Especiais

O que é um mangá One-Shot? Mais do que uma curta história, um estilo!

9 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Cada pessoa tem sua história particular com o universo de animes e mangás, inclusive você. Pasmem, mas uma história pode ser boa mesmo sem ser longa – e é para isso que existe o termo “One-Shot“.

Somos completamente influenciáveis por tudo que nos cerca. Acredito que os estágios pelos quais passamos podem variar conforme a idade, a quantidade de conteúdo já consumido do âmbito, além de, claro, suas experiências de vida.

Enfim, muitos são os fatores que podem fazer com que nossos gostos mudem com o passar do tempo. Acredito que, no geral, muitas pessoas sigam um padrão. Você provavelmente conhece esse padrão, na verdade.

Muitos começam por animes, passam a acompanhar mangás e, depois, partem para o caminho das obsoletas One-Shots.

Se você ainda não está nessa última etapa, ou nem sabe do que se trata, tenho uma notícia para te dar: você certamente chegará lá, confie em mim!

O que é um One-Shot?

Uma “One-Shot“, como o próprio nome já nos diz (“um tiro” ou “tiro único”), é um termo utilizado para obras, sejam elas mangás, quadrinhos ou comics que são completas em apenas um capítulo, ou, em alguns casos específicos, em um único volume. Contudo, geralmente é em um capítulo mesmo.

Ainda, nesses “mini-contos”, são contadas histórias não fazem parte de uma série já em vigência e normalmente variam entre 15 e 40 páginas.

Na industria de mangás japonesa, o conceito de One-Shot é expressado pelo termo Yomikiri, e nasceu das histórias de um só capitulo estadunidenses. Geralmente, tais obras são escritas com o intuito de participar de concursos.

Uma premiação muito famosa que existia era o Tezuka Award (Tezuka Shou) e Akatsuka Award (Akatsuka Shou). Muitas obras que ganharam esses concursos acabaram sendo serializadas.

Ou seja, elas começaram a sua jornada em uma revista que costuma ser semanal ou mensal, como a Shounen Jump ou a Young Jump, por exemplo.

Alguns dos mangás populares hoje em dia tiveram sua primeira aparição na história dos mangás por meio de One-Shots, tais como:

  • Dragon Ball (Dragon Boy)
  • One Piece (Romance Dawn)
  • Berserk (Berserk: The Prototype)
  • Naruto
  • Hokuto no Ken
  • Bleach
  • Death Note
Lista de One Shots, com Bleach, One Piece e Berserk
Histórias famosas em suas primeiras versões One-Shot

Entretanto, nem todo One-shot é feito para servir de protótipo para uma eventual série de mangás.

Existem várias histórias que foram feitas para terem início, meio e fim, tudo em um único capítulo. Este, é o caso das seguintes One Shots:

  • Hotel: Since A.D. 2079
  • Present
  • Hello Baby
  • I am a piano
  • Allumage
One Shots que não são protótipos
Alguns One Shots de histórias que não são protótipos

Incentivo a produção de One-Shots!

Existem alguns eventos espalhados pelo mundo que premiam os One-Shots. O intuito desses eventos é incentivar novos desenhistas e autores, e também, é claro, descobrir o próximo One Piece da vez, né rs

Atualmente, no Japão, existem diversos concursos desse âmbito. Um bom exemplo é o Kyoto International Manga Awards, no qual qualquer pessoa pode participar.

Caso um estrangeiro ganhe o concurso, ele terá todas as despesas pagas pela organização (passagem e acomodações), fora um interprete, caso seja necessário.

Há também outros eventos internacionais com premiações, caso tenha interesse em informações ou em participar basta acessar esse link.

One-Shots no nosso país?

No Brasil, entre os anos de 2014 e 2015, ocorreu o 1° Concurso de Mangá Nacional, realizado pela NHQ (Núcleo de Histórias em Quadrinhos), no qual as duas melhores One Shots foram selecionadas para serem publicadas em uma antologia.

Os dois autores que foram selecionados pelo concurso tiveram suas obras remuneradas com contrato e todo o custo de impressão foram custeados pela NHQ.

No ano seguinte houve uma segunda edição, porém, atualmente não se tem notícia de uma nova edição desse concurso, o que é bem triste por sinal.

As histórias vencedoras foram:

  • Elemental King’s (2015)
  • A lenda de Bold (2015)
  • Leão Branco e a árvore de anhangá (2016)
  • A fuga do inferno (2016)
Alguns One-Shots Brasileiros, capas dos mesmos
Alguns One-Shots Brasileiros

Para os desenhistas e escritores de plantão, a editora JBC promove um concurso conhecido como BMA (Brazil Mangá Awards), que tem o intuito de premiar os melhores mangás no formato One-Shot.

Para participar a história deve ser original e conter entre 24 e 32 páginas. A ultima edição desse concurso foi no ano de 2018, e, novamente infelizmente, não há previsão para uma nova edição.

Porém, fiquem ligados na ala de inscrições da BMA, porque as informações sobre o concurso que eles promovem e outros que são promovidos no Brasil a fora são divulgados por lá.

Capa dos vencedores do BMA 1ª e 2ª edição
Os vencedores do BMA 1ª e 2ª edição

Finalizando…

Eu pessoalmente leio muitos One-Shots quando posso. Ainda, acho admirável o fato de que é, de fato, possível entregar uma história memorável em tão poucas páginas.

Algo muito interessante é que, ao mesmo tempo que essas páginas são poucas, elas parecem muitas, pois toda uma história é iniciada, desenvolvida e concluída.

Antes citei Hotel: Since A.D.2079, de Boichi, que é uma dessas histórias que faz você ficar pensando mesmo depois de dias (e quem sabe meses) após seu término. Aliás, eu já falei um pouco sobre essa obra aqui na Cúpula, então fica o convite para você ler o artigo e dar uma conferida.

Mas então, você já conhecia o termo “One Shot“? Qual seu One-Shot preferida? Você já desenhou/escreveu alguma One-Shot?

Compartilhe com a gente nos comentários para trocarmos algumas idéias e conhecer obras novas, bem como trocar experiências.

Escrito por

Pedro Bernardes

Profissional de Educação Física

Cult | Atleta | Leitor compulsivo

Belo Horizonte - MG

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Gosta de animes e mangás? Conheça o nosso podcast!