Recentemente um canal de notícias japonês da TBS (Tokyo Broadcasting System) divulgou que o mangá Jujutsu Kaisen já atingiu a marca de 12 milhões de cópias vendidas. Esse é um número BEM relevante, mas talvez possa parecer pouca coisa depois dos números absurdos que Demon Slayer vinha entregando nos últimos meses…
À título de comparação, na verdade, Jujustsu Kaisen teve momentos pré-anime MELHORES que o de Demon Slayer. Por isso, tivemos muitas pessoas pensando coisas como: seria Jujutsu Kaisen o “novo” Demon Slayer?
Primeiro, acho engraçado essa indagação porque Demon Slayer não foi, porque ele ainda é. Ainda está acontecendo. E cada vez batendo mais recordes, tanto na mídia audiovisual, quanto em material impresso.
Só que a comparação se vê como válida a partir do momento em que temos basicamente as mesmas variáveis na equação: shonen de porrada “genérico”, sem muita inovação, que possuí um mangá bacaninha, mas que ganha um anime LINDÍSSIMO.
Afinal, segundo muitos, o anime é o ÚNICO motivo para a explosão que é Kimetsu no Yaiba.
Eu não acredito nisso.
Acredito, de fato, que o anime começou o processo, isso somou muito com outros fatores, como uma história sólida também.
Ainda, como nos mostra um texto do Analyse It (site conhecido por analisar vendas de mangás faz tempo), as vendas de Kimetsu de fato alavancaram depois do capítulo 38~40, que é quando temos AQUELA cena.
Cena esta que, em versão de anime, QUEBROU internet.
Sim, falo aqui do episódio 19. E, novamente, o Analyse It mostra, em números, que o impacto do anime teve sim relevância.
Para fechar…
Só que o anime não é o ÚNICO motivo para o sucesso de Demon Slayer. Eu já escrevi sobre isso aqui na Cúpula, então não me repetirei demais. Só vou relembrar: para mim, foi o HYPE COLETIVO da internet que gerou tudo isso.
Se fosse só fazer um anime lindo acho que os japoneses já estariam apostando pesado em produções de altíssima qualidade para tudo que sai, já que o lucro seria certeiro. E não é o que acontece. Entretanto, aconteceu com Jujutsu. Afinal, tá lindo DEMAIS.
Mas, será que só isso será o suficiente para virar o “novo” Demon Slayer?
Segundo a Crunchyroll, o artigo que divulga os 12 milhões de cópias vendidas também fala que um vendedor da livraria Shibuya Tsutaya afirma que Jujutsu “tem previsão de vender tão bem, ou pelo menos perto de, Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba”.
Acho que não. Serão necessárias muitas variáveis convergindo para um mesmo ponto para termos uma nova histeria coletiva como vem sendo Demon Slayer.
Portanto, eu discordo do sr. vendedor da loja Shibuya. Acho que ele é fã-boy do Gojou (igual eu).
Para uma análise completíssima dessa situação de vendas, leia o artigo do Analyse It. É grande, mas é top.
Fonte: Crunchyroll