Your Throne é um webtoon que pode se parecer com algo que você já tenha visto. Apesar de eu, pessoalmente, achar que nada se cria, mas tudo se transforma, essa história tem diversos elementos que outras também têm.
Duas mulheres que são rivais, um príncipe bonito, um período um tanto quanto medieval ou um cavaleiro com força extremamente desmedida. Nós já vimos isso em outros lugares, e certamente em muitas histórias de romance.
Pessoalmente, vejo muitas histórias medievais com protagonistas femininas. Mas a história é a mesma: a protagonista reencarnando na vilã, com aquela ideia de “oh, preciso mudar meu destino“! Aqui não tem reencarnação, vai sem medo. Porque Your Throne não é o medieval que fica na mediocridade. E, por não estar completo ainda, estou encaixando-o na categoria de primeiras impressões, mas já adianto que ele merece a sua atenção.
- Autor: SAM
- Data de publicação: 15 de maio de 2015 – atualmente
- Capítulos: 122 (até o momento)
- Gêneros: Fantasia
Medea Solon e Psyche Callista: as rainhas da festa
É, são uns nomes meio difíceis. A Medea Solon (alô, irmão) é uma nobre que deveria ser a pessoa a ocupar o trono ao lado do príncipe.
De primeira, já conseguimos ver que ela é extremamente inteligente, bonita, forte e ameaçadora. A mulher é uma arma de aniquilar inimigos, e não é das mais queridas no império. Apesar disso, muita gente reconhece sua resiliência.
Por algum motivo que não se sabe ainda, ela também almejava o trono.
Do outro lado, temos a Psyche, que, mesmo com uma origem mais humilde, foi escolhida pelo príncipe para ser aquela que iria ocupar o trono ao seu lado, usurpando o que seria, por “herança”, da Medea.
Naturalmente, Psyche seria a melhor pessoa pra ser odiada nessa história. Aos leitores mais ávidos de webtoons medievais (ou de romance), pra quem já leu The Remarried Empress, sabe que é muito fácil odiar uma mulher que se finge de boazinha.
Mas não.
Your Throne não criou essa rivalidade feminina natural e bem esperada para esse gênero de história. Pelo menos, não nessas primeiras impressões.
Na realidade, o plot é outro: Lady Medea e Lady Psyche trocam de corpos.
Your Throne é um Se eu Fosse Você
É um dos meus filmes brasileiros favoritos. Troca de corpo é sempre uma ideia muito legal, e é a base de muitos bons filmes, como Your Name. Mas Your Throne acaba sendo um Game of Thrones, também.
Duas mulheres em lados opostos e vidas completamente diferentes trocam de corpos. A rivalidade que era esperada, e que provavelmente vai decepcionar os leitores que gostam dos clichês, vai sendo um pouco destruída nesses primeiros dez episódios.
O acontecimento mais claro que denota essa virada de chave é quando o próprio príncipe, que se acreditava ser apaixonado por Lady Psyche, envia diversos cavaleiros para matá-la (sem saber, é claro, que Medea estava no corpo dela).
Sem dúvidas, Medea ganha. Até porque estamos no começo da história, não é? Mas a máscara do noivo apaixonado cai completamente, e Medea não só sente pena de Psyche como acredita que está no corpo dela para aquele momento.
Talvez para salvá-la, talvez porque a divindade quisesse matar a ela, Medea, e não a Psyche.
O fato é que as duas, assim que trocam de corpos, sentem o peso de se lidar com o posicionamento de cada uma. Lady Medea, precisando fingir ser frágil como Psyche. Psyche, precisando ser forte e ameaçadora como Medea.
As duas tem muito a aprender uma com a outra, e a rivalidade que parecia clara pode se tornar, eventualmente, uma aliança inabalável. Por fim, cabe dizer que, no meio do caos de quem pretende ficar com o poder no reino, as duas podem acabar influenciando na decisão.
As maiores perguntas são: por que as duas trocaram de corpo? Medea pretendia mesmo ter o trono? O que envolve toda a rejeição que as pessoas têm com a sua família? Por que o príncipe quis matar Psyche?
Finalizando as primeiras impressões de Your Throne
Perguntas movem a curiosidade. E a curiosidade é sempre o que nos faz continuar lendo. É aquela vontade de pegar o celular no busão pra ler o próximo capítulo. Your Throne me deixou assim.
Além disso tudo, logo nesses primeiros capítulos, Psyche, no corpo de Medea, diz que seu poder sobre a vida e a morte é inútil se não puder proteger a quem ama (o príncipe). Apesar de eu achar que ela está sendo trouxa (e está), também me instigou muito a respeito do que seria esse poder e se ele também teria a ver com a troca de corpos.
Your Throne me conquistou porque o romance não é o que move a história. O que a move são duas mulheres muito diferentes, mas incríveis a seu modo, que irão paulatinamente descobrir métodos diferentes de se relacionar com as pessoas.
Também irão se entender e se colocar (não me diga) no lugar uma da outra, vendo que o esforço de sobrevivência é hercúleo das duas partes.
É uma ótima pedida para quem é interessado em histórias medievais e protagonistas femininas! Eu gostei muito das duas e com certeza vou continuar lendo. Fiz muita questão de não ler mais nada antes de escrever, pois não queria que minhas primeiras impressões fossem contaminadas.
Como webtoons em um geral são pouco lidas, quero passar a recomendá-las mais por aqui. Quem sabe você se interesse e decida também começar a ler!
Uma observação: o aplicativo webtoon tem histórias em inglês. Contudo, você pode arranjar essas histórias em português pelo meio-que-não-pode-ser-mencionado.
Aprecie sem moderação! Até a próxima.