🔥
Faça como milhares de Otakus, ouça nosso podcast sobre animes e mangás.
Toque aqui para acessar o canal do YouTube!
Análise

Diários de uma Apotecária (The Apothecary Diaries) | Primeiras Impressões

Kusuriya no Hitorigoto é sobre uma apotecária de uma cidade modesta que devido a alguns eventos vira a apotecária do palácio do imperador

Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

10 minutos para leitura

Diários de uma Apotecária, ou Kusuriya no Hitorigoto, é mais uma das estreias da temporada de Outono de 2023, mas não é só isso. Eu já havia ouvido falar sobre a obra lá por 2019 quando o mangá, junto com Spy X Family, gravou o prêmio de melhores mangás do ano pela Tsugi ni Kuru Awards. Então, quando anunciaram que teria adaptação para anime em fevereiro de 2023 eu já deixei minhas anteninhas em alerta!

Está se tornando relativamente comum animes terem estreias mais longas, e Diários de uma Apotecária seguiu a tendência, contando com incríveis 3 episódios saindo logo na estreia. Isso tem seu lado bom, mas também tem um lado ruim.

Lado bom: consigo facilmente com 1 único episódio ter uma noção geral da história da obra, para onde parece que ela irá e então decidir se vou continuar ou droppar. Caso eu gostei, posso já me deleciar com 3 episódios logo de cara!

Em contrapartida, como lado negativo, pode ser difícil assistir diversos minutos consecutivos já no primeiro contato, principalmente se você não estiver engajado com a narrativa. Oshi no Ko e Frieren são obras que fizeram isso, e como gostei, não incomodou. Porém é justo que algumas pessoas fiquem até com receio de dar play no episódio 1 por ser “coisa demais para assistir”.

Mas falando de Diários de uma Apotecária, sinceramente, a história me prendeu tanto que eu nem senti passar os 3 episódios e eu vou falar os porquês no decorrer desse texto.

Então cola comigo, não perdendo o costume, vamos dar aquela olhada básica na staff.

Imagem da protagonista de Kusuriya no Hitorigoto cheia de detalhes e brilho
  • Gêneros: Drama, Slice of Life, Comédia, Histódico
  • Estúdio: OLM (Komi-san wa, Comyushou desu, Summer Time Render)
  • Diretor: Norihiro NAGANUMA (Mahoutsukai no Yome)
  • Material fonte: Light Novel
  • Onde assistir: Crunchyroll
  • Novos Episódios: Sábados

Sobre o que se trata Kusuriya no Hitorigoto e seu começo conturbado, porém, cômico

A história começa nos apresentando Maomao, uma garota que não tem nada na cabeça além de fazer testes com remédios, venenos dentre outros produtos do seguimentos farmacêuticos. Ela é totalmente obcecada por ervas medicinais (tenho certeza que ela sabe fazer drogas).

Um belo dia, a garota vai levar remédios em um bordel para uma cortesã. Ela é habituada à essa rotina. Só que, nesse fatídico dia, quando ela está voltando para sua casa, ela é sequestrada. Aí você pensa “Meu Deus, vai ser um anime de drama pesado!”. Eu pensei nisso, mas errei, fui muleque.

Na verdade seus sequestradores a levaram para servir no palácio onde ficam as incontáveis concubinas do imperador, serviçais e eunucos. Como ela não é tão atraente, acaba como serviçal, auxiliando nos afazeres domésticos como limpeza e lavagem de roupas.

Para aqueles que não sabem o que é um eunuco, vamos fazer uma analogia rápida, homem = touro; eunuco = boi. Espero ter ajudado.

Maomao maquiada com lindo cenário no fundo

A protagonista tem um personalidade forte. Em nenhum momento chorou ou se desesperou, ela lidou com a situação que foi parar com serenidade e inteligência, ficou mais preocupada com seu pai cujo ficou sozinho do que consigo mesma.

Falando mais um pouco dela, cara, que personagem divertida! Ela não se segura quando o assunto são tópicos farmacêuticos. A agitação toma o controle dela, e o anime geralmente muda o design dela disso:

Protagonista de Kusuriya no Hitorigoto abaixada em um campo de ervas

Para isso:

Maomao, protagonista de Kusuriya no Hitorigoto versão chibi

Deixando tudo ainda mais divertido de acompanhar e elevando o carisma da personagem para níveis “Eu te amo e quero te proteger”.

Começam os problemas no palácio, mas na verdade é aqui que Maomao brihla!

Pouco depois de começar a morar no palácio, nossa heroína fica sabendo de um boato que tem andado solto por aí (nesses 3 episódios muitos boatos foram citados). Faz sentido que se tenham diversos boatos, afinal, milhares de pessoas que estão ali servem ou para ter filho do imperador ou pra lavar roupa… Vão fazer o que para passar o tempo além de fofocar?

O boato era que todos os filhos do imperador que nasceram até então, ficaram fracos e morreram misteriosamente e poderia ter uma suposta maldição envolvida. E recentemente haviam chegado ao mundo mais 2 bebês, só que tanto eles como suas mães estavam doentes com dores de cabeça, barriga e enjoo.

Como Maomao tem muito conhecimento em farmácia e alta percepção de seus arredores, principalmente quando o assunto envovle venenos e etc, com poucos olhares ela já imagina o que pode ser. Quando estava andando pelo lugar, a garota tem a oportunidade de ver as duas mães discutindo e com isso ela já tem certeza do que está acontecendo e que não tem nada sobrenatural envolvido.

Vale reforçar que essas mães são duas das concubinas mais importantes do imperador. O concubinato é uma relação interpessoal e sexual entre um homem e uma mulher em que o casal não quer ou não pode casar-se plenamente. Nesse cenário, é como se o imperador pudesse ter várias mulheres, mesmo não sendo elas A imperatriz.

Imagem focando no olho azul de Maomao

Maomao não conseguiu ficar parada…

Por conta de seu forte senso de justiça, Maomao discretamente deixa uma mensagem para ambas as mulheres avisando sobre o perigo que estavam enfrentando para tentar salvar a vida das crianças.

Achei muito legal que ela tentou fazer tudo na surtina para não chamar atenção e acabar se destacando no palácio. Ela podia facilmente ter se metido entre as duas, explicado o problema e ganhado reconhecimento e talvez até subir na hierarquia, o que seria bem clichê.

Fico feliz de ver que esse não foi o rumo aqui pois o interesse na personagem aumenta, já que ela parece ser “diferente” do clichê.

A protagonista de Kusuriya no Hitorigoto não conseguiu ficar nas sombras!

Bom, para a história se desenvolver, óbvio que ela seria descoberta e foi isso que aconteceu.

Agora tenho o prazer de apresentar para vocês o Jinshi, o criminoso responsável por pegar Maomao no flagra!

protagonista masculino Kusuriya no Hitorigoto olhando para o lado

Ele é um dos eunucos mais próximos do imperador, e por esses 3 episódios, deu pra ver que vai ser um personagem muito importante para a história.

Ele fez um esquema para descobrir que foi a protagonista que deixou a mensagem avisando sobre o que havia de errado, então a chamou até o quarto de Gyokuyou, uma das mães que ela salvou, para explicar melhor o caso e sua motivação de ter feito a ação.

Após abrir o jogo, explicar que era uma apotecária com um baita conhecimento e experiência, a dama decide que a partir de então, Maomao será sua dama de companhia.

Gyokuyou sorrindo colocando o dedo perto da boca
Essa lindeza acima é a Gyokuyou

A interação entre os personagens

Uma das coisas que mais gostei nesse anime foi, sem dúvidas, as interações entre os personagens.

Vamos supor que a história não fosse interessante (o que não é o caso). Aqui, só os personagens, com suas conversas e reações, já seriam o suficiente para me fazer assistir esse anime até o final.

A Maomao é hilária e foge muito dos padrões de personagens feminina, enquanto as garotas em volta dela estão falando sobre o quanto o Jinshi é gato (com razão), nossa protagonista não tá nem aí. O negócio dela é em mexer com venenos (ou até mesmo ingerir eles) e fazer drogas!

As caras e bocas que ela faz são divertidas demais. Dou risada em todos os episódios.

Maomou sorrindo de forma apaixonada com especiarias no fundo

O protagonista masculino (pra mim o Jinshi é isso), é deveras divertido. Ele é esperto, inteligente, percebe as coisas rápido. Ele fica brincando com a protagonista, que meio que é a única mulher que tá nem aí pra ele KKKK’.

Apesar que eu sinto um clima pra romance entre os dois, acho (e tenho esperanças) que pode rolar.

Só que eu também fico curioso em pensar como isso iria funcionar, dado que falta uma “parte importante” pro mano Jinshi. Lembra do lance do touro e boi? Bem… Até onde sabemos, ele é um eunuco.

Personagens secundários interessantes? Temos também aqui em Kusuriya no Hitorigoto!

Outro ponto positivo em Diários de uma Apotecária são os personagens secundários. Eles não estão ali só para preencher buracos, eles são interessantes, tem histórias envolventes e personalidades divertidas.

A própria Gyokuyou (uma das mães concubinas que Maomao ajuda no começo da história) é um bom exemplo, ela é carismática, engraçada e te faz gostar muito dela.

Existem ainda personagens mais secundários (leia-se menos importates), mas que ainda conseguem te fazer se apaixonar por eles.

Homem sentado olhando pra cima com mulher sorrindo escorada em suas costas

Tá vendo esses dois aí em cima? Eles não tem UMA fala relevante, eu nem lembro da mulher ter se quer falado alguma coisa. Mas o diretor é tão bom, que com tão pouco tempo de tela, a história dos referidos quase me fez chorar.

Sinto que a obra ainda vai me tirar algumas lágrimas, mas até agora quem mais me fez chegar perto disso nesses 3 episódios, foram eles, e por serem personagem que provavelmente nunca mais vão aparecer. E isso é incrível.

Finalizando as primeiras impressões de Diários de uma Apotecária (Kusuriya no Hitorigoto)

Pra finalizar, com certeza acertamos em cheio em colocar Kusuriya no Hitorigoto nas escolhas trovejantes dessa temporada. Falando nisso, passa no nosso Guia da Temporada se ainda não passou. Cobrimos tudinho por lá!

Este anime não só tem potencial pra ficar entre os melhores da temporada, quanto tem para estar no pódio de melhores animes do ano!

Me diverti muito nesses 3 episódios, e digo: ele vale muito o seu tempo, recomendo que você dê pelo menos uma chance pra esses anime pois ele não vai te decepcionar.

Com certeza vou seguir assistindo e talvez eu vá até pro mangá quando o anime terminar.

Imagem das costas de Maomao
Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Escrito por

Jonatas Fernandes

Estudante

Maratonador de temporada

Criciúma - SC

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.