Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

Bishounen Tanteidan é um anime bastante peculiar, e isso vai muito além de ser uma das nossas Escolhas Trovejantes aqui da Cúpula.

Assim sendo, não posso afirmar se é a forma a qual foi escrito, se a trilha sonora, a aparência do mesmo ou um combo de tudo isso. O anime também é abusivamente lindo, inclusive a narrativa foca muito em torno da estética e a definição do que é bonito.

Antes de mais nada, e para começar explicando bem, o nome da obra traduzido é Clube de detetives de Garotos Bonitos. E isso implica tanto nos estereótipo de garotos bonitos, como no de detetives. Elementar, meu caro Watson! Contudo, ele consegue ir também um pouco além destes pré-conceitos, mesmo sem se aprofundar muito.

Bishounen Tanteidan visual oficial
  • Gênero: Escolar, Mistério
  • Estúdio: Shaft
  • Material fonte: Light novel
  • Episódios: 12
  • Novos episódios: Domingos
  • Página do anime (na Cúpula) (no MAL)

A princípio o anime parece uma comédia até um pouco superficial. Porém aos pouquinhos a narrativa vai adicionando detalhes, e agregando assim determinada profundidade na trama. Ademais, ficam claros alguns pontos que comentarei adiante.

Acredito que é um anime que não agradará a todas as pessoas, porém se você costuma gostar das produções do estúdio Shaft, como Monogatari e 3-gatsu no Lion e até Mekakucity Actors, esta certamente lhe agradará!

Pois vamos lá…

Dê que se trata Bishounen Tanteidan?

A obra começa apresentando nossa querida personagem principal, e dona dos olhos bonitos, Mayumi Dojima, fazendo um pequeno monólogo sobre seu sonho!

Sonho este que ela busca há 10 longos anos: encontrar novamente a misteriosa e bela estrela que ela avistou em seu aniversário de quatro anos, e assim poder se tornar uma astronauta! Também o qual seu pais deram um prazo para que perseguisse: seu aniversário de quatorze anos!

A lembrança de Mayumi em Bishounen Tanteidan
Os sonhos e lembranças de Mayumi

Dessa forma, o jovem e misterioso Manabu Soutoin surge e oferece a ela ajuda de seu Clube de Detetives, para encontrar aquilo que esta perdido, seja o que for.

Assim, tanto Mayumi quanto nós somos apresentados ao time de cinco belos e jovens detetives, da exclusiva escola secundária da Yubiwa Academy. Também, ao fato inusitado de que eles resolvem problemas na escola para que as coisas continuem bonitas, exatamente como devem ser. E mais, por puro altruísmo.

Enfim, eles vão atrás de procurar pela estrela perdida de Mayumi. Recriando os eventos de seu aniversário de quatro anos – e ela chega a pensar que estão zombando de seu sonho – contudo, estes jovens são muito mais sérios do que suas aparências indicam!

Manabu Soutoin - o Detetive Esteta de Bishounen Tanteidan

Aqui o bonito é o cotidiano

Talvez você ache que eu estou exagerando, mas não. A beleza e a estética são definitivamente um dos alvos dessa animação, desde sua arte narrativa infinitamente detalhada, até ao design de seus personagens, suas motivações e personalidades.

Todavia, não é cansativo ouvir eles repetirem Bishounen Tanteidan diversas vezes ao longo dos episódios. Afinal, um título é um título por alguma razão, não é? E fica claro rapidamente que, para esses garotos, resolver os problemas e viver de forma bonita não é uma brincadeira.

O interessante é que a narrativa mostra que Mayumi se surpreende aqui e ali com as ações do clube, com as palavras deles e o jeito que agem. Ela se encanta pela seriedade e dedicação que colocam nas tarefas. Dito isso, nas atividades do clube eles são muito mais do que as aparências indicam na escola. Embora jovens, ali eles são definitivamente um grupo de detetives.

O sonho de Mayumi em Bishounen Tanteidan

Há uma evidência que cada um compreende e cumpre um papel definido no grupinho. E também, eles são diferentes o bastante para ficar claro que só se dão bem mesmo porque respeitam seu líder, Soutoin. O garoto alegre de cabelos azuis de alguma forma lidera eles muito bem.

Algumas considerações minhas

A história, apesar de começar com uma premissa simples, se desenvolve de forma interessante. Dando ênfase nos pensamentos da personagem principal, e eu realmente gostei de como apresentam isso. Da sinceridade dela em achar que eles são um bando de riquinhos excêntricos. Da surpresa e forma como ela interpreta os monólogos de Soutoin.

