Kimi wa Houkago Insomnia ou Insomniacs After School é sinceramente uma das poucas adaptações dessa temporada que eu realmente estava de olho. Muita gente já tinha me recomendado ele anteriormente, mas eu enrolei para ler o mangá porque já haviam anunciado a adaptação.
Agora, além de ser um anime que tem personagens que sofrem de insônia, um problema com o qual eu já sofri muito, o anime ainda tinha algumas surpresas interessantes esperando por mim.
Caso vocês tenham interesse no mangá também, o Welerson fez um artigo de primeiras impressões sobre ele no comecinho do ano e que você pode ler aqui depois de terminar de ler minha regra de 3, é claro.
Pois bem, vamos lá!
- Gêneros: Romance, Escolar
- Estúdio: LIDENFILMS
- Diretor: Yuuki Ikeda (Mugen no Juunin: Immortal)
- Material fonte: Mangá
- Onde assistir: Não encontramos
- Novos Episódios: Terças
O observatório assombrado
A história se desenrola em torno de Ganta Nakami, um garoto dedicado, mas rabugento, que esconde das colegas de sua sala que sofre de insônia, a qual afeta ele diariamente. O que parece também manter os outros afastados dele.
Durante os preparativos para o próximo festival escolar ele é enviado contra sua vontade para o antigo Observatório da escola, agora transformado num depósito já que o Clube de Astronomia não existia mais, para buscar algumas caixas.
Enquanto preocupado com os boatos de fantasmas no prédio, mesmo com a certeza de que não existem, ele acaba encontrando no lugar um ótimo esconderijo para descansar. Contudo toma um grande susto ao descobrir sua colega de classe, Isaki Magari cochilando por lá.
Assim, graças a esse encontro inesperado e a uma tranca com defeito, ambos descobrem o problema de insônia que compartilham e desenvolvem uma estranha afinidade. Enquanto Nakami é rabugento e irritadiço, Magari é uma garota bastante leve e alegre, o que cria um contraste bem interessante entre eles.
A partir daí eles passam a dividir o Observatório como um local secreto para descansar, e criam um “clube” para aproveitar melhor suas noites em claro. Como também se esforçam para manter sua amizade em segredo dos outros colegas, afim de que ninguém descubra sobre suas insônias, embora nem tudo saia como planejado.
Kimi wa Houkago Insomnia é uma história bastante focada
Embora existam outros personagens na narrativa, tudo é bastante focado no casal insone e sua misteriosa afinidade. Acho legal como eles vão tentando ajudar um o outro a lidar com a insônia e como a relação deles vai se desenvolvendo.
A relação deles vai se transformando de forma bem rápida, embora também seja bastante orgânica. Não sei dizer exatamente que tipo de impasses externos haverá por causa de outros personagens ou de dramas pessoais, contudo não parece ser daqueles romances sofridos onde nada acontece por vários episódios.
O que há apenas é o desejo de ambos de poder utilizar o Observatório como “esconderijo”, mesmo se isso exigir que eles se envolvam com coisas totalmente novas e diferentes, e essa afinidade crescente entre um e outro, essa facilidade de cair no sono quanto estão juntos!
A personagem que é introduzida no terceiro episódio, Yui Shiromaru, é maravilhosa e me encheu de felicidade. Isso porque eu amo tanto Astronomia como Astrofotografia e é sempre divertido demais ver animes explorarem esses assuntos.
Sobre a parte da Insônia, não consigo discordar do Ganta ser uma pessoa mau humorada, embora meu humor hoje em dia seja mais semelhante ao da Magari, mesmo quando tenho dificuldades em dormir.
Insônia é um problema horrível. As pessoas que nunca sofreram com crises de insônia não sabem o tamanho da sorte que elas tem. E a obra representa bem isso de forma que você consegue se entender bem com os protagonistas.
Por fim, a animação é bastante bonita e se utiliza bem da fotografia das cenas. Eles dão grande foco ao rosto dos personagens e suas expressões, além dos cenários lindamente produzidos.
Finalizando as primeiras impressões de Kimi wa Houkago Insomnia
Enfim, Kimi wa Houkago Insomnia é particularmente o tipo de anime que eu mais gosto de acompanhar. Ele acaba sendo bastante introspectivo sabe, mas sem precisar de cansativos e extensos monólogos a cerca dos personagens ou suas ações.
É um anime que se atenta aos acontecimentos e mantém tudo em movimento, sem deixar que os protagonistas fiquem estagnados, e essa movimentação contínua deles vai dando um ótimo ritmo para a história.
Aliás, está na cara que o Nakami está caidinho pela Magari e eu quero muito ver onde isso vai dar.
Bom, tenho certeza que ficou claro, mas só pra enfatizar: eu adorei o anime e sinceramente espero que ele só fique melhor daqui em diante. Espero que quem estiver assistindo por aí esteja gostando também.