Um anime com temática de horror sendo selecionado como Escolha Trovejante, quem diria hein? Dark Gathering é um shounen que é ao mesmo tempo interessante e uma reunião de maluquices.
Você que acompanha a Cúpula há algum tempinho sabe que eu gosto bastante de obras de horror japonesas, embora seja um tanto crítico quando a questão são as animações.
Também, com as decepções que adaptações de algumas obras do Junji Ito e aquela adaptação criminosa de Mieruko-chan proporcionaram, quem é que ficaria animado?
Contudo, eu não conhecia nada de Dark Gathering até entrar em contato com a adaptação. Ainda que eu esteja interessado e a obra pareça promissora, devo questionar… Será que acertamos nessa escolha?
- Gêneros: Horror, Sobrenatural
- Estúdio: OLM
- Diretor: Hiroshi Ikehata (Tonikaku Kawaii, FLCL Progressive)
- Material fonte: Mangá
- Onde assistir: Não encontramos ):
- Novos Episódios: Domingos
Um jovem tentando ter uma vida normal, puxado novamente pelo sobrenatural
Keitaro Gentoga é um jovem que, após se isolar do mundo por muito tempo devido a um acidente com o sobrenatural que marcou tanto ele como sua melhor amiga, finalmente decidiu voltar a ter uma vida normal.
Keitaro tem uma habilidade particular em atrair espíritos e sentir fenômenos sobrenaturais ao seu redor, embora ele mesmo não tenha maneira alguma de ver, entender ou reagir a essas coisas. O que o fez, após o incidente com sua amiga, viver com medo de que as pessoas a sua volta pudessem se ferir se ele estivesse por perto.
Assim, com ajuda de sua amiga Eiko Hozuki, ele finalmente colocou seus estudos em dia. Ao ponto de passar no vestibular e até conseguir um emprego de professor particular para recuperar suas habilidades sociais.
Contudo sua rotina normal acaba interrompida por uma coincidência: a criança, Yayoi Hozuki, que ele foi selecionado para instruir é considerada um gênio, como também é prima de Eiko! Além de tudo esta estranha criança parece estar intimamente interessada pelo sobrenatural.
Yayoi tem suas próprias e fortes motivações para lidar com espíritos e Eiko, que também guarda algum segredo (eu acho kk), decidiu ajudá-la com isso mesmo sem saber o que fazer. No fim, ambas Eiko e Yayoi acabam carregando Keitaro para todo tipo de experiência assombrada.
Onde acaba descobrindo que Yayoi é muito mais assustadora do que imaginava e sua esperança de uma vida normal vai sumindo… Ou será que não?
Uma boa obra de horror
Bem como falei lá no começo, Dark Gathering é uma reunião de maluquices e não, eu não estava brincando. Temos um prota medroso, uma menina sem noção, uma caçadora de fantasmas bastante peculiar e inesperada.
Aliados aos personagens principais temos: uma narrativa insana sobre uma criança buscando pelo espirito da própria mãe, elementos da vida cotidiana, um pouco de comédia e bastante horror com direito a sangue e tudo… Já falei que é um shounen também?
Falando assim parece que tem tudo para dar errado, contudo Dark Gathering funciona muito bem. Apesar de que a forma que a narrativa apresenta o dilema de Keitaro é um pouco fraca para gerar empatia pelo personagem em um primeiro momento, os acontecimentos dos episódios delineiam melhor a silhueta dele e seus problemas.
No fim, entre os protagonistas o maior charme fica por conta da Yayoi, com seu design chamativo e divertido .
Talvez, se você for uma pessoa mais crítica, ou esteja assistindo no modo chato (como foi comigo), fique um pouco difícil de engolir algumas coisas sobre a pequena Yayoi e a história. De certa forma parece que a obra desafia bastante a suspensão de descrença, o que pode ser um obstáculo.
Todavia, ao assistir uma segunda vez com mais atenção aos primeiros 3 epis, ele foi bem mais divertido e interessante. A adaptação tem uma animação bonita, com algumas poucas cenas muito bem produzidas e criativas.
É um anime de horror que não tem foco em assustar, não apela para os famosos jump scares tão comuns em jogos e filmes, porém consegue criar bem uma ambientação desconfortável e ameaçadora. E ao mesmo tempo utiliza bem dos momentos de comédia, sem quebrar o ritmo ou usar piadas excessivamente.
Finalizando as primeiras impressões de Dark Gathering
Sinceramente, não tenho ideia o que esperar que vêm a seguir, já que esse anime terá 25 episódios parece que haverá diversos desenvolvimentos, mas a premissa inicial é bastante promissora. Ao menos, como fã de obras de horror, Dark Gathering tem minha atenção.
Quanto a minha pergunta lá do inicio, embora animes com temática de horror com toda certeza não são pra todos os gostos (e sendo bem pretencioso): a gente acertou, vai! Dark Gathering tem aparecido nos top 10 de anime trending por aí e nem era um mangá tão popular assim aqui no ocidente (apesar de ser uma obra premiada).
Na minha humilde opinião Dark Gathering e a outra obra que é uma coletânea de maluquices, Undead Girl Murder Farce estão empatadas! Ambas são divertidas e doidas de formas bastante diferentes, mas oferecem um ótimo entretenimento.
Enfim, eu estou gostando e quem não gostou está errado, e vocês estão assistindo? Me conta aí o que estão achando, ou se vão encarar depois dessas primeiras impressões!