Algo que sempre dizemos aqui: as melhores aberturas de animes são de bons animes.
É um dos assuntos que mais gostamos de debater aqui na cúpula depois de “Se Griffith está certo ou errado”. Não tem como não se contagiar ao ouvir uma opening. A gente canta junto, na maioria das vezes tudo errado, vibra e até mesmo chora.
As melhores aberturas de animes tem o intuito de estabelecer o “tom” do anime ou nos preparar/conectar com aquele universo.
Por exemplo: você chegou na sua casa depois de um dia cansativo de trabalho. Altos pepinos. Sua cabeça está a mil e você pensa “Vou assistir uma série para relaxar”. Se você colocar direto no episódio, vai demorar um pouquinho para você se conectar ao clima da série. Agora, se você assistir a abertura:
Não tem como não entrar no clima ao ver uma abertura bem feita. Quando o episódio começar você já vai estar preparadissimo para experienciar a série.
Então, se você pula as melhores aberturas de animes, o diabo não é nada perto de você.
Se você quiser saber um pouco mais sobre as aberturas, temos um podcast que abordamos bastante o assunto e explicamos o poder das músicas de anime.
Agora, se você é uma pessoa mais técnica e quer saber um pouco mais afundo sobre, também temos um artigo incrível no qual falamos sobre a histórias das músicas de abertura dos animes.
Mas, sem mais enrolações, vamos para minha lista de melhores aberturas de animes.
Critérios das melhores aberturas de animes
Aqui a gente trabalha com informação, mas tem coisas que são subjetivas. Como nesse artigo aqui, “as melhores aberturas de animes”, algo que não tem como ser definido com base apenas em critérios técnicos.
Ou seja…
NA MINHA OPNIÃO essas vão ser as 7 melhores aberturas de animes. Aí o que resta é você concordar ou discordar de mim.
Na verdade, você pode até fazer melhor, você pode colocar nos comentários a sua lista e assim eu poderei dizer que todo mundo tem direito de estar errado sua lista é foda.
E tem mais: Vou colocar essa lista de melhores aberturas de animes em ordem da menos para a mais legal. Mas, como tendo a ser uma pessoa sensata, vou estabelecer critérios mínimos para justificar a minha escolha.
Critérios
1° – A música tem que ser boa.
Ou seja, precisa ser uma música que você vai ouvir incessantemente, até alguém dizer que você estragou a música por ela não aguentar mais ouví-la.
Claro, no geral é música japa, mas um “ser humano comum” aberto a ouvir novos estilos pode vir a gostar.
2° – A música tem que ser coesa com o anime.
O que eu quero dizer? Tem que fazer sentido com o tom do anime. Por exemplo: Berserk é um anime violento e sério, mas a abertura dele tem nada a ver com a paçoca. Eu acho ela legal de forma isolada, mas para o anime e sua história, não combina.
3° – Tem que ter uma animação foda.
Ficar só passando imagem estática é sem graça em 90% das vezes.
No geral vão ser esses os critérios.
Um critério que vou tentar não levar em conta é a nostalgia. Tem muito anime antigo que eu amo a abertura. Porém, é mais pelo impacto que ele teve na minha vida e não necessariamente porque a música é boa.
Yu Yu Hakusho tem uma abertura que eu amo, principalmente em pt-br. Porém, a letra não tem quase nada a ver com o anime. Se você discorda, eu te desafio a chegar para alguém que não assiste animes e falar: “ouve essa música aqui, você vai pirar!”
“O corre-corre, da cidade grande, tanta gente passa, estou só…”
Tá serto!
Bora lá para a lista.
7° Pegasus Fantasy
Uma lista de melhores aberturas de animes que não tenha a versão em portugues de Pegasus Fantasy não merece respeito nenhum.
A melodia é altamente cativante e memorável, o que a torna uma música que pode ser ouvida repetidamente. Além disso a música se conecta bem com o tom épico e as batalhas do anime Saint Seiya, evocando o sentimento de heroísmo.
Ela atende todos os critéiros e mais; tem gente que além de cantar ela, faz a sonoplastia das armaduras encaixando nos cavaleiros.
Além disso, essa abertura é cantada por uma das maiores cantores de Power Metal não apenas do Brasil, mas do mundo, Edu Falaschi (Angra).
A voz de Edu Falaschi se encaixa perfeitamente na música, proporcionando uma interpretação poderosa e emocional.
Se isso aqui não te convencer que essa abertura é uma das mais fodas de todas eu não sei o que te convenceria:
Resumindo: Pegasus Fantasy é um hino para nós brasileiros e não tinha como não estar nessa lista de melhores aberturas de animes.
