Já imaginou encontrar o amor da sua vida, amá-lo intensamente, traçar planos e, no final, descobrir que não podem ficar juntos? É exatamente isso que acontece com o casal da webtoon 61 Days with You. Ou será que não é exatamente isso?
Eu conheci esta história pesquisando sobre mangás de romance. Aliás, romance é um dos meus gêneros narrativos favoritos. Principalmente aqueles bem clichês e bobos.
61 Days with You aparentemente não está completo, mas li todos os capítulos disponíveis que foram lançados. O problema de não poder dizer com precisão se está finalizado ou não, ou a que pé está a produção, é que este título é um daqueles não mainstream.
Ou seja, fica difícil encontrar muitas informações ou mesmo conteúdo de terceiros comentando sobre a obra. Geralmente eu costumo abordar muito sobre títulos desconhecidos. Gosto de encontrar pérolas perdidas e difundir, na intenção de fazer com que alcance mais pessoas e, quiçá, torne-se mais acessível.
A propósito, costumo trazer muitos animes e mangás assim, desconhecidos, lá no meu canal do YouTube, Meu Mundo Otaku. Depois de ler este texto sobre 61 Days with You, dá uma passada por lá. Tem muito conteúdo bacana sobre esse universo otaku.
Mas afinal, 61 Days with You é bom mesmo? E por que o casal iria se separar se existe um amor tão grande e genuíno entre eles? Fica até o final para descobrir.
- Autor: Mu Qi (história e arte)
- Capítulos: 30 (em andamento, mas sem muitas informações)
- Gêneros: Aventura, Drama, Romance, Shoujo, Slice-of-Life
Tínhamos planos, mas não queríamos abrir mão dos nossos sonhos
O relacionamento abordado em 61 Days with You é muito lindo. O autor (ou autora) se incumbe de enfatizar bem o quanto um se importa e se preocupa com o outro. A questão do gênero ficou em aberto porque não consegui encontrar essa informação. Reiterando, como se trata de uma obra não tão famosa, pelo menos para nós, é complicado achar certas coisas.
No tocante ao desenvolvimento do relacionamento dos personagens, é recheado de belos momentos e de grandes promessas para o futuro. Porém, em algum momento as coisas começam a desandar, ao ponto em que a garota decide ligar para o namorado e terminar.
A atitude, que parece intempestiva, na realidade é tomada em função de um incômodo que existe há muito tempo entre os jovens: a distância.
Em termos simples, basicamente, ela mora na cidade grande e ele no interior. Claro, essa definição bem a grosso modo, mas que simplifica a situação.
A relação de ambos denota que apenas amor não é o suficiente para eles ficarem juntos. 61 Days with You aborda um tema muito interessante e relevante sobre o amor que, por muito, é deixado de lado na hora de tratar sobre o assunto: o sacrifício.
Embora se amem, cada um tem seus próprios objetivos. E nenhum está disposto a verdadeiramente abrir mão deles. Aí está o grande motivador da separação.
61 dias para aproveitar a vida a dois da melhor maneira
Após algumas conversas, o casal se encontra e decide fazer um acordo. Antes de acabar com tudo e cada um seguir seu caminho, eles prometem que vão ficar juntos por mais 61 dias e viver com total intensidade esse amor. Ambos pegam férias de seus respectivos trabalhos, ou algo do gênero, para ficar juntos por esse período.
O que antes não passava de cinco ou seis dias juntos, agora serão dois meses. Talvez não faça muito sentido essa atitude. Ademais, a própria webtoon entende que esse seria um questionamento a ser levantado e se apressa em externar isso na história por meio de outros personagens.
O emocionante e belo nesta história está justamente nesta contagem regressiva dos 61 dias dos protagonistas. As viagens, os momentos únicos registrados, as alegrias, as dores, os encontros, toda essa jornada torna-se significativa não somente para nós, leitores, mas, sobretudo, para eles. A partir disso, eles percebem o quanto se amam.
O que parecia ser grande alcança novas proporções, e o amor deles cada vez mais parece sobrepujar qualquer dúvida que eles poderiam ter antes de iniciar este plano maluco. Mas o que é amar, se não fazer coisas que fogem à racionalidade?!
Mas afinal, eles vão realmente se separar em 61 Days with You?
Eis a questão. Novamente, como supracitado, o mangá não está finalizado. Pelo menos não onde eu li. Então, não saberemos. Talvez sim, talvez não. Entretanto, alguns parágrafos acima, eu comentei acerca de clichês bobos. 61 Days with You parece ser um clichê bobo.
Sendo assim, fica fácil deduzir que, ao final, eles podem, sim, ficar juntos.
Resumindo, toda essa viagem e momentos singulares significarão tanto para eles, que vão perceber que o certo é ficar juntos e encontrar uma maneira de ambos realizarem seus sonhos sem precisar perder o outro. Todavia, o final pode ser cruel. O que não deixaria de ter uma verossimilhança com a vida real.
Porém, por não ter mais capítulos disponíveis e se tratar de uma primeira impressão, essa informação não constará aqui e, quem sabe, nem seja tão necessária assim. Aquele toque de mistério, de não saber o que será deles, torna tudo mais emocionante.
Finalizando as primeiras impressões de 61 Days with You
Por fim, dê uma chance para a 61 Days with You. É uma leitura simples, fofa e muito agradável para passar o tempo. E se você for novo com esse negócio de webtoons e não está habituado com esta modalidade de leitura, não tem problema.
Aqui na Cúpula, tem um artigo bem completo e conciso explicando o que são webtoons e como funcionam. Além do mais, se você curtiu 61 Days with You, também gosta de romance assim como eu e está procurando outras histórias românticas para derreter o coração, dá uma conferida na lista das 10 melhores webtoons de romance. Só título selo Cúpula de qualidade.
Em conclusão, eu também gravei um vídeo comentando sobre esta webtoon. Caso você queira assistir, é só dar uma conferida no vídeo abaixo: