Recentemente, um tribunal situado na Rússia proibiu a exibição de inúmeros animes por serem, segundo eles, violentos. Entre esses animes estão Death Note, Tokyo Ghoul e Inuyashiki.
Ademais, Naruto, Elfen Lied e Ishuzoku Reviewers também entraram na lista negra dos promotores russos, que enviaram a petição ao tribunal de São Petersburgo, em 2020.
Aliás, no dia 18 de dezembro de 2020, o sistema judiciário de São Petersburgo declarou o seguinte:
“Cada episódio contém crueldade, assassinato e violência em geral”.
Após estas petições e declarações feitas, os animes já supracitados foram banidos de determinados sites, conforme o requerido.
Além do mais, isso é uma história antiga. Os pais russos têm feito campanhas constantemente para banir Death Note, desde 2013. Os motivos que levaram essa mobilização foi o ocorrido onde uma garota de 15 anos, que possuía uma coleção de mangás da franquia, cometeu suicídio.
Por fim, neste ano, a mídia de São Petersburgo informou que um fã adolescente de Death Note pulou de uma janela usando uma camisa branca e gravata vermelha. A vestimenta do jovem era a mesma utilizada pelo protagonista da série, Light Yagami.
Um tema problemático, não só com animes
Esse tipo de debate não é inédito. Em 2013, por exemplo, houve o caso da família Pesseghini que, no que tange a influência, também se enquadra. O incidente em questão envolvia um garoto de 13 anos, um jogo de vídeo game e um assassinato.
Muito se comentou sobre os jogos, com suas violências, terem influenciado o garoto e que também poderiam atingir outras pessoas, causando assim uma catástrofe em escala. De toda forma, sempre há a necessidade de encontrar um culpado.
Particularmente, não acredito em influência direta. Assim como jogos de vídeo game não possuem essa capacidade, animes também não.
O que acontece é a pessoa já ter uma tendência ou um desejo já estabelecido que, com base em algum tipo de “inspiração”, acaba resultando em um ato terrível.
Porém, claro, isso é uma opinião minha e eu posso estar enganado.
Mas e você? O que acha de tudo isso?
Fonte: Anime United