Muitos são aqueles que defendem que uma obra precisa ser feita completamente sob os olhos de seu criador. Contudo, é inegável que em alguns casos, talvez seja bom ter um olhar de fora. Tal olhar, no caso dos mangás, costuma ser o editor responsável por uma obra específica. E, sinceramente, agradeçam ao editor de Naruto, se não nem teríamos o Sasuke na história.

É impressionante saber que muitos dos elementos super icônicos de Naruto vieram de ideias do editor, e não do autor, Masashi Kishimoto-san. Claro que, obviamente, é impossível desmerecer o trabalho do Kishimoto-sensei, mas, cara, o Naruto seria uma raposa. Na verdade, o elenco inteiro seriam animais!
Dá uma olhada em algumas das alterações propostas pelo editor:
- Adicionar Sasuke, o rival e provavelmente a única ambição do protagonista além de virar hokage
- Fazer o arco do País das Ondas (aquele com Zabuza/Haku)
- Impedir que ele fizesse com que os hokage e os professores fossem animais. Nessa parte não entendi se só os professores seriam animais
- Colocar todos os personagens fazendo o exame Chunin de uma vez só, ao invés de um por um
- Os modelos para Rock Lee e outros personagens do exame Chunin, ou seja, como seriam tais personagens
- Mudar Naruto de raposa para humano (SIM!)
- Trocar o parceiro de Zabuza, Haku, de urso para humano (rs)
- Fazer com que ele desse nomes consistentes para os jutsus que fizessem sentido com o universo onde a história se passa, ao invés de pegar nomes aleatórios e com várias origens
Essas informações foram extraídas de uma entrevista que rolou num canal de TV japonês. O site SoraNews24 dá mais informações sobre outras mudanças, tais como os primeiros protótipos de nome para o Gaara e para o Naruto.
A entrevista do editor de Naruto foi traduzida pelo usuário Raika Kurume, do Twitter.
NARUTO作者「このカッコいい敵キャラの名前は桃太郎にしよう!」
— 繰目来夏 (@raika_kurume) September 27, 2019
編集「再不斬にしろ」
NARUTO作者「このイカしたキャラの名前は小太郎にしよう!」
編集「我愛羅にしろ。あとカカシのござる口調やめろ」
先見の明の鬼 pic.twitter.com/Grsco8JxJK
Claro que na entrevista não foram discutidos muito além do “começo da história”, logo, não temos como saber se o que o editor fez foi só um pontapé inicial ou se ele realmente ajudou ao longo da produção inteira dos 700 capítulos de Naruto.
E agora, a pergunta que não quer calar: de quem será que foi a ideia de fazer a Sakura ser tão inútil? Do criador ou do editor de Naruto? Valendo!

Fonte: SoraNews24