Ou de, mesmo dizendo odiar pessoas bonitas, ficar totalmente perplexa quando eles a disfarçam de garoto, devido a beleza estonteante que atinge assim. Logo no começo do primeiro episódio, Mayumi fala que aquela é a história de como ela desistiu de seu sonho.

Mayumi de impressionada com sua beleza quando disfarçada de garoto

Contudo, a obra vai adicionando pequenos acontecimentos que mudam a percepção dela sobre as coisas, dá para notar amadurecimento na forma como ela encara o “fim” de seu sonho. Também, há um plot-twist enorme sobre a estrela que ela busca, e acredito que a história vá se desenvolver muito mais à partir desse ponto.

Fiquei um tanto incomodado com a quantidade de telas de transição com subtítulos que eles inserem nos episódios. Não chega a quebrar o ritmo do desenho, mas não acho que era necessário tantos tópicos surgindo em meio das cenas.

Preciso falar que a arte é divina? Assim, claro que há cenas comuns, menos detalhadas aqui e ali, no entanto não falta capricho, mesmo nelas.

O áudio dessa produção é assim como todo o restante, maravilhoso. Os efeitos sonoros, as músicas, tudo enriquece as cenas, tudo se combina tão bem que dá gosto de acompanhar o que está acontecendo. E sim, eu estou babando no anime porque ele é criativo e bonito.

Não consegui nenhum link oficial, mas a ending Beautiful Reasoning by Bishounen Tanteidan é apaixonante.

E os demais personagens?

Nagahiro, Michiru, Sousaku e Hyouta, lado a lado
Em ordem: Nagahiro, Michiru, Sousaku e Hyouta

Nagahiro Sakiguchi é um exemplo de bom aluno, presidente do conselho estudantil por três anos consecutivos. Possui uma bela voz, e assim é o Orador do grupo. Claro que as habilidades dele vão além de bons discursos e uma voz invejável, todavia não vou soltar spoilers. Nem gostei, nem desgostei dele, ridicularizam ele sobre sua noiva e ele age de forma engraçada sobre isso. Posso até dizer que ele desce do salto nessas horas, mas nega as acusações.

Michiru Fukuroi é conhecido como alguém perigoso na escola, um delinquente chamado de “chefão”, e o oposto de Nagahiro. Gosto que ele usa metáforas toscas pra definir as pessoas ou coisas, além de dar ótimos sermões. Ele é o cozinheiro do grupo, o Epicurista, com um paladar aguçado, só não faço ideia de como isso ajuda um detetive. Ele e Mayumi são meus personagens favoritos.

Sousaku Yubiwa é um mistério. Assim, fica claro que ele é importante, sendo o diretor da empresa mãe da escola a qual frequentam, porém ele quase não fala. Reservado, quieto, rico e muito talentoso. É um artista incrível, faz esculturas, pinturas, utensílios e também os disfarces quando necessários. Um prodígio que quase não se expressa, vai entender.

E por ultimo, porém não menos importante temos Hyouta Ashikaga. O moleque é um atleta incrível, e é o Adonis do grupo. Sim você leu certo, até a Mayumi pensa que esse é um apelido estranho, e eu ri com ela chamando ele de Sr. Pernas Peladas. Todavia Adonis faz jus a ele, é de fato um jovem elegante. Porém tão doido quanto o próprio Soutoin, sempre solta comentários ousados e brinca como se o mundo existisse apenas a seu bel-prazer.

Finalizando as primeiras impressões de Bishounen Tanteidan

Eu acredito que deu pra notar que estou gostando, né?

Antes que me perguntem, eu não falei muito sobre ambos Mayumi Dojima e Manabu Soutoin e faço isso de propósito. Isso porque não queria ter de criar um subtítulo só para eles. De toda forma, se posso falar mais uma coisinha só é: Soutoin vestido de Hatsune Miku garota também é incrível, hah!

E é isso, Bishounen Tanteidan me agradou muito até aqui. E não vou mentir, quando fui sorteado pra fazer essa Regra de 3 eu fiquei um pouco preocupado de não gostar..

Enfim, e para terminar. O ultimo ponto que gostaria de denotar aqui é: esses três primeiros episódios são apenas um prólogo do que está por vir e estou empolgado para ver o desenrolar futuro da trama.

Se você gosta de obras criativas, alegres e misteriosas, acredito que vai gostar do que essa adaptação oferece! Se assistir em 1.5x e não gostar o problema é seu, rs!

Mayumi Dojima disfarçada de garoto
Fofa demais ♡

Me conta se estão gostando!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Escrito por

Luiz Rudolf (Matahashi)

Escritor e Faz Tudo

Curioso, Mangázeiro e defensor de Slam Dunk.

São José dos Pinhais - PR

Entre na conversa, deixe seu comentário!​

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.