Em 2019, a jovem autora brasileira de light novels , Jennifer Maurer, entrou em contato com nós, a Cúpula do Trovão, nos convidando a conhecer uma de suas obras: Ryota.
Ela nos concedeu uma cópia de seu orgulhoso título para que pudéssemos então conhecer seu trabalho. Nós lemos, conhecemos e, por fim, acabamos admirando o amor da Jennifer. Tanto que até fizemos uma espécie de “entrevista” com a autora, e postamos aqui na Cúpula.
Agora, o objetivo dessa nova postagem é ajudar a Jennifer a dar o próximo passo em sua carreira. Mais especificamente, o próximo passo de “Ryota”.
Assim como não foi a intenção no especial que fizemos com ela no passado, não trarei nenhum tipo de análise ou coisas do tipo, pois, para isso, eu precisaria de tempo para reler o material para poder dar a atenção e o carinho que a Jennifer merece.
Sendo assim, farei das palavras da autora as minhas. Usarei os textos que ela mesma escreveu na campanha do Catarse.
Caso queira ir direto para a campanha, clique aqui.
Antes de mais nada, o que é o “Catarse”?
Segundo o site oficial do Catrase:
Somos o ponto de encontro da maior comunidade de financiamento coletivo (crowdfunding) do Brasil. Nascemos para incentivar a criatividade, a arte, o ativismo, a ciência e o empreendedorismo. Gostamos de projetos que trazem novas perspectivas, são disruptivos, geram diversidade e promovem debates saudáveis para a sociedade. Muitos artistas, músicos, jornalistas, designers, pesquisadoras, gamers, cientistas, empreendedores, escritoras e ativistas encontraram na plataforma uma poderosa ferramenta para viabilizar financeiramente suas ações e projetos.
Sobre o projeto “Ryota”
É a primeira light novel brasileira no estilo shounen protagonizada, escrita e ilustrada por mulheres. A obra Escrita por Jennifer Maurer e ilustrada por Demi.
Light Novels e o Brasil
As light novels, ou “novelas leves”, são romances rápidos geralmente ilustrados com artes no estilo anime/mangá. Elas são livros com uma escrita rápida, trazendo parágrafos curtos, descrições simples e um rico uso de diálogos. Além disso, possuem uma enorme variedade de gêneros, desde os shoujo até os shounens.
As novels são uma espécie de evolução das revistas “pulp” – revistas japonesas baratas -, que a partir do ano 1900 passaram a adaptar capas com o clássico estilo mangá e a adicionar ilustrações em meio aos textos.
Nos últimos anos, a tradução de light novels japonesas explodiu. Muitas editoras começaram a trazer as obras originais – no caso de novels transformadas em mangá e posteriormente em anime – e únicas, que tiveram um alto número de vendas.
O Shounen
O shounen é uma demografia direcionada ao público jovem masculino. É facilmente reconhecido por trazer personagens com poderes e lutas marcantes, além de temas que podem envolver a superação emocional e física.
Praticamente todas as obras deste estilo são protagonizadas por um garoto, ou então trazem uma protagonista feminina que é retratada como a “mocinha” ou “par” do jovem herói.
Beleza, mas e Ryota?
É uma light novel protagonizada por Ryota Haruke, uma garota de dezesseis anos que busca realizar um objetivo. Até então, parece bem normal, certo?
A light novel trás o formato clássico de ter cinco capítulos com uma ilustração em cada um, divididos em partes e com detalhes sobre o universo e curiosidades da obra.
Ryota trilha uma estrada que poucas novels do gênero tem, retrata situações inspiradas no mundo real e trás todas as características que um shounen precisa ter, desde histórias até lutas e personagens carismáticos.
Quanto ao orçamento
Segundo as criadoras da campanha, o orçamento de 16.000 reais será segmentado para os seguintes centros de custos:
Show de bola. Como eu consigo apoiar?
Para apoiar o projeto “Ryota”, você só precisa acessar a campanha do Ryota do Catarse e realizar os procedimentos que o site pede até conseguir realizar a sua doação.
É um procedimento bem simples para qualquer pessoa que esteja habituada a, por exemplo, comprar qualquer coisa online.
Recompensas
É muito comum no Catarse (ou em outros sites de crowdfunding) que os criadores das campanhas disponibilizem recompensas de acordo com montante doado pelos apoiadores.
Pessoalmente falando, não sei se é uma obrigatoriedade da plataforma ou do modelo crowdfunding, mas até hoje todos que eu vi fazem esse sistema de recompensa.
Eu acho isso bem bacana, pois, você, além de ajudar alguma coisa que você acredita a dar um próximo passo, você ainda ganha algum tipo de mimo. Bem show mesmo.
Para ver as recompensas que você pode obter apoiando “Ryota”, basta acessar o link e dar uma olhadinha no menu lateral direito. Lá explica tudo direitinho.
Ryota e a Cúpula do Trovão
Para finalizar, gostaria de deixar claro que não estamos fazendo nenhum tipo de anúncio pago para a Jennifer e para a Demi. Também não estamos fazendo nenhum tipo de “caridade” por aqui.
A CDT simplesmente acredita no trabalho das duas, e é isso.
Acredita no potencial que Ryota tem, por ser tudo o que é e tudo que representa, fora que é uma light novel brasileira shounen com uma protagonista mulher. Sinceramente, não é algo que você encontre em qualquer esquina.
Sendo assim, convidamos você, leitor, a apoiar como puder. Caso não possa (ou não queira) apoiar com dinheiro, sinta-se a vontade para divulgar esse artigo ou então a própria campanha no Catarse para ajudar as garotas.
A comunidade otaku brasileira, ou seja, eu, você, as duas autoras, e todos os amantes de animes e mangás do Brasil, só vão crescer quando todos pensarmos em todos nós como uma grande família.
A união da comunidade só não trará benefício para a notoriedade de animes, mangás e light novels, como também fará com que, a medida que a comunidade começar a mostrar maior interesse em consumir esse tipo de obra, maior será a vontade de investidores do âmbito botarem o pé no Brasil.
E aí, e você. Vai acreditar?
Ajude “Ryota” compartilhando essa postagem da CDT, o link do Cartarse ou, caso possa, doando lá na campanha!