Hoje estou aqui para apresentar para vocês um dos mangás shounen que mais tenho gostado da atualidade: Kaiju No. 8.
Acho que este é o momento perfeito para apresentar essa obra pelo motivo que há uma adaptação para anime anunciada que deve estrear ainda esse ano. (Para quem pegar essa obra para fazer RD3 e usar esse artigo de link interno, disponha!).
Okay! Antes de eu falar a sinopse da obra em si, vou dizer como eu vejo a obra:
Kaijuu No. 8 é basicamente um Shingeki no Kyojin onde os personagens não tem a sorte dos Titãs evaporarem, então é necessário que alguém faça a limpeza da bagunça causada pela “tropa de exploração”.
O protagonista é um Saitama que, ao invés de treinar até ficar careca, engoliu um inseto. Calma, em breve tudo vai fazer sentido…
E uma das coisas que mais me agrada no mangá são os personagens. Cada um único com suas personalidades e carisma.
Tenho meus favoritos, mas não existe nenhum personagem que eu odeie ou ache chato. Logo vou falar um pouco dos personagens principais, mas antes, algumas informações mais técnicas do mangá.
- Autor: Naoya MATSUMOTO
- Ano de publicação: 2020
- Capítulos: 82+
- Gêneros: Shounen, Ação, Militar
Agora sim: a sinopse de Kaijuu No. 8
A história gira em torno de Kafka Hibino, um homem de 32 anos que possuí o sonho de entrar para a força de defesa contra Kaijus desde criança devido a um evento trágico de sua infância.
Porém, ele é fraco, então não consegue cumprir seu objetivo e acaba trabalhando na limpeza profissional de restos de Kaijus.
Um dia ele conhece Reno Ichikawa, um novo colega de trabalho inicialmente mau humorado, que parecia que ia ser um pé no saco mas se mostrou ser um personagem muito simpatico depois de um tempo.
Eventualmente eles acabam se envolvendo em um incidente com um kaiju que quase tira suas vidas, mas esse também é o gatilho que acende a chama do desejo novamente de entrar nas forças de defesa anti kaiju do Japão a qualquer custo.
As coisas estavam indo tudo normal, só que aí…
Depois do evento, ambos acabam hospitalizados e acontece isso com o protagonista:
Exatamente, ele misteriosamente ganhou as habilidade de um kaiju após um inseto estranho e não identificado entrar em seu corpo (Parasyte?). Então Kafka decide utilizar seus novos poderes como força para derrotar kaijus.
Eu achei meio curioso essa parte, tipo, o inseto falou “I found you” que traduzindo para o português fica “Encontrei você”, então… o inseto estava procurando por ele? E qual foi o motivo de ter dado esses poderes para o protagonista? Alguém mandou?
Então logo no começo a obra já deixa esse mistério no ar e assim te coage a continuar lendo pelo menos para descobrir as respostas.
Ah, e falando mais um pouco do Reno, ele é um cara legal, parceiro, vira um verdadeiro amigo do protagonista e se importa com ele, eles decidem ajudar um ao outro para conseguirem entrar nas forças de defesa e o garoto mantém guardado o segredo do protagonista e continua trantando-o igual, mesmo ele tendo se tornado tecnicamente um monstro.
Isso resolve todos os problemas… ou não
Força física não é mais um problema…. ou é? O fato do protagonista ter ganhado a habilidade de se tornar em um kaiju não é algo que pode ser dito ao mundo de forma banal.
Nunca houve um caso como esse anteriormente, não tem como provar que por dentro ele ainda é humano. Tão pouco que que em nenhum momento ele vai se virar contra a humanidade.
Então fato do Kafka agora ser um kaiju é segredo trancado a 7 chaves de todo mundo, logo, ele ainda é considerado fraco. Os únicos que sabem disso são o próprio Kafka e o Reno.
Então eles vão fazer o teste para entrar nas forças de defesa contra kaiju e logo na entra eles conhecem ela, a maioral da obra!
Kikoru Shinomiya é a filha do diretor das forças contra kaiju e um prodígio em batalha. Além das habilidades notáveis, ela tem uma taxa de liberação do poder de combate do traje muito alta para um novato (já já explico). Logo que se conhecem ela implica com o Kafka e já suge uma certa rivalidade.
Ela é mais uma personagem que parecia que seria chata no começo, mas eu não poderia estar mais errado. Agora amo essa garota!
Ela tem um passado muito bem construido, um pouco triste também. Ela é esforçada e apesar de implicar com o protagonista no começo, depois de um tempo ela vira um grande aliado e uma boa amiga.
Isso é muito daora, a obra te engana que o personagem vai ser chato mas quando tu vê, tu já tá adorando ele.
Voltando aos trajes em Kaiju No. 8
Trajes são uma espécie de armadura que ajuda a aumentar muito a velocidade e força do portador, a um nível sobrehumano, possibilitando a batalha contra kaijus.
Quanto mais habilidoso o caçador maior a quantidade de poder é possível liberar.
Esses trajes são usados por todos os caçadores de kaiju de todos os níveis. Cada um possui uma taxa de liberação de poder diferente dependendo das habilidades do usuário. Além disso, possuem armas feitas com materias coletados de kaiju, mas esses detalhes eu vou deixar para você descobrir quando estiver lendo o mangá.
Acontece que nosso protagonista tem uma taxa de liberação de poder de apenas 1%, então, enquanto ele está fazendo o teste para entrar na força de defesa, ele é literalmente a pessoa mais fraca ali. Em teoria, pelo menos.
Porém um certo kaiju que não deveria aparece no meio do teste. Ele é realmente poderoso, e ao invadir o lugar, ameaça a vida da waifu Shinomiya. Isso faz com que ela seja a terceira pessoa a descobrir sobre o poder do protagonista e vem uma cena formidável, sério, olha a qualidade:
Olha o nível dessa arte, o autor é genial. É notório que foram tomados todos os cuidados possíveis com os detalhes para fazer algo impecável.
A qualidade da obra não cai, ela tem esse nível desde o primeiro capítulo até o último que eu li pelo menos.
Depois de salvar a garota, ela decide guardar o segredo dele também e a história vai seguindo a partir daí focando principalmente nos 3, não vou falar se ele passou ou não no teste, vai ler rsrs.
Finalizando as primeiras impressões de Kaiju No. 8
Não quero dar tantos spoiler aqui, tudo que eu falei acima aconteceu até o capítulo 4 e boa parte foi no capítulo 1 mesmo. Em suma, Kaiju No. 8 é uma obra que vale o seu tempo, principalmente se você gosta de shounen.
A história é interessante, você fica curioso para saber o que são os kaijus, de onde eles surgiram, como a humanidade vai derrotar todos eles.
Você também se apaixona pelos personagens, eles são carismáticos e divertidos, reforço que não desgosto de nenhum.
E as lutas são de qualidade técnica incomensurável, tanto em quesito artístico quando nas sequências de ação. Tanto que isso até me gera preocupações se o anime que está vindo vai conseguir entregar algo no mesmo nível.
Existem algumas coisas secundárias como comédia e um possível romance (calma, é com outra garota que eu não falei que tem mais ou menos a idade do protagonista, ok?), mas o foco é a porradaria mesmo.
Então vai ler e depois me fala o que achou e chega junto comigo pra hypar pelo anime!