Análise

Sussurros do Coração, do Ghibli, é bom? Vale a pena ver o filme? | Crítica

Uma análise com spoilers, para aqueles que já viram Sussurros do Coração
10 minutos para a leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Sussurros do Coração é um filme do Studio Ghibli, lançado em 15 de julho de 1995 e dirigido por Yoshifumi Kondō. A história foca num grande mistério que precisa ser solucionado, ao mesmo tempo em que eventos românticos vão se desencadeando com o passar do filme.

Ao assistir à Sussurros do Coração, fiz uma análise dividida em duas partes, de acordo com os períodos presentes na história.

O primeiro momento discorre sobre a apresentação do problema e dos personagens. Subsequentemente, o segundo momento desenvolve todos os pontos levantados no primeiro.

A história tem um ritmo desacelerado, uma característica típica de alguns filmes do estúdio, como no caso do filme As Memórias de Marnie. No entanto, esse desenvolvimento cai bem para a proposta apresentada no filme. Sem mais enrolação, iniciemos a análise.

1º momento do filme Sussurros do Coração:

Shizuko, a protagonista

Shizuko é uma colegial comum que ama livros. Além disto, ela também é uma garota muito proativa e enérgica, que está sempre ajudando nas tarefas de casa e também focando em seus estudos. Mas de fato, sua maior paixão são os livros.

protagonista de sussurros do coração

Desde o início da história isso fica bem escrachado, pois é justamente neste quesito que Sussurros do Coração irá desenvolver sua história. Geralmente ela sempre está indo à biblioteca para devolver e pegar novos livros. Uma leitora assídua.

Nessas idas e vindas à biblioteca, pegando e devolvendo livros, Shizuko percebe uma coisa inusitada em todos os livros que ela pega para ler: há sempre uma assinatura de uma mesma pessoa que já o leu antes. Isso começa a fazer com que Shizuko se sinta impaciente com esta ideia.

O gatilho para os futuros desdobramentos é esse. A partir dessa inquietação, o foco da garota se torna descobrir quem é essa pessoa misteriosa que já leu todos esses mesmos livros que ela.

A premissa é um tanto simples, no entanto, o desenrolar é a matéria prima de Sussurros do Coração. Esse longa é um daqueles que a sinopse não resume bem o todo do filme, que se torna imprescindível assistir para compreender o quão interessante ele realmente pode ser.

O gato do destino de Sussurros do Coração

Em um determinado dia, quando Shizuko estava andando dispersa pelas ruas da cidade, ela dá cara com um gato no mínimo misterioso. Ela estranha esse felino e o segue, embarcando numa viagem de trem para sabe-se lá onde. Ela simplesmente seguiu o fluxo.

Mais uma vez, assim como em tantas outras histórias de animes/mangás, é necessário fazer o uso do pacto ficcional (suspensão de descrença). Olhar uma garota que segue um gato que consegue pegar um trem como um ser humano é esquisito, mas acontece em Sussurros do Coração.

De alguma forma, esse gato a guia exatamente para onde ela precisava ir: ao encontro do misterioso leitor. Ela ainda só não sabia, mas viria a dar de cara com ele. E esse é uma jogada impressionante da história.

o misterioso gato de sussurros do coração

Uma vez que se cria expectativas sobre alguém que nunca viu, inúmeras características são esboçadas. Quando se encontra pessoalmente e vê que não era nada daquilo, gera-se a desilusão. Mas o filme faz o oposto disto, fazendo com que ambos se conheçam e passem a gostar um do outro.

Então, dessa forma, quando Shizuko descobrisse quem realmente era o leitor misterioso, não haveria desilusões, afinal ela já havia o conhecido e gostado de quem ele realmente era.

Resumindo, o gato a leva para uma espécie de loja de antiguidades, onde ela encontra um garoto chamado Seiji, o mistério que ela tenta desvendar. A partir daí, ambos começam a dividir histórias e a passar um tempo a sós.

Seiji vai à Itália para estudar, pobre Shizuko

Após um tempo juntos, conversando e dividindo emoções, Shizuko descobre que Seiji era a pessoa que ela tanto buscava desvendar. E como supracitado, ela se encanta mais ainda por ele, porque sabia quem de fato ele era.

Nesses encontros deles, uma das cenas mais marcantes para mim nesse filme foi a cena musical, onde Shizuko e Seiji fazem um belo dueto, cantando a música tema do filme. Em seguida, uma banda improvisada surge para dar mais charme à cena.

dueto entre seiji e shizuko

No entanto, nem tudo são flores. Seiji revela para Shizuko que terá de sair do país para poder estudar. O garoto explica que seu sonho é ir para Itália tentar uma oportunidade para ser pupilo de um grande artesão, e se desse certo, poderia ficar lá por 7 anos.

Isso desaba o mundo de Shizuko, que àquela altura já estava despertando um certo sentimento pelo garoto. Embora ela não gostasse da ideia, sabia que era o sonho de Seiji, por isso o deixou ir na esperança de reecontrá-lo novamente no futuro.

2º momento do filme Sussurros do Coração:

A perdição de Shizuko

Iniciando agora a segunda e última etapa do filme, vemos Shizuko com um extremo complexo de inferioridade em relação à Seiji. Isso foi algo estranho, já que em todo o filme nada tinha sido abordado sobre esse estado frágil da garota.

Vendo seu amor partir em busca de seus sonhos, Shizuko percebe que nada está fazendo além de desperdiçar seu tempo. Então, na busca de encontrar algo que a fizesse se sentir viva, ela começa a escrever uma história. E este é um grande easter egg de Sussurros do Coração.

escritora em ascensão de sussurros do coração

Curiosamente, a história escrita por Shizuko é o filme spin-off O Reino dos Gatos. Há vários indícios disso ao longo da dissertação de Shizuko, como o próprio Barão, um dos personagens principais do filme O Reino dos Gatos.

Após terminar e divulgar esta história, Shizuko começa a sentir-se bem consigo mesma, porque ela entende que, finalmente, fez algo de útil da vida, além de perder tempo com tantas outras coisas. Dessa forma, voltamos a ver uma Shizuka forte e revigorante mais uma vez.

barao do reino dos gatos

A volta de Seiji e uma promessa marcante

Após se passar um bom tempo, Seiji retorna e vai de encontro a Shizuko, que, ao ver, explode em felicidade. Facilmente notório que o tempo não afastou esses dois, muito pelo contrário, os uniu ainda mais.

o casal de sussurros do coração

Fechando a história, posicionados em um lindo cenário, uma paisagem admirável, Seiji se declara para Shizuko formalmente e a pede em casamento. A reação de Shizuko é uma só: aceitar prontamente o pedido.

Finalizando…

Enfim, simplesmente um filme maravilho. Talvez um pouco lento em determinados momentos do seu desenvolver, mas que somados formam um excelente roteiro, com mistério, dramas pessoais, algumas questões adolescentes e amor.

Ademais, caso tenha interesse, no meu canal do Youtube, Meu Mundo Otaku, eu gravei vídeos sobre todos os filmes do Ghibli citados neste texto. Então, se quiserem assisti-los, seguem abaixo:

Por fim, mais um filme do Studio Ghibli para a conta dos assistidos. Se você não conhece esta história, recomendo que dê uma chance para Sussurros do Coração. Garanto que valerá a pena assistir esse filme.

Escrito por

Welerson Silva

Quase Jornalista e Escritor

Youtuber | Escrita cabeçuda

Brasília - DF

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo