Sabe aquele aplicativo das antigas que usávamos para identificar músicas? Acho que o nome era “Shazam”, ou algo do tipo. Sempre muito útil, e parece que não sou só eu que penso isso, tendo em vista que o ANIVO está para para lançar no Japão! Ok ok, não é exatamente a mesma coisa, mas sana uma dor parecida: a dor de precisar saber de onde vem aquele som que ouvimos!
Explicando um pouco melhor, o ANIVO é um aplicativo que promete entregar aos seus usuários a possibilidade de não só identificar as vozes de um respectivo(a) seyuu (dublador, ator de voz japonês), mas também trazer outros animes (ou similares) que aquele ator já deu voz!
Essa proposta é deveras interessante, principalmente para quem entende o poder da dublagem. E não só da dublagem, mas da dublagem japonesa. Eu mesmo sou muito fã de dublagem nipônica.
Para mim, eles conseguem colocar uma energia única nas vozes, deixando os personagens muito mais vivos (muitas vezes chatos também, mas faz parte).
No passado eu não ligava tanto para isso, mas após estudar um pouco a indústria do animes, descobri que os seyuu podem ser uma das etapas mais caras da produção de um anime (ainda mais caso você contrate um idol, ou alguém de patamar parecido para dublar sua série).
Quando falamos sobre Castlevânia (Netflix) no nosso podcast, o CúpulaCast, também comentei sobre como eu preferi a dublagem japonesa da série quando em comparação com a americana e com a brasileira.
Quem sabe, se o ANIVO vingar mesmo, poderemos ver mais aplicativos similares sendo produzidos para o nosso lado do globo. Pouco legal você conseguir fazer isso assistindo a versão dublada de desenhos animados ou de animes (principalmente agora que o canal Loading existe).
Enfim, aplicativo bacana. Nada explosivamente incrível, mas achei relevante trazer para vocês.
Ademais, segundo a Crunchyroll, o aplicativo nasceu com a ideia de reduzir (ou quase anular) o trabalho de descobrir “quem faz essa voz?”, e ainda entregar o portfólio do profissional, de maneira prática.
Ainda, “o ANIVO visa mostrar aos fãs não apenas animes famosos, mas uma larga variedade de outros trabalhos desses seiyuu, contendo alguns animes que eles podem nunca ter ouvido falar antes”, completa a matéria da Crunchyroll.
Por enquanto, contudo, como já mencionado, o app só está disponível no Japão.
Navegue no site oficial deles!
Fonte: Crunchyroll