🔥
Faça como milhares de Otakus, ouça nosso podcast sobre animes e mangás.
Toque aqui para acessar o canal do YouTube!
Análise

Hai to Gensou no Grimgar é bom? Vale a pena ver o anime? | Crítica

Hai to Gensou no Grimgar: a fórmula do fracasso?
9 minutos para leitura

Antes de mais nada, começo dizendo que Hai to Gensou no Grimgar é um dos meus animes favoritos. Inclusive, é um dos poucos animes que eu recomendo para maioria dos meus amigos verem por considerá-lo uma joia do mundo dos animes. No entanto, o título deste artigo titulo não é um click-bait. Irei explicar o porquê.

  • Gênero: Slice-of-Life, Ação, (DES)Aventura
  • Estúdio: A-1 Pictures (SAO, Erased, Kaguya-sama)
  • Diretor: Nakamura Ryousuke
  • Material: Light Novel
  • Onde assistir: Não tem disponível ainda…
  • Nova temporada?: Tem chance!

O enredo de Grimgar

Várias pessoas acordam dentro de uma grande sala, sem memórias do seu passado além de seu próprio nome. Mas todos tem uma certeza: eles não pertencem aquele lugar.

Quando às portas se abrem, eles se veem próximo a uma vila. Eles são recepcionados por uma pessoa chamada Brittany que diz que aquele mundo se chama “Grimgar” e que ele é o líder dos “soldados voluntários da fronteira de Ortana”. Ele entrega uma pequena quantidade de dinheiro para quem se juntar aos soldados voluntários.

Brin recepcionando os recém chegados a grimgar

Após o bonitão explicar o que eles tem que fazer, vários grupos são formados rapidamente. Porém, há aqueles que foram recusados pelos grupos por não terem aptidão para o oficio. E sem dinheiro, o desespero começa a tomar conta desses aventureiros.

Ou eles lutam, ou morrem de fome.

Grimgar é mais um “isekai genérico de jogo”?

Primeiramente, irei propôr um exercício mental a vocês: Quantos animes de isekai de jogo vocês assistiram onde o protagonista era mais do que capaz de resolver qualquer problema sozinho e o grupo dele estava ali só para fazer plateia?

Porque é justamente nesse ponto que Grimgar se destaca e sai completamente da curva.

Três personagens de Grimgar distraídos

Todos os personagens principais do grupo (incluindo o protagonista) são aqueles que não foram escolhidos para jogar bola durante a aula de educação física. Ou seja, nem um deles tem a menor noção de combate. Seriam um peso morto para qualquer grupo.

Porém, “Onde isso pode ser interessante?”, Você pode estar se perguntando.

É nesse momento que o “fator humano” entra em ação. E isso meio que faz parte da “fórmula do fracasso” que eu irei detalhar mais a frente.

Da mesma forma que eu e você (e eu digo isso pensando que somos o mesmo tipo de pessoa, ou parecidos pelo menos), os personagens que acompanhamos nunca tiveram uma experiência de combate real. Provavelmente nem nunca precisaram pensar que estariam em uma luta de verdade. Do mesmo modo, não vemos acrobacias mirabolantes e batalhas frenéticas vindo deles. Somente um bando de jovens desajeitados dando seu melhor para sobreviver.

Grimgar, o choque

Sendo assim, estar cara a cara não só com a morte, mas também com um ser vivo que também está lutando por sua vida, é uma situação no mínimo estressante. E não vai pensando que só por que esse mundo funciona parecido com um jogo de videogame que os monstros irão virar purpurina quando são mortos.

A combinação de gêneros que é, no mínimo, ousada

Antes de mais nada, para quem não está familiarizado com a palavra “slice-of-life”, aqui vai uma rápida explicação: descreve o uso do realismo mundano que representa experiências cotidianas em arte e entretenimento. Ou seja, um gênero que aborda uma narrativa mais “pé no chão” do que outras obras. Pode ouvir nosso episódio sobre o tema também, se curtir podcasts.

Dito isso, se pararmos um pouco para pensar, pessoas que procuram “Isekai de Ação” não estão interessados em um “Slice-of-Life com Drama”, já que são analogamente opostos.

O que estou tentando externar aqui é que Hai to Gensou no Grimgar ou perde muito público que abandona o anime logo de inicio, o pessoal que saí sem dar chance para ele (por ser meio parado). Aquela parcela de pessoas que o já está tão saturado da palavra “Isekai” que passa longe quando vê um também não se atreve a clicar no episódio 1, provavelmente.

Em outras palavras, o anime vive um “limbo” por ter criado uma identidade bastante única. Apenas os espectadores amantes de slice-of-life mais despretensiosos irão gostar da obra. E isso acontece muito pela propaganda de recomendação de pessoa para pessoa.

Mesmo levantando essas questões, não pense que o anime foi um fracasso. Pesquisas mostram que ele atingiu a expectativa do público, mesmo não superando muito o esperado купити мультитул. Além disso, a base de fãs do anime é bastante ampla. Grimgar é um daqueles casos “ou ame ou odeie”.

Portanto, acredito que Hai to Gensou no Grimgar está fadado a ser um anime fora dos holofotes. Mesmo com os boatos de uma segunda temporada vindo aí, não vejo muitas esperanças desse anime ter a atenção que merece.

Um pouco mais sobre Grimgar

Grimgar é lindo. Isso você irá ouvir de todo fã dessa obra.

Bem como o seu gênero, Grimgar possui várias cenas que são apenas de apreciação. Ou seja, cenários bonitos, música tocando de fundo, clima meio calmo e melancólico na mesma medida.

Por falar em música, a trilha sonora é absurda! Totalmente feita para o anime pela banda [K]NoW Your Name que fez, pasmem, 46 músicas para o anime. Essa banda também fez todas às músicas de Dorohedoro e Fairy Gone как поступить в германию, além de uma música para SPY x Family.

Além disso, outro ponto positivo do anime é o modo como as habilidades dos personagens são ativadas. Não bastando eles “evoluírem” de nível, eles tem que procurar algum mestre no ofício em que eles estão versados para aprender às técnicas образование в германии. E essas técnicas se manifestam de forma diferente em cada personagem. É algo meio único. Ótimo para quem ama animes de RPG, como eu.

Finalizando a crítica a Hai to Gensou no Grimgar

Por fim, digo que Hai to Gensou no Grimgar é o anime ideal para quem está procurando uma experiência diferente. Não quero dizer que ele é algo único набор кастрюль купить. Há muitos elementos familiares aqui. Porém, Grimgar tem uma identidade própria dentro dos isekai.

Eu posso não ter citado pontos negativos nessa analise não por que eles são irrelevantes, mas por que eu acredito que vocês mesmo terão que identificar já que esses mesmos causam muita divergência dentro da base de fãs desse anime пледи покривала. Ou seja, para uns, são pontos negativos, para outros, não.

Ademais, espero que os boatos de uma próxima temporada estejam certos e que em 2023, a segunda temporada de Hai to Gensou no Grimgar venha a acontecer!

E você, já conhecia esse isekai único?

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Escrito por

João Bernardes

Escritor

Gamer | Mestre dos guias

Campo Grande - MS

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Você pode gostar também

Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.