Mou Ippon! é um anime de esportes dessa temporada de inverno. Mais especificamente, sobre judô. Interessante o nome do anime, que faz uma brincadeira com o “mais uma vez” (もう 一本) e o ippon (一本), o ponto completo do judô.
Para iniciar essa Rd3 com cultura, o ippon é um golpe perfeito que deixa o oponente sem possibilidades de defesa, completamente imobilizado. O golpe é o que tem a pontuação máxima, e, por isso, é o mais desejado pelos judocas.
A história é de que o esporte foi criado em 1882, no Japão, pelo mestre Jigoro Kano, a partir do ju-jutsu. A tradução do nome é algo entre “caminho suave” e “caminho da suavidade” (柔道). Legal, não é?
Ademais dessas informações, agora precisamos ir ao ponto que queremos: Mou Ippon! é um anime de garotas que lutam judô. Será que vale a pena assistir?
- Gêneros: Escolar, Esportes, Slice of life
- Estúdio: Bakken Record (Joran The Princess of Snow and Blood)
- Diretor: Ogiwara, Takeru
- Material fonte: Mangá
- Onde assistir: Não encontramos 🙁
- Novos episódios: Segunda-feira
Mou Ippon começa um tanto preguiçoso
Michi Sonoda enfrenta a sua última partida do ensino fundamental. Apesar de ser uma garota muito alegre e divertida, ela leva o judô bastante a sério. Após uma derrota fatal contra uma oponente feroz, Michi toma uma decisão: ela não vai mais lutar judô.
E não é para menos: a partida tinha sido desastrosa. Michi foi derrubada e até mesmo perdeu a consciência. Enquanto queria fazer um ippon, acabou se atropelando e não conseguiu nada.
Contudo, sua oponente, Towa Hiura, reconhece a força de Michi, e acaba, por querer se desculpar com a oponente, indo para a mesma escola que ela, depois de ouvir para onde iria.
Apesar de Towa ser muito hábil como judoca, ela não é muito boa em conversar com as pessoas, e pedir desculpas não seria uma tarefa fácil. Ao chegarem ao Ensino Médio, Towa descobre que o clube de judô está acabando, e pensa que poderá salvá-lo.
Portanto, toma coragem, pede desculpas a Michi e sugere que elas se juntem com Sanae Takigawa para formar três pessoas e manterem vivo o clube de judô.
Muito relutante após sua derrota, Michi aceita o desafio, e as três amigas agora irão lutar juntas.
É… você já viu algo parecido antes, não viu? Bem, não é exatamente uma premissa muito original, a não ser pelo próprio esporte – o judô. Eu tenho curiosidade de assistir animes de esportes diferentes, e este também tinha chamado a minha atenção.
Como escrever sobre Mou Ippon quando não tenho nada a falar
Hoje mesmo, debati com o André sobre a dificuldade de se escrever quando não gostamos de algum anime em específico.
Parece que, das duas uma: 1. Ou não temos mesmo o que falar, porque aquilo é genérico demais; 2. Ficamos sentindo que, apesar de ter falado o suficiente, não conseguimos justificar o porquê de aquilo ser ruim.
No fundo, pensando bem, acho que é meio difícil de dizer aos outros que algo é genérico sem identificar outros parecidos e realizar um paralelo. Digo, se você já assistiu a outros animes de esporte, muito provavelmente você vai entender o que estou tentando te passar.
Mou Ippon! é um clássico garotas fofas fazendo coisas fofas, com uma protagonista mais animada e um torneio importante, bem como o arco de treinamento para se tornar forte.
Você já viu isso várias vezes, e eu também. É por isso que é tão difícil falar sobre algo que parece apenas um crtl+c, ctrl+v de várias outras características que já vimos antes.
Além disso, algo extremamente importante falta em Mou Ippon: técnicas de empatia com relação aos personagens. Parecem bonecos se movimentando, e isso não ajuda a humanizá-los e engajar com o enredo. Os detalhes fazem falta.
O que faz um anime de esporte ser bom?
Já discutimos isso tantas vezes por aqui, que nem me resta muito para falar. Aliás, já fiz diversas análises de animes de esporte aqui mesmo na Cúpula: Shoot! Goal to the future, Futsal Boys!!!!!, Skate-Leading Stars, Sport Climbing Girls... e infelizmente, nenhum deles foi bom.
O que não significa que não haja bons animes de esporte. Se você conhece, você já pensou em Haikyuu!. E se for para ser um pouco mais alternativo, consigo me lembrar de como gostei de Bakuten e de Taiso Samurai (ambos de ginástica artística).
Em termos mais mainstream, conseguimos falar de Kuroko no Basket e Hajime no Ippo, bem como Yuri on Ice. Todos títulos grandiosos e de muita emoção.
E, enfim, é isso o que faz um anime de esporte ser bom (já conversamos bastante sobre o tópico no nosso antigo episódio do CúpulaCast). EMOÇÃO. E digo que não precisa de muito. Até mesmo uma estética diferenciada consegue te passar emoção. Um momento em que não há trilha sonora, um slow motion… Para exemplificar, olha essa cena aqui.
E se você acha injusto comparar Haikyuu com Mou Ippon, não tema. Temos outros exemplos:
Enfim, o que quero dizer é que esporte é sentimento. É o coração batendo, o suor, a luz no fim da estrada. É estar vivo. E se um anime não consegue te passar isso…
Finalizando as primeiras impressões sobre Mou Ippon!
Talvez, como o André e eu conversamos, essas não tenham sido as melhores primeiras impressões que você leu. Eu não tenho essa pretensão, no entanto. Descobri, após conversar com ele, ler o que ele escreveu e refletir sobre o que escrevi, que muitas vezes a gente não precisa explicar muito.
Me diga, você ama esportes? Você gosta de sentir o coração batendo mais forte? Gosta da sensação que o esporte te causa? Caso sim, há mais animes por aí para assistir. Outros que podem te causar emoções parecidas, ou te instigar a começar um novo esporte.
Então, posso dizer que não me senti assim com Mou Ippon! Não há nada ali que me faça sentir instigada, emocionada. Ou, ainda, que me faça sorrir sem perceber, vibrando pela vitória dos personagens.
E, para mim, se não há sentimento, não vale a pena.
Portanto, caso você queira saber o que vale o seu tempo, é só dar uma passadinha no nosso guia da temporada de inverno 2023. Lá, você vai encontrar outros animes que possam te emocionar!