Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Cara, confesso que não faz muito sentido fazer uma RegraDe3 apenas dessa segunda parte de HAIKYU‼ TO THE TOP, mas eu meio que queria falar (mesmo que só um pouco) dela. Essa parte que está em atual exibição é o segundo cour da quarta temporada do anime de vôlei mais querido do mundo (literalmente).

A quarta temporada de Haikyu! começou a ser exibida no dia 17 de janeiro de 2020, ou seja, lá no começo do ano. No meio do ano, tivemos uma breve pausa, e agora, em outono de 2020, a série está de volta.

Na primeira parte da temporada tivemos um foco diferente na história que até então costumava estrelar “apenas” o pessoal do Karasuno.

A diferença é que na primeira parte da quarta temporada tivemos um estrelato “apenas” no Hinata, enquanto ele tentava desesperadamente se aprimorar nos fundamentos básicos do vôlei (nos quais ele nunca foi bom).

O trigger até que foi bem simples… “O que seria de mim sem o Kageyama?”. Bastou ele se fazer essa simples pergunta para notar que, talvez, só agir como isca, ter instintos afiados como os de um animal selvagem e pular alto não o levariam para o destino que ele queria, que é se tornar o novo “Pequeno Gigante”.

A temporada passa, e após algumas estratégias malucas, o Hinata consegue aprender uma coisa ou outra para melhorar seu conjunto como jogador. Durante esse período, Kageyama estava em treinamento com outros adolescentes promissores num local separado.

Ele também teve seus momentos nessa parte de TO THE TOP, mas, para mim, o foco foi sem dúvidas no protagonista de cabelo alaranjado.

Mas bem, e sobre a segunda parte da quarta temporada? O que tenho para falar desses primeiros 3 episódios? Vamos ver…

HAIKYU‼ TO THE TOP – SECOND SEASON

Haikyuu To the Top segunda parte visual
  • Gênero: Comédia, Esporte, Drama, Ação
  • Estúdio: Production I.G
  • Material fonte: Mangá
  • Episódios: 12
  • Novos episódios: Sábados
  • Página do anime (aqui na Cúpula) (no MAL)

“Antagonistas” menos carismáticos

Eu não sei exatamente qual é a minha relação com os oponentes antigos do Karasuno, mas sei que admiração é uma delas. Por praticamente todos eles.

Aoba Josai, Shiratorizawa, Date Kou, NekomaTodos eles possuem muito, mas muito mais “carisma” do que o Inarizaki, que é a principal “força antagônica” dessa parte da temporada.

Talvez seja algo bem pessoal, mas eu sinto que os garotos do Inarizaki (com exceção do Atsumu) não possuem uma característica “única”.

Sei lá, eu simplesmente não consigo registrá-los na minha mente e criar a mesma admiração que já criei pelos antigos adversários.

Provavelmente a causa disso é porque os outros vem sendo citados desde a primeira temporada do anime, então já foram muito mais martelados na minha mente. Então, meio que, organicamente, eu já fixei minhas impressões e expectativas sobre eles.

Porém, agora, com Inarizaki, que ainda teve pouquíssimo tempo de tela, não estou conseguindo criar apego. Por consequência, os momentos mais épicos nesses 3 primeiros episódios soaram meio não-épicos, passando uma sensação meio de qualquer coisa.

Reforço que falo aqui dos momentos onde o Inarizaki é um dos fatores da equação, porque no episódio 3 tivemos um desenvolvimento incrível do Tanaka.

Nesse eu quase chorei. Mas pelo Tanaka. Pela história dele. Não teve nada a ver com o time adversário, porque me parece que toda a pressão exercida no carequinha raivoso (que desencadeou os flashbacks e momentos lindos) poderia ter sido causada por QUALQUER outro oponente.

Enfim, Inarizaki, por hora, não chega aos pés do que os outros times representaram. Ou talvez seja só eu sendo chato. Você decide.

O que foi aquele segundo episódio?

Eu tô sempre lá pelo twitter, e logo que o episódio dois do anime saiu rolou uma comoção gigantesca, porém justificada. A animação, o traço, a direção, tudo muito, muito inferior a quaisquer outros episódios das quatro temporadas de Haikyu!!.