6° DADDY! DADDY! DO
Vou confessar uma coisa, eu acho Kaguya-sama chatão para caralho. Já tentei assistir umas 3 vezes e não consegui. Eu já não sou muito fã de coisa escolar ou romance, juntou os dois então…
Mas, é inegável o quanto essa música é boa e contagiante. Já perdi as contas de quantas vezes eu a ouvi. Que música gostosa!
Fora o fato da letra da música se relacionar com os jogos mentais e o amor não correspondido abordados no anime, contribuindo para a coesão entre a música e a história.
Eu gostando ou não, Kaguya-sama é um sucesso, ou seja, a regra de que todo anime bom tem uma abertura boa, deu match aqui.
Outro ponto positivo, é que a abertura de Kaguya-sama: Love is War utiliza uma animação dinâmica e sincronizada que acompanha o ritmo da música. Isso cria uma experiência visual envolvente que aumenta o apelo da abertura.
Resumindo, essa abertura é incrível, e foi sem dúvidas uma das melhores aberturas do ano!
5° Flyers
Essa música é incrível em todos os níveis possíveis. Quando chegou nos dois últimos episódios de Death Parade, eu já tava chorando com essa música (literalmente).
Essa abertura tem um ar de despedida. Apesar de ser contagiante, ela tem um “quê” de algo muito bom que já se foi.
A música cria uma atmosfera misteriosa e melancólica que reflete a premissa do anime, que lida com a vida após a morte e julgamentos.
E o anime é sobre isso, sobre pessoas que morreram e estão sendo julgadas. Pessoas que estão presas a coisas mundanas e que precisam se despedir.
Nossa! Esse anime é muito bom, de verdade!
Flyers transmite emoção e profundidade que a abertura de Death Parade pedia, tornando-a adequada para um anime que lida com questões existenciais.
4° Shinzou wo Sasageyo!
Se eu fosse uma pessoa um pouco menos sensata, essa lista seria de 8 aberturas de Shingeki no Kyojin.
Esse anime não tem uma abertura ruim, de verdade!
Até mesmo a abertura Red Swan, que foi muito criticada na época (eu fui um dos que criticou), é realmente muito boa. Ela capta a essência melancólica da temporada, na qual a verdade que eles acreditavam não passa de uma mentira, mas que ainda há esperança.
Porém Shinzou wo Sasageyo é perfeita!
A música é enérgica e inspiradora, evocando sentimentos de motivação e determinação para enfrentar os desafios apresentados no anime (e na vida real; duvido você ouvir essa música e não fazer um supino com 50kg de cada lado, o capitão Erwin nunca duvidaria de você).
Não tem como ouvir essa música e não entrar no ritimo da Tropa de Exploração e querer entregar seu cororação para proteger as muralhas.
Essa música tem tudo a ver com a série, em todos os sentidos
Sem dúvida nenhuma é uma das melhores aberturas de animes de todos os tempos.
A animação da abertura é emocionante e intensa (bota intensa nisso), o que combina perfeitamente com o clima e a ação do anime.
Ou seja, foda!
3° Tank!
Eu não sou músico porém acredito que talvez essa seja a a música mais bem feita dessa lista. Mas não tenho conhecimento técnico para falar sobre.
Porém, “Tank!” foi composta por Yoko Kanno, uma renomada compositora japonesa de trilhas sonoras de anime. Ela é conhecida por sua versatilidade e habilidade de fundir diferentes gêneros musicais, e “Tank!” é um exemplo brilhante disso. A música é executada pela banda Seatbelts, que Kanno formou para gravar a trilha sonora de Cowboy Bebop. O líder da banda, o saxofonista Yūji Ōno, também contribuiu para a música com seu talento.
Tank! de Cowboy Bebop só não está em primeiro lugar porque Jazz não é um estilo de música que aprecio muito. Entretanto, é inegável que Tank! é uma das aberturas mais icônicas dos animes. Ela capta toda a essência do anime e sintetiza em uma abertura de um minuto e meio.
Fora o fato dela ser linda!
Na verdade, Cowboy Bebop tem inúmeras músicas incríveis. Daria um artigo inteiro só para falar da trilha sonora desse anime que é uma perfeição.
Mas, vou deixar umas aqui na qual eu sou fã:
- Rain
- The Real Folk Blues
- See You Space Cowboy (Uma variação de “The Real Folk Blues)
A música se integra perfeitamente com a estética noir e futurista de Cowboy Bebop, criando uma atmosfera única.
