Regra de 3

Muhyo to Rouji 2ª Temporada | Primeiras Impressões

7 minutos para a leitura

Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

A segunda temporada de Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho, ou simplesmente Muhyo & Rouji, é a continuação da história de um departamento de investigação sobrenatural comandada pelo gênio executor de direito mágico Toru Muhyo e seu assistente Jiro Kusano.

Confesso que a primeira temporada de Muhyo & Roji me passou despercebida no ano de 2018. Tirando o design dos protagonistas desta série, os monstros, à principio, são bem interessantes e criativos, e olhando a premissa parece ser um anime que merece atenção.

Mas, será que a comunidade não falou desse anime por que ele é ruim, ou será que é um anime injustiçado em seu ano e acabou sendo ofuscado por outros títulos?

Muhyo to Rouji em uma rua movimentada e feliz
  • Gênero: Ação, mistério, comédia, sobrenatural, drama, shounen
  • Estúdio: Studio Deen
  • Material: Mangá
  • Episódios: ?
  • Novos episódios: Terça-feira
  • Página do anime (na Cúpula) (no MAL)

Sinopse

Você é vítima de uma possessão espiritual forçada? Existe um fantasma que você precisa se livrar ou quem sabe… extinguir por toda a eternidade? Se a resposta for “sim”, então você precisa da ajuda de Muhyo e de Rouji, dois experts das leis mágicas.

Baseado em um mangá de mesmo nome lançado entre os anos de 2004 e 2008, contando ao todo com 18 volumes, Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho é no máximo ”ok”.

Antes de mais nada preciso confessar que não assisti a 1ª temporada desse anime. Eu tentei começar a primeira temporada para ver a segunda, mas Muhyo & Rouji conseguiu me agradar menos que Monster Girl Doctor e Lapis Re:LiGHTs.

Apesar de não ser o ideal, assisti apenas três episódio da 1ª temporada e três episódios da segunda, então, o que eu escrever aqui pode não refletir de fato o que esse anime é. O que escrevo refletirá a minhas primeiras impressões, e também apontarei porque eu dropei.

Mas, como sempre digo, assistam e tirem suas próprias conclusões. O que eu digo, ou que qualquer outro diz, não é uma verdade absoluta.

Muhyo & Rouji: um anime comercial

A primeira coisa que não pude deixar de sentir ao assistir esse anime é o quanto ele parece um ”produto” comercial. O design, o conceito da história, os poderes, o juiz, tudo me parece um pouco artificial e dramático de mais.

Sabe aquela famosa cena da roupa do protagonista estar voando ao vento por ele ser muito foda? Então, isso acontece o tempo todo, mesmo ele estando em um ambiente fechado.

Muhyo é um juiz e para lutar contra as ”assombrações” ele usa um livro para aplicar as sentenças. Essas sentenças são bem interessantes e visualmente criativas, porém, ao mesmo tempo elas parecem totalmente aleatórias e sem um critério.

Cada “Artigo de Lei” é um poder diferente, e uma sentença diferente. Mas Muhyo to Rouji pesa a mão nesse poder, sendo que na segunda temporada tem artigos de lei acima do número 1500.

Vilão de Muhyo & Rouji aplicando um artigo de lei

É legal?

É!

Porém é genérico, sem critério e artificial.

Nem para adulto, nem para crianças

Não tem como não associar Muhyo to Rouji a Zatch Bell. O Muhyo é muito parecido com o Zatch, e o lance de usar um livro para invocar poderes deixa tudo mais similar.

Zatch bell a Esquerda Muhyo to Roji a esquerda
Copia mas não faz igual

O ”tom” do anime é inconsistente, ao mesmo tempo que ele parece ”bobinho” e infantil, não é difícil ver uma cena mais pesada e adulta.

E a segunda temporada ainda ganha ares um pouco mais dramático devido a natureza de alguns espíritos que surgem.

Então, crianças provavelmente terão pesadelos com esse anime e adultos ficarão entediados…

Mudanças na 2ª temporada de Muhyo to Rouji

Como não assisti a primeira temporada inteira desse anime, fica difícil eu avaliar algum tipo de progressão de história ou de personagem.

Porém, o que eu pude perceber é que Rouji, o assistente de Muhyo, pouco evolui de uma temporada para outra. O mesmo ainda continua totalmente dependente do Juiz e ainda se mantém inseguro e imaturo.

Muhyo, parece o mesmo personagem, sem mudar nem uma vírgula. Mas acredito que esse tipo de personagem é aquele que já está todo desenvolvido e serve apenas de guia para um personagem secundário.

Sobre a progressão da história, Muhyo & Rouji é um anime bem episódico, sendo possível pegar um episódio aleatório e assistir tranquilamente apenas sabendo o mínimo sobre.

Apesar de ter um história de fundo, ela é desenvolvida lentamente mostrando apenas algumas, ou até mesmo uma, cena por episódio, sendo que é fácil pegar o que está acontecendo mesmo sem ter assistido tudo.

Os três primeiros episódios da segunda temporada é uma prova disso: começa com um caso, desenvolve, e o finaliza.

Tem começo, meio e fim, e acredito que serve fácilmente para saber se você vai gostar desse anime ou não.

Finalizando a RD3 de Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho

Provavelmente essa RegraDe3 pareceu rasa e superficial, talvez seja pelo fato de eu não ter assistido a primeira temporada, ou ela apenas refletiu o que Muhyo & Rouji de fato é: apático e genérico!

Talvez esse anime sirva para aqueles que entraram agora nesse universo e possuem pouca experiência no assunto. Há uma chance dessa pessoa gostar, mas acredito que mesmo para inexperientes, será uma experiência esquecível.

De todos os animes dessa temporada de verão, esse com certeza estaria em último na minha lista.

Porque pelo menos com anime ruim eu tenho sentimento de raiva e indignação. Já Muhyo to Rouji é tão sem graça que eu não consigo sentir nada!

E você, acho que estou sendo exagerado ou o anime é muito fraquinho mesmo?

clique e acesse guia da temporada

Na dúvida do que assistir nessa temporada? Dá um pulo no nosso eletrizante GUIA DA TEMPORADA!

GUIA DA TEMPORADA

Escrito por

Pedro Bernardes

Profissional de Educação Física

Cult | Atleta | Leitor compulsivo

Belo Horizonte - MG

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo