Com a leitura da edição nº 259 do mangá de My Hero Academia, os fãs levantaram uma polêmica envolvendo o nome de um dos personagens.
Já noticiamos aqui um problema da arte japonesa envolvendo outra cultura, mas agora, Kōhei Horikoshi, o autor de My Hero Academia, conseguiu enfurecer o próprio povo japonês.
Bom, como o intuito da noticia é apenas apresentar a polêmica não entraremos em detalhes do personagem, afinal a edição acabou de ser lançada e seria uma puta sacanagem se dessemos um spoilerzão de My Hero Academia de graça qui.
O nome do personagem em questão é Shiga Maruta, e o problema está principalmente o Maruta.
Que traduzindo literalmente seria “tora de madeira”. Nenhum problema correto?
Errado! Pois Maruta era a denominação usada para vítimas de experimentos humanos feitos na Segunda Guerra Mundial e Segunda Guerra Sino-Japonesa.
A Jump, por meio de seu twitter, lançou uma nota justificando que o autor não tinha a intenção de referenciar este momento histórico, mas mesmo assim o nome será alterado antes mesmo da versão encadernada sair para as vendas.
Mas para quem conhece um pouco da história, o nome não parece ter sido “sem querer”…
Entenda mais do motivo
Na história do Japão, na época das guerras citadas acima existia um complexo chamado Unidade 731, onde muitas atrocidades aconteciam.
Tudo começou quando Shiro Ishii chamou atenção do Imperador japonês, solucionando o problema de uma doença que estava mantando os soldados japoneses. Segundo ele, o motivo das mortes eram por efeito da água contaminada.
Com isso Shiro, que possuía muitas especializações na área da saúde, foi nomeado para comandar a Unidade 731 para realizar pesquisas sobre o efeito da guerra biológica e química.
Além disso, ele confeccionava maneiras eficazes de utilizar isto contra seus inimigos.
Não se sabe exatamente quantas pessoas morreram para serem utilizadas como cobaia de seus experimentos, porém existe o número estimado de no minimo 12 mil pessoas mortas para isso.
Caso ainda não ficou claro o quanto isso foi impactante para o Japão, entre neste link, PORÉM deixo avisado: as cenas são muito forte!
Em resumo, Kōhei Horikoshi irá trocar o nome do personagem de My Hero Academia para não ter problemas futuros.
E aí, acha que realmente o autor precisa mudar o nome, ou isso é bobagem dos leitores?
Fonte: NerdBunker