🔥
Faça como milhares de Otakus, ouça nosso podcast sobre animes e mangás.
Toque aqui para acessar o canal do YouTube!
Análise

LISTÃO DE RECOMENDAÇÕES DA CÚPULA! #12

LISTÃO DE RECOMENDAÇÕES DA CÚPULA! #12
13 minutos para a leitura

Esse mês seguimos com mais um listão de recomendações da Cúpula.

Para aqueles que não sabem. Periodicamente organizamos uma lista de recomendações entre todos os autores da Cúpula do Trovão. O interessante dessas lista, é ver os gostos peculiares de cada um de nossos autores e como isso reflete (ou não) em suas personalidades.

Dessa vez o tema escolhido para esse listão é “mangá“!

Então aproveitem as recomendações e conheçam um pouco mais de cada um de nosso autores.

Fiquem a vontade para colocar nos comentários sugestões de temas para futuras próximas listas.

Recomendação do Pedrão: Usogui

pedro bernardes editorial

Lembram da época que saiu Alice in Boarderland e pouco depois saiu Squid Game (Round 6)?!

Então, eu fui uma das pessoas que gostou muito das duas séries e queria consumir mais conteúdo sobre.

Mas o que essas duas séries tem em comum?!

Resumindo, são histórias de pessoas que de alguma forma são obrigadas a participar de jogos por suas vidas.

E foi nessa busca por uma história nesse “molde”, que cheguei em Usogui. Porém diferente dos dois primeiros títulos que mencionei, os personagens em Usogui, não estão apostando suas vidas em jogos contra sua vontade. Pelo contrário, as pessoas estão apostando lá pela adrenalina e o vício em jogar.

Mas sobre o que é Usogui...

Capa do mangá Usogui

A história gira em torno de um mundo onde jogos de azar ilegais são comuns e controlados por organizações criminosas. O personagem principal é um jovem chamado Usogui, cujo nome significa “Juiz” em japonês. Ele atua como um árbitro neutro e implacável nos jogos de azar, garantindo que as regras sejam seguidas e a justiça seja feita.

O mangá é conhecido por sua trama complexa, jogos de azar elaborados e personagens intrigantes. Ao longo da história, Usogui se envolve em uma série de desafios e confrontos com outros jogadores talentosos, enfrentando situações cada vez mais perigosas.

“Usogui” foi serializado na revista Weekly Young Jump da Shueisha e ganhou uma base de fãs dedicada devido à sua narrativa única e emocionante. A série também foi adaptada para uma série de anime em 2012.

O mangá, assim como a maioria, começa com uma arte um pouco mais tosca, mas com o passar dos volumes evolui e chega níveis Boichi.

Mangá Usogui

Eu particulamente acho as ilustrações do autor de Usogui, Toshio Sako, simplesmente maravilhosas.

Se você gosta de uma história cirativa, “violência” e personagens complexos, Usogui é o que você está procurando.

Recomendação do Wel: Yu Yu Hakusho

Welerson da CDT

Muito provavelmente eu seja o integrante mais saudosista aqui da Cúpula. Em meio a uma enxurrada de títulos novos e leituras atrasadas, sempre encontro um espaço especial para ler obras antigas que, cá entre nós, são meu ponto fraco.

E por mais que Yu Yu Hakusho seja um título bem conhecido, recentemente tive o meu primeiro contato com o mangá. Eu já tinha assistido o anime há muitos anos, mas ler o mangá é a primeira vez.

Fiquei extremamente impactado. Quase como quando assisti o anime. O legal foi a possibilidade de fazer vários paralelos entre as mídias. Mas muita coisa eu também não lembrava de absolutamente nada, o que foi legal, pois acabou sendo quase um primeiro contato com a obra. Contudo, algumas coisas são diferentes no mangá. Momentos censurados, arcos cortados. Descobrir tudo isso foi interessante.

Sendo Yu Yu Hakusho meu anime favorito da vida, ler o mangá trouxe à tona toda uma nostalgia que eu senti quando assisti ele pela primeira vez lá em meados de 2015/2016. Além do mais, eu gravei uma série de vídeos lá para o meu canal no YouTube, comentando sobre cada uma das quatro grandes sagas do mangá. Foi um projeto bem divertido para mim. Então, caso queira assistir, vou deixar o link da playlist aqui embaixo:

Do que se trata o mangá de Yu Yu Hakusho?

Se você ficou preso dentro de uma caverna por toda a sua vida e não teve contato com a internet, eis aqui uma breve resumo de Yu Yu Hakusho. A história central acompanha um jovem chamado Yusuke Urameshi que, após salvar uma criança de ser atropela por um carro, acaba morrendo.

Contudo, essa morte não era prevista pelo mundo espiritual, que não tinha lugar reservado para ele nem no céu e nem no inferno. Dessa forma, sua alma fica vagando pelo mundo humano até receber a proposta de “renascer” como um detetive espiritual, derrotando demônios malignos.

mangás yu yu hakusho

A partir daí, temos a aparição e interação de vários outros personagens, que vão surgindo ao longo do mangá. Entre eles, Hiei, Kurama e Kuwabara, que juntamente com o Yusuke formam o icônico quarteto.

Para mim, ler o mangá de Yu Yu Hakusho foi uma experiência única e bastante agradável. Por mais que, na minha concepção, o anime conseguiu entregar melhor os momentos de carga emocional, o mangá também possui seu charme e consegue cativar de forma positiva. Leiam Yu Yu Hakusho.

Recomendação do Jão: Yuusha Goikkou no Kaerimichi

joão bernardes da cúpula do trovão

Dale pessoal, tudo baum com vocês? Estou reaparecendo rapidamente aqui na Cúpula para recomendar o one-shot Yuusha Goikkou no Kaerimichi que me impactou de várias formas diferentes.

