É muito bom ver que cada vez mais os animes e mangás estão deixando de serem apenas obras orientais e que no ocidente são apreciadas apenas por um nicho da população, para serem difundidas para diversos públicos.
Um exemplo prático e atual, é que a editora Panini, que em meio a CCXP (uma das maiores feiras da cultura pop), resolveu apresentar para 2020 oito novos mangás. Todas serão incluídas em seu catálogo de obras publicadas.
O Brasil, juntamente com a Itália, Peru e México, são considerados países que consomem muito este tipo de arte, mas até ai não temos tanta novidades.
Com está introdução, é notável que a cultura japonesa está tomando seu lugar ao sol na cultura pop mundial. Além disso, nesse final de semana algo saltou aos nossos olhos:
Está para acontecer no Catar o mundial de clubes, até ai algo normal, afinal todo ano essa competição acontece.
Porém, a FIFA, divulgou neste domingo em seu twitter a bola que será utilizada no campeonato. Para nossa surpresa, o nome dela não é algo estranho como “Jabulani” ou “Brazuca”, mas sim, “Tsubasa“!
Uma homenagem e tanto!
Exatamente, a bola é uma homenagem clara ao nosso querido Capitão Tsubasa, do anime Super Campeões (Captain Tsubasa no original).
Vale lembrar que, para chamar atenção dos brasileiros, na década de 90, quando o anime começou a ser passado aqui pela saudosa rede Manchete, colocaram o Tsubasa sendo jogador do São Paulo e com o sonho de ser o jogador da seleção brasileira de futebol.
Além disso, por ironia do destino, em uma das partidas do desenho, Tsubasa enfrentou o Flamengo, que este ano irá competir no Mundial de clubes.
Será que é um sinal de que, talvez, o Rubro-Negro irá conseguir seu bimundial este ano?
PS: Não estou querendo puxar saco ao Flamengo, afinal, nem gosto de futebol, mas seria bacana um time brasileiro ganhar esta competição, considerando este detalhe tão inusitado, não?
Fonte: Veja