Especiais

Fate Guia : Qual a ordem para assistir? Como começar?

15 minutos para leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no pocket

Bem como a série Monogatari, a franquia Fate já conta com diversos e diversos títulos que, para a maioria das pessoas, não são nada intuitivos quando o assunto é: “por onde começar?”. Sendo assim, faz-se necessário um Guia Fate, e é isso que eu lhe trago aqui, leitor(a).

É notável que a série Fate já chamou a atenção de muita gente, seja pelo seu plot diferenciado com toda a história da Guerra do Santo Graal, pelos seus personagens carismáticos com roupagens incríveis ou pelo elevadíssimo nível técnicos de suas adaptações para anime (graças ao no-budget estúdio ufotable).

Na verdade, todos esses pontos me marcaram, e certamente marcam quem assiste. Mas no fim das contas, como entrar nesse mundo da série Fate, então?

Como mencionei antes, hoje em dia já contamos com muitas mídias que possuem “Fate/” no nome.

Isso torna bem difícil para uma pessoa começar a se deleitar com a franquia, tendo em vista que são literalmente uns 20+ títulos (dentre animes normais, OVAs, spin-offs e filmes).

Irei trazer primeiro uma versão reduzida do verdadeiro Guia Fate. Nesta versão, irei elencar algumas formas de assistir a “história principal” de Fate.

Chamei de principal, todavia não tenho ideia se é, mas é inegável que é a mais conhecida, então por isso chamei assim.

Depois dela, você cairá num Guia Fate completíssimo, cuja fonte foi o Anime-Planet. Foi de longe o guia mais “direto ao ponto” que eu encontrei, e por isso o usarei como base para o nosso aqui da Cúpula do Trovão.

Espero que gostem!

Personagens que chamam atenção!

O que é a série Fate? De onde vem?

Antes de mais nada, acho bacana contextualizar um pouco o que é Fate.

A franquia Fate teve início pelas mãos da Type-Moon, uma companhia focada no desenvolvimento de jogos, mas com foco em Visual Novels.

Uma visual novel é, basicamente falando, um jogo de “escolhas”, onde o jogador será o responsável pelas tomadas de decisão do personagem principal.

Geralmente, têm-se diversas possibilidades diferentes de desenvolvimentos e desfechos, pois existem diversas opções de respostas para serem escolhidas.

Naturalmente, a trama dos jogos, bem como os personagens, se desenvolvem com base na sequência de escolhas do jogador (você).

Os jogos em si são bem “simples”, onde temos personagens (geralmente com design anime-like) interagindo entre si, mediantes vários quadros estáticos e diálogos.

É, sim, falando assim parece bem chato. Porém é melhor e mais divertido do que parece!

A série de anime Fate provém dessa franquia de jogos, e teve inicio com o anime de 2006, do Studio Deen. Este primeiro anime se baseou no primeiro jogo com “Fate/” no nome, chamado “Fate/Stay Night“, que, por sinal, é o mesmo nome do anime feito pelo Deen.

O sucesso de Fate é tão monstruoso que hoje temos mangás, light novels, animes e ainda mais jogos que se baseiam na miologia do universo criado por Takashi TakeuchiNasu Kinoko, o artista e o escritor da série, respectivamente.

Como assistir Fate? – Os 4 títulos mais conhecidos da franquia!

Começarei com o Guia Fate reduzido. Neste aqui, irei trazer as 3 possíveis rotas das VN’s que foram adaptadas para anime, sendo elas: ordem cronológica, ordem de lançamento e a ordem “sem ordem”.

Em todas elas a narrativa foca em mostrar como Emiya Shirou, o protagonista, se relaciona com os personagens (e com as garotas rs) e também como se posiciona perante a Guerra do Santo Graal.

Ou seja, todas são variantes da mesma história, porém, devido as escolhas do protagonista, as coisas tomam rumos bem diferentes apesar de terem começado “iguais”.

Lembrando que todas serão rearranjos dos animes:

  • Fate/Stay Night (rota da Saber)
  • Unlimited Bladeworks (rota da Tohsaka Rin)
  • Heaven’s Feel (rota da Sakura)
  • Fate/Zero (prólogo da série)

1. Ordem de Lançamento

Ordem-de-lançamento do Guia Fate
Clique para ampliar a imagem

Essa é a ordem em que o anime de Fate foi lançado, então meio que não tem erro em segui-la. Além disso, é uma ótima ideia para não levar um choque com a diferença da qualidade da animação da série de 2006 para com as demais.

Após ver essas, sinta-se a vontade para ver todos os outros trocentos spin-offs e extras que a série Fate possui. São vários, aliás. Boa sorte! Ah, por isso eu montei esse Guia Fate. Então continue lendo que já já chegamos no final!

E sobre o filme de Unlimited Bladeworks, pode ignorar. É só o Fate/Stay Night Unlimited Bladeworks (aquele da Netflix) bem rushadão. Ou seja, not worth it.

2. Ordem Cronológica

Ordem-Cronológica Guia fate
Clique para ampliar a imagem

Essa é a ordem cronológica da história. Sendo assim, é a ordem na qual os eventos discorridos no anime ocorrem de fato.

Sinceramente, eu não acho que valha a pena ver dessa foram, pois acaba com a graça alguns twists e revelações. Mesma coisa que comentei no Guia Monogatari. Not worth it.

3. Ordem “sem Ordem”!

Sem imagem, porque, bem… não há ordem.

Não sou um grande fã desse formato, mas há quem diga que, por serem rotas e realidades “paralelas” umas as outras, meio que não importa a ordem na qual você vai assistir.

Digo, não sou fã porque, apesar de a história ser independente, os elementos narrativos adotados pelos produtores farão diferença, tendo em vista que muitas referências você pode acabar por não pegar.

Além disso, a chance de os twists ficarem confusos são bem maiores, e a trama pode acabar não ficando tão envolvente.

Contudo, é fato que todas essas 4 temporadas de Fate contam suas histórias por si só (menos o filme do Unlimited Bladeworks).

Guia Fate Completo – Eu preciso assistir tudo? Como assistir?

Com base numa lista postada no site Anime-Planet, formulei o esse Guia Fate “assista/pule/opcional” abaixo. Ela está em ordem de lançamento dos animes. Deu trabalho, então leiam. Abraços~

Eu traria a lista inteira postada por lá, mas tem muitos títulos que não valem nem a menção por serem especiais de pouquíssimos minutos ou resumos de outras temporadas. Entretanto, se quiser a completa mesmo assim, clique aqui.

1. Fate/stay night

Assista. É aqui que a série começa. Porém, se não conseguir assistir por conta de ser um anime meio datado (velho), recomendo que assista os números 8 e 9 da lista, e depois recomece a lista.

Saber de 2006, no anime

2. Fate/Zero

Assista. Esse é basicamente o prólogo da série, onde é mostrado o passado de personagens chaves da trama introduzida em Stay Night. Mas eu continuo preferindo assistir isso aqui DEPOIS de ver o anime citado acima.

Fate Zero, elenco

3. Fate/Zero Cafe

Pule. Afinal, é só uma comédia com bonequinhos chibi. Pode ser fofo, mas vale seu tempo? Pense bem, mas, se valer, vá em frente.

Fate Zero Cafe

4. Fate/Zero: Onegai! Einzbern Soudanshitsu

Pule. Comédia chibi, novamente. Ou seja, veja se quiser, mas por mim pula.

Fate Zero Onegai Einzbern Soudanshitsu Guia Fate

5. Lord El-Melloi II’s Case Files {Rail Zeppelin} Grace note – A Grave Keeper, a Cat, and a Mage

Opcional, porque essa temporada fala sobre um dos personagens que nos é introduzido em Fate/Zero, o Waver Velvet (o mestre do Rider; Alexandre o Grande).

Lord El-Melloi II's Case Files Rail Zeppelin Grace note A Grave Keeper, a Cat, and a Mage Guia Fate

6. Lord El-Melloi II’s Case Files {Rail Zeppelin} Grace note

Opcional. Se você assistiu a primeira parte, veja a segunda, né.

lord-el-melloi-iis-case-files-rail-zeppelin-grace-note-série fate (1)

7. Fate/stay night: Unlimited Blade Works Movie

Pule, porque você certamente vai assistir o próximo da lista, e este aqui é só um resumo meio ruim e sem muitas explicações.

8. Fate/stay night: Unlimited Blade Works Prologue

Assista, pois, apesar de não essencial, é uma boa introdução para a “série principal”.

Fate stay night Unlimited Blade Works Prologue Guia Fate

9. Fate/stay night: Unlimited Blade Works

Assista. Na minha opinião, essa é a melhor rota possível da série. Lembra da versão de 2006 do Studio Deen? Então, UBW é basicamente ela, só que com uma garota melhor e com animações de deixar o queixo caído. Cheguei até a por no meu primeiro TOP NETFLIX aqui da Cúpula.

stay night Unlimited Blade Works

10. Fate/stay night: Heaven’s Feel I. presage flower

Assista, mas tenha em mente que, novamente, é uma rota alternativa do primeiro título da lista.

Fate stay night Heaven's Feel I. presage flower Guia Fate

11. Fate/stay night: Heaven’s Feel II. lost butterfly

Assista, afinal, é a continuação direta da terceira rota proposta.

Fate stay night Heaven's Feel II. lost butterfly Guia Fate

12. Fate/stay night: Heaven’s Feel III. spring song

Assista, porque é a sequência que conclui essa terceira rota.

