🔥
Faça como milhares de Otakus, ouça nosso podcast sobre animes e mangás.
Toque aqui para acessar o canal do YouTube!
Análise

Hetalia Axis Powers é bom? Vale a pena assistir o anime? | Crítica

Hetalia Axis Powers: Nunca foi tão legal aprender história!
7 minutos para leitura

Quando dizem que o Japão surpreende cada vez mais, com animes sobre absolutamente tudo. Estão certos! Imaginem só, transformar países em pessoas como eu e você? Cada um com seus próprios dilemas, gostos e personalidades. Pois é justamente isso que Hetalia Axis Powers faz!

À princípio para muita gente, algo assim pode soar muito estranho e até inusitado ao mesmo tempo. (Claro, por que não existe coisa mais estranha não é?! Mentira, mandem mais que eu estou adorando). Porque, afinal não é todo dia que vemos o mapa de geografia como pessoas né? Para tirar essa dúvida, agora vão saber: O anime é bom ou não?

Hetalia Axis Powers - Alemanha e Itália respectivamente
  • Estúdio: Studio Deen (Fruits Basket, Ranma ½…)
  • Data de lançamento: 24 de janeiro de 2009
  • Gêneros: Comédia e Ficção histórica 
  • Direção: Bob Shirohata
  • Temporadas: 7
  • Duração por episódio: 5 minutos

Como foi assistir Hetalia Axis Powers? 

Nas minhas férias do primeiro ano do ensino médio em 2019, estava sem muita ideia do que assistir para passar o tempo. Até que me deparo com Hetalia Axis Powers num catálogo de um site e então por curiosidade, fui ler do que se tratava.

Fiquei bem confusa com a premissa logo de cara, mas eu resolvi dar uma chance, quando vi o número de episódios eu me assustei, já que estava na “vibe” de procurar títulos mais curtos para assistir.

Como sou brasileira e não desisto nunca, dei play para assistir o primeiro e assim que ele acabou eu fiquei: “Ué?! Assim tão rápido?!” quando fui olhar melhor, cada episódio tinha só 5 minutinhos! Isso me deu uma boa motivação e eu continuei assistindo. E ainda bem que eu o fiz, pois hoje ele é simplesmente meu anime favorito (já quero a próxima temporada na minha mesa!)

Hetalia Axis Powers Todos os países com trajes "reais"

Do que Hetalia Axis Powers fala?

Basicamente, ele é uma paródia cômica e alegórica de várias partes da história mundial, indo desde a idade média até a modernidade. Dando mais evidência para a Segunda Guerra Mundial e suas ramificações. Isso acontece até na distribuição de “núcleos” de personagens ali dentro, com os países do Eixo ou “Axis” (Alemanha, Itália e Japão) e dos “Aliados” ou “Allies” (EUA, França, Rússia, Inglaterra…).

E para quem gosta de curiosidades, o nome do anime vem da combinação de duas palavras: “hetare” (Incompetente em Japonês) e Itália por conta da “covardia”/“traição” do país no final da guerra.

Parte da capa da quinta temporada de Hetalia Axis Powers

Animação que evolui

Algo que dá para se notar bem, é a evolução da parte técnica de animação por temporadas de Hetalia Axis Powers. Dessa forma, as primeiras têm traços mais grossos, com cores mais escuras e menos brilho em todos os seus “componentes”, meio que um visual em uma pegada mais de alguns cartoons americanos.

Já as mais modernas tem traços mais suaves, detalhados, brilhantes e com cores bem mais vivas, agora realmente com um aspecto mais de Anime. (Na minha visão pelo menos…).

Países principais de Hetalia Axis Powers

O tempo passa rápido quando nos divertimos

De cara, o número de episódios que a obra tem por temporada, pode assustar a galera mais despretensiosa (eu inclusa da primeira vez). Logo depois quando nos damos conta, estamos maratonando sem nem perceber!

Isso também se reflete por conta da duração de cada episódio, com cinco minutinhos cada um, que consegue manter a atenção do público de pé sem soar cansativo em nenhum momento.

Cada curta parte do enredo consegue abordar bem os acontecimentos históricos do mundo de um jeito bem simples, raso realmente, mas sem deixar que o espectador não saiba do que estão falando.

Algo também bem legal de se notar, ainda em relação ao roteiro, é de que o criador Hidekaz Himaruya junto do diretor Bob Shirohata conseguiu humanizar momentos e conflitos políticos, reforçando isso a cada temporada. E fez isso com muito bom humor! Muitas vezes, para minha surpresa, me peguei gargalhando alto! Como “Kaguya Sama” e “Komi San“, também fizeram!

Países de Hetalia Axis Powers um em cima do outro

Mas como nem tudo são flores, notei uns dois pontinhos que podem acabar incomodando alguns que podem se interessar em assistir: um deles é a falta da diversidade nos países retratados. Como se concentraram em nações que participaram ativamente da Segunda Guerra Mundial, teve seus principais “centros” entre a Ásia e a Europa.

América e África, apesar de terem participado ativamente também, têm poucos países retratados (quem mais concorda que devem acrescentar o Brasil?).

E o último ponto negativo no quesito “enredo”, é que percebi que cada capítulo acaba de uma forma muito abrupta. Quando menos esperamos, a “ending” já começa a tocar e não temos tempo nem para absorver o que acabamos de ver minutos atrás.

Trio de protagonistas de Hetalia Axis Powers

Vozes das nações

Se pensam que só o Brasil tem uma boa dublagem, se enganaram feio! A dublagem japonesa também é ótima e aqui, cada voz caiu como uma luva para cada personagem. E isso torna bem fácil que quem assiste tenha uma “boa relação” com eles. Um dublador que para mim se destacou demais foi Noriaki Sugiyama que dublou “o Alemanha”.

Com um vozeirão sério de um militar, ele ainda assim consegue transitar entre sentimentos e emoções muito bem, quando se estivesse na mão de outro profissional poderia soar extremamente apático.

Um outro pontinho que quero ressaltar, é sobre a dublagem americana. Na minha opinião, ela não é tão boa assim em trabalhos estrangeiros, mas aqui eles conseguiram dar um charme muito fofo quando acrescentam os sotaques de cada país, junto de palavras da própria língua: como o “Ciao” do italiano ou o “Wunderbar” do alemão.

Se quiser saber um pouco mais sobre esse elenco estelar, aqui tem toda a lista de dubladores!

Podemos vê-los em ação em um evento em 2011 para falar sobre o anime:

Finalizando a crítica sobre Hetalia Axis Powers

Sim, pessoas! Hetalia Axis Powers é muito engraçado e descontraído. Perfeito para aquela “sessão pipoca” no fim de semana para tirar o estresse do trabalho e rir bastante. Vale muito a pena!

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Escrito por

Isa Figueiredo

Estudante de jornalismo

Escritora | Resenhista

São Paulo - SP

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.