Ao começar pelo titulo que significa algo como “Os heróis retornam para casa“, Yuusha Goikkou no Kaerimichi é um one-shot que conta a história que acontece após a “batalha final” com o Rei Demônio. E esse foi o primeiro ponto que me chamou bastante atenção.

Capa do oneshot de Yuusha Goikkou no Kaerimichi

Perguntas como: “o que será que aconteceu durante a batalha? Quem são os personagens e para onde eles vão? Como uma história de regresso irá se desenvolver assim?” são levantadas nas primeiras páginas e o autor soube dosar esse mistério de uma forma lenta, porém progressiva. Sem desperdiçar uma página.

Um misto de estranheza sempre esta envolto aos personagens (o que pode ser representado pela imagem que escolhi para essa recomendação) e a cada página que passa eu fiquei mais e mais empolgado para entender a história.

Se tratando de uma obra que tem menos de 60 páginas, se eu disser mais do que já trouxe aqui, pode ser e será um spoiler.

Então, reserve 10 minutinhos de sua semana para ler essa história fantástica!

Recomendação do Luiz: Yotsuba to!

luiz henrique autor da cúpula

Eu não lembro bem como um dia esbarrei em Yotsuba to!, ou Yotsuba &! se preferir, contudo foi uma leitura que rapidamente me cativou e ganhou meu coração. É um mangá slice of life sobre o cotidiano de uma criança de cabelos verdes, extremamente curiosa e arteira, que vive com seu pai em algum lugar do Japão.

Yotsuba to! é o tipo de obra que quer que você se divirta junto de seus personagens, que você deixe a sua ‘criança interior’ livre e que olhe mais ao seu redor. E para isso o autor, Kiyohiko Azuma, faz você enxergar a vida e o mundo pelos olhos de sua cativante e curiosa protagonista.

Isso sem contar que é uma das melhores representações de uma criança que já vi!

Talvez você nunca tenha ouvido falar desse mangá, mas ele é bem popular e está em publicação há bastante tempo. Dizem até ser um das melhores obras para ler se está aprendendo japonês.

Infelizmente, parece que mesmo sendo popular nenhuma editora aparenta muito interesse em trazer essa obra para cá… Ou simplesmente não conseguiram um acordo para licenciar ele por aqui ainda.

Assim, se lhes interessar a leitura, me ajudem a fazer lobby para as editoras notarem ele!

Portanto, vamos lá!

Do que se trata o mangá de Yotsuba to!?

Em Yotsuba to! acompanhamos as inúmeras descobertas do dia-a-dia de Yotsuba Koiwai, uma garotinha de cinco anos e cabelos verdes que vive com seu pai adotivo, Yousuke Koiwai.

Yotsuba vê o mundo como um enorme tesouro, cheio de lugares maravilhosos para explorar. Quando ela e seu pai se mudam para uma nova cidade, a garotinha naturalmente curiosa começa a investigar a vizinhança por conta própria!

Assim, após um breve incidente no parque local, ela e seu pai conhecem seus vizinhos, a família Ayase. No fim, as três filhas dos vinhos: Asagi, uma universitária – Fuuka, uma estudante do ensino médio – e a bondosa estudante do ensino fundamental, Ena – passam a participar das inúmeras travessuras de Yotsuba.

Desde aprender a usar um balanço, até descobrir como “impedir o aquecimento global” com aparelhos de ar condicionado e “reciclagem”, a capacidade da protagonista de infalivelmente se divertir em tudo surpreende e irrita as pessoas.

Me diverte muito que tanto Yousuke, como suas vizinhas e seus amigos, Jumbo e Yasuda acabam não só participando das brincadeiras malucas da Yotsuba, como também incentivando sua criatividade e se divertindo juntos no processo.

A visão de mundo de Yotsuba fica muito clara nos traços do mangá: embora a própria protagonista e outros personagens tenham aparências bastante simples, todo o mundo a volta deles é muito vívido e detalhado.

Assim, ela embarca em aventuras diárias em uma enorme busca para aproveitar bem de todas as coisas simples da vida… Coisas que as vezes nós consideramos tão cotidianas e mundanas.

Além disso podemos ver o próprio Yousuke aprendendo o que é ser pai, aproveitando que seu trabalho pode ser feito de casa ele sempre está perto dela e, parafraseando ele: – A Yotsuba é incrível.

Descobrindo os Mangás com a Cúpula do Trovão

O listão da Cúpula do Trovão além de uma lista, é uma oportunidade única de explorar as preferências individuais de nossos autores. Os mangás oferecem uma gama diversificada de histórias, que nossos autores compartilharam com entusiasmo as suas escolhas.

Se você é um entusiasta de jogos de azar, um fã nostálgico de Yu Yu Hakusho, um curioso à procura de one-shots intrigantes ou alguém que valoriza a simplicidade da vida através de Yotsuba to!, encontrará algo aqui que ressoará com você.

Explore essas histórias e compartilhe com a gente suas recomendações nos comentários. Quem sabe você sugira o tema do próxima listão de recomendações da Cúpula do Trovão.

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Escrito por

Pedro Bernardes

Profissional de Educação Física

Cult | Atleta | Leitor compulsivo

Belo Horizonte - MG

Entre na conversa, deixe seu comentário!

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!
Ei! Antes de você ir.
Se gosta de animes tanto quanto nós

Conheça nosso podcast sobre animes e mangás no Youtube!

Não se preocupe, ao clicar irá abrir uma nova aba. E você vai poder continuar sua leitura.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar nele você está aceitando nossa política de privacidade.