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Análise

NieR: Automata Ver1.1a | Primeiras Impressões

NieR: Automata Ver1.1a é uma adaptação fiel e empolgante, mas que sofrerá com a pausa forçada

Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

11 minutos para leitura

Enfim chegou o momento de mais uma das primeiras impressões de uma de nossas Escolhas Trovejantes de 2023, NieR: Automata Ver1.1a! Embora a Helena tenha deixado claro no texto sobre os possíveis melhores animes da temporada que não apostou em Nier, em nossa votação ele ainda alcançou a primeira colocação.

De fato, é difícil apostar em adaptações de games, ainda mais quando você não conhece muito do jogo em questão. Acho improvável, mas para quem talvez não saiba: NieR é uma franquia de jogos pertencente a Square Enix e escritos pelo excêntrico diretor e roteirista de games Yoko Taro.

Além disso, é uma franquia que eu amo desde os títulos originais de Drakengard, que deram origem a ela lá no PlayStation 2. Mas juro que vou tentar fazer desse texto o menos enviesado possível.

A narrativa destes jogos costuma seguir um padrão bem específico adotado por seu criador. Assim, parece que os estúdio e diretor responsáveis pela adaptação quiseram manter este mesmo modelo para o anime.

Claro que, de forma a entregar uma experiência similar ou até melhor que o jogo oferece aos seus expectadores, ele contará com diferenças e detalhes extras. Contando também com a promessa do diretor de que todos poderão assistir e aproveitar sem problemas.

Contudo, será que essa foi uma boa escolha? Vêm comigo para descobrir.

NieR Automata
  • Gêneros: Ação, Fantasia, Sci-Fi
  • Estúdio: A-1 Pictures (Sword Art Online, Darling in the FranXX, Magi)
  • Diretor: Masuyama, Ryouji (storyboard de Promare, Hello WeGo!)
  • Material fonte: Jogo
  • Onde assistir: Crunchyroll
  • Novos Episódios: Sábados

Pelo bem da humanidade… ?

Após uma grande invasão alienígena, o pequeno número de humanos sobreviventes se viu obrigado a fugir da terra. Assim a humanidade se refugiou na lua, deixando para trás apenas as perigosas máquinas despachadas pelos alienígenas e os androides criados pela humanidade para guerrear.

No entanto, a guerra encontra-se em um impasse, pois as máquinas aqui chamadas de Formas de vida mecânicas continuam a se multiplicar infinitamente. Como resposta a humanidade implanta uma nova “arma suprema”, a unidade de androides chamada YoRHa.

O comando da unidade YoRHa, em NieR: Automata Ver1.1a

Dessa forma, a partir de suas bases YoRHa na órbita da terra, a humanidade tenta desferir o golpe final nas formas de vida mecânicas e encerrar de vez esta guerra interminável.

Assim conhecemos 2B, uma androide de batalha que é despachada para a Terra a fim de destruir uma unidade perigosa das formas de vida mecânica. E para isso se reúne com a unidade 9S, um androide do tipo Scanner perito em tecnologia que estava em um posto avançado para ajudar com a missão.

Em meio a suas missões, eles se deparam com um grande número de fenômenos misteriosos envolvendo as máquinas e tentam encontrar sentido na interminável repetição de vida e morte que os acompanha na luta pelo bem da humanidade.

Ser ou não ser – To be or not 2[B]?

Entrando nos méritos da história apenas, talvez NieR: Automata Ver1.1a pareça um pouco complicado para quem não é fã do game. Como citei lá no começo, os games seguem um padrão bem peculiar de narrativa, e eles parecem ter respeitado esse padrão no anime.

Dito isso, e para explicar melhor: Yoko Taro, o criador de Nier, ativamente afasta a noção de que histórias de devem ser contadas no estilo tradicional de Hollywood, em um arco com três atos, com tensão ascendente e descendente.

Ao invés disso ele prefere que os detalhes do enredo, momento a momento, pareçam absurdos ou sem sentido. Evitando escrever histórias da maneira linear usual, ele aborda a história com o tema principal ou a mensagem emocional que deseja transmitir. Em seguida, trabalha de trás para frente preenchendo os espaços em branco à medida que avança.

Em um primeiro momento pode parecer estranho, mas esses detalhes vão se juntando ao longo da narrativa. Criam um entendimento lento da história, mas que mesmo assim cativa.

