Especiais

Podcasts de anime (ou mangá)? Conheça alguns dos melhores!

10 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

O podcast como mídia vem ganhando muito espaço recentemente. A facilidade trazida por plataformas como o Spotify, Deezer e o Google Podcasts (entre muitas outras) fez com que o número de ouvintes de podcasts aumentasse exponencialmente nos últimos anos. Mas não só de ouvintes, de produtores também! Será, então, que temos bons podcasts de anime (ou mangá) por aí para ouvir?

Sim, existem muitos podcasts sobre anime e mangá bem interessantes por aí. Inclusive aqui na própria Cúpula.

Aqui, nós estamos sempre buscando entregar um conteúdo que leve mangás e animes a sério, como eles merecem. Isso em nossos artigos, listas, guias, notícias… mas também no nosso podcast, o CúpulaCast.

O CúpulaCast tem intuito de abordar assuntos do universo otaku em geral, mas do nosso jeito. Se fosse para resumir, é um bate papo sobre animes e mangás que ora é informativo e denso, ora é descontraído e leve, porém sempre analisando essas obras de uma perspectiva diferente – uma perspectiva respeitosa e com bom humor.

E não estamos sozinhos nessa. Muitos outros produtores de conteúdo da podosfera também focam em levar animes e mangás como arte, e não apenas como “desenhos” ou “quadrinhos” (apesar de serem, de fato, desenhos e quadrinhos).

Queremos, juntos com os aqui recomendados, portanto, extrair ensinamentos, visões de mundo e críticas contidas dentro dessas obras que tanto amamos, cada um com uma pegada diferente e tons diferentes.

Digamos que terão uns mais sérios, outros mais divertidos, e os meio-termo, que procuram balancear o tom informativo com o tom bem humorado.

A maioria deles também não se limita a um assunto específico, contudo, todos trabalham dentro do “universo otaku” (dentro do possível).

Vamos à lista!

1) Animes Overdrive

O Animes Overdrive já é de casa para quem acompanha o CúpulaCast, porque não foram poucas as vezes que os citamos nos nossos episódios. Não bastasse as citações, eles mesmos já estiveram por aqui como convidados, e nós também já marcamos presença por lá, representados pelo André.

Animes Overdrive Logo

Se fosse para definir o tom aqui, diria que é bem parecido com o nosso. Um tom bem humorado e descontraído, mas sério quando necessário.

Sendo assim, o diferencial deles com relação a gente é que os episódios são, em sua maioria, mais longos do que os nossos, tendo uma média que eu tirei no olho de 1h10~1h20 minutos, ou até mais!

Papos densos, mas divertidos e com uma trilha sonora desenvolvida exclusivamente para eles. Você com certeza deveria dar uma chance.

Vou deixar abaixo os episódios que temos em crossover com eles, e, além disso, o link de onde você pode encontrá-los.

Um dos nossos melhores episódios, disparado
Esse faz tempo, mas foi um clássico (estamos aguardando a continuação!)
Esse episódio é lá do feed deles, com a participação do André, um dos nossos fundadores

Conheça feed do Animes Overdrive!

2) Anime Crazies

O Anime Crazies é um podcast que acompanhamos desde antes de a Cúpula existir, e, por isso, podemos afirmar com certeza que eles inspiraram o nascer do nosso podcast, o CúpulaCast.

anime crazies logo (1)

Os episódios, como o nome mesmo já diz, são bem “crazy“, tendo uma vibe espontânea e divertida, elevando completamente o astral de quem ouve.

Os papos vão de conversas com influenciadores do meio, entrevistas com artistas renomados e episódios com pessoas que de fato moram no Japão, falando um pouco da cultura que tanto amamos e, claro, episódios sobre animes e mangás específicos.

Com eles a média de duração no olho é de 1 hora, porém já faz algumas semanas em que a média se tornou 1h30min. Não sei se será um padrão… Mas é difícil dizer, afinal, são tudo crazy!

Já recebemos eles aqui no CúpulaCast para falar de animes RPG. Ficou irado, dá uma olhada:

Um dia quem sabe a gente também aparece por lá 🙂

Conheça o feed do Anime Crazies!

3) Otaminas

O Otaminas é, também, um projeto do Anime Crazies, mas com uma pegada diferente: aqui as participantes são todas mulheres, e o foco principal é falar sobre a representatividade da mulher nos animes e mangás (e fora deles também).

otaminas logo

Os episódios deste podcast são divertidos, mas assim como aconteceu comigo, eu tenho certeza que você ficará pasmo com o montante de informações e pontos de vista importantíssimos que as meninas levantam. É de deixar o queixo cair. Este também, sem dúvidas, foi um dos podcasts que inspiraram a criação da Cúpula.

Devido à densidade dos temas, da meticulosidade das meninas para com as pautas e do número de participantes, os episódios costumam ter no olho, pelo menos, 1h20 de duração.

Portanto, na média do olhômetro, botaria umas 1h35~1h45 de duração, com exceção dos episódios especiais de recados e e-mails.