Talvez essa abertura entraria para uma possivel futura lista de “Aberturas mais bonitas de todos os tempos”.
Quem sabe…
2° Lost in Paradise
Tá, eu sei que Lost in Paradise é um encerramento. Mas a lista é minha e eu vou colocar ela aqui em 2° lugar e tô nem aí.
Me julguem!
Não tem como não ter essa música aqui.
A música mais dançante de um anime de todos os tempos!
A música mais gostosa de se ouvir!
O melhor encerramento de todos os tempos!
O master piece das músicas de anime!
LOST IN PARADISE!
Ela só não fica em primeiro porque ai seria sacanagem, já que ela não é uma abertura. Mas nossasinhora, que música boa.
A energia e a diversão dessa música, oferecem um contraste interessante com a escuridão e a ação do anime Jujutsu Kaisen.
A música é tão agradável de ouvir que atrai até mesmo aqueles que não são fãs de animes, ampliando seu apelo.
Essa lista de melhores aberturas de animes não estaria completa se não tivesse Lost in Paradise nela.
Só aceita!
1° Sono chi no kioku
Para quem acompanha a Cúpula sabe que eu não sou um grande fã de JoJo. Tem um cast muito legal, em que dá para entender melhor meu ponto de vista sobre o anime, no qual falamos sobre a terceira temporada de Jo Jo.
Mas resumindo a história, eu comecei a ver JoJo só por causa dessa abertura aí.
Porque, PUTA QUE PARIU!
Que abertura sensacional!
Nossasinhora! Ela tem tudo e mais um pouco! E além de tudo ela é muito linda.
A escolha do CGI. O uso das cores. A composição de cenas.
Tudo é perfeito!
É incrível como a abertura se destaca pela perfeita integração entre a música e a animação, criando uma experiência sincronizada e impressionante.
Não consigo imaginar como essa abertura poderia ser melhor.
E é por isso que eu considero Sono chi no kioku a número um dentre as melhores aberturas de animes de todos os tempos.
Menções honrosas
1º KICK BACK
Inegavelmente, Kick Back está no mesmo patamar de Lost in Paradaise.
A música é contagiante, envolvente e principalmente dançante. Mas o que eu mais gosto nessa abertura, é o fato dela ter inumeras referências a filmes clássicos, como Cães de Aluguel, Massacre da Serra Elétrica, Pulp Fiction, O Chamado, Onde fracos não tem vez.
São muitas referências!
Porém, a abertura não se sustenta apenas por suas referências. E digo mais, nem uma refência está ali de forma gratuita. Todas elas são obras que inspiraram o autor Tatsuki Fujimoto a compor Chainsaw Man.
Apesar do anime tratar de algumas questões mais sérias e existenciais, ele é claramente descompromissado e divertido.
Quando Kick Back começa, você sabe que está prestes a embarcar em uma montanha-russa de ação e caos sobrenatural.
É quase impossível não se deixar levar pela energia contagiante dessa faixa.
Sem dúvidas, mesmo que você não conheça a série, “Kick Back” é uma música que pode conquistar qualquer ouvinte com sua pegada eletrizante.
2º End of The World
E pra fechar, essa música deixa claro que as pessoas que pulam abertura, estão erradas!
Você consegue imaginar que uma abertura de anime teria um plot twist?
Como sou uma pessoa que foge de todo tipo de spoiler, não esperava que essa música escondesse uma surpresa, que só seria revelada em um dos últimos episódios.
Quando o que foi revelado no anime também foi revelado na abertura, não acreditei naquilo que meu olhos estavam vendo.
E simplesmente sempre esteve ali. Só nossos olhos que não podiam ver.
É só mais um fator que torna essa música a melhor de todos os tempos.
Já que eu “roubei” com Lost in Paradise, vou deixar um “segundo lugar” aqui nessa lista, pra todo mundo ficar feliz.
Fechando a lista de melhores aberturas de animes
Em resumo, as melhores aberturas de animes têm o poder de nos envolver nas histórias que amamos. Elas estabelecem o tom, criam expectativas e, muitas vezes, se tornam parte essencial da experiência de assistir a um anime.
Embora as opiniões sobre quais aberturas são as melhores possam variar, uma coisa é certa: essas músicas são mais do que simples introduções – são uma parte vital da cultura otaku e um lembrete constante do impacto duradouro que a música e a animação japonesa têm em fãs em todo o mundo.
Portanto, da próxima vez que você assistir a um anime, não pule a abertura PORRA!.
Afinal, é aí que começa a jornada.