Análise

Olhos de Gato, o novo filme da Netflix, é bom? Vale a pena? | Crítica

Um filme original Netflix interessante no que se propõe: Olhos de Gato
9 minutos para a leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Olhos de Gato é o mais recente filme original Netflix que entrou para o catálogo da plataforma. Originalmente, o filme, do Studio Colorido, estava previsto para sair nos cinemas em 2020. No entanto, devido aos problemas gerados pela Covid-19, o filme foi vendido para a plataforma streaming.

Os diretores responsáveis pela produção do filme são Junichi Sato, que trabalhou no anime Sailor Moon Bishoujo Senshi e Tomotaka Shibayama, que trabalhou na animação do filem A Garota que Conquistou o Tempo, do estúdio Madhouse.

Quando Olhos de Gato foi anunciado pela primeira vez, eu já tinha colocado ele em minha lista de filmes para assistir. E, quando finalmente foi lançado, não deu outra. O filme é simplesmente incrível e muito lindo no que se refere ao quesito artístico. Mantém uma linha tênue entre o simples e o belo.

Ademais, o filme foi bem recebido, tendo obtido ótimas avaliações, tanto pela parte da crítica, com 88% de aprovação, como também da parte do público. Isso eleva ainda mais a significância do longa.

No que tange ao roteiro, Olhos de Gato vai discorrer sobre a vida de uma garota chamada Miyo Sasaki, que se transforma em gato a fim de aliviar os problemas da vida e estar mais próxima de Kento Hinode, o garoto pelo qual ela é apaixonada.

Vamos entender um pouco mais sobre essa história, que lembra um pouco o filme O Reino dos Gatos. E pode ficar tranquilo que não haverá nenhum spoiler.

Miyo Sasaki e sua incrível habilidade de transformação

Miyo Sasaki, a protagonista de Olhos de Gato, enfrenta alguns problemas em sua casa, como o fato de seu pai ter se separado de sua mãe e ter se juntado com uma outra mulher. Agora, ela tenta se acostumar a esta ideia de nova família. Para alguns, isso foi um problema.

Esse espectro negativo familiar fez com que algumas pessoas não gostassem do “problema” do filme. Em síntese, consideraram ter sido entregue de uma forma nada sutil e que, sobretudo, Miyo não passava de uma garota chata. Por conta disto, foi difícil sentir empatia pela personagem.

Enquanto isto, na escola, ela é absurdamente apaixonada por um garoto chamado Kento Hinode. Entretanto, este amor é unilateral. Porém, o menino é extremamente apaixonado por um gato que surge em sua vida.

protagonista do filme

O que ele não sabe é que este gato é nada mais, nada menos que Miyo, que consegue a habilidade de se transformar em felino usando uma máscara mágica. E é a partir desta habilidade concedida a ela que a garota passa a enfrentar os problemas de sua vida.

Quando seu mundo, enquanto humana, começa a ruir, ela encontra neste poder a chance de se desvincular de todos os problemas e ir de encontro a Hinode, onde passa o resto de suas noites com o amado em segredo. Porém, essa desassociação começa a causar uma ruptura existencial em sua vida.

O pacto informal, mas decisório em Olhos de Gato

Todo o trâmite de como Miyo conseguiu esta máscara e o que ela teve que fazer não é contado, é algo que fica subentendido no filme. Após ficar elucidada a função da máscara dentro da narrativa, posteriormente é explicado algumas possibilidades.

Primeiro, o gato negociador. Ele é uma espécia de vendedor de vidas, ou algo do gênero. É ele quem oferece a máscara para Miyo. Seu grande trabalho é proporcionar aos humanos uma vida de gato, e aos gatos uma vida humana. E quase como um ser onipresente, ele faz uma proposta.

personagem e sua máscara

Posteriormente, ao perceber que Miyo tem levado uma vida boa e, sobretudo, estar gostando mais do que sua antiga vida, o capcioso gato diz que ela pode trocar suas vidas e viver como um gato para sempre. Assim, ela poderia esquecer os problemas e ficar sempre ao lado de Hinode.

Foi uma grande sacada do gato, atacar os pontos fracos que iriam desestruturar o lado sentimental e psicológico da garota.

E é neste ponto que as coisas começam a ganhar sustância e surge a grande lição de vida de Olhos de Gato.

A lição de vida deixada por Olhos de Gato

Daria para comentar sobre muitos pontos abordados em Olhos de Gato aqui neste texto, mas seria um tanto quanto difícil não entrar em detalhes. Isso acabaria entregando alguns spoilers e, talvez, acabaria com a possível experiência de quem ainda não assistiu.

Então, pulando já para o desfecho, é importante salientar o quão importante este filme pode ser.

Por que digo pode e não que ele é? Pelo falo de algumas pessoas não terem sido tocadas por ele. Logo, ele não é um consenso de lição de vida. No entanto, vale comentar sobre a mensagem deixada.

olhos de gato filme netflix

Quando percebemos que o que Miyo realmente deseja é ter uma vida diferente a partir daquilo que ela acredita ser o ideal, notamos que às vezes o ideal não é o que realmente precisamos.

Este prisma não é muito concreto no início, todavia, chegando próximo ao final do filme, essa ideia se torna mais perceptível e lógica.

filme original netflix

Entender que a vida que levamos e tudo o que a compõe é que deveria ser o “ideal” é algo às vezes complicado de se entender. Acabamos simplesmente nos deixando cair no conformismo. Além disso, por mais que busquemos preencher algo, sempre faltará alguma coisa.

Viver assim, é quase como viver num loop.

O livro A Parte que Falta, do poeta, musico e ilustrador Shel Silverstein disserta bem sobre isto. Viver em busca de algo que possa te preencher, mas no fim nunca estar plenamente completo.

Finalizando…

O filme é realmente muito interessante e consegue passar uma ótima mensagem de vida. O audiovisual corrobora bastante para que a experiência ao assistir seja ainda mais imersiva.

Olhos de Gato possui cerca de 1h44 minutos de duração, que, talvez, se você prestar muita atenção, passe rapidamente. Eu, ao contrário disto, tenho sérios problemas com filmes de animes.

Claro que não se restringe somente a eles, mas focando neste caso, sou um pouco hiperativo, por isto não consigo ser muito adepto a assistir esse tipo de conteúdo. Mas, claro, eu faço um esforço.

imagem promocional de olhos de gato

No geral, é um ótimo filme.

Simples, romântico e, sobretudo, passa uma ótima lição sobre a vida, enfatizando mais uma vez. É um daqueles animes que podemos tirar proveito da história para usarmos alguns pontos esclarecedores em nossas vidas reais. Esses tipos de narrativas são as melhores. Em suma, recomendo demais o anime.

Ademais, se você assistiu Your Name ou Tenki no Ko (Weathering With You), você tem grande propensão de também gostar de Olhos de Gato.

Your Name e Tenki no Ko, ambos são filmes dirigidos por Makoto Shinkai, que, para quem conhece, é um grande profissional dessa indústria.

Se você nunca assistiu nenhum deles ou já assistiu pelo menos Tenki no Ko, que foi o mais recente trabalho do diretor, o André irá escrever uma crítica sobre ele (não sei quando), então fica ligado que vai valer muito a pena.

Escrito por

Welerson Silva

Quase Jornalista e Escritor

Youtuber | Escrita cabeçuda

Brasília - DF

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo