“O podcast Japão sem Escalas é sua conexão direta com a cultura japonesa. Saiba mais sobre temas diversos, em entrevistas com convidados especiais!”. Essa é a descrição do podcast apresentado por Ana Paula Novaes e Tatiana Aoki, e confesso que eu nunca tinha ouvido falar dele. Mas quem estava perdendo era eu. Afinal, o Japão sem Escalas está de volta com sua terceira temporada, e é um podcast ultra informativo sobre essa cultura que tanto amo: a cultura Japonesa.
Conheci o projeto agora por conta de um e-mail recebido da Larissa Haack, responsável pela divulgação e contato com a imprensa. Obrigado pelo contato, Larissa, e principalmente pela chance de eu poder adentrar mais nesse conteúdo maravilhoso. Vou usar a descrição contida no e-mail dela para descrever qual é o foco do Japão sem Escalas:
“Podcast Japão sem Escalas inaugura terceira temporada com um episódio especial sobre mangás e animes.
Participam como convidados o embaixador do Japão no Brasil e a CEO da Editora JBC, que revela lançamentos da editora para 2021.
Os animes e mangás são muito populares no Brasil e são considerados uma porta de entrada para a cultura japonesa. Pensando nisso, o Podcast Japão sem Escalas inaugura, nesta semana, a terceira temporada com um episódio especial e inteiramente dedicado ao tema. O episódio “Mangás e animes: as razões do sucesso no Brasil”, com o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e a CEO da editora JBC, Marina Shoji, está disponível nas principais plataformas de streaming e contém spoilers de lançamentos de novos títulos no Brasil.
Durante o bate papo com as apresentadoras Tatiana Aoki e Ana Paula Novaes, o embaixador Akira Yamada, que também é conhecido como “embaixador otaku” (termo utilizado para se referir aos fãs de animes e mangás em japonês), fala sobre seu interesse na cultura pop e sobre a importância desses produtos para a difusão da cultura e língua japonesa. Já Marina Shoji conversa sobre as particularidades do mercado brasileiro de mangás, a influência dos animes e revela lançamentos previstos para 2021 no Brasil. Além disso, fala sobre as razões do sucesso desses produtos, como é feita a curadoria dos títulos que vêm para o país e como o perfil dos leitores e dos gêneros têm mudado ao longo do tempo. A JBC é uma das principais editoras de mangás no país.
Ouvi o episódio 3.1 (que está aí abaixo) e como todo bom ouvinte de podcasts, logo fui adicionando outros episódios que me interessaram para ouvir mais tarde.
Sendo bem sincero, ouvir um papo tão profissional e tão informativo de uma área que eu respeito tanto é, literalmente, honrar nosso slogan aqui da Cúpula, que é “Levar animes e mangás a sério, como merecem.”.
Ademais, os papos não são exclusivamente sobre animes e mangás, o que é ótimo. Temos pautas sobre como é estudar no Japão, como é aprender Japonês ou até mesmo entrevistas com nomes gigantescos da indústria de quadrinhos brasileiros, como o Mauricio de Sousa. Sim, aquele Mauricio.
O Japão sem Escalas está disponível nas principais plataformas de streaming (Spotify, Google, Apple e Deezer e Youtube). É uma produção Aoki Media com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo.
Além das entrevistas, depoimentos e discussões aprofundadas e conectadas com a atualidade, o podcast possui o quadro “Nihongo Shiranai”, dedicado a ensinar palavras e expressões em japonês, apresentado pela professora Sarah Fuidio, do canal “Fale em Japonês”. Eu fiquei chocado quando li isso, porque eu já usei MUITO o canal da Sarah quando comecei a estudar hiragana e katakana. Na verdade, diria que ela é a grande responsável pelo meu aprendizado desses dois alfabetos.
O podcast nasceu em 2020 e tem periodicidade semanal. Ele é apresentado por Tatiana Aoki, jornalista, nikkei (não sabe o que é? Eles tem podcast sobre isso!!), ex- bolsista JICA e Ana Paula Novaes, jornalista apaixonada pela cultura japonesa. A terceira temporada terá oito episódios.
Por fim, ressalto que o podcast é direcionado para todas as pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre o Japão, a sua cultura em geral, e que sonham em viajar ou estudar no país.
- Spotify: https://spoti.fi/3fZNsUX
- Google Podcasts: https://bit.ly/37STqUL
- Apple Podcasts: https://apple.co/2Ype8It
- Deezer: https://bit.ly/3fMUtrP
Espero que vocês deem uma chance pro podcast, assim como eu dei. Não irão se arrepender.
Fonte: Comunicado de imprensa (Press release)