Notícias

Uma conexão direta do Brasil com o Japão: a 3ª temporada do podcast Japão sem Escalas começou!

3 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

“O podcast Japão sem Escalas é sua conexão direta com a cultura japonesa. Saiba mais sobre temas diversos, em entrevistas com convidados especiais!”. Essa é a descrição do podcast apresentado por Ana Paula Novaes e Tatiana Aoki, e confesso que eu nunca tinha ouvido falar dele. Mas quem estava perdendo era eu. Afinal, o Japão sem Escalas está de volta com sua terceira temporada, e é um podcast ultra informativo sobre essa cultura que tanto amo: a cultura Japonesa.

Conheci o projeto agora por conta de um e-mail recebido da Larissa Haack, responsável pela divulgação e contato com a imprensa. Obrigado pelo contato, Larissa, e principalmente pela chance de eu poder adentrar mais nesse conteúdo maravilhoso. Vou usar a descrição contida no e-mail dela para descrever qual é o foco do Japão sem Escalas:

Podcast Japão sem Escalas inaugura terceira temporada com um episódio especial sobre mangás e animes.

Participam como convidados o embaixador do Japão no Brasil e a CEO da Editora JBC, que revela lançamentos da editora para 2021.

Os animes e mangás são muito populares no Brasil e são considerados uma porta de entrada para a cultura japonesa. Pensando nisso, o Podcast Japão sem Escalas inaugura, nesta semana, a terceira temporada com um episódio especial e inteiramente dedicado ao tema. O episódio “Mangás e animes: as razões do sucesso no Brasil”, com o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e a CEO da editora JBC, Marina Shoji, está disponível nas principais plataformas de streaming e contém spoilers de lançamentos de novos títulos no Brasil.

Durante o bate papo com as apresentadoras Tatiana Aoki e Ana Paula Novaes, o embaixador Akira Yamada, que também é conhecido como “embaixador otaku” (termo utilizado para se referir aos fãs de animes e mangás em japonês), fala sobre seu interesse na cultura pop e sobre a importância desses produtos para a difusão da cultura e língua japonesa. Já Marina Shoji conversa sobre as particularidades do mercado brasileiro de mangás, a influência dos animes e revela lançamentos previstos para 2021 no Brasil. Além disso, fala sobre as razões do sucesso desses produtos, como é feita a curadoria dos títulos que vêm para o país e como o perfil dos leitores e dos gêneros têm mudado ao longo do tempo. A JBC é uma das principais editoras de mangás no país.

Ouvi o episódio 3.1 (que está aí abaixo) e como todo bom ouvinte de podcasts, logo fui adicionando outros episódios que me interessaram para ouvir mais tarde.

Sendo bem sincero, ouvir um papo tão profissional e tão informativo de uma área que eu respeito tanto é, literalmente, honrar nosso slogan aqui da Cúpula, que é “Levar animes e mangás a sério, como merecem.”.

Ademais, os papos não são exclusivamente sobre animes e mangás, o que é ótimo. Temos pautas sobre como é estudar no Japão, como é aprender Japonês ou até mesmo entrevistas com nomes gigantescos da indústria de quadrinhos brasileiros, como o Mauricio de Sousa. Sim, aquele Mauricio.

O Japão sem Escalas está disponível nas principais plataformas de streaming (Spotify, Google, Apple e Deezer e Youtube). É uma produção Aoki Media com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Além das entrevistas, depoimentos e discussões aprofundadas e conectadas com a atualidade, o podcast possui o quadro “Nihongo Shiranai”, dedicado a ensinar palavras e expressões em japonês, apresentado pela professora Sarah Fuidio, do canal “Fale em Japonês”. Eu fiquei chocado quando li isso, porque eu já usei MUITO o canal da Sarah quando comecei a estudar hiragana e katakana. Na verdade, diria que ela é a grande responsável pelo meu aprendizado desses dois alfabetos.

podcast japão sem escalas logo
Logo do podcast

O podcast nasceu em 2020 e tem periodicidade semanal. Ele é apresentado por Tatiana Aoki, jornalista, nikkei (não sabe o que é? Eles tem podcast sobre isso!!), ex- bolsista JICA e Ana Paula Novaes, jornalista apaixonada pela cultura japonesa. A terceira temporada terá oito episódios.

Por fim, ressalto que o podcast é direcionado para todas as pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre o Japão, a sua cultura em geral, e que sonham em viajar ou estudar no país.

banner japão sem escalas
Banner do Facebook do projeto

Espero que vocês deem uma chance pro podcast, assim como eu dei. Não irão se arrepender.

Fonte: Comunicado de imprensa (Press release)

Escrito por

André Uggioni

Co-Fundador

Editor-chefe | Host do CúpulaCast

Criciúma - SC

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.
Gosta de animes e mangás? Conheça o nosso podcast!