Especiais

7 dos melhores filmes do Studio Ghibli (esses não dá para deixar passar)

12 minutos para a leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Antes de iniciar de fato o tema deste texto, sobre 7 dos melhores filmes do Studio Ghibli, é importante salientar que esta não é uma lista definitiva dos “MELHORES” do estúdio. Os filmes que estarão presentes nada mais são do que um retrato da minha opinião daqueles que você não pode deixar passar em branco nessa vida, sendo um fã de filmes, não só animes.

A realização deste texto deixa ainda mais em evidência minha fama como “ghibliboy” aqui dentro da Cúpula. Anteriormente, já havia escrito alguns textos isolados sobre alguns filmes do estúdio, dos quais farei menção também aqui ao longo do desenvolvimento deste artigo.

Ademais, também é válido ressaltar que os filmes expostos aqui não foram os escolhidos de todos os filmes do estúdio, mas sim dos que eu já assisti até o momento (que também não foram poucos).

Pensando de uma maneira otimista de que este texto pode gerar um bom engajamento, posso cogitar a ideia de escrever uma continuação.

Dado estes avisos de extrema importância, podemos seguir com as indicações dos 7 melhores filmes do Stuido Ghibli.

1. Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro)

meu amigo totoro ghibli

Chega a ser um tanto complexo definir qual dos filmes do Studio Ghibli é o melhor ou mesmo o preferido. Entretanto, de todos os filmes disponíveis do catálogo do Ghibli, Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro) segue sendo um dos meus favoritos.

Sobretudo, por ser um filme relaxante e muito agradável visualmente, assim como a grande maioria dos filmes do estúdio, Totoro ganhou um espaço no meu coração. Sem contar a trilha sonora que é muito linda.

Quanto ao enredo do filme, somos apresentados as irmãs Satsuki e Mei. Logo na introdução, vemos que elas estão se mudando para uma casa mais isolada do mundo. O motivo disto é para se aproximarem mais de sua mãe, que estava hospitalizada em um centro médico próximo daquela região.

totoro e as crianças filme ghibli

Por fim, é neste lugar que Satsuki e Mei conhecem os Totoros, adoráveis criaturas místicas e alegres que, sobretudo, só podem ser vistas pelas crianças. Ao lado desses seres mágicos, as duas irmãs vivem grandes aventuras no campo. E são essas aventuras que fazem valer a pena o longa.

Ademais, caso você tenha interesse em saber um pouco mais sobre os acontecimentos que norteiam o filme, deixarei abaixo um vídeo do meu canal que gravei falando sobre Meu Amigo Totoro.

2. Ponyo à Beira-Mar (Gake no ue no Ponyo)

personagens principais do filme ghibli

Lembro-me que Ponyo (Gake no ue no Ponyo) foi um dos primeiros filmes que assisti do Studio Ghibli, ainda quando não tinha conhecimento da magnitude do mesmo.

O fato da história trabalhar com elementos aquáticos deixa toda a história mais bela, pois os cenários no fundo do mar são encantadores.

Nesta trama, conhecemos um garoto chamado Sousuke, que encontra um peixinho dourado preso em uma garrafa e decide libertá-lo, sem saber que se trata da deusa do mar, Ponyo.

ponyo do studio ghibli

Filha de um poderoso mago, ela se comove com a atitude do menino e usa a magia do pai para se transformar em humana. Dessa forma, acredita poder fortalecer a amizade com Sousuke.

Todavia, a substância de sua poção mágica pode colocar em risco o vilarejo onde mora o menino. E para subverter isto, eles precisarão trabalhar em conformidade para não deixar que as pessoas corram riscos, mas que eles também não tenham que se separar.

3. A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi)

a viagem de chihiro, do ghibli

Talvez um dos mais aclamados do estúdio. A Viagem de Chihiro (Spirited Away) é um dos filmes que mais vejo sendo comentados, tanto pelas pessoas voltadas a esse universo dos animes/mangás, como também os que, esporadicamente, consomem este tipo de conteúdo. É um filme famigerado.

Ademais, para comprovar a influência da obra no mundo cinematográfico, ele recebeu mais de 30 prêmios internacionais, entre eles o Oscar de Melhor Filme de Animação.

No que tange aos acontecimentos do filme, conhecemos uma garota chamada Chihiro e seus pais, que estão se mudando para uma cidade diferente. Aqui há uma leve coincidência com o filme Meu Amigo Totoro, que também tem um começo similar. Algo comum nos filmes do Ghibli.

personagens do filme do ghibli

A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Por fim, esse atalho os levam para um túnel que os teleporta para uma outra dimensão. Neste universo, eles se deparam com uma mesa repleta de comida.

Por fim, Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos.

Agora, apenas Chihiro pode salvá-los.

4. O Mundo dos Pequeninos (Kari-gurashi no Arietti)

Arrietty, personagem do filme do ghibli

Lançado no Brasil no dia 21 de junho de 2012, O Mundo dos Pequeninos, dirigido por Hiromasa Yonebayashi, é um filme também fantástico, repleto de aventuras e grandes lições de moral que podem ser facilmente aplicadas na vida. Isso torna o filme mais tangível e real.

Nesta trama do Studio Ghibli, é mostrado a vida de Arrietty e sua família, que são seres pequenos que moram abaixo de uma casa antiga e sobrevivem coletando itens que, segundo eles, não farão falta para os humanos.

Pegam somente o necessário para sobreviverem. No entanto, quando o jovem Shawn se hospeda na casa, ele acaba se tornando amigo de Arrietty, o que coloca o segredo dos pequeninos em risco, uma vez que não podem jamais serem vistos por humanos.

o mundo dos pequeninos do studio ghibli

Shawn jura proteger o segredo dos pequenos seres, mas ainda assim muitas coisas acabam se desencadeando.

Mais do que um filme divertido, O Mundo dos Pequeninos traz boas reflexões acerca da vida e também de percepções.

É, indubitavelmente, um filme que vale a pena ser assistido. Vale cada minuto investido nele, assim como os dois filmes supracitados.

Se quiser saber mais sobre O Mundo dos Pequeninos, também há um vídeo no meu canal sobre ele.

5. O Serviço de Entregas da Kiki (Majo no Takkyūbin)

o serviço de entregas da kiki, do ghibli

Este aqui é o que eu chamo de versão Ghibli do Harry Potter. Quando você for assistir ele, você que ainda não o conhece, irá entender melhor essa leve referência ao maior bruxo de todos os tempos.

Neste longa do Studio Ghibli, somos apresentados a uma garota chamada Kiki que, por ordem de sua mãe, parte para um aprendizado de um ano, acompanhada por seu gato preto. Talvez leve referência a Sabrina, a Bruxinha? Quem sabe?!

o serviço de entregas da kiki do studio ghibli

A um comando de sua vassoura mágica, ela vai parar na charmosa cidadezinha de Moreoastal. Infelizmente, os hotéis locais não aceitam bruxas e a polícia a flagra fazendo algumas travessuras.

Seguimos, então, a jornada de Kiki e seu curioso trabalho como “garota correio”. Assim como os demais, é um filme leve, divertido e bastante agradável. Seguindo a lógica, se tiver interesse, pode assistir ao vídeo que gravei sobre ele aqui abaixo.

6. Sussurros do Coração (Mimi wo Sumaseba)

sussurros do coração, do ghibli

Sussurros do Coração (Mimi wo Sumaseba) é um dos filmes que eu já havia escrito aqui para a Cúpula, como citei no início deste artigo. Logo, não irei me prolongar muito a dissertar sobre ele. Mas deixarei aqui a sinopse para conhecimento.

Shizuku é uma estudante que sonha ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que Shizuki pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa.

filme do studio ghibli

Ademais, caso tenha ficado no ar a curiosidade, você pode ler o texto clicando no link que deixei acima, ou você também pode assistir ao vídeo que gravei sobre ele, que estará logo abaixo.

7. Eu Posso Ouvir o Oceano (Umi ga Kikoeru)

eu posso ouvir o oceano, do ghibli

Eis que, finalmente, chegamos a última indicação deste texto, o filme Eu Posso Ouvir o Oceano. Esse é um daqueles filmes do Ghibli que não chama muito a atenção por conter um desenvolvimento desacelerado e monótono.

Entretanto, é um filme bom e interessante.

A história se desenvolve a partir da chegada de uma bela estudante de Tóquio, que acaba provoca um problema na relação entre dois melhores amigos. Parece ser fraco e não valer tanto a pena, mas vale dar uma conferida no filme para tirar suas próprias conclusões.

personagens principais do filme do Studio Ghibli

Para fechar com chave de ouro, você também pode dar uma conferida no vídeo que gravei sobre Eu Posso Ouvir o Oceano. O vídeo estará logo abaixo.

Finalizando a lista dos 7 melhores filmes do Studio Ghibli (para mim)

Por fim, espero que tenham gostado das indicações. E reiterando, não são os melhores filmes do Ghibli segundo a critica ou qualquer coisa do gênero. São os melhores filmes segundo minha opinião. Caso ainda não tenha ficado claro.

Esse artigo demandou um bom tempo da minha vida, então, se possível, me ajuda aí a como deixar essa lista ainda mais precisa! Comenta qual filme do Ghibli você acha que ficou faltando aqui e o motivo pelo qual você acredita nisso!

Além disso, esse é um bom artigo para mandar para aquele seu amigo ou amiga assinante de Netflix que, além dos melhores animes da Netflix, também quer ver os possíveis melhores filmes do Ghibli lá na plataforma!

Escrito por

Welerson Silva

Quase Jornalista e Escritor

Youtuber | Escrita cabeçuda

Brasília - DF

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo