Em nossas RegrasDe3, os autores assistem os 3 primeiros episódios de um anime novo lançado na respectiva temporada. Após isso, eles escrevem uma análise sobre esse começo da obra, sendo uma espécie de primeiras impressões. Fique atento: a RegraDe3 é uma visão baseada APENAS nesses 3 primeiros episódios, NÃO sobre o anime inteiro.

Bakuten!! é um daqueles animes que passam despercebidos em meio a tantos outros, que têm mais hype em cima. Por isso, talvez, é que ele também tenha sido esquecido no sorteio aqui da Cúpula (e até nas nossas escolhas trovejantes). E como eu tinha me interessado levemente por ele, decidi pegar para fazer a Regra De 3!

A sorte foi toda minha! Afinal, ele é uma jóia e tudo de bom, e conta com uma animação e trilha sonora lindíssimas. Além de estar recheado de personagens cativantes, o anime deixa um quentinho no coração a cada episódio (e aquele gostinho de quero mais)!

Então, agora, vou explicar os detalhes de Bakuten!! que fizeram eu me apaixonar. Vamos juntos!

A história é sobre… dança?!

Bakuten!! é uma história sobre ginástica rítmica masculina. Ela segue Shoutarou Futaba em sua trajetória escolar, saindo do clube de baseball do ensino fundamental e entrando no clube de ginástica rítmica masculina do ensino médio. Além de Futaba, também vemos Ryouya Misato, que já é alguém famoso dentro dos campeonatos desse esporte.

O início da história é marcado pelo encontro de todos os personagens: o time de ginástica rítmica do Colégio Ao em sua apresentação e Misato e Futaba (ambos de escolas distintas) os assistindo. Após assistir a apresentação de ginástica do time do Colégio Ao, Futaba sente imensa vontade de participar daquilo e de voar junto com eles.

Futaba e Misato entram para o time, o que faz toda a diferença para eles, que agora possuem seis integrantes com o mesmo objetivo, e vão em direção a ele. Assim começa uma aventura de autoconhecimento e crescimento!

Poster promocional de Bakuten
  • Gênero: Esportes
  • Estúdio: Zexcs
  • Material fonte: Original
  • Episódios: 12
  • Novos episódios: Quinta-feira
  • Página do anime (na Cúpula) (no MAL)

Bakuten!! é bonito, bem feito e formoso

Desde o primeiro episódio, Bakuten!! cativa. Por isso, não precisou dos vinte minutos inteiros para que já me apaixonasse e decidisse que vou acompanhar até o final. E, confesso que, eu me interessei no anime logo pelo trailer!

Bakuten!! me lembra bastante Yuri!!! on Ice pela delicadeza apresentada quanto ao esporte que os personagens masculinos praticam. Em um eles praticam a patinação no gelo, e neste é a ginástica rítmica que entra em evidência.

Imagem da apresentação de ginástica rítmica em Bakuten!!

Enquanto muitas pessoas classificam estes esportes entre feminino e masculino (no sentido de determinar o que cabe a cada um realizar), nesses dois animes a gente vê a incrível beleza dos homens os praticando.

E isso me chama bastante atenção, pois a visão de mundo do anime é construído sob a perspectiva de que isso é uma realidade completamente natural (e essa construção foi muito bem feita aqui!).

Além disso, você é capaz de simpatizar com os personagens logo de cara. Portanto, as personalidades peculiares e características de cada um nos fazem rir e nos convidam a continuar assistindo.

Embora a gente se atraia no anime pelos personagens, acho válido comentar que também me encantei com a abertura e, em especial, com o encerramento de Bakuten!! (vou deixar aqui para vocês ouvirem).

O clichê que funcionou perfeitamente

Para quem gosta de animes de esportes, não é incomum vermos alguns clichês entre as obras. Um deles é a empolgação dos personagens com o esporte específico que praticam, nesse caso a ginástica rítmica.

Essa empolgação deles faz com que a gente se empolgue e queira participar também. Aquela sensação de assistir um anime de esporte e querer sair por aí reunindo a galera pra praticar junto também!

