O Japão submeteu o novo renomado e batedor de recordes filme de Makoto Shinkai, intitulado Weathering With You (Tenki no Ko), à categoria “Melhores Filmes Internacionais” do Oscar.
A última animação submetida para o Academy Awards, nessa categoria, por parte dos comedores de sushi foi “A Princesa Mononoke” de Hayao Miyazaki, lá em 1998.
Ou seja, já fazem mais de 20 anos que o Japão elegeu uma animação para tal categoria. Aliás, também cerca de 20 anos atrás (18, para ser exato) foi a época que “A Viagem de Chihiro“, também de Miyazaki, foi eleita para tal prêmio.
A escolha dos japoneses de ir com Weathering With You pode ser considerada um tanto quanto ousada para alguns, já que o longa está para a categoria de melhores filmes geral, e não de melhores filmes de animação somente.
Contudo, eu discordo. Os números não mentem quando o assunto é Weathering With You. O faturamento do longa já está em cerca de 100 milhões de dólares (uns 380 milhões de reais). Isso que ainda está passando somente no Japão!
A termos de comparação, segundo o site Box Office Mojo, Kimi no na Wa, o antecessor espiritual de Tenki no Ko, faturou dentro do Japão 5 milhões de dólares. Entretanto, quanto o longa cruzou os mares e atingiu os cinemas mundo afora, ele chegou a outro patamar. O faturamento bateu na casa dos 350 milhões. Setenta vezes mais. Setenta! Imagina se isso acontece com Weathering With You?
Um pouco mais sobre Weathering With You…
O novo megahit do Shinkaiestreou no dia 19 de julho deste ano e, em seus primeiros 3 dias de exibição, já havia faturado cerca de 60 milhões de reais. Além disso, no primeiro final de semana que foi exibido ele levou a primeira colocação de “filmes mais assistidos”.
Makoto Shinkai confirmou que o filme será exibido por todo o globo. América do Norte e do Sul, Europa e Asia. Contudo, no Brasil, não temos data prevista para exibição do filme.
SINOPSE
“Durante o verão de seu primeiro ano de ensino médio, Hodaka foge de sua pacata ilha natal para Tokyo, somente para se ver pressionado até seus limites financeiros e pessoais. O tempo estava sempre nublado e chuvoso, meio que sugerindo que seu futuro fosse um fracasso. Ele vive seus dias em isolação, mas finalmente consegue encontrar trabalho como escritor para uma misteriosa revista de ocultismo. Um dia, Hodaka casualmente encontra Hina, uma garota com personalidade forte que possui uma estranha e bela habilidade: o poder para parar a chuva e limpar o céu…”
Como eu falei, os números não mentem. O novo filme de Shinkai promete ser um puta dum megahit mundial. Sendo assim, porque não submetê-lo ao Oscar?
Os japoneses manjam de anime, certo? Se você manjasse de anime, você apostaria suas fichas em um anime ou em um filme live-acton produzido por você? Não precisa nem pensar para responder.
Eu to muito animado por esse filme. E você?
FONTE: ANN