🔥
Faça como milhares de Otakus, ouça nosso podcast sobre animes e mangás.
Toque aqui para acessar o canal do YouTube!
Análise

Ryman’s Club | Primeiras impressões

Ryman’s Club: o anime de esportes para o assalariado de classe média

Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

6 minutos para leitura

Ryman’s Club não é um anime que eu sairia da minha zona de conforto para assistir. Afinal, a temática é bem diferente, para dizer o mínimo. E tenho que dizer, graças a Cúpula, tive a oportunidade de assistir 3 episódios de um anime bem inusitado.

Algum tempo atrás, me embrenhei pelo mundo dos animes de esporte, partindo de um muito recomendado e reconhecido: Haikyuu!!. Tenho que dizer que esse gênero tem alguma coisa fascinante, onde até o pior anime de esporte é, ainda assim, divertido. Então, vamos testar se essa frase é verdade nesse anime bizarro de badminton (famosa peteca) e assalariados (?).

rymans club banner
  • Gênero: Esportes, Slice of life
  • Estúdio: LIDENFILMS (Tokyo Revengers, Koi to Uso).
  • Material: Original
  • Onde assistir: Não achei em lugar algum
  • Novos episódios: Sábados

Afinal, sobre o que é Ryman’s Club

Ele conta a história de Mikoto Shiratori, um jogador prodígio de Badminton que joga por um famoso banco japonês, o banco Mitsuhoshi. Ele falha em mostrar resultados e logo acaba sendo demitido. No caminho de volta pra casa, ele recebe uma oferta de emprego para jogar badminton por uma empresa chamada Bebidas Sunlight.

Ele, inspirado pelo seu sonho de se tornar um jogador reconhecido, aceita o emprego. O que, no entanto, ele ainda não sabe, é que ele precisará trabalhar como assalariado na empresa e treinar durante a tarde.

Esse é um aspecto da cultura japonesa que eu acredito ser um tanto tóxica.

Dando um pouco de contexto, no Japão eles tem uma cultura de valorização extrema do trabalho, mesmo que em detrimento de sua vida pessoal. Fazer muitas horas extras é algo rotineiro, com casos de pessoas trabalhando até literalmente morrerem por causa do estresse.

Voltando para o anime e não deixando a peteca cair…

Ryman’s Club acaba sendo uma mistura de Slice of life de vida empresarial com o gênero de esportes. Durante a manhã, vemos o pessoal que joga badminton pela Bebidas Sunlight em seu espaço de trabalho, resolvendo diversos problemas relacionados ao trabalho, e isso, refletindo nos jogos e treinos, na parte da tarde.

grafico swot rymans club
Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Gráfico SWOT pra vocês.

Realmente, posso dizer que é inovador, mas não que é necessariamente algo incrível.

No fim, acaba sendo algo positivo. É legal ver os personagens interagindo em sua vida casual, algo que eu sentia mais falta no Haikyuu!!, em que parecia que eles apenas viviam para jogar vôlei. Aqui, eles têm que lidar com várias pressões do trabalho, ao mesmo tempo lidando também com as pressões do esporte.

Um anime de esportes depende de sua equipe

Uma equipe de atletas carismática é muito necessária para que você consiga se conectar e ficar apreensivo a cada ponto que eles levam na partida. Temos isso aqui, definitivamente. Acredito que é por isso que me diverti tanto assistindo Ryman’s Club.

Todos os personagens têm boas personalidades, alguns são um pouco clichês, mas por você ver eles se relacionando durante o trabalho, acabamos ficando mais próximos deles, como se fossem nossos amigos. Acredito este ser um dos maiores trunfos do anime, como ele constrói a parte “fora das quadras”.

jogada sagaz badminton
Segurando a peteca

Aliás, em relação aos aspectos técnicos, a dublagem e a animação são realmente muito boas. Nenhuma música é muito marcante, mas elas estão lá. Um problema para mim é que, pelo menos no começo, quase não mostram as partidas.

Afinal, eu gostaria de entender um pouco mais de Badminton. Sinto que nada disso foi muito bem explicado aqui. Isso gera alguns problemas para entendermos as regras e as jogadas. Outro problema é: o poder do protagonista. Ele basicamente prevê o futuro, o que é um tanto forçado.

Finalizando as Primeiras Impressões de Ryman’s Club

Ryman’s Club acerta bastante, mas erra alguns saques pelo caminho. Alguns momentos no meio da história são um pouco bobos ou um pouco forçados. Ademais, a comédia não é um primor. Mas, tenho que dizer que ele termina com um saldo positivo, e é muito divertido de assistir.

Eu, sem dúvidas, recomendo para pessoas que gostam muito de animes de esporte e estão procurando algo para passar o tempo, Entretanto, não venha esperando um Slam Dunk ou um Haikyuu!!.

Já para você, que não está com tanto tempo livre, eu deixaria ele de lado, simplesmente porque tem coisas melhores para assistir. No fim, Ryman’s é isso: um anime divertido para passar o tempo.

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Escrito por

Wesley Dagostim

Engenheiro Mecânico e Escritor

Hipster | Amante de leitura

Criciúma - SC

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.