Oficialmente, eu não faço ideia do que pode ter acontecido. Segundo algumas fontes nem tão confiáveis assim, a produção do episódio foi terceirizado. Ou seja, os responsáveis pela produção do anime, o estúdio Production I.G., contratou os serviços de outro estúdio (ou de outros profissionais freelancers) para fazer esse episódio em específico.

E bem, o resultado foi este:

É óbvio que alguma coisa deu bem errado aí, considerando o padrão de qualidade que Haikyu! teve até então. Ah, e eu sei muito bem a diferença entre quadros-chave e quadros de transição, ok?

Nesse episódio, tanto os quadros de transição, quanto os chave, estavam bem esquisitos, tornando a animação (que é o MOVIMENTO), por consequência, também bem estranho.

Uma reflexão que eu tive assistindo o episódio foi: será que se a animação fosse assim DESDE O COMEÇO, será que eu ainda teria assistido o anime?

Não sei dizer. Talvez tivesse me espantado, porque o começo de Haikyu! é bem lento… Mas, enfim! Que bom que essa não é a realidade.

Teremos, ao que parece, mais uma “temporada-jogo”

Assim como a terceira temporada de Haikyu!, acredito que essa segunda parte da quarta temporada irá nos entregar “apenas” 1 jogo. O jogo entre o time Karasuno e Inarizaki.

Digo isso porque já estamos no terceiro episódio e até agora tivemos apenas 1 set sendo concluído. Se seguir esse ritmo (e o mesmo time não ganhar o segundo set, o que provavelmente vai acontecer), o anime precisará de mais uns 6 episódios para terminar a partida.

Com isso em vista, acho improvável que eles comecem o próximo embate do mangá, já que seriam apenas 3 episódios. A partida acabaria ficando pela metade, ou algo do tipo.

Eu não leio o mangá, então não faço ideia do que virá a seguir. Mas como eles estão num campeonato, suponho que enquanto o Karasuno ganhar será jogo atrás de jogo (o que é bem maneiro).

Além disso, no preview do próximo episódio foi mostrado que teremos “Gato Vs Macaco”, ou seja, Karasuno e Inarizaki provavelmente não terão muito tempo de tela nesse episódio. Fortalecida a teoria de que ficaremos apenas com essa partida nessa temporada.

Que fique claro que isso não é um problema. Só achei interessante levantar aqui nessas primeiras impressões.

personagens do outro time em Haikyuu To the Top
A cara deles ao ver o rápido foi muito legal!

Finalizando as primeiras impressões da segunda parte de HAIKYU‼ TO THE TOP

Não tinha muito para falar aqui, porque tenho certeza que, por qualquer que seja o motivo, qualquer pessoa que já viu Haikyu! até aqui NUNCA droparia o anime. Sendo o motivo a qualidade inquestionável da obra (se não viu, vai VER!), ou um hype coletivo (que também existe).

Todavia, um motivo que corroborou com minha parcial insatisfação com a temporada foi também, sem dúvidas, a opening e a ending serem menos legais que as das outras temporadas.

As antigas temporadas me colocavam num hype descomunal, diferente das dessa temporada. A da primeira parte até é bacana, mas essa da segunda eu arrisco dizer que não gostei mesmo (HEREGE!!!!).

Então, somando isso ao choque do episódio dois (acompanhado da reflexão que tive) com a falta de carisma (na minha opinião) do Inarizaki, HAIKYU‼ TO THE TOP, tanto a parte 1, quanto a parte 2, vem sendo as partes mais fracas da série para mim.

Mas bem, todo shounen tem seus altos e baixos. Não tem como ser hype 100% do tempo. Os personagens precisam respirar, e se desenvolver.

Por fim, reforço que não estou tacando pedra em HAIKYU‼ TO THE TOP. Eu só gostei mais das demais (por enquanto).

Espero morder a língua até o final da temporada!

E você?

OBS: eu escrevi isso aqui sem muita pesquisa, de maneira mais descontraída, mas acho que tá tudo bem porque isso é uma RegraDe3, não uma mega-análise de Haikyu!!. Fiquem à vontade para ir contra qualquer ponto nos comentários, vamos conversar!

EXTRA

Conheça nosso Guia da Temporada!

temporada de outono 2020

Na dúvida do que assistir nessa temporada? Dá um pulo no nosso eletrizante GUIA DA TEMPORADA!

GUIA DA TEMPORADA

Escrito por

André Uggioni

Fundador

Vendedor | Host do Cúpulacast

Criciúma - SC

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!