Elas já apareceram no CúpulaCast. Foi demais:

Obrigado pela aula, garotas!

Conheça o feed do Otaminas!

4) Kitsune da Semana

O Kitsune da Semana é um projeto do Leonardo Kitsune, que, novamente, quem já acompanha a gente tem um tempo já sabe o quanto admiramos o trabalho deste homem.

Nós conhecemos ele pelo Vídeo Quest, antigo canal que ele tinha junto com outros colegas no Youtube que falava sobre animes e mangás em tom mais sério (talvez demais). Todavia, o projeto não deu continuidade, infelizmente.

Contudo, devido ao término deste capítulo da vida do Kitsune, “sobrou” tempo para ele conseguir iniciar um projeto solo: o Kitsune da Semana, um podcast de análise crítica, onde ele fala sobre o que ele quiser, quando ele quiser. Normalmente, temos 1 episódio por semana (como o nome sugere).

A ideia é trazer um review por semana de um livro, filme, conjunto de volumes de mangás, ou de um mangá inteiro, ou de um episódio específico, ou de um anime inteiro. Enfim, do que ele quiser!

Portanto, a média dos episódios é de uns 45~50min. Ainda não tivemos a chance de tê-lo por aqui no CúpulaCast, mas quem sabe um dia teremos. Ninguém tá errado em sonhar, né?

Esse foi um dos meus episódios favoritos.
Odeio ter que que concordar com tudo que esse cara fala… Que coisa!

Conheça o feed do Kitsune da Semana!

5) O nosso, o CúpulaCast!

Por fim, mas não menos importante, temos o nosso próprio podcast: o CúpulaCast! A ideia dele, como supracitado, é abordar assuntos da otakusfera, mas de um jeito mais sério (enquanto mantemos o bom humor).

logo cupula do trovao

Portanto, temos entrevistas com profissionais do meio, como a Cah Poszar e o pessoal do Mega Hero e participações especiais de youtubers, como o PED Games ou o Narrativando.

Ademais, há assuntos mais abrangentes, como “os melhores vilões” ou “sobre worldbuildings“; ou assuntos mais fechados, como animes específicos e famosos, tipo Re:Zero ou Boku no Hero, mas também animes menos conhecidos, como Munou no Nana e Akudama Drive.

Damos espaço para tudo aqui, afinal, tudo tem seu valor. Por isso, abaixo, deixarei alguns dos episódios mais legais do CúpulaCast até agora.

Conheça alguns dos nossos episódios:

Um dos nossos episódios mais ouvidos!
Outro dos melhores episódios… Você vai chorar…

Alguns episódios com convidados:

MUITA informação do assunto. Pessoal do Mega Hero DESOSSOU!
Um dos episódios em que mais aprendi coisas também. Narrador é FODA!

Conheça o feed do CúpulaCast! (nós estamos também em todas as plataformas possíveis, então você pode dar uma verificada aqui).

EXTRA: conheça também DepoisDas2!

O DepoisDas2 é o podcast solo de um dos nossos autores aqui do site, o Welerson. O podcast não exatamente focado em animes, porém boa parte do conteúdo que tem por lá é sim de anime. Então, se você gosta de algo assim, você pode tentar dar uma ouvida!

Como o podcast é solo, e o Welerson por nascença já é um cara com uma pegada mais “séria, porém bem humorada”. Ou seja, tipo a gente! Então se você curte o CúpulaCast provavelmente vai achar o podcast dele bem legal.

A média dos episódios é de 30 minutos! Bem de boa para ouvir!

Episódio escolhido por ele para estar aqui!

Contribua para essa lista de melhores podcasts de anime e mangá!

Por fim, assim como toda e qualquer lista de recomendação, esta é uma lista de gostos pessoais. São podcasts que eu de fato ouço, e não estão aqui só para fazer uma lista genérica e vazia, sem nem mesmo conhecer o conteúdo.

No entanto, tenha em mente: eu, sendo da Cúpula, produzo conteúdo sobre animes e mangás.

E quem produz conteúdo sabe que não é tão simples assim consumir conteúdo do mesmo nicho que você produz. Digo, até fazemos isso, mas “não é fácil” porque você acaba ficando saturado, sabe?

Entretanto, não é o que acontece com relação aos podcasts de anime e mangá citados acima. Todos são ótimos e, mesmo estando no meio, não me saturaram, pois cada um tem uma identidade própria e opiniões/informações que com certeza agregarão para você, assim como agregaram para mim.

Ademais, essa lista não é uma lista definitiva. Estarei, portanto, atualizando-a sempre que possível.

Então, comenta aí nos comentários um podcast de anime ou mangá (ou relacionado) que você curte! Assim, eu consigo ouvir e, se curtir, vou colocar aqui também!

OBS: NENHUM dos podcasts citados aqui está sendo por “parceria” ou “promoção”, algo assim. São recomendações legítimas minhas.

Escrito por

André Uggioni

Co-Fundador

Editor-chefe | Host do CúpulaCast

Criciúma - SC

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.
Gosta de animes e mangás? Conheça o nosso podcast!