Mais uma temporada de animes começando e, como de praxe, cada um de nós ficamos responsáveis por escrever as famigeradas RD3 (Regras de 3). Dessa vez, por livre e espontânea vontade, escolhi o anime Dosanko Gal wa Namara Menkoi (Uma garota de Hokkaido é verdadeiramente encantadora). Diante de vários animes bem abaixo da média nesta temporada atual, esse foi um dos poucos que me chamou a atenção.
É a comédia romântica da temporada. Aliás, outro título também desse seguimento que teve continuação nesta temporada é o Boku no Kokoro no Yabai Yatsu. E apesar do teor de Boku no Kokoro ser diferente de Dosanko Gal wa Namara Menkoi, também é um ótimo anime para relaxar e aproveitar a narrativa.
Quando eu digo que a essência das histórias se diverge é pelo fato de Dosanko Gal wa Namara Menkoi enveredar mais para o ecchi e ter uma protagonista totalmente desinibida. E é exatamente isso que este anime irá explorar. Como sempre, temos a figura masculina sendo absurdamente estúpida e tímida. Mas a garota compensa essa falta de atitude do personagem.
- Gêneros: Comédia
- Estúdio: SILVER LINK., Blade
- Material fonte: Mangá
- Novos Episódios: Terças-feiras
Um garoto de Tokyo indo para Hokkaido
Tsubasa Shiki é um jovem que morava em Tokyo, porém, devido a algumas circunstâncias familiares, que não foram reveladas durante esses três primeiros episódios, acaba se mudando para Hokkaido. Posso estar completamente equivocado na frase que irei expressar a seguir, por falta de conhecimento no assunto, mas a ideia que dá é que Hokkaido é uma cidade pacata do interior do Japão.
Essa é uma característica interessante do anime, uma vez que é possível notar algumas diferenças entre a capital do país e esta cidade. O que fica evidente, logo de início, é a calmaria. Eu sempre gostei muito de animes que oferecem essa sensação de desaceleração. Dar aquela espairecida é sempre muito bom.
O anime conseguiu transmitir essa ideia. Além do mais, tem uma cena no segundo episódio onde o próprio protagonista comenta acerca dessa mudança cultural entre as cidades. Embora tudo seja tão diferente, ainda é o Japão. Mas o que realmente importa é quem Tsubasa encontra nesta cidade.
Parado no ponto de ônibus, perdido, ele dá de cara com uma garota chamada Minami Fuyuki, que é uma gyaru. Talvez este termo seja desconhecido para você, mas, a grosso modo, diz respeito a uma moda japonesa, afetando particularmente meninas e mulheres. Elas se destacam e chamam a atenção por meio do seu visual ousado e único.
A primeira impressão que temos de Minami Fuyuki é extremamente marcante. O primeiro episódio é uma mistura de indícios de um grande romance, uma boa amizade, leveza por conta da ambientação e algumas cenas de ecchi. Seria essa a mescla perfeita para o sucesso?
As interações entre os personagens em Dosanko Gal wa Namara Menkoi
O primeiro episódio deixa claro como será o desenrolar da trama. Temos vários momentos constrangedores por parte da garota, já que ela não é nada tímida e parece não ter a mínima noção do quanto pode ser invasiva. Ou talvez ela tenha plana consciência de tudo isso e mesmo assim faz todas essas coisas.
Mas o toque cômico não está no que ela faz, mas sim em como o garoto reage. Como supracitado, tudo para ele é como se fosse um absurdo. Mas torna-se compreensível quando é revelado que ele nunca teve interações parecidas anteriormente. Em suma, ele sempre foi um jovem solitário. Agora, juntando a novidade de uma companhia muito agitada e um novo lugar para ser explorado, ele tem uma chance de viver uma vida extraordinária.
Mas se você acha que a história ficará centrada apenas no desenvolvimento dos dois e apresentar uma linda evolução amorosa, está enganado, porque no segundo episódio aparece uma nova personagem que promete mudar um pouco as coisas. Sim, esse anime é uma espécie de harém.
Tudo bem que nos gêneros isso não está discriminado. Porém, basta assistir que logo ficará claro. Pode ser que ele não fique com várias ao mesmo tempo (o que eu realmente acho que não irá acontecer aqui), mas que haverão várias garotas se aproximando dele, isso sim será uma realidade. Em três episódios, é possível notar o quanto o Tsubasa cativa as duas garotas.
Se você reparar na opening, vai perceber que há várias outras personagens que, até então, não apareceram, mas que respaldam essa visão de que Dosanko Gal wa Namara Menkoi é um harém. Mas isso é um problema? Depende de quem vai assistir.
Realidade vs ficção
Em alguns momentos, pode parece um tanto esquisito a forma como a Minami se comporta ou as atitudes que ela toma diante do Tsubasa. A título de exemplo, a cena em que ela dá comida na boca dela no meio da sala de aula, na hora do almoço. É absurdo? Não, se pensarmos em um casal de namorados. Mas agora duas pessoas que se conhecem a menos de uma semana, é um pouco questionável esse tipo de relação.
Mas agora, para me contradizer um pouco, essa é mais uma visão pessoal do que uma realidade. Na escola mesmo, eu já presenciei uma garota recém-transferida agindo quase como a protagonista desse anime. Para completar, a menina também era loira. A diferença é que ela criou um harém em volta dela, não algum menino qualquer da sala.
Então por mais que possa parecer estranho e incomum o tipo de relação apresentado em Dosanko Gal wa Namara Menkoi e a maneira como avança, realmente pode acontecer na vida real.
Aliás, a segunda personagem, que é mais explorada a partir do terceiro episódio, contrasta completamente com a Minami. Enquanto uma é extrovertida e popular demais, a outra é mais reservada e não chama tanto a atenção. Fiquei curioso para saber como será a personalidade das demais garotas que ainda irão aparecer.
Finalizando as primeiras impressões do anime Dosanko Gal wa Namara Menkoi
Muito provavelmente esse anime não será um grande destaque da temporada. Talvez essa questão do ecchi possa afastar um pouco alguns amantes da comédia romântica. Entretanto, a história é agradável e bem divertida. Não existe nada de muito complexo. É basicamente um anime conforto.
Por vezes, o conceito pode ser episódico, mas mantendo aquela linearidade de acontecimentos. Em uma temporada recheada de “péssimos” animes, Dosanko Gal wa Namara Menkoi pode ser que seja uma boa recomendação para você.