Heaven's Feel III. spring song

13. Fate/Prototype

Opcional. Parece interessante, porque nesse aqui o mestre humano protagonista é uma garota, e seu servo é um homem (Rei Arthur, versão masculina).

Fate Prototype com Arthur masculino

14. Fate/Extra Last Encore

Opcional. Este título é diferenciado, pois, apesar de levar “Fate” no nome, não tem nada da franquia inteira no plot disso. Na verdade, a única coisa que remete a série é o design dos personagens e seus nomes. Entretanto, a animação continua belíssima. Então deve valer a pena.

Fate Extra Last Encore Guia Fate

15. Fate/Extra Last Encore: Illustrias Tendousetsu

Opcional. É uma continuação direta do anterior, que trás a batalha final.

Fate Extra Last Encore Illustrias Tendousetsu Guia Fate

16. Fate/Apocrypha

Opcional. Este possui uma pegada um pouco inovadora, pois traz 14 servos, ao invés dos clássicos 7 que tínhamos ao longo da série inteira. Dizem que a parte sonora merece destaque aqui também.

Fate Apocrypha personagens principais conversando

17. Fate/Kaleid Liner Prisma Illya

Pule, a menos que você curta muito a vibe garotas mágicas.

Fate Kaleid Liner Prisma Illya Guia Fate

18. Fate/Grand Order: First Order

Opcional. É um filme que introduz o universo de Grand Order, sendo assim, acredito que pode ser interessante.

Fate Grand Order First Order Guia Fate

19. Fate/Grand Order -Divine Realm of the Round Table: Camelot- Wandering; Agateram

Ainda em desenvolvimento, mas é um será um filme que contará uma rota bem popular do jogo, chamada de “Order VI: The Sacred Round Table Realm: Camelot”. 

Fate Grand Order -Divine Realm of the Round Table Camelot- Wandering Agateram capa do jogo

20. Fate/Grand Order -Divine Realm of the Round Table: Camelot- Paladin; Agateram

Ainda em desenvolvimento, e é uma continuação direta do anterior.

21. Fate/Grand Order: Absolute Demonic Front – Babylonia – Initium Iter

Opcional. Esse aqui funciona como um episódio 0 para o próximo da lista, então talvez valha a pena dar uma chance.

22. Fate/Grand Order: Absolute Demonic Front – Babylonia

Opcional. O bacana deste é que pode ser o primeiro da lista que você vê na vida, pois ele independe de todos os outros (igual muitos aqui, mas enfim, você entendeu).

Grand Order Absolute Demonic Front - Babylonia

23. Fate/Grand Order: Moonlight/Lostroom

Pule, a menos que você jogue/jogou o jogo. Caso contrário, a história não fará sentido algum.

Fate Grand Order Moonlight Lostroom Guia Fate

24. Carnival Phantasm

Opcional, apesar de ser uma ótima recomendação. Esse aqui faz uma paródia à “série principal”. Ou seja, teoricamente, não seria preciso assistir nenhum outro antes desse, mas você não entenderia as piadinhas internas e nem as referências. Sendo assim, eu recomendaria que você visse pelo menos uma das 3 ordens que sugeri lá em cima, e depois viesse para esse aqui.

Carnival Phantasm muita gente dançando

25. Today’s Menu for Emiya Family

Pule, a menos que você seja muito fã de slice-of-life com comida (ou dos personagens da série).

Today's Menu for Emiya Family pessoal sentado na mesa comendo

Finalizando…

Enfim, chegamos ao final! E você, depois de descobrir sobre todas essas formas diferentes de acompanhar a série Fate, tenho certeza que você ficou minimamente feliz (ou triste) com esse Guia Fate!

Desta forma, por favor, deixe suas sugestões e comentários, afinal, nenhuma verdade é absoluta. Menos que a Tohsaka Rin é a best girl do anime. Disso não há dúvidas, porque contra fatos não há argumentos.

Além disso, de brinde por ter chego até aqui, no final desse gigantesco Guia, aqui vai uma fofíssima chibi Saber:

Cute Saber Fate

Um aviso importante!

Ah, e vale lembrar que VOCÊ pode me ajudar a sempre manter esse Guia Fate atualizado. E é bem simples: basta que, quando você estiver lendo ele, e sentir falta de algum Fate importante, é só falar ali nos comentários que eu faço minha pesquisa e adiciono o novo título ao Guia!

Finalizando de vez, se você gostou desse artigo, deixa aquele “like” ali no botãozinho abaixo! Isso ajuda as pessoas a encontrar nosso conteúdo, ou seja, esse Guia Fate poderá ajudar muito mais gente, assim como ajudou você!

Escrito por

André Uggioni

Fundador

Vendedor | Prolixo

Criciúma - SC

Gostou do artigo?

Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e convide o autor da postagem para conversar!

Se inscreva e receba
novidades exclusivas
da cúpula do trovão!

Ir para o topo