Trigun Stampede foi eleito um dos “animes trovejantes” desta temporada de inverno/2023. E não é para menos. O anime, julgando pelos três primeiros episódios, está muito bonito.
Particularmente, eu não sou o tipo de pessoa que me aventuro pelos caminhos do CGI. Nunca fui muito fã. Além disso, esse estilo de animação me remete muito a Max Steel do SBT.
No entanto, mesmo não sendo um adepto total, ainda arrisco vez ou outra. Ademais, Trigun Stampede foi uma baita surpresa. Afinal, embora seja full CGI, a cadência está ótima. Não somente isto, mas o todo da animação está de saltar os olhos.
Mas do que se trata a narrativa deste anime? Vale a pena destacar ele e ficar de olho até o final? Continue por aqui para descobrir.
- Gêneros: Ação, Aventura, Ficção Científica
- Estúdio: Orange
- Material fonte: Mangá
- Onde assistir: Crunchyroll
- Novos episódios: Sábado
Uma desconstrução de personagem engraçada e animadora
O começo do anime se passa em um planeta deserto. Isso é um sinal do que a narrativa tem a propor pela frente. Focando em dois personagens que são jornalistas e em busca de conteúdo para produzir uma matéria, eles dão de cara com um homem chamado “Vash, o estouro da boiada”. Por coincidência, eles acabam encontrando um pôster do governo local de procurado.
E adivinha quem estava lá? Exatamente, Vash, o estouro da boiada. O primeiro contato que temos com o protagonista denota uma ideia de que ele é ruim ou, quiçá, responsável por alguma coisa negativa. Todavia, é apenas uma farsa. É o que o anime quer que você pense, mas não é a verdade.
Alguns minutos depois há uma espécie de desconstrução do personagem do Vash e compreendemos que, na verdade, segundo ele, o procurado é o seu irmão gêmeo. Vash é um cara totalmente do bem e, sobretudo, muito hilário. A começar pela alcunha dele: “estouro da boiada”. Jesus do céu.
Ele lembra muito aqueles personagens que são idiotas completos, mas quando a situação aperta, o semblante muda, a aura se torna diferente e as atitudes parecem transformá-lo em uma pessoa diferente e sinistra. E isso é muito legal.
O que são as chamadas “Plantas” de Trigun Stampede?
No tópico anterior, comentei acerca da ambientação do início do anime e que isso era quase como um foreshadowing do que se passa na história. Para fins de não haver nenhuma dúvida, foreshadowing é um artificio literário pelo qual um autor insinua fragmentos da história que ainda está por vir.
Aparentemente, algo ruim aconteceu e a humanidade ficou sem muitos recursos para sobreviver. Entretanto, as chamadas “Plantas” são máquinas que produzem o que é preciso para a raça humana continuar viva.
No caso do planeta que conhecemos ali no início, quase não tem água e nem comida. Sendo assim, as Plantas fornecem isto. Porém, mesmo tendo essa incumbência, não é 100% de que sempre irá prover e consertar ou adquirir uma nova custa muito caro.
Existe todo um processo rigoroso com essas Plantas. Isso é interessante para conhecermos o universo do anime, para imergimos mais na história e entendermos a gravidade do problema.
Comparação entre as animações e a divergência de opiniões
Trigun é um mangá, escrito e ilustrado por Yasuhiro Nightow, que foi lançado em 1995 e, antes de Trigun Stampede, teve uma primeira adaptação em anime, em 1998.
Pode ser que Trigun Stampede seja um primeiro contato com a obra para alguns. Mas para outros, é um remake e uma forma de resgatar a nostalgia proporcionada pelo anime dos anos 90. Eu não posso fazer nenhum paralelo entre as produções, porque a versão atual é o meu primeiro contato com a obra.
Pelo que li de algumas pessoas que assistiram à primeira versão, algumas coisas foram alteradas. E a verdade é que Trigun Stampede dividiu muito a opinião. Alguns gostaram do novo estilo, outros simplesmente droparam logo no primeiro episódio.
Mas, claro, tudo é uma questão de opinião. Talvez seja parcialmente pela animação. Possa ser que a preferência seja os traços antigos ou qualquer outro argumento. Mas o fato é que no quesito de estar bem feito, Trigun Stampede não decepcionou nos primeiros episódios.
Finalizando as primeiras impressões de Trigun Stampede
Reiterando o que já foi dito, apesar de ser full CGI e isso não me agradar, no sentido de não ser um estilo ao qual sou muito fã, o anime não entrega um serviço meia boca.
Ademais, a história parece ser interessante e o protagonista evidencia que será um pacote completo para oferecer momentos excitantes, hilários e sérios, afinal, seu background deixa claro que há uma história complexa e cheia de questões do passado a serem resolvidas.
Trigun Stampede me impressionou bastante e pretendo continuar acompanhando para descobrir a que fim levará a história de vida de Vash, o estouro da boiada.
Por fim, se você ainda não decidiu quais animes assistir ou está por fora dos novos títulos desta temporada, dê uma olhada no nosso guia da temporada. Se quiser saber qual vale a pena, se aventure nesse texto que destaca os (possíveis) melhores da temporada.