Para que esse tipo de narrativa tenha um efeito maior no espectador, ela é pouco expositiva e cria pequenos pontos de empatia na história, como a pequena narrativa sobre os robôs e as flores contada no segundo episódio.

Nisso, eles utilizam de pequenos detalhes para criar carisma, como a água escorrendo pelo “rosto” do robô, ou a busca deles por conhecimento e entendimento. A busca eterna pelo sentido da vida, enfatizada pelo fato de que os androides veem isso apenas como algo inútil, um acúmulo de dados sem sentido das máquinas tentando copiar os humanos.

NieR: Automata Ver1.1a com toda certeza irá se aventurar profundamente pela filosofia, exatamente como os games fazem. Assim, espero que consigam entregar um resultado tão autêntico e marcante quanto o game faz.

NieR: Automata Ver1.1a não decepciona

O anime é bonito! Nos momentos onde o CGI predomina, há uma grande quantidade de detalhes e atenção. Embora isso não posso dizer que o CGI é perfeito, ele é muito bom nos momentos só dele. Contudo, dá uma sensação bem destoante do 2D do restante da animação às vezes.

Caso queira saber quem são os nomes incríveis trabalhando na obra, a Helena já deixou isso bem completo isso lá no nosso especial dos Melhores animes da Temporada! A animação é muito competente na reprodução de diversos momentos do jogo, assim como dos belos cenários que o mundo apresenta.

Ela parece mirar em tentar trazer todos os finais canon do jogo para uma narrativa única e completa. O game possui 5 finais principais na história que se unem e complementam, além de diversos finais secundários com os quais a animação brinca com um teatro de bonecos ao fim de cada episódio.

O Teatro de fantoches apresentando 2B e 9S

Tudo isso é enriquecido com a trilha sonora do game, bem aplicada nos momentos e ambientes. Embora as primeiras cenas de ação em 2D não sejam exatamente incríveis, elas são bem competentes e a animação é bastante fluida; em particular, os efeitos de luz e efeitos especiais das lutas são lindos.

Gostei muito da forma que representaram os trechos onde o 9S utiliza suas habilidades de hackear os robôs. Também das inúmeras referências presentes na animação, que provavelmente só serão captadas pelos fãs da franquia.

Ademais, infelizmente agora nos resta apenas esperar que a animação volte logo e com qualidade. Para quem talvez não saiba, o anime foi suspenso por tempo indeterminado logo após o lançamento do terceiro episódio.

O estúdio A-1 Pictures informou que a decisão foi tomada por causa do surto de Covid que tem afetado o Japão, que também está afetando o quadro de funcionários deles.

Encerrando as primeiras impressões de NieR: Automata Ver1.1a

Embora minha jura de que meu texto não seria enviesado lá no começo, não tenho certeza de que consegui fazer isso. Nier é uma franquia que sempre vai morar no meu coração. E como fã dos games, o anúncio dessa adaptação tinha me deixado com receio.

No entanto, acabou sendo uma adaptação maravilhosa, cheia de detalhes interessantes e carinho por parte da equipe de produção. É fácil para minha pessoa, como fã da obra, dizer que acertamos em cheio nessa escolha trovejante!

Entretanto, sendo realista, talvez a narrativa não funcione para algumas pessoas. Só poderei mesmo afirmar que essa escolha trovejante foi certeira quando o anime retornar de seu hiato, e pudermos acompanhar tudo que o diretor Ryouji Masuyama reservou para nós.

Esta pausa infelizmente afetará grandemente o hype e a recepção da adaptação.

E por fim, queira apenas falar que assim como a Opening do anime interpretada pela cantora Aimer é maravilhosa, estou completamente apaixonado pela Ending, chamada Antinomy, interpretada por Amazarashi, que é simplesmente perfeita.

É isso meus caros, espero que tenham aproveitado a leitura e que, se assistiram os episódios que temos disponíveis de NieR: Automata Ver1.1a, estejam gostando e aguardando ansiosamente pelo retorno tanto quanto eu.

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Escrito por

Luiz Rudolf (Matahashi)

Escritor e Faz Tudo

Curioso, Mangazeiro, defensor de Slam Dunk e divulgador da palavra de Yotsubato!

São José dos Pinhais - PR

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