Recentemente um colega comentou comigo sobre um mangá que ele havia achado interessante e queria recomendar para mim. Assim surgiu meu primeiro contato com Kimi wa Houkago Insomnia (Insomniacs After School).
Pelos traços e alguns diálogos que ele me mostrou, a obra já tinha toda a minha atenção. Além do mais, a temática também era boa: personagens com insônia.
O mangá consegue atingir dois públicos ao mesmo tempo e ter um efeito significativo em ambos. Funciona para quem nunca teve problema com falta de sono conhecer como uma pessoa assim vive e engajar aqueles que se identificam com os personagens e suas aflições por viver ou já ter vivido desta maneira.
Ademais, Kimi wa Houkago Insomnia tem um viés romântico. A partir desta dificuldade, a história desenvolve uma forma de juntar os dois e fazer com que ambos cooperem para encontrar uma maneira de superar os problemas.
Mas como o título entrega toda esta história? Fique até o final deste texto para descobrir.
- Autor: Makoto Ojiro (história e arte)
- Ano de publicação: 20 de maio de 2019… ainda em publicação
- Capítulos: informação desconhecida no site do MyAnimeList
- Gêneros: slice of life, escolar
O observatório abandonado do Clube de Astronomia
Tudo se inicia com um boato que começou a correr pela escola de que o velho observatório do Clube de Astronomia é mal-assombrado. Por conta disto, muitos alunos evitam andar por lá.
Esse esquecimento do local e a falta de utilização cria uma situação perfeita para aqueles que buscam manter-se isolados dos demais e ter um momento de paz.
É aí que somos apresentados a Nakami, um estudante dedicado, porém que sempre aparenta estar irritado, o que faz seus colegas de classe não gostarem dele. Entretanto, essa atitude é devido ao fato dele ter insônia e não conseguir dormir a noite.
Quem possui dificuldades em dormir a noite sabe como isto afeta no decorrer do dia. A paciência é reduzida, o raciocínio funciona de maneira detida e, às vezes, o estresse fala mais alto do que a forma racional de pensar e tomar decisões baseadas em lógica.
Ao encontrar o lugar, Nakami percebe que ali pode ser um “porto seguro”, onde finalmente poderá fugir da socialização e, quem sabe, tirar boas sonecas. Todavia, ele não contava que outra pessoa já havia tido essa mesma ideia.
Isaki, uma colega de classe que enfrenta o mesmo problema, passa a dividir o observatório com ele. Mais do que isso, com a simples presença um do outro, ambos passam a dormir naturalmente, sem nenhum problema, como se a insônia nunca tivesse existido.
A relação entre os personagens
Pode ser um pouco esquisito o fato de recém-conhecidos dividirem um lugar abandonado e dormirem juntos como se fosse algo totalmente trivial. Aliás, a relação deles parece ser algo de anos e não uma coisa que surgiu intempestivamente. E isto acontece na vida real. Pessoas com uma forte sinergia que conseguem transcender o tempo.
Por se tratar de uma narrativa romântica, é lindo ver a relação dos dois se desenvolver. Mais bonito ainda é analisar como eles se comportam diante do problema do outro. Na ausência de sono, o que eles fazem para cooperarem entre si.
Sair à noite e explorar a cidade, tirar fotos e registrar momentos, dormir ouvindo o barulho da chuva e escutando o batimento cardíaco um do outro. Essas são algumas das coisas que um faz pelo outro na tentativa de amenizar os problemas oriundos da insônia.
No entanto, mesmo diante de todo este cenário perfeito e lindo de uma grande amizade e, quem sabe, paixão, se consolidando, fora do observatório eles fingem não se conhecer. A justificativa é evitar que as pessoas percebam a súbita aproximação dos dois e, eventualmente, descubram o local secreto deles.
Ademais, poderia ser um incômodo este tópico, mas não chega a afetar tanto, porque a história de Kimi wa Houkago Insomnia foca tanto no universo particular dos dois que os demais personagens não interferem de forma agressiva nessa relação.
Então, talvez seja algo a ser relevado sem grandes problemas.
Quadros, ângulos e sensações em Kimi wa Houkago Insomnia
Outro ponto muito interessante de Kimi wa Houkago Insomnia são seus quadros. A autora, Makoto Ojiro, em dados momentos, enfatiza a expressão dos personagens de uma forma um tanto singular. Talvez seja difícil expressar em palavras o efeito que essa característica causa.
Porém, é como se o tempo congelasse naquele momento, dando ênfase aos sentimentos dos personagens, com um ângulo específico e muito intimidador.
Tatsuki Fujimoto, autor do célebre mangá Chainsaw Man, faz bastante isso em sua obra. Momentos que ele faz parecer que tudo e todos em uma determinada cena estão parados, perplexos com algo que acaba de acontecer.
O fato é que é algo muito interessante. Além do mais, particularmente, não me recordo de ter visto muitas obras seguindo este estilo. Por isso foi tão chamativo. Mas, por fim, cada autor possui uma metodologia diferente, uma forma de desenvolver suas narrativas.
Finalizando as primeiras impressões de Kimi wa Houkago Insomnia
Como supracitado, é um bom mangá para entender como alguém com insônia se comporta. Além do fato da empatia pelos personagens daqueles que já viveram ou vivem esta realidade. É muito fácil entender os problemas deles e compactuar com suas dificuldades. Tudo funciona muito bem.
Ademais, se não for o suficiente, ainda tem o gênero romance, que parece ser muito bem trabalhado, com um forte alicerce no poder do apoio, na maneira que uma pessoa pode ajudar outra com o mesmo problema a se levantar e superar as intempéries da vida.
Kimi wa Houkago Insomnia é muito interessante e vale a pena o seu tempo. Então, se você estava procurando algo para ler, pode adicionar este título à sua lista de leitura.