Vamos lá, Kubo-san wa Mob wo Yurusanai é um dos animes que foi sorteado para a minha pessoa escrever a RD3 nessa temporada. Então estou aqui para te dizer pela minha opinião se vale a pena ou não dar uma chance para a obra.
Primeiramente quero justificar a demora para essa RD3 sair. Nessa temporada eu me empolguei e peguei MUITOS animes para assistir. E dentre esses animes, Kubo-san não estava no meio, então acabei demorando para assistir. Por consequência, demorando para escrever essa primeiras impressões aqui.
A obra é mais um daqueles animes clichês onde tem um protagonista que não se destaca em nada (inclusive é daí que vem o “Mob” no título) e a garota mais bonita e perfeita da escola misticamente se apaixona por ele.
Mas será que esse anime tem algo de especial que faça ela se destacar dentre tantas obras do tipo?
- Gêneros: Comédia, Romance, Vida escolar
- Estúdio: Pine Jam (Gamers!, Kageki Shoujo!!)
- Diretor: Kazuomi KOGA (Kanojo, Okarishimasu)
- Material fonte: Mangá
- Onde assistir: Tem na internet…
- Novos Episódios: Terça-feira
O protagonista de Kubo-san wa Mob wo Yurusanai é (quase) literalmente invisível
Junta Shiraishi é o nome do protagonista. Ele tem 16 anos e está no seu primeiro ano do ensino médio. Ele é um garoto normal, que não se destaca em nada, seja nas notas ou atividades físicas.
Mas existe um detalhe que torna ele um caso especial: o garoto se destaca tão pouco que ele é praticamente invisível. O anime faz piada com isso em um nível extremo que chega a ser forçado, pois as pessoas estão literalmente do lado dele mas não conseguem vê-lo. Isso vale para professores tentando fazer a chamada ou procurando ele para tratar de algum assunto.
Eu não tenho nada contra piadas desse tipo, onde o personagem não se destaca e é esquecido e tals. Mas no caso desse anime é feito de uma forma tão exagerada que pra mim foi um problema.
Não faz sentido uma obra onde não possui gênero de sobrenatural, o personagem ir comprar alguma coisa em uma loja de conveniência e não ser atendido porque o atendente não conseguiu ver ele sendo que estava cara a cara, certo? Pois é, isso acontece nesse anime, é a piada principal da obra.
Pelo menos uma vez a cada 5 minutos, a obra te lembra que o protagonista é invisível e que ninguém enxerga ele. E isso se repetiu pelos 3 episódios nas mais inimagináveis situações.
Mas é claro que existe uma exceção
Apesar de ninguém conseguir notar a presença e existência do Shiraishi, é claro que a garota mais bonita da escola, boa nos esportes, que se destaca em tudo, não só conseguiria ver o protagonista como também demonstraria interesse amoroso por ele, não é mesmo?
E é aí que chega a Nagisa Kubo (vulgo Kubo-san). Por algum motivo inexplicável, ela sempre consegue ver o protagonista. E mais que isso, ela QUER ver ele.
A Kubo-san praticamente não tenta esconder que está apaixonada pelo Shiraishi e isso fica claro para nós nas primeiras interações que eles tem na obra.
Eles acabam desenvolvendo um relacionamento tipo dos protagonistas de Karakai Jozu no Takagi-san, no qual a garota fica fazendo “brincadeiras” com o rapaz, importunando ele com tudo, mas é óbvio que no fundo ela gosta dele.
Eles começam a interagir bastante na escola, assim como se encontrar fora da mesma pelas mais puras coincidências (roteiro).
Ela acaba ajudando ele em situações onde ele não está sendo visto e ela chega ao resgate. E a relação deles vai se desenvolvendo com isso, tornando-os mais próximos um do outro conforme o tempo vai passando.
Pelo menos o romance avança um pouco em Kubo-san wa Mob wo Yurusanai?
Então, nesses 3 episódios, por mais incrível que pareça, as coisas não foram tão paradas assim. Eu diria que o que a obra peca em comédia ela acerta no romance. O romance da obra é bem bobo, nada sério (até porque são adolescentes que acabaram de chegar no ensino médio) mas conseguiu tirar alguns sorrisinhos bobos de mim.
A Kubo-san, como eu já falei, não está nem tentando disfarçar que gosta do protagonista. E ele a cada episódio está se tocando mais que gosta dela. Eu gosto de acreditar que esse romance vai para frente e até o final do anime um dos dois confesse (será se é pedir demais?).
Apesar da piada sem graça (por ser forçada) do protagonista ser invisível, a obra tem seus momentos divertidos que eu não vou tirar o crédito. Tem vários momentos de comédia que eu ri com situações engraçadas.
Não é a melhor comédia da temporada, assim como não é nem de longe o melhor romance, mas ela não fica no vermelho.
Finalizando as primeiras impressões de Kubo-san wa Mob wo Yurusanai
Sendo bem direto existem muitos títulos melhores nessa temporada, de romance eu recomendo Otonari No Tenshi-sama e de comédia Handyman Saitou in Another World. Se você não tem muito tempo disponível e está buscando assistir poucos animes e quer ser bem seletivo, Kubo-san wa Mob wo Yurusanai não vale a pena.
Agora, se você está já assistindo vários títulos da temporada e está em busca de uma comédia romantica bobinha, então vale a pena dar uma chance.
Falando por mim, eu vou continuar. Primeiro, eu achei a obra legalzinha. Segundo, estou com um desafio pessoal de não dropar nenhum anime que assisti pelo menos 3 episódios. Terceiro, eu quero ver se esse romance vai para frente.