Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Sejam bem vindos ao anime “time to relax” da temporada. Brincadeira, essa definição nem existe oficialmente, mas é um termo que define muito bem Tenchi Souzou Design-bu (Heaven’s Design Team), ou pelo menos as primeiras impressões que tive do anime.

Tenchi Souzou Design-bu visual anime janeiro 2021
  • Gênero: Slice-of-life, Comédia, Fantasia
  • Estúdio: Asahi Production
  • Material fonte: Mangá
  • Episódios: 12
  • Novos episódios: Quinta-feira
  • Página do anime (na Cúpula) (no MAL)

O último anime que assisti com essa pegada foi My Roommate Is a Cat, só que enquanto este foca mais em um “drama”, Design-bu foca na comédia. E foca muito bem, fazendo jus a sua demografia seinen (pelo menos quando não perdem muito tempo com “piadinhas de cocô”).

Mas, do que se trata Tenchi Souzou Design-bu? E por que diabos fariam piadas com cocô?

Nessa história, Deus (sim, Ele) criou o mundo como conhecemos… montanhas, rios, oceanos, a terra… mas, na hora de criar os animais, ele estava de saco cheio, então ele terceirizou a criação dos animais para um grupo de “pessoas” que, agora, irão criar todas as espécies de animais que conhecemos. Só que de jeitos muitas vezes inesperados.

Ge-ni-al.

Com uma premissa dessa, não tem como dar errado.

E não deu!

O primeiro contato com Tenchi Souzou Design-bu

Não vou investir muito tempo para falar de coisas que não importam muito, como o nome dos personagens, ou até mesmo quem é o protagonista da história. Porque, logo de começo, você já percebe que esse anime segue aquela lógica de “vários episódios dentro de um episódio”, e o foco é pura e exclusivamente divertir você.

Tenchi Souzou Design-bu personagens reunidos
Um elenco bem divertido e colorido!

E só isso.

A ideia não é entregar nada complexo demais, nada fabuloso demais, e nem nada impressionante demais. É só deixar o espectador entretido, relaxado e melhorar seu humor depois de um dia de trabalho.

E Tenchi Souzou Design-bu é muito bem sucedido nisso. Em todos os aspectos. Mas vou destacar 3 principais motivos pelos quais você deveria dar uma chance:

1) Comédia, de fato, engraçada

Eu já comentei em listas antigas aqui da Cúpula que não sou muito fácil para animes de comédia porque geralmente possuem uma comédia muito bobocona. Sei lá, aquelas coisas de ficar apelando para tapas e chutes, ou cenas de calcinha. Mó sem graça.

Porém existem obras que conseguem me fazer rir, sozinho, a noite, cansado. E Tenchi Souzou Design-bu conseguiu.

A maneira inventiva com as quais os personagens responsáveis pelos “designs” discutem e criam seus projetos é muito fora do padrão, cada um com sua personalidade e com seu senso de humor.

É bem comum termos sugestões completamente absurdas e praticamente monstros são criados, mas os comentários do anjinho “protagonista” complementam muito as cenas.

Dentro desses 3 primeiros episódios eu acho que eles talvez tenham repetido demais piadas com cocô, tipo “criar um animal que na frente é uma galinha e o ânus dele é um DRAGÃO (!) e pela boca do dragão sai cocô”. Isso acontece com algumas das criações, e parece que a demografia desce de seinen para kodomo. Porém, mesmo assim, segue engraçado.

dragao na bunda de galinha em design bu
É… É isso mesmo

2) Quer um anime para ver antes de dormir? Vá com Design-bu!

Como já comentado, o anime tem uma narrativa bem leve. Você não precisa ler e pensar em nada. Só acompanhar e se divertir.

A paleta de cores é aconchegante (e colorida!) e o design dos personagens é super amigável, dois fatores que contribuem muito para o tom relaxante do anime.

A relação dos personagens é bem orgânica. Por isso, mesmo que você meio que esteja entrando de supetão naquele grupo de pessoas, você se sente parte do grupo logo cedo. É bem difícil não gostar de algum personagem, também. Todos são bem convidativos e característicos.

Tenchi Souzou Design-bu anjos
Os anjos!

3) Design-bu, de fato, levanta fatos curiosos sobre os animais reais

Por mais absurda que alguns designs feitos pelos personagens possa parecer, muitas vezes a VOZ DA APROVAÇÃO DO PRÓPRIO DEUS intervém, e APROVA o pedido.

É engraçado, pois Deus é tipo o “cliente” deles. Sempre que ele aprova um design, os anjos (que são tipo os intermediadores de Deus para com os designers) recebem um aviso, eles congelam, e berram: DEUS FALOU!

cena deus falou em Tenchi Souzou Design-bu

Além disso, logo depois vem um APROVADO ou um NEGADO!

Fica muito divertido, porque isso acontece as vezes com algumas sugestões que parecem completamente absurdas.

No episódio 2 (ou 3, não lembro), eles descrevem um Coala, mas ANTES de falar que se tratava de um Coala. É bizarramente DOIDO como esse animal funciona.

Na descrição do personagem, ele fala algo como: “VOU FAZER UM ANIMAL QUE COME PLANTAS VENENOSAS, QUE TEM UMA VOZ GROTESCA DE BIZARRA E QUE OS FILHOTES COMAM O COCÔ DOS PAIS!”, dentre outras características.

Aí você já fica: beleza, besteirada né… Até que, do nada, “DEUS FALOU”, e aparece uma fotinho de um Coala na tela. Você fica complemente em estado de “ok, wtf?”.

Até que, então, nos finais de cada mini-episódio os personagens aparecem em versão chibi e nos passam curiosidades sobre um dos animais citados anteriormente, com imagens reais e tudo… Sei lá, achei bem educativo e maneiro.

Poxa, mas então Design-bu é o melhor anime da temporada?

Não, não. Vamos com calma… É um ótimo anime para o que se propõe, mas ele certamente não é (talvez nem de perto) um dos melhores animes da temporada. Ele é apenas… Divertido.

Eu acho até que eu gostei muito mais do que deveria, porque no MyAnimeList ele está com 6,74, que, na minha opinião, é um absurdo de nota sendo que Domestic na Kanojo (QUE É UM LIXO) tem 6,78.

Sobretudo, Tenchi Souzou Design-bu tem a narrativa um pouco cansativa, também.

Sempre que temos animes episódicos que possuem mais de um episódio dentro de 20 minutos eu me canso fácil. Concordo com o que o Peaga do Animes Overdrive: se Design-bu fosse separado em vários videozinhos do Youtube ele provavelmente seria menos cansativo de ver (abraço se estiver lendo, Peaga!).

Finalizando as primeiras impressões de Tenchi Souzou Design-bu

Concluindo, eu realmente acho que vale a pena você assistir.

Em suma, é legitimamente engraçado, relaxante e ainda te conta curiosidades interessantes sobre animais que, de fato, existem.

Contudo, certamente não é um anime “maratonável”. Na verdade, eu duvido você conseguir sequer assistir mais de 1 episódio seguido. Eu precisei ver um por dia, apenas.

Mas, digo que valeu totalmente a pena. Então provavelmente vou acompanhar semanalmente.

Escrito por

André Uggioni

Co-Fundador

Editor-chefe | Host do CúpulaCast

Criciúma - SC

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Gosta de animes e mangás? Conheça o nosso podcast!