Nunca é fácil acertar os melhores animes da temporada. Na temporada de primavera de 2023, ou de abril, para mais fácil nos situarmos, não foi diferente. Durante nossa reunião trimestral de sorteio das RD3 muita discussão rolou até que a votação fosse concluída. Trailers horrorosos foram assistidos, sinopses estranhas foram lidas e opiniões ruins foram dadas. Enfim, cá estamos mais uma vez para mais um novo guia da temporada aqui da Cúpula!
Se é a primeira vez que você cola por aqui, saiba que as escolhas trovejantes são os animes que nós aqui destacamos como os “prováveis melhores animes da temporada”. Gostamos de reforçar o “prováveis”, pois não temos como realmente saber quais serão bons na prática, claro.
O que nós fazemos é que, literalmente, julgamos pela capa os animes da nova temporada. Na verdade, além da capa, olhamos para sinopse, trailer, staff, etc, e tentamos apostar nossas fichas em alguns dos títulos.
Vamos juntos conhecer as escolhas trovejantes da temporada de abril de 2023?
Vem comigo!
PS: estou super ciente do grande atraso deste artigo. Geralmente postamos ele antes mesmo da temporada começar, porém, a vida aconteceu, e somente agora estou conseguindo dar a devida (e merecida) atenção. Agradeço a todos que aguardam com carinho esse artigo trimestral ❤
1) Tengoku Daimakyou (Heavenly Delusion)
- Estreia: 01/04/2023
- Gêneros: Aventura, Mistério, Sci-FI
- Estúdio: Production I.G.
- Diretor: Mori Hirotaka (Gekijouban Sword Art Online: Ordinal Scale)
- Material fonte: Mangá
- Disponível oficialmente em: Não encontramos 🙁
Apesar de eu ter sido duro com trailers de anime num geral na intro deste artigo, não posso colocar o promissor Tengoku Daimakyou nesse balaio. Com certeza foi o que me fez votar nele para possível melhor anime da temporada.
É um trailer que promete muita coisa. Agora, se vai entregar, fica a dúvida…
Sociedade distópica, ação, mistério, parece até ter romance e ALIENS aí no meio. Parece uma mistura de 2020 Japan Sinks com The Promised Neverland. CAÓTICO!
Na boa, eu não faço ideia se eles vão conseguir trabalhar tantas paradas diferentes num anime de apenas 13 episódios. Acredito fortemente que esse anime será um split-cour, porque se for só 13 episódios mesmo, é 99% certeza que será uma bela duma porcaria corrida e sem graça.
Porém, entretanto, todavia, no dia da votação das escolhas trovejantes ainda não tínhamos a informação de que seriam só 13 episódios. Penso que essa informação mudaria o voto de algumas pessoas. O meu talvez mudaria, porque, afinal, parece ser um roteiro ambicioso demais. É muita coisa para ser trabalhada em pouco episódio…
Pode dar certo? É claro. Eu acredito nisso? Olha… Eu QUERO acreditar! E agora que votamos como escolha trovejante, só posso torcer pelo melhor pra gente não fazer feio no Cúpula Awards 2024 🙏
O que há por trás da produção Tengoku Daimakyou (Heavenly Delusion)?
Uma das partes felizes é que a produção é de um estúdio super competente, o Production I.G.
Este já trabalhou em projetos grandiosos, como Haikyuu!!, Psycho-Pass, Guilty Crown, Vinland Saga, Shingeki no Kyojin… tem muita coisa braba no portfólio dos caras. Se não me engano, inclusive, o Production I.G é o “estúdio mãe” do Wit Studio, outro que costuma agradar demais nas entregas. O trailer acima, apesar de poder ser premade, eleva nossas expectativas.
O diretor, não tem nada muito relevante no histórico, foi o assistente de diretor em dos mais novos filmes de SAO. Eu e o Dudi assistimos esse filme e conversamos no CúpulaCast sobre ele (spoiler: nós gostamos bastante, principalmente da direção). Então, o trabalho desse cara, direta ou indiretamente, já impactou a gente por aqui.
Contudo, temos que ter um pézinho atrás com Tengoku Daimakyou. O Jonatas, um de nossos autores, tentou nos avisar no dia da votação, porém, este anime está em algumas categorias meio… duvidosas… creepy… tensas? Chame como quiser, mas vale uma bandeira de alerta ⚠ aqui.
Pelo que já descobri, parece que o anime terá várias cenas com teor bem forte, com bastante violência e abuso sexual. Infelizmente, parece que essas cenas não foram conduzidas da melhor forma no mangá, mas talvez no anime a direção melhore a intenção narrativa de cada ponto do roteiro. Veremos…
Para fechar com uma chave não-de-ouro, o anime, infelizmente, não está disponível oficialmente aqui no Brasil. Parece que a plataforma que pegou os direitos de transmissão exclusivos foi o HIDIVE, e esta ainda não atua em território tupiniquim.
Ou seja, dançamos. Teremos que recorrer à boa e velha internet se quisermos assistir semanalmente esse anime que, apesar dos apesares, acreditamos que pode ser um dos melhores da temporada.
2) Jigokuraku (Hell’s Paradise)
- Estreia: 01/04/2023
- Gêneros: Ação, Aventura, Fantasia
- Estúdio: MAPPA (Jujutsu Kaisen, Dororo)
- Diretor: Makita, Kaori (Kakegurui Twin, Saezuru Tori wa Habatakanai: The Clouds Gather)
- Material fonte: Mangá
- Disponível oficialmente em: Crunchyroll
Essa provavelmente é nossa escolha mais “safe” das escolhas trovejantes.
É bem provável que você, no mínimo, já tenha esbarrado no título “Jigokuraku” por aí. Ou então, pelo menos, em sua versão em inglês, Hell’s Paradise. Pode ser que para você essa colocação não seja uma verdade, mas foi para todos os membros do comitê aqui da Cúpula na reunião. Porém, só de título mesmo, porque, de conteúdo, a maioria esmagadora do nosso time não fazia ideia do que trata.
Mas eu conto pra você:
Jigokuraku conta a história de um ninja extremamente habilidoso que está no corredor da morte. Ele alega não ter mais motivos para viver, porém, sempre que tentam executá-lo, não dá certo.
Seja por fogueira, óleo quente ou desmembramento; nada funciona em Gabimaru, “o Vazio” (puta nome bom de carta de Magic The Gathering, eim!?). Trazer uma sinopse mais autoral, trago a voz de Helena, uma de nossas autoras (leiam com a doce voz dela):
É assim que Jigokuraku começa, com cenas badass mostrando o quão extraordinário é Gabimaru. Revela-se que, na verdade, o ninja treinado para ter um corpo sobrenatural também pretende viver para retornar para sua esposa (até ele tem um amor e você não).
Em meio a tudo isso, fornecem aos condenados uma oportunidade de viver: eles irão a uma ilha conhecida como “Paraíso” e buscarão um elixir que concede a imortalidade para o xogum. Então, eles serão libertos de sua condenação.
Same shit, different day
Adoro essa colocação do exército acho que americano. Basicamente brinca com a ideia de que teremos “tudo novamente igual, só que não é hoje, é amanhã”. E bem, Jigokuraku muito provavelmente cai perfeitamente aqui.
Mangá popular da Jump+.
Samurais, ninjas, período medieval japonês. Protagonista fodão, muita ação e gore.
Pegue tudo isso e deixe na conduçaõ do estúdio MAPPA.
Pronto! Temos basicamente a fórmula perfeita para as garotinhas perfeitas termos um Jujutsu Kaisen, Demon Slayer, ou qualquer coisa do tipo. É tão parecido que espanta.
E isso é bom. Ou melhor: tende a ser bom.
Afinal, Jujutsu e Kimetsu são ótimo! Por que diabos acreditaríamos que Jigokuraku não seria? Temos tudo ali para que seja. Só pelo trailer você já cria confiança na produção técnica.
Há quem diga que o fator “ser parecido com os grandes” pode ser justamente o tiro no pé do anime. Mas, bem, mesmo que seja, com certeza será no mínimo mediano e vai entregar algo OK para assistir. Portanto, julgo uma escolha mais “safe” como possível melhor anime da temporada.
O único ponto de atenção aqui é que o diretor não tem nada muito relevante no histórico.
Mas, bem, é o MAPPA né? Vamos confiar!
3) Mashle: Magic and Muscles
- Estreia: 08/04/2023
- Gêneros: Ação, Comédia, Paródia, Escolar
- Estúdio: A-1 Pictures
- Diretor: Tanaka, Tomoya (Engage Kiss, Visual Prison)
- Material fonte: Mangá
- Disponível oficialmente em: Crunchyroll
Parando para analisar, talvez Tengoku Daimakyou tenha sido nossa escolha trovejante mais ousada, porque Mashle: Magic and Muscles acaba entrando praticamente na mesma categoria que do Jigokuraku citado acima.
É um mangá popular, que já agrada seus fãs. Temos ação, comédia, e paródia nos gêneros (eu curto muito animes de paródia, tipo Gintama ou Sket Dance, mesmo Mashle não sendo exatamente isso).
Além disso, por último, mas não menos importante, temos o A-1 Pictures na condução. O estúdio erra pouco quando se trata da parte técnica. Sendo assim, é difícil não acreditamos que Mashle será um dos melhores da temporada de abril 2023.
Mas o trailer é péssimo, como de praxe. Deus do céu.
Não dá de entender nada pelo trailer, eu sei, eu sei. Vou ajudar com a sinopse oficial:
“Esse é um mundo de magia onde ela é usada para tudo. Porém, no fundo da floresta, vive um rapaz que passa todo o seu tempo treinando seu corpo pra ficar bombado. Ele não consegue usar magia, mas mesmo assim consegue aproveitar a pacífica vida que tem com seu pai. No entanto, certo dia, sua vida é colocada em perigo! Será que seu corpo sarado irá protegê-lo dos usuários de magia que estão tentando atacá-lo? Confira essa bizarra história de fantasia onde músculos destroem qualquer magia!”
Basicamente, então, teremos um adolescente que parece o Mob, de Mob Psycho, porém menos humano e mais tapado (é, pois é). Teremos muitas cenas de comédia bizarra, onde ele pega, literalmente, uma magia que um inimigo joga e faz embaixadinha com ela. É nesse nível!
Será um bom anime para dar gargalhadas, no fim. Com certeza vai cumprir com suas expectativas, se estas forem encontrar um anime de comédia simples que vai te divertir em cada episódio. Não acho que teremos um grande shonenzão de porrada aqui não, com cenas épicas e tals. Acho que essa não é a ideia de Mashle, e se estivermos de boa com isso, o anime pode ser sim um dos melhores da temporada de primavera de 2023.
Menções honrosas
i) Oshi no Ko
Esse aqui quase venceu como escolha trovejante, mas mesmo o Jonatas vendendo tudo o que podia na nossa reunião, nosso time acabou não apostando aqui.
Existiam, basicamente, 2 fatores bem legais à favor de Oshi no Ko: é do autor de Kaguya-sama e seu material original (mangá) já tinha fortes fãs no mundo todo. Ele, inclusive, era o anime da temporada que possuía mais “membros” no MyAnimeList, o que é um indício bem forte de popularidade (não de qualidade, veja bem).
De pontos contra, tínhamos Doga Kobo, um estúdio que nunca se destacou no mercado (pelo menos não que saibamos), uma sinopse super sem graça e um trailer bem meia bomba. Quanto botamos lado a lado com as escolhas acima, podemos dizer que votar em Oshi no Ko para possível melhor da temproada seria um tiro menos certeiro. Portanto, imagino que por isso a maioria da nossa equipe não votou nele.
Entretanto, estou bem ciente que o primeiro episódio saiu valendo por 4 episódios, e abalou a galera. Fez tanto barulho que chegou a pegar primeiro lugar no MyAnimeList, tipo o que rolou com Bleach quando retornou ano passado. É claro que os fãs de FMA não deixarão barato, mas é inevitável: Oshi no Ko tem potencial sem para ser um dos melhores da temporada de abril 2023.
Veremos com o passar da temporada…
Trailer de Oshi no Ko
Sinospe de Oshi no Ko
Gorou Honda é um ginecologista da zona rural e um grande fã de Ai. Então, quando a idol grávida aparece em seu hospital, ele fica muito confuso. Gorou promete a ela uma entrega segura, mas mal sabe ele que um encontro com uma figura misteriosa resultaria em sua morte prematura, ou assim ele pensava
ii) My Home Hero
Este aqui chamará atenção daqueles que buscam algo mais original. Além disso, vai brilhar pra quem curte um anime mais “realista”, com uma pegada de suspense/tensão.
Aqui na Cúpula, My Home Hero acabou não ganhando votos o suficiente para ser uma escolha trovejante, mas é aquele tipo de anime que dá muita vontade de fazer RD3 para sentir a vibe do negócio. Com certeza você não assistiu nada parecido ainda no mundo dos animes.
Trailer de My Home Hero
Sinopse de My Home Hero (por Omelete)
Na trama, conhecemos o quarentão Tetsuo Tosu, um homem que nunca cometeu um crime sequer. Porém, quando ele descobre que sua filha Reika apanha do namorado, ele começa a investigar o rapaz e descobre que não só ele possui laços com a yakuza, como tem um histórico de suspeitas de feminicídio.
Determinado a proteger a família, Tetsuo faz o impensável e mata o homem, mergulhando no submundo da marginalidade e colocando em risco tudo o que conquistou.
iii) Kimi wa Houkago Insomnia
Seguindo na linha dos animes diferentes, temos Kimi wa Houkago Insomnia, que tem uma premissa um tanto quanto interessante. Temos aqui um anime slice-of-life, com um traço que chama atenção. Os protagonistas possuem um problema de insônia, e isso os conecta.
Pessoalmente, primeira vez que vejo isso. Mesmo sendo apenas um detalhe, tenho certeza que se o roteiro conseguir aproveitar esses detalhes de originalidade para fazer o anime ser mais do que “só mais um slice-of-life chatinho”, tem potencial para ser um dos melhores da temporada também.
E olha… Tem potencial para romance aqui… Vocês me conhecem…….
Trailer de Kimi wa Houkago Insomnia
Sinopse de Kimi wa Houkago Insomnia
Nakami é um estudante dedicado, porém, sempre parece estar irritado, o que faz seus colegas de classe não gostarem dele. Porém essa atitude é devido ao fato dele ter insônia, passando a maior parte da noite em claro, sem conseguir dormir nem um minuto sequer.
Durante a preparação do festival escolar, ele foi enviado contra a sua vontade para pegar cartolina na sala do observatório de astronomia da escola, um lugar que tem fama de ser mal-assombrado.
Lá ele encontra um lugar calma e isolado para dormir, mas enquanto ele verificava o local ele encontra sua colega de classe Magari Isaki, que estava dormindo lá. Após ambos descobrirem sobre o problema de insônia um do outro, eles decidem dividir aquele local como refúgio para poderem dormir.
Por quanto tempo será que eles poderão se aproveitar desse conforto? E será que a sala do observatório realmente é mal-assombrada?
iv) Skip to Loafer
Aproveitando que esse artigo atrasou pra caramba, vou botar aqui um anime que ninguém votou. Ninguém votou nele para melhor da temporada, mas seria injusto para este anime não ser mencionado aqui. Sendo sincero, estou assitindo e é potencialmente um dos animes de romance mais promissores que já assisti.
É real, é fofo, os personagens não são sem graça, é bonitinho… Na boa. Fãs de romance: vão na fé e assistam Skip to Loafer. Vão gostar.
Trailer de Skip to Loafer
Sinopse de Skip to Loafer
Mitsumi Iwakura é uma estudante do ensino médio em Tóquio a partir de hoje! Ela veio do interior até Tóquio para entrar na escola e, embora seja uma ótima aluna, não tem muita experiência com os colegas porque cresceu em uma área desabitada. Ela também é um pouco distraída e acha o ensino médio na cidade muito difícil de se acostumar! No entanto, a presença direta e inocente de Mitsumi faz seus colegas felizes sem que ela perceba!”
Continuações importantes da temporada
Como sempre, dedicarei esse pequeno trecho do guia para lembrar você de alguns animes populares que estão retornando por agora. Para saber melhor nossa opinião sobre eles, fica de olho no nosso canal do Youtube para acompanhar nossos episódios do podcast. Faremos um episódio dessa temporada de abril em breve e com certeza falaremos das continuações!
Espera! Antes de sair daqui, considere nos apoiar no Catarse!
Curtiu o conteúdo até aqui? Curte a gente? Tem 5 pila por mês sobrando? Sim? Então, curte só:
Seu apoio vai nos “comprar tempo”, pois com ele ficaremos mais próximos de quitar os custos mensais que todas as frentes da Cúpula geram (site, Youtube, Instagram, softwares diversos para deixar tudo lindo e maravilhoso). Com esse apoio, cada vez mais desafogaremos nosso caixa e poderemos alocar os recursos financeiros para trazer mais novidades! ⚡
Finalizando nosso guia dos melhores animes da temporada de primavera (abril) 2023
Chegamos ao final de mais um guia de temporada aqui da Cúpula. Novamente, peço perdão pelo atraso descomunal desse artigo. Sei que muitos aqui contam com a nossa opinião para saber o que podem começar assistindo na temporada, e bem, a temporada já começou faz um tempo. Deixamos vocês na mão, mas lutaremos para que não aconteça novamente!
No mais, fiquem por dentro das nossas regras de três episódios (RD3) e no CúpulaCast para acompanhar mais conteúdos sobre animes de temporada! Sempre falamos sobre aqueles que chamam atenção 😁