Análise

O Sangue de Zeus (Blood of Zeus) é bom? Vale a pena? | Crítica

O Sangue de Zeus é um anime fenomenal focado na mitologia grega
9 minutos para a leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

O Sangue de Zeus (Blood of Zeus) estreou recentemente no catálogo da Netflix. Assim como uma porrada de outros animes, esse também passou batido. Aliás, na verdade, eu sabia sobre a existência dele deste a divulgação. De certa forma, sempre fiquei de olho. Porém, por algum motivo (preguiça) desconhecido eu não o assisti logo no lançamento.

Sobretudo, finalmente resolvi dar uma chance a ele e devo dizer que me surpreendi bastante. O que mais fez-me voltar para ele foi justamente sua premissa. O Sangue de Zeus tem uma narrativa com base na mitologia grega. E isto, por si só, já me cativou por inteiro. Eu mesmo sou um fã.

Entretanto, acredito ser válido fazer menção da indicação de idade. O anime é direcionado para +18. Mas isto não tem nada a ver com falar, conotação sexual ou coisas do gênero. Está mais atrelado ao lado da violência. O Sangue de Zeus é um anime bastante brutal.

Por que fazer este levantamento? É provável que algumas pessoas que estejam lendo este texto não curtam muito este estilo de história. Deste modo, serve como uma espécie de advertência para saber o que o telespectador irá encontrar caso decida assistir à obra.

Todavia, enfatizo que Blood of Zeus é um anime incrível e que, talvez, se você que não curta muito violência, relevar esta vertente, poderá ter uma ótima experiência com a animação.

Heron, o plebeu rejeitado pela sociedade em O Sangue de Zeus

Heron é nosso grande protagonista. Ele vive com sua mãe em um vilarejo, acredito que na Grécia. Porém, por algum motivo, as pessoas possuem uma aversão a ele. Posteriormente, descobrimos que o problema não é ele, mas sim sua mãe. Ainda assim, esse ódio acaba respingando nele também.

o protagonista de O Sangue de Zeus

Afinal, qual a razão de toda essa raiva por Heron e sua mãe?

Fica este questionamento no início do anime. Até porque os próprios não são más pessoas. Logo, não há necessidade de tal tratamento. Entretanto, isto é explicado mais para frente. Assim como muitas outras coisas neste anime.

Alguns absurdos de Heron nos primeiros episódios

Justificativa. Este é um dos muitos termos com o qual poderia definir Blood of Zeus. Neste quesito, o anime simplesmente manda muito bem. E logo no início, acontecem algumas cenas consideradas impossíveis relacionadas ao Heron. Como aquela cena bizarra da moto em The God of High School.

Porém, diferente do ocorrido em TGHS, em O Sangue de Zeus há uma explicação. Mas afinal, do que estou falando? Caso você não tenha assistido o anime ainda, estou falando de cenas onde Heron é atingido por uma base gigante de concreto e age como se nada tivesse acontecido.

Heron e seus absurdos em O Sangue de Zeus

E aqui eu deixo uma forte dica de como assistir Blood of Zeus. NÃO LEIA A SINOPSE ANTES DE VER O ANIME. Por quê? Digamos que perderá uma parte considerável da graça caso faça isso. Porém, eu entendo que é meio difícil já que, além da sinopse, também existem os trailers. E também porque irei comentar sobre isto neste texto.

Claramente não irei dissertar aqui sobre todos os acontecimentos da história, apenas os principais. Existem inúmeros momentos épicos ao longo dos 8 episódios da animação. Porém acredito ser interessante não comentar tudo e deixar que você se surpreenda por conta própria caso decida assistir.

O clã dos demônios que ameaçam a raça humana e sua origem

Sem dúvidas esse foi um dos momentos mais sensacionais da história. A forma como a narrativa é desenvolvida, os elementos utilizados. Um show à parte. E sim, temos demônios nesta história também. E eles estão contra a humanidade. Aliás, mais ou menos. Assistindo você entende melhor.

O fato é que a presença deles ali é um dos “problemas” da história. Todavia, não é o único. Até o final do anime muita coisa acontece. Como diz o velho ditado “o mundo dá voltas”. E em o Sangue de Zeus, ele dá muitas voltas.

os demônios em O Sangue de Zeus

Sobretudo, é importante fazer uma breve contextualização da origem desses demônios dentro do enredo. Basicamente, eles surgiram com base no acontecimento da Titanomaquia. A Titanomaquia, na mitologia grega, foi a terrível guerra entre os deuses e os titãs. Esse confronto durou cerca de 10 anos.

Este evento foi introduzido no anime, mas com algumas mudanças. E são essas mudanças que dão forma à origem dos demônios. Caso você tenha interesse em saber por menores como se deu tudo isto, assista o vídeo que eu gravei sobre este anime. Por fim, lá, eu explico tudo detalhadamente.

O relacionamento da mãe de Heron com um deus

Lembra da justificativa para os absurdos do Heron? Pois bem, cá estamos. O moleque é nada mais, nada menos que um semideus. Por este motivo ele suportava coisas que meros mortais não seriam capazes de suportar. Além do mais, ele não é um filho de um deus qualquer, ele é filho de Zeus.

Eu sei que era meio óbvio, porém o anime faz parecer um grande mistério. E por mais que fosse bom ir às cegas assistir, ainda assim é impossível não saber desses fatos. Uma pena. Tira um pouco a graça da história.

o relacionamento entre humano e deus em O Sangue de Zeus

Ademais, Heron, além de ser filho de Zeus, também está destinado a salvar o mundo. O garoto está predestinado a lutar contra esses demônios. No entanto, como supracitado, o mundo dá voltas. E ele não somente luta contra demônios. É algo muito maior que isto.

Finalizando a crítica de O Sangue de Zeus

Por fim, preciso dar palco para a narrativa e o desenvolvimento de personagens nesta história. Ambas são extremamente interessantes e importantes. Aliás, talvez seja o que me fez amar o anime, além dele se tratar de mitologia grega, claro.

Uma boa construção é imprescindível. E o Sangue de Zeus possui esse atributo e o trabalha de forma bastante eficaz. Em suma, este anime é simplesmente fenomenal. Em todos os sentidos. Deixo aqui esta forte recomendação para vocês que ainda não o assistiram.

Além disto, na minha opinião, O Sangue de Zeus entra para a leva dos melhores animes originais Netflix. Então se você era como eu, sabia da existência, mas não assistiu, dê uma chance para ele. Garanto que valerá a pena investir seu tempo assistindo a esta produção.

Escrito por

Welerson Silva

Jornalista e Escritor

Youtuber | Escrita cabeçuda

Brasília - DF

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.
Gosta de animes e mangás? Conheça o nosso podcast!