataques de pânico e exibia crises de histeria.

Um dia, Bondrewd presenteou-a com uma pequena criatura chamada Meinastoirim. A Prushka, antes frenética, começou lentamente a abordar o estranho animal com uma curiosidade dúbia e começou a mostrar sinais de afeto por ele, chamando-o de Meinya.

Muito feliz com os primeiros sinais de recuperação de sua nova filha, Bondrewd declarou que o dia seria seu aniversário, significando um novo começo para ela.

prushka passsarinho

Mas, novamente…

Depois de algum tempo, Prushka viu melhorias notáveis ​​e se comportou quase como uma garota normal. Um dia, quando se joga com Meinya, ela acidentalmente subiu alguns degraus e foi atingido pela maldição da 5 ª camada, resultando em seu recebendo ferimentos graves.

Apesar da experiência horrível, a mente de Prushka foi capaz de se recuperar muito mais rapidamente do que antes, embora seu cabelo acabasse permanentemente enrolado. 

Ela passou os anos seguintes em Ido Front para colaborar da forma que pôde, e ocasionalmente se aventurar fora com Bondrewd, realizando explorações através da 5 ª camada juntos.

Prushka cumprimentou Riko, Reg e Nanachi quando chegaram em Ido Front. Ela rapidamente formou um forte vínculo com Riko, apesar de eles estarem lá apenas por um período muito curto.

Enquanto ajudava os três a fugir em um barco, Prushka exclamou que queria aventurar-se com Riko, Reg e Nanachi.

prushka e riko em made in abyss manga

Mas antes que isso acontecesse, Bondrewd a transformou em um de seus cartuchos. Devido à sua devoção, ela assumiu o fardo da maldição para que Bondrewd pudesse receber a Bênção do Abismo.

Apesar disso, seu desejo de se juntar a Riko era tão grande que ela pensou nela enquanto recebia a maldição, e seus restos se transformaram em uma Pedra Reverberante da Vida, que Riko então tomou como Apito Branco.

Outros Apitos Brancos

Os Apitos Brancos são artefatos de segundo grau que só podem ser usados ​​pelo proprietário original.

Eles são feitos de “Your Worth“, as Pedras Reverberantes da Vida, e são modelados pelas próprias modificações do usuário na pedra, tornando cada Apito Branco único.

Os apito brancos são capazes de ativar relíquias inativas.

pedra reverberante da vida em estado bruto

O apito branco é uma característica de assinatura para os poucos exploradores que têm permissão para mergulhar além da 5ª camada do abismo.

Atualmente, existem apenas alguns usuários reconhecidos do White Whistle, embora não se saiba se todos eles ainda estão vivos.

É revelado por Bondrewd que os apitos brancos são feitos de Relíquias chamadas Pedras Reverberantes da Vida. Essas “pedras” são criadas a partir da morte de um humano.

Se uma pessoa morre e possui profunda lealdade ou amor por outra pessoa, ela pode se transformar em uma Pedra Reverberante da Vida. 

Aprofundando um pouco sobre os Apitos Brancos de Made in Abyss…

Cada Pedra possui um padrão de vida único para a pessoa sacrificada para a sua criação, ou seja, o padrão só é compatível com quem o falecido tem um vínculo profundo. Portanto, o Apito Branco só pode ser usado pelo indivíduo a que se destinava.

No caso do Apito de Riko, Prushka criou um laço de profunda amizade e desejo de explorar o Abismo junto de seus novos amigos.

Chegando até mesmo a desafiar seu pai, Bodrewd. Prushka, agora como uma Pedra Reverberante da Vida, está na posse de Riko, e viaja com eles por toda a 6ª Camada.

É possível que de alguma forma a consciência da pessoa sacrificada permaneça dentro da Pedra Reverberante da Vida.

Como visto quando Riko, Nanachi e Reg encontraram o Apito Branco roubado de Riko sendo alterado por um Narehate, mas Riko impediu Reg de recuperá-la, sentindo que Prushka estava à vontade com aquilo.

Prushka também aparentemente ainda conseguiu se comunicar com Riko em sinais sutis, como visto durante a crise de Fuzosheppu.

pedra reverberante da vida polida

As Pedras Reverberantes da Vida têm a força para extrair os verdadeiros propósitos escondidos em certos Artefatos, como pode ser visto com o elevador que leva à 6ª camada.

Até agora, os únicos indivíduos que sabemos que morreram pela criação de uma Pedra Reverberante da Vida são:

  • Bondrewd, cuja o próprio corpo foi usado para criar seu próprio apito;
  • Prushka, cuja pedra foi usada para criar o apito branco de Riko.

Atualmente, não se sabe quem morreu para realizar a criação das pedras que deram origem aos apitos utilizados pelos outros exploradores lendários.

SRAJO

srajo o obscuro de made in abyss guia

Srajo “O Obscuro”, é um lendário Explorador do Abismo. Como ele é um Apito Branco, presume-se que ele tenha feito descobertas incríveis e recuperado artefatos que mudaram o mundo. 

Além disso, assim como seus companheiros, Srajo pode estar equipado com artefatos de grande poder. Como a maioria dos Apitos Brancos, ele se estabeleceu na 5ª camada e viveu lá por algum tempo, já que é o último ponto do Abismo de Made in Abyss do qual é possível retornar vivo.

Ele também é conhecido como o “Senhor do Mistério”. Muitos apitos negros tem conhecimento de assuntos confidenciais relacionados aos Apitos Brancos, mas nem mesmo eles sabem muito sobre Srajo.

O Senhor do Mistério é uma figura enigmática, envolta por uma capa e escondendo o rosto atrás de uma máscara que lembra uma máscara de médico da praga com três orifícios. Seu apito é esculpido na forma de um conjunto de quatro asas.

Nada se sabe sobre sua personalidade. No entanto, o fato de que ele estava confortavelmente vivendo na ambiente hostil da 5ª camada, puramente devido ao interesse pessoal, sugere que ele está interessado apenas no Abismo e o ecossistema de Made in Abyss.

WAKUNA

wakuna o escolhido de made in abyss guia

Wakuna “O Escolhido”, também conhecido como “Senhor da Orientação”, é um dos lendários Apitos Brancos do abismo, e, portanto, presume-se que tenha feito descobertas notáveis sobre o local.

Ele fez seu “Último Mergulho” para a 6ª camada algum tempo antes da chegada de Riko ao Ido Front.

Wakuna aparece como um homem de estatura imponente e abriga um rosto escondido por um capacete com o que aparenta ser um buraco no lado direito. Seu apito branco é moldado na forma de uma baleia.

Também é sugerido que ele seja bastante velho, já que Bondrewd se referiu a ele como “velhote” quando questionado sobre seu paradeiro.

Praticamente nada se sabe da personalidade de Wakuna. Ele certamente tem um interesse considerável pelo Abismo e um conhecimento notável sobre o local, baseando-se pelo seu título de apito branco de “Senhor da Orientação”.

Quando perguntado por Nanachi sobre o paradeiro de Srajo e Wakuna, Bondrewd afirmou que o último havia “invadido a sexta camada, usando seu artefato pessoal” e “sem aviso prévio”.

Nada se sabe sobre as habilidades de Wakuna, mas pode-se supor que ele é extremamente competente e poderoso. Ele invadiu a incrivelmente perigosa 6ª camada com “sua relíquia pessoal”, sem a necessidade de utilizar a rota mais segura: o elevador.

Finalizando…

Akihito Tsukushi, o mangaká criador da série, criou um universo original, vasto e com características únicas. Afinal, cada camada do Abismo e cada personagem tem suas características marcantes, e nos toca em algum ponto.

Após todo esse Guia, e toda a sua experiência com a série, imgino que você, assim como eu, só pensa consegue pensar que:

Made in Abyss ainda tem muito a nos oferecer.

É, sem dúvida, uma pena que os protagonistas da história passem tão pouco tempo em cada camada, pois os mesmo não chegam a explorar nem 1% de sua grandiosidade e de seu ecossistema.

Todavia, é visível o esforço do autor em tentar passar o máximo de informações sobre seu universo sem se prender a narrações.

A linha entre transformar Made in Abyss em uma enciclopédia e manter a narrativa contando e história de Riko é tênue, porém o autor consegue manter uma qualidade excelente de sua obra, e ainda nos convidando a experienciar a aventura junto de Reg e Riko de uma forma fluida e bem resumida.

made-in-abyss-riko-reg

Conheça também nossos outros Guias:

Contribua para a melhor versão possível desse Guia Made in Abyss! Caso encontre qualquer erro, ou tenha qualquer tipo de sugestão, não hesite em deixar nos comentários para que possamos cada vez melhorar mais e mais!

Escrito por

João Bernardes

Escritor

Gamer | Mestre dos guias

Campo Grande - MS

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo