As boas e as más experiências normalmente estão relacionadas a expectativa, podendo ela influenciar de forma negativa ou positiva. Títulos como Demon Slayer, One-Punch Man 2 e Attack on Titan fizeram com que Sarazanmai fosse pouco ou quase nada comentado durante sua exibição, mantendo-se como um anime secundário nessa temporada de outono de 2019.
Sarazanmai definitivamente não é para todo o tipo de expectador. Na verdade, aqueles com pensamentos mais conservadores e tradicionais possam não vir a gostar da experiência que o anime traz.
Sarazanmai é um anime finalizado em 12 episódios com transmissão no brasil pela Crunchyroll. A obra não foi baseada em nenhum mangá, light novel, web novel, etc.
Ou seja, é um anime original feito pelo estúdio MAPPA, sob direção de Kunihiko Ikuhara.
Sobre a história de Sarazanmai
A história é centrada em três estudantes do ensino médio que são transformados em kappas para combater kappas zombies e extrair seu “shirikodama”.
Fazer uma crítica com spoilers pode prejudicar sua experiência com o anime, pois seu primeiro episódio faz seu cérebro sair de jetpack da sua cabeça e dizer ‘’Noooop. Já deu’’. Mas isso não significa que é ruim.
Bem pelo contrário. É uma experiência muito louca, que dificilmente você terá visto em outro lugar.
Os 3 episódios subsequentes acabam sendo mais do mesmo do primeiro episódio, o que até acaba se tornando repetitivo.
A repetição se dá pelo fato de que sempre que eles enfrentam um Kappa Zombie, rola duas musiquinhas “Kawauuuso Iyaaaa” e um pouco depois “Saraaaaaa-Saraaaaaa-Saraaaaaa SARAZANMAI”.
Contudo, apesar da música ser a mesma, a letra se difere dando um significado único para cada momento.
Sarazanmai trata de forma competente assuntos como amizade, amor, desejo, inveja… Tudo de uma maneira “não ecchizada“. Na verdade, o anime utiliza de tabus sexuais explorados. Com destaque para sexualidade.
Diferenciais marcantes de Sarazanmai
O que Sarazanmai tem de melhor é sua originalidade, fugindo da tendência atual (cof-Isekai-cof-cof).
A direção de arte, trilha sonora e trama dão um peso ao anime que não estamos acostumados a ver em qualquer anime por aí.
Muito menos em um anime que, como fora introduzido aqui, passou meio que batido pela maioria das pessoas.
Mas afinal, vale ou não vale a pena ver o anime?
Como eu disse no começo desse texto, tudo na vida depende da sua expectativa, inclusive quanto a este anime. Seria tipo entrar em Mob Psycho 100 esperando um traço lindo, e acabar chocado com toda aquela bizarrice.
Apesar de ser único, fechado e criativo, não temos aqui um anime nota 10.
Entretanto, com certeza vale a experiência e as reflexões que ele causa a cada episódio. Minha dica, inclusive, é que se for assistir Sarazanmai, procure saber o mínimo possível dele.
Ah! E lembrando da musiquinha repetitiva que toca nos quatro primeiros episódios… Você certamente sentirá falta dela nos outros episódios. Ou quem sabe até mesmo quando o anime acabar.
Não tem como não gostar delas!
Finalizando…
Fica aqui então exposta minha recomendação para esse anime.
Ele certamente não é para todos, como já mencionei, porém ele me marcou.
Após a experiência única que essa obra me propôs, me atrevi a discorrer brevemente sobre ela. Tudo para deixar aqui minha recomendação à você, leitor.
Evitei spoilers ao máximo para que, agora, você possa ir assistir esse título e voltar aqui para me contar o que achou!