Produzido pelo Studio Hibari, mesma produtora de Assassination Classroom, o anime Jibaku Shounen Hanako-kun segue seu material original em mangá com o mesmo título, que continua sendo publicado ainda hoje, desde 2014.
Mas o que me chamou atenção foi que a Square Enix está envolvida na produção, e por isso fiquei muito ansioso para ver o que estava por vir.
- Gênero: Comédia, Sobrenatural, Escola
- Estúdio: Studio Hibari
- Material: Mangá
- Episódios: 12
- Novos episódios: Sexta-feira
SINOPSE
“Na Academia Kamome, existem muitos rumores sobre os Sete Mistérios da escola, um dos quais é Hanako-san. Reza a lenda, que Hanako-san vive na terceira banca do banheiro feminino, situado no terceiro andar no prédio da velha escola. Hanako-san concede qualquer desejo quando convocado. Nene Yashiro, uma garota do ensino médio que gosta de ocultismo e coisas afim, que sonha com um romance e para realizar tal sonho, se aventura nesse banheiro mal-assombrado … mas a Hanako-san que ela imaginava não tem nada ver com o real, e descobre que um simples desejo pode mudar totalmente sua rotina.“
A premissa num primeiro momento parece simples e até bobinha, porém logo logo você perceberá que não é bem assim.
Para esclarecimento, somente consumi os 3 primeiros episódios do anime Jibaku Shounen Hanako-kun para escrever este artigo. Ou seja, se deixar passar algo, ou não tratar a obra como alguém que já a conheça como um todo, já sabem o porquê.
Vamos então entrar no mundo onde os fantasmas se divertem, e que eu estou me divertindo junto.
O ar fantasmagórico
Gostaria de iniciar falando sobre a ambientação mágica que fizeram neste anime, que é uma mistura de psicodelia e terror, com cores vibrantes e expressões dos personagens exageradas, que trazem este contexto fantasmagórico de maneira ímpar.
Fora o traço forte dos personagens e trilha sonora que podem trazer uma estranheza ao telespectador, mas no bom sentido.
Outro ponto que faz com que Jibaku Shounen Hanako-kun quebre os animes convencionais é a forma como acontece em alguns pontos o corte de cena, parece que estamos jogando um RPG e que em algum momento irá aparecer na tela “Aperte X”.
Digo tudo isso com um sorriso nos rosto, pois tudo casa muito bem com a temática da obra. Até arrisco dizer que se não tivesse essas estranhezas, o anime seria apenas bom, não excelente.
Beetlejuice, Beetlejuice, Beetlejuice
A sinopse que coloquei acima de Jibaku Shounen Hanako-kun é bem rasa propositalmente, pois muitos detalhes do anime podem não ser considerados spoilers, mas tirariam toda a graça de entrar nesse mundo fantasmagórico.
Estamos ambientados, sabemos onde iremos pisar e… cadê o fantasma? Primeiramente vale ressaltar que o primeiro encontro de Nene Yashiro com Hanako foi muito bem feito.
É um misto de suspense com comédia dosado de maneira certa, e neste 1 minuto de cena conseguimos compreender bem que Yashiro é uma estudante medrosa, mas que gosta de se meter com o desconhecido.
Nesta mesma cena você já consegue observar que o fantasminha não é bonzinho, mas também não é dos piores.
Quando fiz a regra de 3 de Darwin’s Game, não consegui ser otimista com o anime, porém não entendi bem o porquê disso naquela hora.
Porém, vendo agora Jibaku Shounen Hanako-kun, consigo perceber algo que me chamou muito atenção que não encontrei em Darwin’s Game. O carisma dos personagens!
A forma como estes dois personagens se relacionam é bem natural e a evolução de uma “amizade” fora do comum é feita de forma simples e sincera.
E o momento emblemático que essa amizade evolui é no fim do primeiro episódio, que Yashiro come de forma irresponsável a escama da Sereia e acaba chamando atenção da própria Seria.
Amigos, quando aparece esse monstro, você percebe que não está vendo apenas mais um anime, pois as cores do desenho mudam, a trilha sonora fica pesada e tudo fica diferente.
E acontece o primeiro “combate” da obra, muito bem executado por sinal.
Agora, por que ela come a escama, por que neste momento acontece a virada de chave para a amizade ficar ainda mais intensiva, me desculpem, mas só vendo o anime pra saber.
Evoluindo a história
Como já dito na sinopse, Jibaku Shounen Hanako-kun é baseado em 7 mistérios da escola, sendo assim, com o passar dos capítulos é contado um pouco sobre outros, mas não sabemos quais são todos de cara.
A forma de contar os detalhes é muito sutil, ou seja, o anime não utiliza do narrador para te contar a história e te ambientar ao anime.
Na real, quem faz isso é o próprio Hanako quando explica algo para Yashiro.
Com o passar dos episódios (e espero que continue assim) a história vai ficando cada vez mais pesada com a aparição dos outros mistérios.
Entendemos melhor quem é Hanako, e o motivo pelo qual ele é tão gente boa com Yashiro e outros personagens que aparecem na trama.
Porém, o anime me cativou muito no terceiro episódio. Nele, conseguimos ver uma interação de amizade entre os personagens e uma sutileza do diretor em coloca-los em um ambiente inóspito, contando a história de um novo mistério.
A história é chocante, a “dungeon” que os personagens precisam realizar é no minimo estranha e os inimigos que aparecem são, hm… fantasmagóricos.
Porém, a sutileza de criar o ambiente e a interação dos personagens, fazem com que um local propício para o terror se torne leve e com tom de comédia.
Uma ending que acalma o coração
Outro ponto positivo é o fim de cada episódio, na ending. Confesso que as 3 vezes que vi Jibaku Shounen Hanako-kun, todas elas eu também assisti a ending.
Além da música aconchegante, nela podemos concluir um relacionamento maior do que apenas amizade entre Hanako e Yashiro.
Na verdade, isso você consegue “pescar” no anime em si, e tem haver com o desejo que ela tenta realizar.
Finalizando…
Em conclusão a tudo que foi escrito até agora minhas expectativas para essa história estão lá no alto, até porque o fim do episódio 3 é um “…” safado.
A comédia, a psicodelia com a pitada fantasmagórica (adorei essa palavra) desse anime me cativaram muito, quero muito que continue nessa levada.
Estou ansioso para conhecer os outros mistérios que existem nessa escola e como a relação destes dois personagens irá evoluir.
Dê uma chance para o fantasminha mais carismático da temporada, não estou falando do Gasparzinho, mas sim, desta releitura fofinha da loira do banheiro.
Não sabe o que é a RegraDe3? Acesse aqui e entenda!
Na dúvida do que assistir nessa temporada? Dá um pulo no nosso eletrizante GUIA DA TEMPORADA!
GUIA DA TEMPORADA