Notícias

Yuru Camp (Laid-Back Camp) movimentou a economia local!

4 minutos para leitura

É possível um anime impactar positivamente a economia de uma província japonesa, sem ser pela venda de produtos referentes a franquia? A resposta é sim! E foi Yuru Camp (Laid-Back Camp) que fez tal proeza!

Yuru Camp elenco inteiro na fogueira

Yuru Camp é uma animação lançada na temporada de inverno de 2018, baseada no mangá de mesmo nome do autor Afro (sim é o pseudônimo dele), publicado pela Housbunsha’s Seinen Manga Magazine, desde julho de 2015.

Primeiramente, o anime nos apresenta personagem Rin Shima, uma jovem do ensino médio que tem como hobby acampar no inverno. Ela prefere esta estação do ano pois, resumindo as palavras da garota, o momento é “ideal para o acampamento”.

Ideal pois os campings do país estão mais tranquilos, não possuem insetos para incomodar e não há suor. Além disso, é melhor para passar um tempo sozinha para pensar e ler seus livros.

Mas o que essa obra possui que chamou tanto a atenção da população japonesa?

Pelas minhas pesquisas, acredito que o motivo de tanto sucesso é o fato das personagens serem muito carismáticas, cada uma de seu jeito, fazendo com que todos se sintam representado por alguma delas.

Os lugares escolhidos para serem feitos os acampamentos são reais e, como a história é simples, pelo enredo da animação você consegue se pôr no lugar delas fácil, fácil, (até eu tive vontade de acampar depois de ver o anime).

Como no Japão o inverno é muito frio, esta estação do ano, para os praticantes deste hobby, era, bem dizer, morta. Ou seja, poucas pessoas se aventuraram a acampar.

Então após, o lançamento do anime, muitos resolveram se deleitar com esta experiência de acampar no inverno.

Este movimento chamou a atenção de todos, tanto que até o programa YBS Wide News, exibiu uma reportagem sobre o anime.

No início deste ano, a Universidade de Yamanashi e a Consultoria de Administração de Yamanashi, divulgaram que em 5 eventos realizados na província de Yamanashi, em 2018, os visitantes gastaram 40% a mais que a média dos três anos anteriores.

Ainda, a grande maioria dos moradores, em entrevistas, apontam o anime como responsável pelo aumento.

Universidade de Yamanashi no Japão
Monte Fuji, no Japão
“O tal do monte Fuji”

Um pouco mais sobre Yuru Camp, para os que não conhecem…

Logo no primeiro acampamento da animação, Shima vai ao camping no pé do monte Fuji, sozinha, como de costume. Contudo, acaba se encontrando por acidente com Nadeshiko Kagamihara (esta cena é muito hilária, falando nisso).

Nadeshiko é uma adolescente totalmente impulsiva, elétrica e um pouco desastrada. Quando a mesma percebe o quanto é empolgante e divertido acampar fica extasiada, e, no dia seguinte, corre em sua escola para participar do grupo de acampamento para tornar esse seu hobby também.

Yuru Camp Nadeshiko comendo ramen

Outro detalhe do anime é que, em certos momentos, a voz de um narrador aparece apresentando dicas sobre alguns pontos específicos de acampamento. Por exemplo, como acender a fogueira, que tipo de alimento é o ideal, como se aquecer no frio e etc.

A animação possui um enredo muito simples, e os episódios, com cerca de 20 minutos cada, são muito agradáveis (acabei vendo os 12 episódios em sequência hehe).

Não há um teor pesado ou um drama, não há brigas, desavenças, enfim, é um desenho muito, mas muito light e divertido.

E aí, você tem vontade de ver o nascer do sol no pé do monte Fuji? Ou acampar não é muito sua “praia”?

Fonte: ANN

Escrito por

Hugo Brogni

Escritor

Inciante | Barbudo | Pseudo marombeiro

Criciúma - SC

Você pode gostar também

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.