Notícias

Wikipédia está errado? Quanto custou Akira, o clássico filme?

4 minutos para leitura

Recentemente, lá em Tóquio, um dos maiores clássicos do mundo da animação japonesa (e do mundo num geral), Akira, retornou às telas dos cinemas (agora que os cinemas reabriram, no caso) para uma versão remasterizada em 4K, elevando a qualidade do original ao seu máximo!

Akira, indo para sua moto

Akira é um filme de 1988, e é considerado um dos maiores clássicos da indústria, porém, parece que durante todo esse tempo o seu custo de produção estava errado. Até mesmo em fontes confiáveis como na Wikipédia e no Google.

Quem veio retificar essa história foi Shigeru Watanabe, um dos produtores que trabalhou no filme lá na década de 80. Além disso, ele também participou desse re-lançamento do longa agora em 2020.

Segundo as errôneas fontes, Akira haveria custado cerca de 1,1 bilhão de ienes na época, que na cotação do dólar na época, daria algo por volta dos U$ 9 milhões.

A Crunchyroll afirma que diversas fontes vêm trazendo esse número errado há mais de 30 anos. Por isso, Watanabe, no Twitter, perguntou para as pessoas de onde veio esse 1,1 bilhão.

Desculpa, mas não consigo traduzir isso não. Só confia na Crunchy!

Um pesquisador, Junya Suzuki, respondeu o tweet do produtor, afirmando que a Toho (distribuidora oficial de Akira) publicou um artigo em 1987 afirmando que a produção custara 1 bilhão. O valor somando de 100 milhões era de pura especulação em cima de correções no filme já completo.

Watanabe, mesmo não sabendo o valor exatamente correto, afirmou achar o valor de 1,1 bilhão muito alto. Além disso, ele afirma quando produziram Akira eles não tinham uma staff tão custosa.

Ué!? Mas quanto custou Akira então?

Suzuki foi além. Ele descobriu que em um livro de 2012, Ken Tsunoda, o líder do comitê de produção de Akira diz que a produção na verdade foi orçada em 500 milhões de ienes, mas acabou custando 700 milhões.

Após isso, Watanabe assentiu com o valor, alegando que esse valor bate muito mais com de sua memória.

À fim de comparação, clássicos filmes do Ghibli da década de 80, como Laputa: Castle in the Sky e Kiki’s Delivery Service (ambos disponíveis na Netflix), custaram, respectivamente, 500 e 800 milhões.

Sendo assim, Akira, mesmo com todo o sucesso que fez, estava “dentro do padrão para a época”. Isso contraria as fontes que afirmavam que Akira foi um dos filmes mais “caros para a época de todos os tempos”.

Shotaro Kaneda, de Akira, em um trono de motos

Fonte: Crunchyroll

Escrito por

André Uggioni

Co-Fundador

Host do CúpulaCast

Criciúma - SC

Você pode gostar também

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.