Bem como a série Monogatari, a franquia Fate já conta com diversos e diversos títulos que, para a maioria das pessoas, não são nada intuitivos quando o assunto é: “por onde começar?”. Sendo assim, faz-se necessário um Guia Fate, e é isso que eu lhe trago aqui, leitor(a).
É notável que a série Fate já chamou a atenção de muita gente, seja pelo seu plot diferenciado com toda a história da Guerra do Santo Graal, pelos seus personagens carismáticos com roupagens incríveis ou pelo elevadíssimo nível técnicos de suas adaptações para anime (graças ao no-budget estúdio ufotable).
Na verdade, todos esses pontos me marcaram, e certamente marcam quem assiste. Mas no fim das contas, como entrar nesse mundo da série Fate, então?
Como mencionei antes, hoje em dia já contamos com muitas mídias que possuem “Fate/” no nome.
Isso torna bem difícil para uma pessoa começar a se deleitar com a franquia, tendo em vista que são literalmente uns 20+ títulos (dentre animes normais, OVAs, spin-offs e filmes).
Irei trazer primeiro uma versão reduzida do verdadeiro Guia Fate. Nesta versão, irei elencar algumas formas de assistir a “história principal” de Fate.
Chamei de principal, todavia não tenho ideia se é, mas é inegável que é a mais conhecida, então por isso chamei assim.
Depois dela, você cairá num Guia Fate completíssimo, cuja fonte foi o Anime-Planet. Foi de longe o guia mais “direto ao ponto” que eu encontrei, e por isso o usarei como base para o nosso aqui da Cúpula do Trovão.
Espero que gostem!

O que é a série Fate? De onde vem?
Antes de mais nada, acho bacana contextualizar um pouco o que é Fate.
A franquia Fate teve início pelas mãos da Type-Moon, uma companhia focada no desenvolvimento de jogos, mas com foco em Visual Novels.
Uma visual novel é, basicamente falando, um jogo de “escolhas”, onde o jogador será o responsável pelas tomadas de decisão do personagem principal.
Geralmente, têm-se diversas possibilidades diferentes de desenvolvimentos e desfechos, pois existem diversas opções de respostas para serem escolhidas.
Naturalmente, a trama dos jogos, bem como os personagens, se desenvolvem com base na sequência de escolhas do jogador (você).
Os jogos em si são bem “simples”, onde temos personagens (geralmente com design anime-like) interagindo entre si, mediantes vários quadros estáticos e diálogos.
É, sim, falando assim parece bem chato. Porém é melhor e mais divertido do que parece!
A série de anime Fate provém dessa franquia de jogos, e teve inicio com o anime de 2006, do Studio Deen. Este primeiro anime se baseou no primeiro jogo com “Fate/” no nome, chamado “Fate/Stay Night“, que, por sinal, é o mesmo nome do anime feito pelo Deen.
O sucesso de Fate é tão monstruoso que hoje temos mangás, light novels, animes e ainda mais jogos que se baseiam na miologia do universo criado por Takashi Takeuchi e Nasu Kinoko, o artista e o escritor da série, respectivamente.
Como assistir Fate? – Os 4 títulos mais conhecidos da franquia!
Começarei com o Guia Fate reduzido. Neste aqui, irei trazer as 3 possíveis rotas das VN’s que foram adaptadas para anime, sendo elas: ordem cronológica, ordem de lançamento e a ordem “sem ordem”.
Em todas elas a narrativa foca em mostrar como Emiya Shirou, o protagonista, se relaciona com os personagens (e com as garotas rs) e também como se posiciona perante a Guerra do Santo Graal.
Ou seja, todas são variantes da mesma história, porém, devido as escolhas do protagonista, as coisas tomam rumos bem diferentes apesar de terem começado “iguais”.
Lembrando que todas serão rearranjos dos animes:
- Fate/Stay Night (rota da Saber)
- Unlimited Bladeworks (rota da Tohsaka Rin)
- Heaven’s Feel (rota da Sakura)
- Fate/Zero (prólogo da série)
1. Ordem de Lançamento

Essa é a ordem em que o anime de Fate foi lançado, então meio que não tem erro em segui-la. Além disso, é uma ótima ideia para não levar um choque com a diferença da qualidade da animação da série de 2006 para com as demais.
Após ver essas, sinta-se a vontade para ver todos os outros trocentos spin-offs e extras que a série Fate possui. São vários, aliás. Boa sorte! Ah, por isso eu montei esse Guia Fate. Então continue lendo que já já chegamos no final!
E sobre o filme de Unlimited Bladeworks, pode ignorar. É só o Fate/Stay Night Unlimited Bladeworks (aquele da Netflix) bem rushadão. Ou seja, not worth it.
2. Ordem Cronológica

Essa é a ordem cronológica da história. Sendo assim, é a ordem na qual os eventos discorridos no anime ocorrem de fato.
Sinceramente, eu não acho que valha a pena ver dessa foram, pois acaba com a graça alguns twists e revelações. Mesma coisa que comentei no Guia Monogatari. Not worth it.
3. Ordem “sem Ordem”!
Sem imagem, porque, bem… não há ordem.
Não sou um grande fã desse formato, mas há quem diga que, por serem rotas e realidades “paralelas” umas as outras, meio que não importa a ordem na qual você vai assistir.
Digo, não sou fã porque, apesar de a história ser independente, os elementos narrativos adotados pelos produtores farão diferença, tendo em vista que muitas referências você pode acabar por não pegar.
Além disso, a chance de os twists ficarem confusos são bem maiores, e a trama pode acabar não ficando tão envolvente.
Contudo, é fato que todas essas 4 temporadas de Fate contam suas histórias por si só (menos o filme do Unlimited Bladeworks).
Guia Fate Completo – Eu preciso assistir tudo? Como assistir?
Com base numa lista postada no site Anime-Planet, formulei o esse Guia Fate “assista/pule/opcional” abaixo. Ela está em ordem de lançamento dos animes. Deu trabalho, então leiam. Abraços~
Eu traria a lista inteira postada por lá, mas tem muitos títulos que não valem nem a menção por serem especiais de pouquíssimos minutos ou resumos de outras temporadas. Entretanto, se quiser a completa mesmo assim, clique aqui.
1. Fate/stay night (2006)
Assista. É aqui que a série começa. Porém, se não conseguir assistir por conta de ser um anime meio datado (velho), recomendo que assista os números 8 e 9 da lista, e depois recomece a lista.

2. Fate/Zero (2011)
Assista. Esse é basicamente o prólogo da série, onde é mostrado o passado de personagens chaves da trama introduzida em Stay Night. Mas eu continuo preferindo assistir isso aqui DEPOIS de ver o anime citado acima.

3. Fate/Zero Cafe (2013)
Pule. Afinal, é só uma comédia com bonequinhos chibi. Pode ser fofo, mas vale seu tempo? Pense bem, mas, se valer, vá em frente.

4. Fate/Zero: Onegai! Einzbern Soudanshitsu (2012)
Pule. Comédia chibi, novamente. Ou seja, veja se quiser, mas por mim pula.

5. Lord El-Melloi II’s Case Files {Rail Zeppelin} Grace note – A Grave Keeper, a Cat, and a Mage (2018)
Opcional, porque essa temporada fala sobre um dos personagens que nos é introduzido em Fate/Zero, o Waver Velvet (o mestre do Rider; Alexandre o Grande).

6. Lord El-Melloi II’s Case Files {Rail Zeppelin} Grace note (2019)
Opcional. Se você assistiu a primeira parte, veja a segunda, né.

7. Fate/stay night: Unlimited Blade Works Movie (2010)
Pule, porque você certamente vai assistir o próximo da lista, e este aqui é só um resumo meio ruim e sem muitas explicações.
8. Fate/stay night: Unlimited Blade Works Prologue (2014)
Assista, pois, apesar de não essencial, é uma boa introdução para a “série principal”.

9. Fate/stay night: Unlimited Blade Works (2014)
Assista. Na minha opinião, essa é a melhor rota possível da série. Lembra da versão de 2006 do Studio Deen? Então, UBW é basicamente ela, só que com uma garota melhor e com animações de deixar o queixo caído. Cheguei até a por no meu primeiro TOP NETFLIX aqui da Cúpula.

10. Fate/stay night: Heaven’s Feel I. presage flower (2017)
Assista, mas tenha em mente que, novamente, é uma rota alternativa do primeiro título da lista.

11. Fate/stay night: Heaven’s Feel II. lost butterfly (2019)
Assista, afinal, é a continuação direta da terceira rota proposta.

12. Fate/stay night: Heaven’s Feel III. spring song (2020)
Assista, porque é a sequência que conclui essa terceira rota.

13. Fate/Prototype (2011)
Opcional. Parece interessante, porque nesse aqui o mestre humano protagonista é uma garota, e seu servo é um homem (Rei Arthur, versão masculina).

14. Fate/Extra Last Encore (2018)
Opcional. Este título é diferenciado, pois, apesar de levar “Fate” no nome, não tem nada da franquia inteira no plot disso. Na verdade, a única coisa que remete a série é o design dos personagens e seus nomes. Entretanto, a animação continua belíssima. Então deve valer a pena.

15. Fate/Extra Last Encore: Illustrias Tendousetsu (2018)
Opcional. É uma continuação direta do anterior, que trás a batalha final.

16. Fate/Apocrypha (2017)
Opcional. Este possui uma pegada um pouco inovadora, pois traz 14 servos, ao invés dos clássicos 7 que tínhamos ao longo da série inteira. Dizem que a parte sonora merece destaque aqui também.

17. Fate/Kaleid Liner Prisma Illya (2013)
Pule, a menos que você curta muito a vibe garotas mágicas.

18. Fate/Grand Order: First Order (2016)
Opcional. É um filme que introduz o universo de Grand Order, sendo assim, acredito que pode ser interessante.

19. Fate/Grand Order -Divine Realm of the Round Table: Camelot- Wandering; Agateram (2020)
Ainda em desenvolvimento, mas é um será um filme que contará uma rota bem popular do jogo, chamada de “Order VI: The Sacred Round Table Realm: Camelot”.

20. Fate/Grand Order -Divine Realm of the Round Table: Camelot- Paladin; Agateram (2021)
Ainda em desenvolvimento, e é uma continuação direta do anterior.
21. Fate/Grand Order: Absolute Demonic Front – Babylonia – Initium Iter (2019)
Opcional. Esse aqui funciona como um episódio 0 para o próximo da lista, então talvez valha a pena dar uma chance.
22. Fate/Grand Order: Absolute Demonic Front – Babylonia (2019)
Opcional. O bacana deste é que pode ser o primeiro da lista que você vê na vida, pois ele independe de todos os outros (igual muitos aqui, mas enfim, você entendeu).

23. Fate/Grand Order: Moonlight/Lostroom (2017)
Pule, a menos que você jogue/jogou o jogo. Caso contrário, a história não fará sentido algum.

24. Carnival Phantasm (2011)
Opcional, apesar de ser uma ótima recomendação. Esse aqui faz uma paródia à “série principal”. Ou seja, teoricamente, não seria preciso assistir nenhum outro antes desse, mas você não entenderia as piadinhas internas e nem as referências. Sendo assim, eu recomendaria que você visse pelo menos uma das 3 ordens que sugeri lá em cima, e depois viesse para esse aqui.

25. Today’s Menu for Emiya Family (2018)
Pule, a menos que você seja muito fã de slice-of-life com comida (ou dos personagens da série).

Finalizando este ENORME guia sobre como assistir Fate…
Enfim, chegamos ao final! E você, depois de descobrir sobre todas essas formas diferentes de acompanhar a série Fate, tenho certeza que você ficou minimamente feliz (ou triste) com esse Guia Fate!
Desta forma, por favor, deixe suas sugestões e comentários, afinal, nenhuma verdade é absoluta. Menos que a Tohsaka Rin é a best girl do anime. Disso não há dúvidas, porque contra fatos não há argumentos.
Além disso, de brinde por ter chego até aqui, no final desse gigantesco Guia, aqui vai uma fofíssima chibi Saber:

Um aviso importante: ajude o Guia Fate a ficar atualizado!
VOCÊ pode me ajudar a sempre manter esse Guia Fate atualizado.
E é bem simples: basta que, quando você estiver lendo ele e sentir falta de algum Fate importante, é só falar ali nos comentários que eu faço minha pesquisa e adiciono o novo título ao Guia!
Finalizando de vez, se você gostou desse artigo, deixa aquele “like” ali no botãozinho abaixo! Isso ajuda as pessoas a encontrar nosso conteúdo, ou seja, esse Guia Fate poderá ajudar muito mais gente a entender a ordem para assistir esse anime, assim como ajudou você!
Os comentários estão desabilitados.