Notícias

Conheça a “RegraDe3”: algo que você provavelmente já utiliza, mas agora é oficial!

6 minutos para a leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Todo bom ou boa amante de animes já meio que tem uma espécie de “regra” interna para dropar ou não uma obra logo que começa a assisti-la. Na maioria das vezes, esse veredito vem até o terceiro episódio. Ou seja, é a famosa “regra de 3”, ou RegraDe3, termo que convidarei você, leitor, a começar a usar a partir de agora!

Vem comigo!

Regra de 3 logo

Adianto que não estou falando de matemática não. A já difundida “regra de 3” dentro do mundo dos animes funciona de uma maneira bem simples: uma obra precisa em no máximo 3 episódios mostrar do que é feita.

Animações belas? Uma trilha sonora que chama atenção? Uma premissa interessante? Personagens carismáticos? Um design chamativo?

Ou o outro lado da moeda. Um vilão de bosta? Animação porca? Abertura horrível? Narrativa confusa? Ecchi fora de contexto e forçado (aquela alfinetada)?

Enfim, aqui na Cúpula do Trovão (e para muito otaku por aí), uma obra precisa ser clara em seus objetivos em uma média de 3 episódios.

É óbvio que temos muitos casos em que essa regra se vê inválida, tendo em vista que temos obras como Steins;Gate que levam um tempo até engrenar e o negócio se tornar realmente imersivo.

Em animes grandes, os chamados “comerciais“, como One Piece e Naruto, também fica difícil aplicar essa regra, mas esses dois em especial conseguem entregar muito bem o que eles tem para oferecer em seus 3 primeiros episódios, vale dizer.

Sendo assim, mesmo que uma obra não entregue todo o seu potencial em sua primeira hora (geralmente, 3 episódios de 20min), ela precisa chamar pelo menos um pouco a atenção de quem a assiste.

O motivo é simples até demais: a pessoa que vê o começo de um anime, precisa querer ver mais.

Só isso.

Só isso? Mesmo?

Sim, só isso. Esse é o objetivo máximo de um anime.

Afinal, os benefícios de um anime criar uma legião de fãs, como foi o recente caso de Demon Slayer, é óbvio também: fãs engajados compram mais. E deu.

Compram bonecos, dvds, produtos relacionados e o próprio material original em alguns (ou na maioria) dos casos.

Ou seja, é muito importante que a obra cause uma ótima “primeira impressão” em seu espectador. Existem até estudiosos que defendem arduamente o poder da “primeira impressão”, como um cara ai que eu tô sempre citando nos podcasts.

As pessoas são tão assiduamente movidas por primeiras impressões, que muitas vezes acabam, sim, julgando um livro pela capa, julgando pessoas por aparências ou até mesmo chegam nunca mais acreditar em alguém se a primeira coisa que esse alguém fez for mentir.

Os seres humanos são assim. Todos somos assim. Até mesmo nós, otakus, somos assim.

E é com isso que nós aqui da Cúpula pensamos: e nós tentarmos tornar essa “regra de 3” mais popularizada? Pelo menos, para animes de temporada que geralmente possuem de 12 a 24 episódios em média.

E se todo mundo começasse a praticar dessa regra, que apelidamos carinhosamente de “RegraDe3”? Seria interessante!

Mas… como funciona?

Chega de prolongar, André. Me explica…

Regra de 3 imagem promocional da Cúpula do Trovão

Nós decidimos começar uma espécie de “primeiras impressões”, só que um pouco diferente do que vemos em outros blogs por aí ou em canais do YouTube (nada contra o que eles fazem, que fique claro para os geradores de treta anônimos).

Só estamos querendo inovar um pouco, porque, pelo menos até onde pude pesquisar, ninguém faz isso que começaremos a fazer a partir de 2020.

A dinâmica será a seguinte: toda nova temporada de anime que sair a partir de agora, os membros do editorial da Cúpula escolherão de 1 a 3 animes para assistir e montar um mini-artigo estruturado da seguinte forma:

  • Breve introdução e ficha técnica da obra
  • Os 3 primeiros episódios comentados, evitando spoilers ao máximo
  • Por fim, uma espécia de “o que esperar deste anime”

Bem simples né? A ideia é ser simples mesmo, tanto que serão postagens não serão análises nem especiais, pois serão mais descontraídas e bem mais subjetivas do que as que costumamos acompanhar aqui na Cúpula do Trovão.

E fica o convite: você que também queira fazer sua própria “RegraDe3″para os animes, fique a vontade!

Acompanhe nossas postagens de “RegraDe3” (que terão a tag evidenciando) e deixe seu comentário sobre a SUA própria RegraDe3 do respectivo anime da postagem.

Tenho certeza que será divertido!

Sendo assim, vamos todos começar a brincar com essa regrinha que, apesar de parecer boba, é um ótimo jeito de responder o famoso questionamento daqueles que não tem tempo para maratonar One Piece inteiro em um mês: “vale a pena eu assistir esse anime?”.

Gostou da ideia? Caso sim, respire.

Brincadeira. Comenta aí em baixo “André, tu fala demais, mas eu gostei da ideia! Vou aderir!” (ou qualquer coisa do tipo)!

Escrito por

André Uggioni

Fundador

Vendedor | Prolixo

Criciúma - SC

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo