Ishuzoku Reviewers (Interspecies Reviewers, no inglês) é um anime simples, sem história só que com putaria ecchi/hentai (difícil classificar) muito acima do normal. A própria sinopse encontrada no site MyAnimeList é ótima para descrever a obra:
“Em nosso mundo, a raça humana debate constantemente várias questões importantes, tais como: qual garota é a melhor garota? Quão bom é algo como material para “fapar”? Qual fetiche é o mais sexy?
Acompanhe esses grandes guerreiros enquanto eles nos apresentam garotas diferentes, opiniões diferentes, tesões diferentes e nos mostram que o mundo da fantasia pode não ser tão diferente do nosso. “
Ou seja, um ótimo anime. Daqueles bem cringe, mas que muita gente pode acabar gostando.
Porém, por ter esta carga de ecchi abusiva a empresa de streaming Funimation tirou na surdina de seu catalogo Ishuzoku Revierwes, pensando que ninguém iria notar…
Parece que não conhecem o seu público.
Pelo que consta na internet, tudo começou com o vídeo abaixo, onde o youtuber Nux Taku convoca seus seguidores para entrar no MyAnimeList e dar nota máxima no anime para chamar atenção.
E não é que deu certo? No momento da confecção desta notícia Ishuzoku Reviewers está em 2º no Top Anime do MAL. Ou seja, é possível afirmar: nunca subestime os “otakus”.
Se este anime merece toda essa mobilização eu não faço a minima ideia, mas é de se surpreender todo esse rebuliço.
Um pouco mais sobre essa confusão toda sobre Ishuzoku Reviewers…
Segundo o IntoxiAnime, a Funimation foi a primeira empresa que anunciou a remoção do título de seu catálogo, mas a Amazon Prime entrou na onda bloqueou o anime no seu serviço de streaming também.
A Amazon ainda não fez um pronunciamento oficial sobre essa “pseudo-remoção” do título de seu catálogo. Afinal, o anime ainda está lá, só não dá para ver os vídeos.
Além disso, o AnimeLab, responsável pela exibição de Ishuzoku Reviewers na Austrália e Nova Zelândia, disse que não pretende retirar o anime de seu site, porém os episódios entrarão em espera até que os devidos ajustes sejam realizados.
Houveram também pronunciamentos do site Wakanim e da emissora de televisão japonesa Tokyo MX. Se quiser ler mais sobre isso, leia a matéria completa no Intoxi Anime.
O anime recentemente tinha chamado a atenção de uma organização que falou contra o problema e sua proposta de fazer piadas pesadas com mulheres e sexo em um canal aberto que qualquer criança pode ver. O anime continuará sendo transmitido nas outras emissoras do japão normalmente, incluindo na AT-X, um canal pago onde sai sem censura.
No fim…
Tudo isso levanta dois tópicos bem bacanas, o primeiro seria que o conteúdo de um anime pode de fato fazer com que as plataformas repensem o que andam licenciando, e isso talvez mostre pro Japão que existem limites.
E, em segundo, prova que o ranking do MyAnimelist é algo frágil, que pode ser facilmente manipulado através da intervenção de qualquer pessoa que consiga mobilizar outras pessoas, independendo de o anime ser de fato bom, ou não.
Segue um vídeo bem bom do Leo Kitsune sobre o assunto.
E aí, já viram o anime? Vale a briga? Ou é melhor ficar sem mesmo?
Fonte: VoceSabiaAnime; ANN