Além disso, foi inevitável não pensar em Hinata e Kageyama de Haikyuu. Pois sim, temos aqui também um personagem mais de boa e emocionado, e outro mais frio e distante (e isso não significa que não amem aquilo que praticam, né?).

Imagem de Misato, à esquerda, olhando para Futaba envergonhado, à direita

Futaba percebe seu sentimento a respeito da ginástica rítmica, e logo parte em busca desse sonho. Ele é o personagem carismático, super cheio de energia e, além de bastante calmo e paciente, também é determinado!

Em contrapartida, temos Misato que aparenta ser o meu tipo preferido de personagem: o frio e distante que, no fundo e na verdade, é um coração mole! Então, temos uma dupla perfeita reunida, Futaba e Misato.

Mas, o meu ponto é: desde a abertura de Bakuten!!, a gente consegue perceber uma bela execução da fórmula base dos animes desse gênero! Não tenho defeitos para colocar aqui!

Tá, mas e aí, onde que entra o autoconhecimento e o crescimento?

Usando a dupla perfeita como exemplo… Até o momento do terceiro episódio, um ajuda o outro a conhecer sua respectiva limitação e a como melhorar esses pontos. E isso, meus amigos, tem a ver com a prática de conhecer a si mesmo, se relacionar com o outro e crescer.

“Amanda, não entendi!”. Vou explicar. Quando a gente se conhece e se percebe, sejam limitações físicas ou emocionais, a gente tem a oportunidade nas mãos de poder melhorar.

Entretanto, no anime nós vemos como isso funciona melhor quando temos alguém que possa nos ajudar nesse processo, assim como Futaba está recebendo ajuda do Misato.

Acredito eu que, no decorrer da história, vai haver uma troca onde Futaba vai poder ajudar Misato em algum aspecto de sua vida (pois ao que vemos, Misato não tem dificuldades técnicas referentes ao esporte).

E essa ajuda mútua não ocorre somente com a dupla maravilha dos personagens principais…

O time de ginástica rítmica do Colégio Ao é composto pelo capitão Masamune Shichigahama, seguido pelos integrantes Nagayoshi Onagawa, Koutarou Watari e Keisuke Tsukidate.

Imagem dos integrantes do clube de ginástica rítmica do Colégio Ao entregando formulários para os calouros
Na ordem da esquerda para a direita: Onagawa, Shichigahama, Watari e Keisuke

Todos os personagens são carismáticos e te fazem querer ou ser amigo deles ou praticar um esporte e ter amigos como eles (ou os dois!). Por exemplo, o capitão Shichigahama é o cara que se emociona com facilidade, tanto no sentido de chorar quanto no sentido de se animar e arrumar umas confusões por aí.

Ainda tem o Watari, que aparenta ser o valentão da turma, porém é super educado e está sempre se desculpando quando comete algum erro. Além desses detalhes, a interação de um personagem com o outro é muito divertida.

Por isso, logo do início você é capaz de sentir o companheirismo que um tem pelo outro, assim como a imensa paixão deles pelo esporte.

Imagem do time de ginástica rítmica do Colégio Ao

Ao assistir eu tive a sensação de que todos eles (incluindo Futaba e Misato) já são uma equipe de fato. Mesmo mal tendo começado a dançarem juntos.

Essa sensação não veio do nada, mas sim de como um dá suporte ao outro apontando os erros e falhas de uma forma a entenderem e melhorarem (autoconhecimento e crescimento), e não como cobrança de uma perfeição inexistente.

Bakuten!! é um quentinho no coração de quem assistir

Imagem de Shoutarou Futaba empolgado com a prática do Bakuten

Resumindo, Bakuten!! é um anime que foi bem feito, te cativa e te faz querer assistir até o final. Pois é um anime delicado e bonito.

Além de acertar em cheio no “clichê” de uma boa história e personagens carismáticos, que estão sempre engajados e determinados a irem fundo em sua paixão.

E, por fim, ao me fazer pensar em outros animes do gênero, que eu gosto muito e são bastante renomados, acredito profundamente no potencial de Bakuten!! ser uma obra memorável.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Escrito por

Amanda Franco

Psicóloga

Escritora | Resenhista

São Paulo - SP

Entre na conversa, deixe seu comentário!​

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.