Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Uramichi Oniisan é um anime gostosinho. E sai em um dos melhores dias da semana: segunda-feira! Isso foi uma ironia? Certamente. E Uramichi Oniisan também fará isso muito bem, já que eles sabem bem o quanto as segundas-feiras são dias lindos e cheios de flores… não é?

Se eu pudesse fazer um retrato da vida adulta e colocá-lo em anime, seria mais ou menos isso aí. Talvez com um timing e com uma trilha sonora diferente, mas com certeza com a mesma intensidade de dor e alegria conjuntas. Acho que, de certa maneira, o público-alvo desse anime é bem restrito. E, sem dúvidas, não será nem de longe um dos mais comentados da temporada. Mas já deixo dito que eu vou continuar, apesar de também achar mediano. Vamos comigo para eu te explicar o porquê!

uramichi oniisan
  • Gênero: Comédia, Slice of Life
  • Estúdio: Studio Blanc
  • Material: Webmangá
  • Episódios: 13
  • Diretor: Nagayama Nobuyoshi (Runway de Waratte, Happy Sugar Life)
  • Novos episódios: Segunda
  • Página do anime na Cúpula e no MAL

Droga, a manhã começou de novo…

É o que nós, pessoas que devem sair para trabalhar, pensam todos os dias. E também é o que o Omota Uramichi, protagonista dessa obra, pensa! Ele trabalha em um “show da Xuxa” chamado “Juntos com Maman!” (insira um rostinho alegre e sorridente de uma criança aqui). Contudo, é aqui que entra a vida real: se você fosse um cara bonito, solteiro e saradão, de 31 anos e atleta, você acabaria sendo apresentador de um programa infantil?

SIM! Muito provavelmente, sim. Quer dizer, não necessariamente. Mas você entendeu o meu ponto: nem tudo na vida é o que a gente quer. Às vezes você é um saradão que acabou virando apresentador de programa infantil, e está tudo bem (ou não).

Uramichi Oniisan é isso aí: a alternância entre o horror da vida adulta real e a tentativa de manutenção fracassada da infância. É engraçadinho e divertido, mas não passa disso, também. E tem um público extremamente específico, porque certamente pessoas mais jovens não vão achar nenhuma graça em um adulto fracassado.

Adultos fracassados riem de outros adultos fracassados, porque é melhor rir do que chorar. É uma comédia irônica e debochada, com uma carinha de segunda-feira, mesmo.

E, sei que você que está lendo não vai acreditar, mas é sempre na segunda-feira que meus problemas aparecem (é sapato que descola no meio da ida ao trabalho, é dinheiro perdido, é ônibus atrasado…). A segunda é mortal.

Aspectos técnicos de Uramichi Oniisan

Como disse o André, na rd3 dele sobre Tantei wa Mou, Shindeiru, e aqui repito: “o péssimo uso da trilha sonora te retira das cenas, e faz você se perguntar se a direção esqueceu de tirar a opening do fundo dos diálogos“. Eu não sei MESMO o que aconteceu com a trilha sonora dos animes nesta temporada, mas também ocorreu aqui: a trilha sonora é triste.

Apesar de toda a comédia ter um ENORME potencial, a musiquinha ridícula de fundo a afoga em uma poça de lama. O que pode tornar difícil até para quem não está acostumado a ENTENDER por que não gostou.

Não é um primooooor de animação; mas, me diga, que comédia é? Isso mesmo, Nichijou, da Kyoto Animation (vai lá ver!). Mas, em geral, comédias não possuem grande orçamento para animação e nem têm intenção de investir tanto nisso.

Creio que a comédia sempre brilhe mais com relação à sua dublagem e direção. O timing cômico é muito importante, e um dos animes mais exitosos em fazer isso, além do já citado Nichijou, é Kaguya-sama. Os dois são, indubitavelmente, muito bem dirigidos.

Uramichi Oniisan acaba pecando um pouco no timing. Quando conversei com o André a respeito, ele soltou um “a piada fica se repetindo o episódio inteiro”; e, de certa maneira, não está errado. Os episódios podem acabar sendo arrastados para quem sabe o que é uma boa e bem dirigida comédia, cujo timing costuma ser mais acelerado. E, se você ainda não está satisfeito(a) com os exemplos, dou mais um, que vai elucidar essa argumentação: Saiki Kusuo no Psi-nan.

O ritmo foi intencional?

Enfim, acredito que você já deve ter entendido o meu ponto sobre o ritmo caso conheça pelo menos um desses. Uramichi Oniisan, em comparação aos citados acima, tem um ritmo muito mais lento, bem menos orgânico. Não deixa, no entanto, de brilhar na dublagem, como boas comédias brilham. Em um palpite meu, ainda posso dizer que a lentidão se adequa ao público-alvo, tendo em vista que a demografia é Josei.

Se você der um pulinho no Myanimelist e fizer uma pesquisa por gênero e demografia, verá que os animes Josei são pouquíssimos em comparação a outros. Bem, eles são direcionados a um público considerado “minoritário” para assistir animes: mulheres, jovens adultas. Então, entende-se a menor quantidade decorrente disso.

Os animes Josei costumam ter uma “pegada”, como diria o Dudi, mais tranquila, bem menos “intensa” do que os shounen e até mesmo os shoujo. Fica a dúvida se o ritmo foi intencional ou não.

sem conseguir levantar da cama
Uramichi triste pois não conseguiu alcançar uma boa nota no Myanimelist

Finalizando as primeiras impressões de Uramichi Oniisan

Devo, então, assistir a Uramichi Oniisan? Bem, isso depende mais de você do que de mim. Tem mais tempo livre e gosta de assistir a todos os animes de temporada? Veja! Esta temporada me parece estar mais fraquinha, então, com certeza vai valer o seu tempo. É divertidinho e vai te fazer dar umas risadas daquelas em que sai ar do nariz.

Agora, se você me diz: não tenho tempo para assistir a mais NADA dessa temporada, estou cheio de coisas para fazer, meu chefe não me deixa em paz e eu não tenho UM DIA DE DESCANSO SEQUER! (Pode assistir também, porque o Uramichi passa pela mesma coisa. Sempre fica ansiando pelo domingo, coitado… ) Bem, se você só pode assistir a um ou dois animes da temporada, foca nas Rd3 das nossas escolhas trovejantes, porque achamos que acertamos nesta temporada.

omota uramichi
Será que acertamos mesmo? O Uramichi diz que não…

No fim, é uma boa recomendação, apesar de não ser para todos os públicos. Eu certamente não recomendaria para todo mundo, mas eu o recomendaria a algumas pessoas em específico. Talvez você seja a pessoa que goste dele! Ou não, quem sabe? Veja os três primeiros, faça a sua Rd3 e me diga aqui se vale a pena.

Escrito por

Helena Nunes

Estudante desesperada

Revisora textual | Cantora de chuveiro

Campos - RJ

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.